quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

9070 - HISTÓRIA DE GOIÁS

Goiás (município)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa



A cidade de Goiás (município) inclui o sítio Centro Histórico de Goiás, Património Mundial da UNESCO.
(lista | critérios | signatários | em perigo)




Município de Goiás

Casario na Cidade de Goiás

""Goiás Velho"
"Cidade de Goiás"


Bandeira desconhecida Brasão desconhecido

Hino
Aniversário 25 de julho
Fundação 26 de julho de 1727.
Oficialmente 25 de julho de 1732

Gentílico vilaboense
Lema
Prefeito(a) Márcio Caiado (PP)
(2009–2012)
Localização

Localização de Goiás em Goiás

Localização de Goiás no Brasil
15° 56' 02" S 50° 08' 24" W15° 56' 02" S 50° 08' 24" W
Unidade federativa Goiás
Mesorregião Noroeste Goiano IBGE/2008 [1]
Microrregião Rio Vermelho IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Faina, Mossâmedes, Itaberaí, Itapirapuã, Matrinchã, Heitoraí, Itapuranga, Buriti de Goiás, Novo Brasil e Guaraíta
Distância até a capital 148 km
Características geográficas
Área 3 108,008 km² [2]
População 24 745 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 7,96 hab./km²
Clima Tropical
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,736
médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 214 036,310 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 8 610,01 IBGE/2008[5]
Goiás (também conhecida como Cidade de Goiás ou Goiás Velho) é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2005 era de 24.605 habitantes de acordo com o IBGE. O município foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que a circunda.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
2.1 Clima
2.2 Vegetação
2.3 Hidrografia
2.4 Ecologia
3 Cultura
3.1 Movimentos culturais
3.2 Museus
3.3 Monumentos
4 Religião
5 Turismo
5.1 Principais Pontos Turísticos
6 Eventos
6.1 Rodovias
7 Referências
8 Ligações externas


[editar] História
Descobertas as Minas Gerais de um lado e as minas de Cuiabá, de outro, no século XVII, uma idéia renascentista (a de que os filões de metais preciosos se dispunham de forma paralela em relação ao equador) iria alimentar a hipótese de que, entre esses dois pontos, também haveria do mesmo ouro. Assim, foram intensificadas as investidas bandeirantes, principalmente paulistas, em território goiano, que culminariam tanto com a descoberta quanto com a apropriação das minas de ouro dos índios goiases, que seriam extintos dali mais rapidamente que o próprio metal. Ali, onde habitava a nação Goiá, Bartolomeu Bueno da Silva fundaria, em 1727, o Arraial de Sant'Anna.

Pouco mais de uma década depois, em 1736, o local seria elevado à condição de vila administrativa, com o nome de Vila Boa de Goyaz (ortografia arcaica). Nesta época, ainda pertencia à Capitania de São Paulo. Em 1748 foi criada a Capitania de Goiás, mas o primeiro governador, dom Marcos de Noronha, o Conde dos Arcos, só chegaria ali cinco anos depois.

Com ele, instalou-se um "Estado mínimo" e, logo, a vila transforma-se em capital da comarca. Noronha manda construir, então, entre outros prédios, a Casa de Fundição, em 1750, e o Palácio que levaria seu nome (Conde dos Arcos), em 1751. Décadas depois, outro governador - Luís da Cunha Meneses, que ficou no cargo de 1778 a 1783-, cria importantes marcos, fazendo a arborização da vila, o alinhamento de ruas e estabelecendo o primeiro plano de ordenamento urbano, que delineou a estrutura mantida até hoje.

Com o esgotamento do ouro, em fins do século XVIII, Vila Boa teve sua população reduzida e precisou reorientar suas atividades econômicas para a agropecuária, mas ainda assim cultural e socialmente sempre esteve sintonizada com as modas do Rio de Janeiro, então capital do Império. Daí até o início do século XX, as principais manifestações seriam de arte e cultura, com sarais, jograis, artes plásticas, literatura, arte culinária e cerâmica - além de um ritual único no Brasil, a Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa.

Entretanto, a grande mudança, que já vinha sendo ventilada há muito tempo, foi a transferência da capital estadual para Goiânia, nos anos trinta e quarenta, coordenada pelo então interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira. De certa forma, foi essa decisão que preservou a singular e exclusiva arquitetura colonial da Cidade de Goiás.

[editar] Geografia
Goiás se localiza em terreno bastante acidentado onde se destacam a Serra Dourada e os Morros de São Francisco, Canta Galo e das Lages.

[editar] Clima
O clima é caracterizado por dois períodos distintos: um seco, com ausência quase que total de chuvas no inverno, que vai de maio a setembro e outro chuvoso, com abundância de águas, no verão que vai de outubro a abril. A temperatura média anual é de aproximadamente 23 graus, sendo os meses de setembro e outubro os mais quentes e junho e julho os mais frios.

[editar] Vegetação
A vegetação típica de Goiás é a mesma do Cerrado, ou seja, a vegetação da cidade em sua maior parte é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água -disponível nos solos do cerrado abaixo de 2 metros de profundidade mesmo durante a estação seca e umida do inverno.

[editar] Hidrografia
O município de Goiás é cortado pelo Rio Vermelho (afluente do rio Araguaia) e está situado na bacia do Tocantins-Araguaia, que compartilha a foz com o Rio Amazonas. Ele passa do lado da casa da poetiza Cora Coralina. Há também os rios Urú, do Peixe, Ferreira e Índio.

[editar] Ecologia
O município possui diversas áreas a serem preservadas com cachoeiras e riachos. Parque da Carioca - APA da Serra Dourada - APA da Cidade de Goiás ARIE Águas de São João - Reserva Biológica da UFG.

[editar] Cultura
[editar] Movimentos culturais

Cora Coralina, um dos mais conhecidos ícones da cultura vilaboense
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental(FICA) é um festival realizado anualmente na Cidade de Goiás desde 1999. Atualmente é o maior festival cinematográfico sobre o meio ambiente. Sua realização está a cargo da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel). Em seu primeiro ano de realização, 1999 o FICA aconteceu entre 2 e 6 de junho. Teve 154 obras inscritos, de 17 países. Dessas, foram selecionadas 37 produções (4 Longa-metragens, 12 Média-metragens e 21 Curta-metragens), de 12 países: Argentina, Áustria, Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Moçambique, Portugal e Venezuela. Na participação Brasileira, foram selecionadas 17 obras de 8 Estados: Brasília, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo

Procissão do Fogaréu: Uma das manifestações religiosas mais belas que acontecem na Cidade de Goiás anualmente é a Procissão do Fogaréu, que começa à meia noite da quarta-feira da semana santa. Neste dia, as encenações sobre a Paixão de Cristo movimentam a localidade, que acompanha tudo com devoção e certa curiosidade. A celebração, que dá continuidade a uma tradição de pouco mais de 200 anos, consiste em encenar as principais passagens bíblicas que antecedem a crucificação pelas ruas de Goiás, da qual a Procissão do Fogaréu faz parte. Nela, os farricosos, homens encapuzados com vestes coloridas, carregam tochas acesas entre as ruas escuras, representando o caminho dos romanos até o momento da prisão de Cristo. Na quinta e na sexta-feira são representados o Lava-Pés e a Paixão de Cristo, respectivamente.

Carnaval: Festa popular realizada na Praça de Eventos Rio Vermelho. Existem três Escolas de Samba na cidade: Leão de Ouro, União Goiana e Mocidade Independente do João Francisco. Abrindo o carnaval na cidades, o tradicional Bloco do Zé Perera, que sai do Bar Casa de Pedra, no bairro Rio Vermelho, passando pela Praça Jornalista Goiás do Couto, mais conhecida como Praça do João Francisco, onde a população espera para ver o bloco, e vai em direção ao centro histórico da cidade.

A Cidade de Goiás tem em sua história e formação uma relação muito ligada as culturas Africanas e indigenas, essa relação fica ainda hoje explicita em diversas manifestações culturais por toda a cidade um exemplo são duas escolas "Espaço Cultural Vila Esperança" e "Quilombinho". Além desses exemplos temos também O Grupo de Capoeira Angola Meninos de Angola sob a coordenação do professor Chuluca. Saiba de Todos os Eventos Culturais da cidade de Goiás no site [1]

[editar] Museus

Igreja da Boa MorteMuseu das Bandeiras: funcionando na antiga Casa de Câmara e Cadeia, tem acervo com peças e mobiliário do século XVIII.
Palácio Conde dos Arcos: tem acervo com obras do século XVIII, utensílios domésticos, pertences, artes decorativas e mobiliário dos antigos governantes.
Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte: tem o maior acervo do escultor barroco Veiga Vale, nascido em Pirenópolis, reunindo mais de 100 peças, e também coleções de prataria. A igreja foi construída em 1779.
Casa de Cora Coralina: museu permanente com objetos pessoais da poetisa de mesmo nome.
[editar] Monumentos
Casa de Bartolomeu Bueno: residência histórica do Anhangüera, a sua fachada conserva as características do estilo colonial
Chafariz de Cauda: localizado no Largo do Chafariz, é uma construção com padrões do século XVIII (1778).
Igreja de Nossa Senhora do Rosário: conhecida como antiga igreja dos pretos, foi demolida e reconstruída em estilo neogótico em 1934. No seu interior, encontram-se afrescos realizados por Nazareno Confaloni na segunda metade do século XX.
Catedral de Santana: localizada na Praça do Coreto, é um edifício feito de adobe e recém-restaurado.
Igreja Nossa Senhora da Abadia: capela do século XVIII, tem afrescos no teto.
Igreja de Santa Bárbara: apresenta retratos de compositores goianos do século XIX feitos pelo artista Amaury Meneses.
Igreja Nossa Senhora do Carmo: edifício que é sede da Irmandade Senhor Jesus dos Passos
Mosteiro da Anunciação: edifício religioso, no qual os frades produzem artesanato de barro.
Convento dos Padres Dominicanos: edifício do século XIX que guarda uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, trazida por religiosos franceses.
Quartel do Vigésimo Batalhão de Infantaria: De onde saíram soldados para a Guerra do Paraguai. Até o final da década de 1990 abrigou o 11-010 Tiro de Guerra do Exército Brasileiro.
[editar] Religião
Predomina na população de Goiás, a religião Católica, com 16 Igrejas, seguida pelos evangélicos com 10 templos e os espíritas, com 3 centros.

[editar] Turismo
Município Histórico, mais conhecido como Goiás Velho, foi capital do Estado, conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original, graça ao tombamento, desde os anos 50, desse patrimônio arquitetônico do Século XVIII. A Cidade de Goiás é um magnifico mostruário do Brasil oitocentista. E além disso situa-se dentro de um cenário topográfico, singularmente bonito, dentro de um vale envolvido pelos morros verdes e ao sopé da lendária Serra Dourada. Goiás chamou-se originalmente Vila Boa. Os turistas encontram riquíssima arte sacra nas seculares igrejas e nos museus.

O município tornou-se um centro turístico e permite praticamente uma viagem no tempo do Brasil colonial. Em 2001 o Centro Histórico de Goiás foi declarado Patrimônio Mundial. Na cidade todos os anos ocorre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental que tem a participação de países da África,Europa, América e Ásia.

Casa de Cora Coralina
Museu das Bandeiras.
Palácio Conde dos Arcos: antigo local de trabalho de intendentes, presidentes de província e governadores goianos.
Chafariz de Cauda - 1778.

Torre da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, 1733.


[editar] Principais Pontos Turísticos
Os principais pontos turísticos são:

Becos da Cidade de Goiás: Inspirou a poesia de Cora Coralina e os versos e canções como Noites Goianas.
Rio Vermelho: Corta a cidade, passando também pelo quintal de velhas casas.
Prédio das Antigas Cadeia e Câmara Municipal: Construção de 1761, é um enorme casarão que em seu andar térreo abrigava a cadeia e no superior, a Câmara. A cadeia funcionou até 1950. Atualmente abriga o Museu das Bandeiras. O local é a Praça Brasil Ramos Caiado.
Casa de Fundição: Construção de 1752, era o local onde se fundia o ouro extraído das minas.
Quartel do 20: Serviu de hospital durante a Guerra do Paraguai e atualemente seu pátio interno serve como local de festas populares. Local: Praça Brasil Ramos Caiado, mais conhecida como Praça do Chafariz.
Balneário Cachoeira Grande: Local de queda do Rio Vermelho, abriga praia e piscinas naturais. O local e na Estrada para Jussara, a 6 Km do Centro.
Balneário Santo Antônio: GO-070 km 125, à 09 Km da Cidade de Goiás - Saida pra Goiânia.
Cachoeira das Andorinhas: Queda de cachoeira de 9m de altura, entre rochas que abrigam andorinhas. Seu acesso é feito por estrada de terra com saída pela lateral do morro de Santa Bárbara. Possui água limpa que forma poços piscosos. O local é o Fazendo Manduzanzan, a 6 Km do Centro.
Furna da Bandeirinha: Túnel escavado provavelmente por escravos, com 2 m de altura, no Morro da Bandeirinha. Dá acesso a vários salões. As visitas só podem ser feitas com acompanhamento. O local é na saída para Aruanã, a 500 m do Centro.

Cruz do AnhangueraCruz do Anhanguera: É um dos símbolos da Cidade de Goiás. A relíquia foi transferida para a antiga Vila Boa por Luiz do Couto, em 1918, que a reencontrou depois de ter sido levada, juntamente com a igreja da Lapa, pela enchente de 1839. Nova tempestade no final de 2001 destruiu mais uma vez a cruz, que será reconstruída nos mesmos moldes da original.



[editar] Eventos
Mês Data Evento
Janeiro 1 à 6 Folia de Reis
Janeiro 18 Evento da Solidariedade
Fevereiro Data móvel Carnaval
Março 15 Projeto Memória
Março 1º à 26 Procissões Religiosas
Março 27 Procissão do Fogaréu
Março 29 Encenação da descida da cruz
Março 29 Canto do Perdão
Maio 10 à 19 Festa de Santa Rita
Maio Seletiva da caminhada ecológica
Junho FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Junho Projeto Memória
Julho Exposição Agropecuária
Julho 25 Transferência da capital
Julho 26 Festa de Santana
Agosto 1 à 7 Semana do Folclore
Agosto 20 Festa do vizinho
Agosto Encontro estadual de motociclistas
Setembro 02 Festa da Pedreira de São Sebastião
Setembro 08 Festa de Nossa Senhora Dabadia e Nossa Senhora da Guia
Setembro Projeto Memória
Outubro 07 Festa do Rosário
Outubro Festival de Artes da Cidade de Goiás
Outubro Festa da Nossa Senhora Aparecida
Novembro 8 à 10 Festival do Cerrado
Dezembro 04 Festa de Santa Bárbara
Dezembro 08 Festa de Nossa Senhora da Conceição
Dezembro 20 Serenata de Natal do Coral Solo pelas ruas e becos da cidade




[editar] Rodovias
A partir de Goiânia pela GO-070. A partir de Brasília, deve-se tomar a BR-060 até Anápolis, desviando então para Nerópolis e Inhumas, onde se atinge a GO-070 para Itauçu. OBS: Caminho não sinalizado. Em Anápolis, em especial, é mais difícil encontrar a entrada para a próxima cidade (Nerópolis), justamente pelo fato de ser necessário entrar em vias urbanas.

O caminho por Pirenópolis é muito bem sinalizado e a estrada é bem menos movimentada, porém desde Águas Lindas de Goiás (GO), na divisa com o DF, a rodovia BR-070 não é duplicada, e na saída de Pirenópolis para Goiás ou se percorre +/- 60 km a mais para continuar em rodovia asfaltada (não é BR) ou torna-se obrigatório o "enfrentamento" da BR-070 por 165 km de estrada de chão.

Referências
↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
[editar] Ligações externas
Portal da Cidade de Goiás - http://www.cidadedegoias.com.br
Página sobre ecoturismo no Brasil
Universidade Estadual de Goiás - Unidade Cora Coralina - Goiás/GO
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Goiás (município) Este artigo sobre patrimônio histórico no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Este artigo sobre Geografia de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.




v • ePatrimônio Mundial no Brasil
Natural Áreas protegidas do cerrado: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas · Áreas protegidas do Pantanal: Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e RPPN próximas · Ilhas atlânticas brasileiras: reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas · Parque Nacional do Iguaçu · Parque Nacional do Jaú · Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento · Reservas de Mata Atlântica do Sudeste


Cultural Plano Piloto de Brasília • Centro Histórico de Diamantina • Centro Histórico de Goiás • Centro Histórico de Olinda • Centro Histórico de Salvador • Centro Histórico de São Luís • Cidade Histórica de Ouro Preto • Missões Jesuíticas Guarani: ruínas de São Miguel das Missões (transfonteiriço com a Argentina) • Parque Nacional Serra da Capivara • Praça São Francisco • Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

v • eCidades históricas do Brasil Colônia
Alagoas Marechal Deodoro • Penedo • Porto Calvo • Porto de Pedras • Santa Luzia do Norte
Amapá Macapá
Amazonas Manaus
Bahia Andaraí • Bom Jesus da Lapa • Cachoeira • Ilhéus • Itaparica • Jacobina • Jaguaripe • Maragogipe • Monte Santo • Nazaré • Porto Seguro (Arraial da Ajuda) • Rio de Contas • Santa Cruz Cabrália • Salvador • Santo Amaro • Vera Cruz
Ceará Acaraú • Aracati • Fortaleza • Icó • Russas • Sobral • Viçosa do Ceará
Espírito Santo Vila Velha • Vitória
Goiás Corumbá de Goiás • Cavalcante • Crixás • Goiás • Jaraguá • Luziânia • Pilar de Goiás • Pirenópolis • Niquelândia (Tupiraçaba) • Santa Cruz de Goiás
Maranhão Alcântara • São Luís
Mato Grosso Acorizal • Barão de Melgaço • Cáceres • Cuiabá • Diamantino • Poconé • Vila Bela da Santíssima Trindade
Mato Grosso do Sul Corumbá
Minas Gerais Barão de Cocais • Belo Vale • Caeté • Catas Altas • Congonhas • Coronel Xavier Chaves • Diamantina • Itabirito • Mariana • Ouro Preto • Piranga • Pitangui • Prados • Resende Costa • Sabará • Sacramento (Desemboque) • Santa Bárbara • São Gonçalo do Rio Preto • São João del-Rei • Serro (Milho Verde) • Tiradentes
Pará Belém • Santarém
Paraíba Areia • João Pessoa • Santa Rita
Paraná Lapa • Paranaguá
Pernambuco Cabo de Santo Agostinho • Caruaru • Fernando de Noronha • Goiana • Igarassu • Ilha de Itamaracá • Jaboatão dos Guararapes • Olinda • Recife • São Lourenço da Mata • Vitória de Santo Antão • Petrolina • Pesqueira
Piauí Campo Maior • Oeiras • Piracuruca • Parnaíba
Rio de Janeiro Angra dos Reis • Cabo Frio • Campos dos Goytacazes • Cantagalo • Paraty • Petrópolis • Resende • Rio de Janeiro • São João Marcos • Valença • Vassouras
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul São Miguel das Missões • São Borja
Rondônia Costa Marques
Santa Catarina Florianópolis • Laguna • São Francisco do Sul
São Paulo Jacareí • Santana de Parnaíba • São Luiz do Paraitinga • São Vicente
Sergipe São Cristovão • Laranjeiras
Tocantins Almas • Arraias • Chapada da Natividade • Conceição do Tocantins • Dianópolis • Monte do Carmo • Natividade • Paranã • Pontal • Porto Nacional

v • e Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil · Municípios do Brasil
Metrópoles

Metrópoles globais Rio de Janeiro • São Paulo

Metrópoles nacionais Brasília • Rio de Janeiro • São Paulo

Metrópoles regionais Belém • Belo Horizonte • Curitiba • Fortaleza • Goiânia • Manaus • Porto Alegre • Recife • Salvador


Capitais regionais

Capitais regionais A Aracaju • Campinas • Campo Grande • Cuiabá • Florianópolis • João Pessoa • Maceió • Natal • São Luís • Teresina • Vitória

Capitais regionais B Blumenau • Campina Grande • Cascavel • Caxias do Sul • Chapecó • Feira de Santana • Ilhéus/Itabuna • Joinville • Juiz de Fora • Londrina • Maringá • Ribeirão Preto • São José do Rio Preto • Uberlândia • Montes Claros • Palmas • Passo Fundo • Porto Velho • Santa Maria • Vitória da Conquista

Capitais regionais C Araçatuba • Araguaína • Arapiraca • Araraquara • Barreiras • Bauru • Boa Vista • Cachoeiro de Itapemirim • Campos dos Goytacazes • Caruaru • Criciúma • Divinópolis • Dourados • Governador Valadares • Ijuí • Imperatriz • Ipatinga/Coronel Fabriciano/Santana do Paraíso/Timóteo • Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha • Macapá • Marabá • Marília • Mossoró • Novo Hamburgo/São Leopoldo • Pelotas/Rio Grande • Petrolina/Juazeiro • Piracicaba • Ponta Grossa • Pouso Alegre • Presidente Prudente • Rio Branco • Santarém • Santos • São José dos Campos • Sobral • Sorocaba • Teófilo Otoni • Uberaba • Varginha • Volta Redonda/Barra Mansa


Centros sub-regionais

Centros sub-regionais A Alfenas • Anápolis • Apucarana • Bacabal • Bagé • Barbacena • Barra do Garças • Barretos • Bento Gonçalves • Botucatu • Cabo Frio • Caçador • Cáceres • Caicó • Cajazeiras • Campo Mourão • Castanhal • Catanduva • Caxias • Colatina • Crateús • Erechim • Floriano • Foz do Iguaçu • Franca • Francisco Beltrão • Garanhuns • Guanambi • Guarabira • Guarapuava • Iguatu • Irecê • Itajaí • Itaperuna • Itumbiara • Jacobina • Jaú • Jequié • Ji-Paraná • Joaçaba • Lages • Lajeado • Lavras • Limeira • Macaé • Manhuaçu • Muriaé • Nova Friburgo • Ourinhos • Paranaguá • Paranavaí • Parnaíba • Passos • Pato Branco • Patos • Patos de Minas • Pau dos Ferros • Paulo Afonso • Picos • Pinheiro • Poços de Caldas • Ponte Nova • Quixadá • Redenção • Rio Claro • Rio do Sul • Rio Verde • Rondonópolis • Santa Cruz do Sul • Santa Inês • Santa Rosa • Santo Ângelo • Santo Antônio de Jesus • São Carlos • São João da Boa Vista • São Mateus • Serra Talhada • Sinop • Sousa • Teixeira de Freitas • Toledo • Tubarão • Ubá • Umuarama • Uruguaiana

Centros sub-regionais B Abaetetuba • Assu • Afogados da Ingazeira • Alagoinhas • Altamira • Andradina • Angra dos Reis • Araranguá • Araras • Araripina • Arcoverde • Ariquemes • Assis • Avaré • Balneário Camboriú • Balsas • Bom Jesus da Lapa • Bragança • Bragança Paulista • Breves • Brumado • Brusque • Cacoal • Cametá • Campo Maior • Capanema • Caratinga • Carazinho • Cataguases • Chapadinha • Cianorte • Concórdia • Conselheiro Lafaiete • Cruz Alta • Cruz das Almas • Cruzeiro do Sul • Currais Novos • Eunápolis • Frederico Westphalen • Guaratinguetá • Gurupi • Itabaiana • Itaberaba • Itaituba • Itajubá • Itapetininga • Itapeva • Itapipoca • Itaporanga • Ituiutaba • Ivaiporã • Janaúba • Linhares • Mafra • Palmares • Paragominas • Parintins • Pedreiras • Presidente Dutra • Registro • Resende • Ribeira do Pombal • Santana do Ipanema • Santo Antônio da Platina • São João del-Rei • São Lourenço • São Miguel do Oeste • São Raimundo Nonato • Senhor do Bonfim • Tefé • Teresópolis • Tucuruí • União da Vitória • Valença • Viçosa • Videira • Vilhena • Vitória de Santo Antão • Xanxerê


Centros de zona

Centros de zona A Acaraú • Açailândia • Adamantina • Além Paraíba • Almeirim • Almenara • Alta Floresta • Amparo • Aquidauana • Aracati • Aracruz • Araçuaí • Arapongas • Araxá • Assis Chateubriand • Barra do Corda • Barreiros • Bebedouro • Belo Jardim • Birigui • Bom Jesus • Caçapava do Sul • Caetité • Caldas Novas • Camacan • Camaquã • Campo Belo • Campos Novos • Canindé • Canoinhas • Capelinha • Carangola • Carpina • Catalão • Catolé do Rocha • Caxambu • Ceres • Cerro Largo • Codó • Colinas do Tocantins • Conceição do Araguaia • Conceição do Coité • Cornélio Procópio • Corumbá • Corrente • Cruzeiro • Curitibanos • Cururupu • Curvelo • Diamantina • Diamantino • Dianópolis • Dois Vizinhos • Dracena • Encantado • Esperantina • Estância • Estrela • Fernandópolis • Formiga • Frutal • Governador Nunes Freire • Goiana • Goiás • Guanhães • Guaporé • Guaraí • Guaxupé • Ibaiti • Ibirubá • Icó • Imbituba • Ipiaú • Iporá • Irati • Itabaiana) • Itabira • Itacoatiara • Itamaraju • Itapetinga • Ituverava • Jacarezinho • Jales • Jandaia do Sul • Januária • Jaru • Jataí • João Câmara • João Monlevade • Juína • Jundiaí • Lagarto • Lagoa Vermelha • Laranjeiras do Sul • Limoeiro • Limoeiro do Norte • Lins • Loanda • Macau • Macaúbas • Mamanguape • Marau • Maravilha • Marechal Cândido Rondon • Medianeira • Mineiros • Mirassol d'Oeste • Mogi Guaçu • Monteiro • Montenegro • Morrinhos • Mundo Novo • Naviraí • Nossa Senhora da Glória • Nova Andradina • Nova Prata • Nova Venécia • Oeiras • Olímpia • Osório • Ouricuri • Palmas • Palmeira das Missões • Palmeira dos Índios • Pará de Minas • Paraíso do Tocantins • Parauapebas • Patrocínio • Penápolis • Penedo • Pesqueira • Pinhalzinho • Pirapora • Pires do Rio • Piripiri • Pombal • Ponta Porã • Porangatu • Porto Nacional • Porto Seguro • Primavera do Leste • Propriá • Quirinópolis • Rolim de Moura • Russas • Salgueiro • Salinas • Santa Fé do Sul • Santa Inês • Santa Maria da Vitória • Santo Antônio de Pádua • Santiago • São Bento do Sul • São Borja • São Félix do Araguaia • São Gabriel • São Jerônimo • São José do Rio Pardo • São Luís de Montes Belos • São Luiz Gonzaga • São Miguel dos Campos • Sarandi • Seabra • Serrinha • Soledade • Sorriso • Surubim • Tabatinga • Taquara • Tatuí • Telêmaco Borba • Tijucas • Timbaúba • Timbó • Tocantinópolis • Torres • Três Corações • Três de Maio • Três Lagoas • Três Passos • Três Rios • Tupã • Unaí • União dos Palmares • Uruaçu • Vacaria • Venâncio Aires • Votuporanga • Xique-Xique

Centros de zona B Abaeté • Abelardo Luz • Abre-Campo • Afonso Cláudio • Água Boa • Água Branca • Águas Formosas • Aimorés • Alegrete • Alexandria • Alto Araguaia • Alto Longá • Alto Parnaíba • Amambai • Amarante • Amargosa • Andirá • Andradas • Anicuns • Anísio de Abreu • Aparecida • Apiaí • Apodi • Araguaçu • Araguari • Araguatins • Araioses • Araputanga • Araruama • Araruna • Arcos • Arinos • Arroio do Meio • Arvorezinha • Auriflama • Avelino Lopes • Baependi • Bambuí • Bariri • Barra • Barra Bonita • Barra de São Francisco • Barra do Bugres • Barras • Barracão • Bataguassu • Batalha • Bela Vista • Belém de São Francisco • Bicas • Boa Esperança • Boa Vista do Buricá • Bom Jardim de Minas • Bom Jesus do Itabapoana • Boquira • Braço do Norte • Brasiléia • Brejo Santo • Buritis • Caculé • Camapuã • Cambuí • Camocim • Campina da Lagoa • Campo Novo do Parecis • Campos Altos • Campos Belos • Canguaretama • Canindé de São Francisco • Canto do Buriti • Capanema • Capão da Canoa • Capim Grosso • Capinzal • Capitão Poço • Capivari • Caracol • Carauari • Carmo do Paranaíba • Carutapera • Casca • Cassilândia • Castelo • Castelo do Piauí • Cerejeiras • Chapadão do Sul • Chopinzinho • Cícero Dantas • Coelho Neto • Colíder • Colinas • Coluna • Comodoro • Confresa • Congonhas • Constantina • Coronel Vivida • Coxim • Cristal do Sul • Crixás • Cruz • Cruzília • Curimatá • Delmiro Gouveia • Desterro • Dores do Indaiá • Entre Rios de Minas • Esperantinópolis • Espírito Santo do Pinhal • Espumoso • Euclides da Cunha • Eirunepé • Extrema • Fátima • Faxinal • Floresta • Fortaleza dos Nogueiras • Fronteiras • Gandu • Garça • Garibaldi • General Salgado • Getúlio Vargas • Gilbués • Goianésia • Goiatuba • Goioerê • Grajaú • Guaíra • Guajará-Mirim • Guaraciaba do Norte • Guararapes • Horizontina • Ibicaraí • Ibirama • Ibotirama • Ilha Solteira • Indaial • Inhumas • Ipanema • Ipu • Iracema • Itaberaí • Itacarambi • Itamonte • Itaocara • Itapaci • Itapajé • Itapiranga • Itápolis • Itapuranga • Itaqui • Itararé • Itaúna • Ituporanga • Iturama • Jaciara • Jacutinga • Jaguaquara • Jaguariaíva • Jaguaribe • Jaicós • Jardim • Joaíma • João Pinheiro • Juara • Jussara (Goiás) • Lábrea • Lago da Pedra • Lagoa da Prata • Lambari • Leme • Leopoldina • Livramento de Nossa Senhora • Lorena • Lucas do Rio Verde • Lucélia • Luzilândia • Machado • Malacacheta • Manga • Mantena • Maracaçumé • Matão • Matinhos • Miranda • Miracema do Tocantins • Mirinzal • Mococa • Monte Alegre • Monte Alto • Monte Aprazível • Monte Carmelo • Mostardas • Muçum • Nanuque • Natividade • Nazaré • Neópolis • Niquelândia • Nonoai • Nossa Senhora das Dores • Nova Londrina • Nova Mutum • Nova Petrópolis • Oliveira • Orlândia • Osvaldo Cruz • Olho d'Água das Flores • Ouro Fino • Ouro Preto do Oeste • Palmeira • Palmeira d'Oeste • Palmeirópolis • Pão de Açúcar • Paracatu • Paraguaçu Paulista • Paraisópolis • Paramirim • Paranacity • Paranaíba • Parelhas • Passa-e-Fica • Patu • Paulistana • Peçanha • Pedra Azul • Pedro II • Pedro Afonso • Peixoto de Azevedo • Piancó • Pinheiro Machado • Pio XII • Piraju • Piracuruca • Pitanga • Pitangui • Piumhi • Poções • Ponte Serrada • Pontes e Lacerda • Porteirinha • Porto Calvo • Porto União • Posse • Presidente Epitácio • Presidente Getúlio • Presidente Juscelino • Presidente Venceslau • Princesa Isabel • Prudentópolis • Quatis • Quedas do Iguaçu • Rancharia • Resplendor • Riachão do Jacuípe • Rio Bonito • Rio Negro • Rio Pomba • Rio Real • Rodeio Bonito • Roncador • Rubiataba • Salto do Jacuí • Salvador do Sul • Sananduva • Sanclerlândia • Santa Bárbara • Santa Cruz • Santa Cruz da Baixa Verde • Santa Cruz do Rio Pardo • Santa Filomena • Santa Helena • Santa Luzia • Santa Luzia do Paruá • Santa Maria do Suaçuí • Santa Vitória do Palmar • Santana • Santana do Livramento • Santo Antônio • Santo Antônio da Patrulha • Santo Augusto • Santos Dumont • São Bento (Maranhão) • São Bento (Paraíba) • São Benedito • São Domingos • São Francisco • São Gabriel da Palha • São Gotardo • São João Batista • São João do Ivaí • São João do Piauí • São João dos Patos • São João Nepomuceno • São Joaquim da Barra • São José do Cedro • São José do Egito • São João do Rio do Peixe • São João Evangelista • São José do Cedro • São Lourenço do Oeste • São Mateus do Sul • São Miguel • São Miguel do Araguaia • São Miguel do Tapuio • São Paulo do Potengi • São Sebastião • São Sebastião do Caí • São Valentim • São Vicente Férrer • Sapé • Seara • Sena Madureira • Senador Pompeu • Serafina Corrêa • Serra Dourada • Serro • Simões • Simplício Mendes • Sinimbu • Siqueira Campos • Sobradinho • Sombrio • Sumé • Tabira • Taguatinga • Taió • Taiobeiras • Tangará • Tapejara • Tapes • Taquaritinga • Tarauacá • Tauá • Tenente Portela • Terra Nova do Norte • Teutônia • Tietê • Tramandaí • Três Pontas • Tucumã • Tucunduva • Turmalina • Tutóia • Uiraúna • Umarizal • União • Uruçuí • Valença • Valença do Piauí • Valente • Várzea da Palma • Vazante • Venda Nova do Imigrante • Veranópolis • Viana • Vigia • Vila Rica • Virginópolis • Visconde do Rio Branco • Vitorino Freire • Xaxim • Xinguara • Wenceslau Braz • Zé Doca


Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regiões de Influência das Cidades 2007 (10 de outubro de 2008) e Configuração da Rede Urbana do Brasil (junho de 2001)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s_(munic%C3%ADpio)"
Categoria: Goiás (Goiás)
Categorias ocultas: !Esboços sobre patrimônio do Brasil | !Esboços sobre geografia de Goiás
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Brezhoneg Català Deutsch English Suomi Français עברית Magyar Italiano 日本語 ქართული 한국어 ‪Norsk (bokmål)‬ Русский Svenska Українська Volapük Winaray Esta página foi modificada pela última vez às 08h34min de 11 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas