sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9158 - RIO PARAIBUNA

Rio Paraibuna (alto Paraíba do Sul)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Paraibuna, veja Paraibuna (desambiguação).
Paraibuna

Rio Paraibuna dentro do Parque Estadual da Serra do Mar
Núcleo Cunha-Indaiá
Comprimento 114 km
Nascente Cunha
Altitude da nascente 1600 m
Foz sucedido pelo rio Paraíba do Sul, Cidade de Paraíbuna
Altitude da foz 632 m
País(es) Brasil
O rio Paraibuna é um rio brasileiro do estado de São Paulo. O rio Paraibuna, as áreas verdes próximas e seus afluentes são preservados pelo Parque Estadual da Serra do Mar, uma das aéreas de preservação ambiental mais importantes do Brasil, pois faz parte da Mata Atlântica. A Mata Atlântica oferece ao ser humano as mais belas, incríveis e sensíveis paisagens que a natureza pode oferecer, cabe ao ser humano preservá-la!

Muitas pessoas confundem-no com outro rio, afluente do Paraíba, também chamado de rio Paraibuna, pensando que este é rio que nasce em Minas Gerais, mas este é próprio rio Paraibuna paulista.

Índice [esconder]
1 Pará Y B'Una
2 Nascente
3 Percurso
4 Municípios banhados
5 Os antecessores do rio Paraíba do Sul
6 Ver também


[editar] Pará Y B'Una
Era esse o modo como os indígenas chamavam o rio. Muitos ficavam impressionados com o rio quê, com alguns quilômetros da nascente, já tinha margens largas, fortes corredeiras, uma profundeza considerável e já não conseguiam ver o fundo do rio, a este motivo deram-no o nome de Pará Y B'Una.

Pará = mar ou grande rio / Y = rio ou água / B'Una = escura

Então o significado da língua Tupi para o Português de Pará Y B'Una é grande rio de águas escuras. Os portugueses então, juntaram tudo em uma só palavra "Paraibuna", a letra "Y" foi substituída pela letra "í", já que "Y" não fazia parte da língua portuguesa até 2008 e por "i" se encontrar em um hiato foi atribuindo-lhe um acento agudo.

[editar] Nascente
Nasce no município de Cunha, no Bairro do Campo Alegre, perto da nascente com o rio Jacuí, bem próximo a divisa do Estado do Rio de Janeiro.

[editar] Percurso

Cachoeira do Paraibuna
O rio Paraibuna passando por Natividade da SerraO rio Paraibuna nasce no município de Cunha, no bairro do Campo Alegre, e então segue em direção ao sudoeste, para o bairro que tem seu nome (Paraibuna).

Um trecho do rio atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar, entra no Núcleo Cunha-Indaiá, ainda na cidade de Cunha. E sai no Núcleo Santa Virgínia.

Passa pelos municípios de São Luís do Paraitinga (próximo aos limites de Ubatuba) e Natividade da Serra, onde suas margens alargam-se bastante. No município de Paraibuna, que recebe seu nome, suas águas são aproveitadas para gerar energia elétrica.

[editar] Municípios banhados
Cunha
São Luiz do Paraitinga
Natividade da Serra
Paraibuna
[editar] Os antecessores do rio Paraíba do Sul
No município de Paraibuna, suas águas se fundem com as do rio Paraitinga para formar o rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes da Região Sudeste do Brasil.

O rio Paraíba do Sul possui um outro afluente também denominado rio Paraibuna, que banha os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que é confundido com este rio, o Paraibuna paulista.

O rio Paraíba segue para a divisa de São Paulo com Rio de Janeiro, por sequência, atravessa o Estado, onde desagua no Oceano Atlântico.

[editar] Ver também
Cunha
Parque Estadual da Serra do Mar
Mata Atlântica
Rio Paraitinga
Rio Paraíba do Sul
Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

v • eHidrografia do Brasil
Brasil • Geografia do Brasil • Hidrografia
Bacias hidrográficas • Rios • Arquipélagos • Ilhas • Lagoas • Lagos • Baías • Cataratas/cachoeiras • Praias • Canais • Usinas hidrelétricas • Barragens • Portos

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Paraibuna_(alto_Para%C3%ADba_do_Sul)"
Categorias: Cunha | Rios de São Paulo
Categoria oculta: !Esboços sobre hidrografia do Brasil
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
English Français Română Esta página foi modificada pela última vez às 18h03min de 12 de setembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais ,

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas