sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9167 - RIO PARANAPANEMA

Rio Paranapanema
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Paranapanema

O rio Paranapanema e a Barragem de Jurumirim
Comprimento 929 km
Nascente Serra dos Agudos
Altitude da nascente 900 m
Foz Rio Paraná
Altitude da foz 239 m
País(es) Brasil
O rio Paranapanema é um dos rios mais importantes do interior do estado de São Paulo. Ele é um divisor natural dos territórios dos Estados de São Paulo e Paraná.

O rio Paranapanema tem uma extensão total de 929 km em um desnível de 570m, desenvolvendo-se no sentido geral leste-oeste e desenvolvimento no rio Paraná numa altitude de 239m aproximadamente.

As nascentes do rio Paranapanema estão localizadas na serra Agudos Grandes em Capão Bonito muito próximo da divisa dos municípios de Eldorado e Ribeirão Grande, no Sudeste do estado de São Paulo, a aproximadamente 100 km da costa Atlântica, numa latitude de 24°16'41,5" sul e longitude 48°16'36,4 oeste, a cerca de 900m acima do nível do mar.[1]

O rio Paranapanema, das nascentes até a foz do rio Itararé, corre em território paulista; a jusante deste ponto faz fronteira entre os estados do Paraná e de São Paulo.

A declividade média total do rio Paranapanema, desde suas nascentes até a desembocadura no rio Paraná é de 61 cm/km. Não considerando os primeiros 100 km, onde o rio desce a serra de Paranapiacaba, a declividade média é de 43 cm/km, valor relativamente baixo para um percurso tão extenso de 820 km.

Ele é tão importante que tem o seu próprio dia, criado pela Lei Estadual 10.488/99 (Antônio Salim Curiati), (sancionada pelo Governador Mário Covas), designado 27 de agosto.

O Paranapanema é o rio menos poluído do estado de São Paulo.[2]

O rio Paranapanema divide-se em três trechos principais:

Índice [esconder]
1 Baixo Paranapanema
2 Médio Paranapanema
3 Alto Paranapanema
4 Barragens e represas
5 Galeria de fotos
6 Referências
7 Ver também
8 Ligações externas


[editar] Baixo Paranapanema
Da foz, no rio Paraná, até Salto Grande, com 421 km de extensão. Apresenta uma declividade média de 29 cm/km, larguras superiores a 200m nos trechos mais profundos e nos trechos rasos, larguras que chegam a atingir 800m. Os raios de curvatura são da ordem de 1.000 m. O curso é muito pouco sinuoso, apresentando um total equilíbrio horizontal, com exceção, somente, do trecho nas proximidades da embocadura no Paraná, onde nota-se a existência de bancos de areia móveis e ilhas.

[editar] Médio Paranapanema
De Salto Grande até a confluência do rio Apiaí-Guaçu, com 328 km de extensão.

Apresenta um desnível total de 210m. Não se pode falar em declividade média para este trecho, uma vez que, com a construção de várias barragens para fins de aproveitamento hidrelétrico, este desnível está, em sua maior parte, concentrado.

[editar] Alto Paranapanema

Bacia Paranapanema-ParanáDa confluência do rio Apiaí-Guaçu, até as nascentes, na serra de Agudos Grandes, com uma extensão total de 180Km. Apresenta uma declividade média bastante elevada de 150 cm/km. Drenando uma série de ribeirões que descem da serra de Paranapiacaba, o Alto Paranapanema vai ganhando porte e se consolida ao receber os rios Itapetininga e Apiaí-Guaçu.

A navegação do rio Paranapanema é praticada basicamente no baixo curso entre Euclides da Cunha Paulista e Terra Rica, jusante da corredeira da Coroa do Frade, numa extensão de cerca de 70Km, contados a partir da foz do rio Paraná. Essa navegação é feita em caráter bastante precário. Em condições naturais, a profundidade mínima neste trecho, em estiagem, é de cerca de 1,50m.

Nos últimos 421 km de jusante, percurso entre a foz e a barragem de Salto Grande, a declividade média é de 29 cm/km, propício.

Os principais acidentes naturais que interrompem ou prejudicam a navegação são: banco basáltico, rochas aflorantes, velocidade de corrente reduzida, pouca profundidade, canal estreito no meio do rio, velocidade da corrente elevada; movimento ondulatório, canal sinuoso, bancos de areia e trechos com forte declividade.

As grandes reservas de água acumulada nas barragens superiores têm uma influência considerável no regime do rio, em seu curso médio; no curso inferior esta influência é mais reduzida, não influindo de toda a forma nas condições naturais que impedem totalmente a navegação.

[editar] Barragens e represas
O rio Paranapanema possui um total 8 barragens, e suas respectivas represas, em sua extensão. A tabela seguinte traz a lista seguindo-se em direção ao rio Paraná.

Barragem Represa Capacidade de produção[3] Área do reservatório[3]
Usina Hidrelétrica de Jurumirim Represa de Jurumirim 98 MW 449 km²
Usina Hidrelétrica de Chavantes - 414 MW 400 km²
Usina Hidrelétrica de Salto Grande - 74 MW 12 km²
Usina Hidrelétrica de Canoas II - 72 MW 22,5 km²
Usina Hidrelétrica de Canoas I - 81 MW 30,85 km²
Usina Hidrelétrica de Capivara Represa de Capivara 619 MW 576 km²
Usina Hidrelétrica de Taquaruçu - 526 MW 80,1 km²
Usina Hidrelétrica de Rosana - 353 MW 220 km²

[editar] Galeria de fotos
Vista do rio no município de Paranapanema.
O rio em Cerqueira César
Divisa com Piraju
Balsa ligando Paranapanema a Itatinga e SP-280


Referências
↑ Carta geográfica (IBGE) de Capão Bonito com localização da nascente
↑ Fórum estadual discute condições do Paranapanema
↑ a b Duke Energy Brasil - Usinas hidrelétricas no rio Paranapanema
[editar] Ver também
O Wikimedia Commons possui multimédia sobre: Rio Paranapanema.
Bacia do rio Paraná
Barragem de Jurumirim
Usina Hidrelétrica de Capivara
Lista de barragens do rio Paranapanema
Regiões hidrográficas do Brasil
Represa de Jurumirim
[editar] Ligações externas
A nascente no WikiMapia
v • eHidrografia do Brasil
Brasil • Geografia do Brasil • Hidrografia
Bacias hidrográficas • Rios • Arquipélagos • Ilhas • Lagoas • Lagos • Baías • Cataratas/cachoeiras • Praias • Canais • Usinas hidrelétricas • Barragens • Portos

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Paranapanema"
Categorias: Rios de São Paulo | Avaré | Cambará
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Česky Ελληνικά English Español Français Italiano Lëtzebuergesch Lietuvių Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Esta página foi modificada pela última vez às 11h47min de 23 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas