quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

9104 - RIO ABUNÃ

Rio AbunãOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abunã

Rio Abuna (esqda.) desembocando no rio Madeira
Comprimento 375 km
Nascente Confluência do rio Chipamanu e o rio Caramanu
Altitude da nascente 130 m
Foz Rio Madeira
País(es) Bolívia
Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica Bolívia
Brasil
O Rio Abunã (ou Abuná, na parte boliviana) é um curto e caudaloso rio amazônico, um dos afluentes do curso alto do rio Madeira, que forma quase toda a fronteira norte entre Bolívia (departamento de Pando) e Brasil (estados de Acre e Rondônia).

[editar] GeografiaO Rio Abunã nasce na Cordilheira Oriental dos Andes bolivianos, da confluência de dois pequenos rios, o rio Xipamanu (ou Xipamanu) e o rio Caramanu, no departamento de Pando. Tem como principais afluentes o rio Rapirrán, o rio Mapim, o rio Mamo-Manu e o rio Negro (e seu afluente o rio Pacahuaras). Tem um comprimento aproximado de 375 km.[1]

Em alguns setores o rio é cruzado por aflorações do Escudo Brasileiro, formação geológica que origina as cachoeiras ou zonas de rápidas e pequenas cataratas.

Tem apenas duas povoações de importância em suas margens: Santa Rosa del Abuná, capital da província Rosa del Abuná, e a nova povoação de Montevideo, que é uma cidade comercial. Atravessa as pequenas localidades de San Lourdes, Puerto Rico, Santos Mercado, Bom Comércio, Fortaleza e Abuná, na confluência com o Madeira, frente a que se localiza na ribeira oposta a localidade boliviana de Manoa. O rio é navegável em um tramo de 320 km em seu curso inferior.

Referências↑ Outras fontes referem 500 km, como a publicação da FAO, As águas continentais da América Latina, de R. Ziesler e G.D. Ardizzone, 1979. Disponível em: http://www.fao.org/docrep/008/ad770b/AD770B06.htm.
Portal do Acre
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Abun%C3%A3"
Categorias: Rios do Amazonas | Rios de Rondônia | Rios da Bolívia | Fronteira Bolívia-Brasil
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasDeutsch English Español Français Hrvatski Italiano Lietuvių Nederlands Runa Simi Русский 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 22h13min de 14 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas