quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

9049 - HISTÓRIA DE MATO GROSSO

Principal Notícias Cursos Online Contato Empregos Sugira um Assunto
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » Geografia » Continentes » América » Brasil » Mato Grosso »
História do Mato Grosso
Por Thais Pacievitch

O que hoje conhecemos como Mato Grosso já foi território espanhol. As primeiras excursões feitas no território do mato grosso datam de 1525, quando Pedro Aleixo Garcia vai em direção à Bolívia, seguindo as águas dos rios Paraná e Paraguai. Posteriormente portugueses e espanhóis são atraídos à região graças aos rumores de que havia muita riqueza naquelas terras ainda não exploradas devidamente. Também vieram jesuítas espanhóis que construíram missões entre os rios Paraná e Paraguai.

Assim, em 1718, um bandeirante chamado Pascoal Moreira Cabral Leme subiu pelo rio Coxipó e descobriu enormes jazidas de ouro, dando início à corrida do ouro, fato que ajudou a povoar a região. No ano seguinte foi fundado o Arraial de Cuiabá. Em 1726, o Arraial de Cuiabá recebeu novo nome: Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Em 1748, foi criada a capitania de Cuiabá, lugar que concedia isenções e privilégios a quem ali quisesse se instalar.

As conquistas dos bandeirantes, na região do Mato Grosso, foram reconhecidas pelo Tratado de Madrid, em 1750. No ano seguinte, o então capitão-general do Mato Grosso, Antonio Rolim de Moura Tavares, fundou, à margem do rio Guaporé, a Vila Bela da Santíssima Trindade. Entre 1761 e 1766, ocorreram disputas territoriais entre portugueses e espanhóis, depois daquele período as missões espanholas e os espanhóis se retiraram daquela região, mas o Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos por fronteira com os espanhóis deixaram de acontecer, em 1802.

A partir do início do século XIX, a extração de ouro diminui bastante, dessa maneira, a economia começa um período de decadência e a população daquele estado pára de crescer. Militares e civis dão início a um movimento separatista, em 1892, contra o governo do então presidente Mal. Floriano Peixoto. O movimento separatista é sufocado por intervenção do governo federal.

A economia do estado começa a melhorar com a implantação de estradas de ferro e telégrafos, época em que começam a chegar seringueiros, pessoas que cultivaram erva-mate e criadores de gado.

Em 1977, o Mato grosso é desmembrado em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Fique ligado nas notícias do ENEM e dos Vestibulares! Clique aqui!
Data de publicação: 19/09/2008
Categorias: História do Brasil, Mato Grosso Imprimir | Recomendar | Link



17 comentários sobre "História do Mato Grosso". Clique aqui para adicionar um comentário.
Clique aqui para ver os comentários.

Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.

Pesquisa personalizada

ConteúdoAdministração Artes Astronomia Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia





--------------------------------------------------------------------------------
Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2011 - Todos os direitos reservados.

COPYRIGHT INFOESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas