sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9170 - RIO URUGUAI

Rio Uruguai
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 28° 8' 59" S, 40° W
Rio Uruguai
Comprimento 1770 km
Nascente Serra Geral
Foz Rio da Prata
Altitude da foz 0 m
Afluentes
principais Rio Peperi-Guaçu, Rio Quaraí, Rio Negro, Rio Ijuí, Rio da Várzea, Rio Chapecó, Rio Passo Fundo, Rio Ibicuí
País(es) Brasil
Uruguai
Argentina
O Rio Uruguai é um rio sulamericano que nasce na Serra Geral e que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A nascente mãe do rio é o Rio Pelotas, que nasce a cerca de 65 km a oeste da costa do Atlântico. A foz do Rio Uruguai é a bacia hidrográfica do Prata e é formado pela junção dos rios Uruguai e Paraná. O rio Uruguai é um dos rios mais importantes na hidrografia do sul do Brasil e serve de fronteira entre o país e a Argentina e o Uruguai, tendo Uruguaiana como principal cidade gaúcha banhada por suas águas.

O rio Uruguai forma-se nas nascentes na Serra Geral em cotas aproximadas de 1800 m com o nome de Rio Pelotas. Somente após receber as águas do Rio Canoas passa a se chamar Rio Uruguai indo na direção geral leste-oeste, até receber, pela margem direita, as águas do Rio Peperi-Guaçu, quando começa a infletir para sudoeste, servindo de fronteira inicialmente entre Brasil e Argentina, até receber o rio Quaraí, afluente da margem esquerda e que atua como fronteira entre o Brasil e o Uruguai.

Depois de receber as águas do rio Quaraí, o rio Uruguai continua para o sul até a localidade de Nueva Palmira, onde deságua no rio da Prata. Sua extensão total é de 1770 km. Note que desde a junção de seus formadores até a foz do Quaraí são um total de 1262 km, ficando os restantes 508 km do rio Uruguai correndo inteiramente entre terras uruguaias e argentinas. Se for considerado a extensão do Rio Pelotas, sua extensão chega aos 2150 Km. Seu desnível total é de 24 cm/km.


A imagem mostra uma foto da República do Uruguai tomada de satélite, mas nela é possível apreciar parte do percurso médio do Rio Uruguai e o percurso inferior, onde o mesmo deságua na Bacia do Prata, ao sulÍndice [esconder]
1 Significado do nome
2 Principais afluentes
3 Características físicas
4 Aspectos econômicos
5 Usinas
6 Degradação
7 Ver também
8 Ligações externas


[editar] Significado do nome

No idioma Guarani, Uruguai significa "Rio dos Pássaros Pintados". Muitas pessoas acreditam que o significado seja "Rio dos Caramujos", devido ao grande número de moluscos gastrópodes que habitam determinados locais do rio, o que é uma inverdade.

Outro possível significado da palavra uruguai pode ser: Uru: fundo, profundo - Gua: água - I: rio. Rio de águas profundas. Também pode ser "rio das voltas", devido as curvas que faz no seu recorrido. 123

[editar] Principais afluentes
Margem Esquerda - Rio do Peixe, Rio Chapecó, Rio Peperi-Guaçu.

Margem Direita - Rio Icamaquã, Rio Inhandava, Rio Apuaê, Rio Passo Fundo, Rio da Várzea, Rio Ijuí, Rio Ibicuí, Rio Quaraí, Rio Negro

[editar] Características físicas

Curso do Rio UruguaiSegundo estudiosos da hidrografia, o rio Uruguai pode ser considerado, fisicamente, de três formas, superior, médio e inferior.

# Superior- No trecho entre a junção dos rios Pelotas e Canoas, até a foz do rio Piratini, aí neste percurso com uma extensão total de 816 km e um desnível de 43 cm/km.
# Médio - No trecho entre a foz do Piratini até a cidade de Salto, já no Uruguai, aí neste percurso com uma extensão de 606 km e um desnível de 9 cm/km.
# Inferior- No trecho entre a cidade de Salto até a cidade de Nueva Palmira, agora um percurso ainda menor, num total de 348 km com desnível de 3 cm/km.
Após receber o Rio Peperi-Guaçu e mudar a direção para o sul, o Rio Uruguai apresenta o Salto do Yucumã, o maior salto longitudinal do mundo, com extensão aproximada de 1,8 Km com altura máxima de 20 metros.

A navegação do rio Uruguai só é amplamente utilizada em seu trecho inferior, na bacia do Prata, da foz a Concepción del Uruguay, na Argentina. Aí neste trecho podem ser vistos diversos navios de cabotagem. À medida que se sobe o rio, a navegação torna-se cada vez mais difícil, até se tornar completamente inviável.

Até a cidade de Salto, no Uruguai, a navegação pode ser feita por pequenas embarcações. Acima de Salto, a navegação é dificultada pela existência de rápidos e corredeiras, agravando-se a situação em direção a montante. Um pouco mais acima, nos 210 quilômetros entre São Borja e Uruguaiana, também efetua-se navegação, porém com embarcações de pequeno porte.

Existe uma discussão sobre a verdadeira nascente do Rio Uruguai, uma vez que através de fontes históricas, o Rio nasceria com a junção entre o Rio Pelotas e o Rio do Peixe. Tal teoria estaria embasada em documentações de propriedades de terras emanadas pelo governo, que apontariam como nascedouro junção entre o Rio do Peixe e o Rio Pelotas (entre os Municípios de Marcelino Ramos RS e Alto Bela Vista SC.

[editar] Aspectos econômicos

Pôr-do-sol no rio UruguaiA navegação do rio Uruguai só apresenta expressão econômica em seu trecho inferior, onde o rio é percorrido por navios de cabotagem, da foz a Concepción del Uruguay, na Argentina. Acima desse local, a navegação é mais difícil, podendo ser feita por pequenas embarcações até a cidade de Salto, no Uruguai. Acima de Salto a navegação é dificultada pela existência de rápidos e corredeiras, agravando-se a situação em direção à montante. Tem-se efetuado a navegação, por embarcações de pequeno porte, nos 210Km entre São Borja, Itaqui e Uruguaiana. Durante décadas seguidas, substanciais incentivos governamentais foram destinados à atividade agrícola, dando importante impulso à economia.

[editar] Usinas
Usina Hidrelétrica de Itá - Rio Uruguai, 1.450 MW - Entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Usina Hidrelétrica de Machadinho - Rio Uruguai - 1.150 MW - Entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó - Rio Uruguai - 855 MW (potência máxima instalada). Entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Represa de Salto Grande - Rio Uruguai - 1890 MW Bi-nacional entre Argentina e Uruguai
[editar] Degradação
Embora drenando águas puras de importante região agroindustrial, permanece um tanto ignorada pela ciência, e pelo sistema de fiscalização ambiental, apresentando avançado estado de degradação.

Houve a quase extinção das reservas naturais de matas, resultando na exposição dos recursos hídricos à ação dos fenômenos climáticos. As enxurradas subseqüentes geraram erosão, e a conseqüente turbidez, o envenenamento e o assoreamento dos leitos.

[editar] Ver também
O Commons possui multimídias sobre Rio UruguaiBacia do rio Uruguai
[editar] Ligações externas
Trecho da divisa entre SC-RS no Google Earth
v • eHidrografia do Brasil
Brasil • Geografia do Brasil • Hidrografia
Bacias hidrográficas • Rios • Arquipélagos • Ilhas • Lagoas • Lagos • Baías • Cataratas/cachoeiras • Praias • Canais • Usinas hidrelétricas • Barragens • Portos

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Uruguai"
Categorias: Rio Uruguai | Rios da Argentina | Rios do Uruguai | Rios do Rio Grande do Sul | Rios de Santa Catarina | Fronteira Argentina-Brasil | Fronteira Argentina-Uruguai
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Aragonés Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Brezhoneg Català Česky Cymraeg Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara Français עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 ქართული 한국어 Lumbaart Lietuvių Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Slovenščina Српски / Srpski Svenska Kiswahili Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 12h11min de 10 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIUGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas