sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9140 -= RIO JEQUITAI

Rio JequitaíOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O rio Jequitaí, localizado no centro-norte do estado de Minas Gerais, é afluente do rio São Francisco, nascendo na Serra do Espinhaço, dentro do Parque Nacional das Sempre-Vivas. Possui quedas d'água, sendo mais conhecida a cachoeira do Tombador. A vegetação ao seu redor é de cerrado e de campos rupestres, que divide espaço com as antigas fazendas de gado de corte. Suas águas abastecem os pequenos municípios do entorno, e o principal deles é o município que leva o mesmo nome do rio, Jequitaí.

É um rio mencionado na literatura que consagra a região do centro-norte de Minas Gerais. No romance Grande sertão: veredas e na novela Dão-Lalalão do escritor mineiro João Guimarães Rosa é anunciado como lugar de passagem, de travessia de personagens e mesmo ponto de referência.

Hoje, com o desmatamento causado pelo plantio de eucalipto e pinho para a produção de carvão, algumas de suas nascentes estão desaparecendo, o que tem diminuído a vazão do rio. É ameaçado também pela poluição e por projetos de construção de barragens e açudes que não levam em conta análises de impacto ambiental. Ainda assim, possui qualidade de água razoável, e tem, como núcleo de pesquisa e defesa da saúde do rio, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Jequitaí e Pacuí – UPGRH SF6.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Jequita%C3%AD"
Categoria: Rios de Minas Gerais
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Esta página foi modificada pela última vez às 05h34min de 19 de outubro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas