quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

9128 RIO PARNAÍBA

Rio Parnaíba
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Parnaíba, veja Parnaíba (desambiguação).
Rio Parnaíba
Comprimento 1.850 km
Posição: 69
Nascente Chapada das Mangabeiras
Altitude da nascente 700 m
Foz Oceano Atlântico
Afluentes
principais Rio Poti, Gurgueia, Canindé, Uruçuí-Preto, Longá.
País(es) Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica Bacia Hidorgráfica do Parnaíba
O rio Parnaíba, conhecido como "Velho Monge", é um rio brasileiro que banha os estados do Piauí e do Maranhão.

Índice [esconder]
1 História
2 Importância
3 Problemas
4 Usina Hidrelétrica
5 Geografia
6 Delta
7 Curiosidades
8 Ver também
9 Ligações externas


[editar] História
Nicolau Resende descobriu o rio Parnaíba por volta de 1640, quando sofreu um naufrágio nas proximidades de sua foz.Antes do seu nome atual possuiu vários outros : Fam Quel Coous (Miler , 1519); Rio Grande (Luis Teixeira, 1574); Rio Grande dos Tapuios (Gabriel Soares Moreno, 1587); Paravaçu (Padre Antônio Vieira, 1650); Paraguas (Guillaume de L’isie, 1700); Param-Iba, (Dauville).O nome Parnaíba se deve ao bandeirante paulista Domingos Jorge Velho , nome dado em recordação da terra onde nasceu, a vila de Santana de Parnaíba, nas margens do rio Tietê em São Paulo.

Com a formação do território da província do Piauí em 1718, o rio Parnaíba serviu como uma divisão geográfica com o vizinho estado do Maranhão.


Ribeirinhos.[editar] Importância
Toda a economia, toda a história deste Estado de alguma maneira se liga ao Parnaíba tem um importante papel sócio-econômico. Isto se verifica, principalmente, pela potencialidade de seus recursos naturais que propiciam aptidão para o desenvolvimento de inúmeras atividades: pesqueiras e agropastoris, de navegabilidade, de energia elétrica, de abastecimento urbano, de lazer, dentre outras.

A possibilidade de navegação deste rio facilitou o povoamento e as comunicações até pouco tempo atrás. Hoje, a navegação é feita, principalmente na época de cheias, por pequenas embarcações.

O rio Parnaíba foi o berço de Teresina . A Capital foi projetada e construída em suas margens em função da importância estratégica de sua navegabilidade, visando alavancar o crescimento do Piauí e deter a influência que o Maranhão começava a exercer sobre o interior piauiense. Embora seja a divisa natural dos dois Estados, é um fato reconhecido que sua relevância histórica, econômica e cultural é bem maior para o Piauí que para o Maranhão, a ponto de ser exaltado no próprio Hino do estado do Piauí.

[editar] Problemas
No Baixo Parnaíba é onde se observa maior desmatamento de suas margens, e maior assoreamento. É, também, a região onde encontram-se maior números de fábricas como de celulose e cana-de-açúcar, que produzem açúcar e álcool.E onde se encontram os maiores núcleos urbanos, que por sinal lançam grande quantidade de esgotos sem tratamento. A ocupação de suas margens, a derrubada da mata ciliar, a construção de Usina Hidrelétrica de Boa Esperança levaram a seu assoreamento – e consequente perda de sua navegabilidade –, a redução de seu volume de água e ao desaparecimento de espécies animais antes comuns na região.

Começam a aparecer as "coroas", oriundas do alargamento do rio.

[editar] Usina Hidrelétrica
Na altura do município piauiense de Guadalupe, no Médio Parnaíba, forma a barragem de Boa Esperança, que impulsiona a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, ordenada pelo então Presidente da República : Castelo Branco , geradora de energia e integrante do sistema CHESF.O mais importante do Nordeste Ocidental represa cinco bilhões de metros cúbicos de água do rio Parnaíba. O açude vem prestando grande benefícios à população: criação de peixes; regulamentação do curso do rio, o que evitará grandes cheias, além de melhorar as possibilidades de navegação do rio Parnaíba.

A Usina forma um lago artificial grande, atingindo o alto volume de água até a cidade de Porto Alegre do Piauí. No Maranhão, a única cidade que se situa às margens do rio Parnaíba e que é banhada pelo lago artificial do mesmo é Nova Iorque. Na cidade de Guadalupe, às margens do lago, há hotéis e balneários.

[editar] Geografia
O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras,na serra do Jalapão,que atualmente é preservada pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba , numa altitude da ordem de 700 metros, da confluência principalmente de três cursos d'água: o Água Quente na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra no Piauí. Percorrendo cerca de 1.450 km até sua desembocadura no Oceano Atlântico. Compreende três cursos:

Alto Parnaíba - das nascentes até a barragem de Boa Esperança;
Médio Parnaíba - da barragem até a foz do rio Poti em Teresina;
Baixo Parnaíba - desta foz até o Oceano Atlântico.
O rio Parnaíba situa-se em uma área de transição entre o Nordeste Árido vegetação pobre castigada pelo sol e a região amazônica coberta de florestas, denominada Meio Norte do Brasil.O rio Parnaíba, banha 20 municípios do Piauí e 22 do Maranhão.O regime do Parnaíba é pluvial como quase todos os rios e bacias brasileiras.

Tem declividade acentuada, de suas nascente até o município de Santa Filomena, sofrendo a partir daí uma redução gradativa, chegando, nos últimos quilômetros do seu percurso, a uma declividade de menos de 25 cm/km. No leito do Parnaíba corre, a cada ano, 20 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto a precipitação pluviométrica média, ao longo das regiões que o rio percorre, está em torno de 1.500 mm/ano.

O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste,o avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. Os afluentes mais importantes que estão no estado do Piauí são Gurgueia, Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá. No Maranhão o afluente mais importante é o Rio Balsas.

[editar] Delta
Antes de penetrar no Oceano Atlântico, o Parnaíba forma um amplo e recortado delta - o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão e beleza natural (os outros são o do rio Nilo, no Egito, e o do rio Mekong, no Sudeste asiático). O Delta do Parnaíba é um importante ponto turístico, atraindo gente de todo o mundo interessado no turismo ecológico. A capital do delta é a cidade que leva o nome do rio Parnaíba.

O rio Parnaíba, desemboca em forma de delta de cinco bocas: Tutória, Caju, Carrapato, Canários, Igaraçu. Ele é navegável em quase todo o percurso de 1.485 km.

O Delta do rio Parnaíba começa onde o rio se divide e onde se situa o ponto mais alto, que fica na ponta noroeste da ilha Tucuns da Mariquita, onde a corrente do rio se bifurca para formar os dois braços do Igaraçu e do Santa Rosa. Desta bifurcação, que se subdivide em inúmeros braços e igarapés, saem os principais canais do rio, que vão, entremeados a inúmeras ilhas, terminar no oceano por meio de cinco grandes bocas, que são, de oeste para leste: Tutóia, Melanciera (também chamada de Carrapato), Ilha do Caju, Ilha das Canárias e Igaraçu. A extensão do Santa Rosa é de 90 quilômetros, do Canárias é de 28 quilômetros, e do Igaraçu de 32 quilômetros. O Santa Rosa fica no Maranhão; o Canárias separa os dois estados (Piauí e Maranhão) e o Igaraçu situa-se no Piauí, separando a Ilha Grande de Santa Isabel do continente.

[editar] Curiosidades
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

É o maior rio genuinamente nordestino.
Serve de limite entre os estados do Piauí e do Maranhão.
Navegável em toda sua extensão.
Compõe junto com a bacia do Paraná e a do Amazonas, as três maiores bacias sedimentares brasileiras.
[editar] Ver também
Teresina
Rio Poti
Parnaíba
Companhia de Navegação a Vapor do Parnaíba (CNVP)
Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba
Usina Hidrelétrica de Boa Esperança
[editar] Ligações externas
[1]
no WikiMapia
Passeio Delta do Parnaíba
v • eHidrografia do Brasil
Brasil • Geografia do Brasil • Hidrografia
Bacias hidrográficas • Rios • Arquipélagos • Ilhas • Lagoas • Lagos • Baías • Cataratas/cachoeiras • Praias • Canais • Usinas hidrelétricas • Barragens • Portos
Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Parna%C3%ADba"
Categorias: Região Nordeste do Brasil | Rios do Maranhão | Rios do Piauí | Transporte hidroviário
Categorias ocultas: !Artigos com seções de curiosidades desde novembro de 2010 | !Esboços sobre geografia do Brasil
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Česky Deutsch English Esperanto Español Français Italiano Lietuvių ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Українська Esta página foi modificada pela última vez às 17h06min de 12 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas