quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

9047 - HISTÓRIA DE MATO GROSSO

Mato GrossoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Este artigo é sobre o estado. Para outros significados, veja Mato Grosso (desambiguação).
Estado de Mato Grosso

(Bandeira) (Brasão)

Hino: Hino de Mato Grosso
Gentílico: mato-grossense



Localização
- Região Centro-Oeste
- Estados limítrofes Amazonas, Pará, (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O),
- Mesorregiões 5
- Microrregiões 22
- Municípios 141
Capital Cuiabá
Governo 2011 a 2014
- Governador(a) Silval da Cunha Barbosa (PMDB)
- Vice-governador(a) Chico Daltro (PMDB)
- Deputados federais 8
- Deputados estaduais 24
- Senadores Blairo Maggi (PR)
Jayme Campos (DEM)
Pedro Taques (PDT)
Área
- Total 903 357,908 km² (3º) [1]
População 2010
- Estimativa 3 033 991 hab. (19º)[2]
- Densidade 3,36 hab./km² (25º)
Economia 2007
- PIB R$42,687 bilhões (14º)
- PIB per capita R$14.954 (8º)
Indicadores 2009[3].
- Esper. de vida 73,7 anos (10º)
- Mort. infantil 19,2‰ nasc. (12º)
- Analfabetismo 10,2% (15º)
- IDH (2005) 0,796 (11º) – médio[4]
Fuso horário UTC-4
Clima Equatorial e tropical Am, Aw
Cód. ISO 3166-2 BR-MT
Site governamental www.mt.gov.br



O Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Centro-Oeste. Tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O). Ocupa uma área de 903.357 km², pouco menor que a Venezuela. Sua capital é Cuiabá.

As cidades mais importantes são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Comodoro, Primavera do Leste, Sapezal, Alta Floresta e Sorriso. Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, a maior parte (74%) se encontra abaixo dos 600 metros de altitude. Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Rio Guaporé,Piqueri, São Lourenço, das Mortes e Cuiabá são os rios principais.

Índice [esconder]
1 História
1.1 Primeiros tempos
1.2 Corrida do ouro
1.3 Defesa da terra
1.4 Problemas de fronteiras
1.5 Independência do Brasil
1.6 Guerra do Paraguai
1.7 República
1.8 Questão do mate
1.9 Depois de 1930
1.10 Separação
2 Subdivisões
3 Geografia
3.1 Relevo
3.2 Clima
3.3 Vegetação
3.4 Hidrografia
3.5 Ecologia
4 Demografia
4.1 Etnias
5 Economia
6 Infraestrutura
7 Referências
8 Ver também
9 Ligações externas

[editar] HistóriaVer artigo principal: História do Mato Grosso
Pelo Tratado de Tordesilhas (de 7 de junho de 1494) o território do atual estado do Mato Grosso pertencia à Espanha. Os jesuítas, a serviço dos espanhóis, criaram os primeiros núcleos, de onde foram expulsos pelos bandeirantes paulistas em 1680. Em 1718, a descoberta do ouro acelerou o povoamento. Em 1748, para garantir a nova fronteira, Portugal criou a capitania de Mato Grosso e lá construiu um eficiente sistema de defesa.

Durante as bandeiras, uma expedição chegou ao rio Coxipó em busca dos índios coxiponés e logo descobriram ouro nas margens do rio, alterando assim o objetivo da expedição. Em 1719 foi fundado o Arraial da Forquilha, às margens do rio Coxiponés, formando o primeiro grupo de população organizado na região (atual cidade de Cuiabá). A região de Mato Grosso era subordinada a Rodrigo César de Menezes. Para intensificar a fiscalização da exploração do ouro e a renda ida para Portugal, o governador da Capitania muda-se para o Arraial e logo o eleva a nível de vila chamando de Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá. Com os tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777), Espanha e Portugal estabeleceram as novas fronteiras. A produção de ouro começou a cair no início do século XIX. Em 1892, durante a derrubada do governo de Manuel Murtinho, houve, por parte dos revoltosos, uma intenção de separação de Mato Grosso da República dos Estados Unidos do Brasil, criando-se, para tanto, o Estado Livre da República Transatlântica - o que não encontrou apoio.

Em 1917, a situação se agravou, provocando intervenção federal. Com a chegada dos seringueiros, pecuaristas e exploradores de erva-mate na primeira metade do século XIX, o estado retomou o desenvolvimento.

Em 1977, a parte sul do estado foi legalmente desmembrada, formando assim um novo estado, o Mato Grosso do Sul - o que na prática só se daria em 1979.

[editar] Primeiros temposO primeiro a desbravar a área que viria a constituir o estado do Mato Grosso foi o português Aleixo Garcia (há quem lhe atribua, sem provas decisivas, a nacionalidade espanhola), náufrago da esquadra de Juan Díaz de Solís. Em 1525, ele atravessou a mesopotâmia formada pelos rios Paraná e Paraguai e, à frente de uma expedição que chegou a contar com dois mil homens, avançou até a Bolívia. De volta, com grande quantidade de prata e cobre, Garcia foi morto por índios paiaguás. Sebastião Caboto também penetrou na região em 1526 e subiu o Paraguai até alcançar o domínio dos guaranis, com os quais travou relações de amizade e de quem recebeu, como presente, peças de metais preciosos.

Os fantásticos relatos sobre imensas riquezas do interior do continente sul-americano acenderam as ambições de portugueses e espanhóis. Os primeiros, a partir de São Paulo, lançaram-se em audaciosas incursões, nas quais prearam índios e alargaram as fronteiras do Brasil. As bandeiras paulistas chocaram-se com tropas espanholas do cabildo de Assunção e com resistência das missões jesuíticas.

Desde 1632, os bandeirantes conheciam, de passagem e de lutas, a região onde os jesuítas haviam localizado as suas reduções de índios e que os espanhóis percorriam como terra sua. Antônio Pires de Campos chegou criança, em 1672, com a bandeira paterna, às depois famosas minas dos Martírios. Já adulto, retomou o caminho da serra misteriosa e navegou, de contracorrente, os rios Paraguai e São Lourenço, embicando Cuiabá acima, até o atual porto de São Gonçalo Velho, onde se chocou com os índios coxiponés, que se retiraram, derrotados, e se deixaram aprisionar como escravos.

[editar] Corrida do ouroA notícia de índios pouco ariscos e descuidados logo se espalhou. Em 1718, um bandeirante de Sorocaba, Pascoal Moreira Cabral Leme, descendente de índios, subiu o rio Coxipó até atingir a aldeia destruída dos coxiponés, onde deu início à rancharia de uma base de operações. Às margens do Coxipó e do Cuiabá, Cabral Leme descobriu abundante jazida de ouro. A caça ao índio cedeu vez, então, às atividades mineradoras. Em 8 de abril de 1719, foi lavrado o termo de fundação do arraial de Cuiabá, e aclamou-se Pascoal guarda-mor regente "para poder guardar todos os ribeiros de ouro, socavar, examinar, fazer composições com os mineiros e botar bandeiras, tanto aurinas, como ao inimigo bárbaro".

A notícia da descoberta de ouro não tardou em transpor os sertões, dando motivo a uma corrida sem precedentes para o oeste. A viagem até Cuiabá, distante mais de 500 léguas do litoral atlântico, exigia de quatro a seis meses, e era arriscada e difícil em consequência do desconforto, das febres e dos ataques indígenas.

Rodrigo César de Meneses, capitão-general da capitania de São Paulo, chegou a Cuiabá no fim de 1726 e ali permaneceu cerca de um ano e meio. A localidade recebeu o título de Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. Constituiu-se a câmara e nomeou-se um corpo de funcionários encarregados de dar cumprimento ao rigoroso regulamento fiscal da coroa. Em 1729 foi criado o lugar de ouvidor.

[editar] Defesa da terraAs extorsões do fisco, a hostilidade dos índios e as doenças levaram os mineiros à busca de paragens mais compensadoras, Cuiabá e Paraguai acima, rumo à serra dos Parecis. Disseminados os povoadores pelos arraiais, a grande linha normativa da política do reino era manter e ampliar as fronteiras com terras de Espanha.

As lavras de ouro intensificaram o povoamento do Mato Grosso e impuseram a estruturação de um poder local para melhorar a fiscalização dos tributos e a vigilância dos limites com as terras espanholas. Em 9 de maio de 1748, um alvará de D. João V criou a capitania de Cuiabá, com privilégios e isenções para aqueles que lá quisessem fixar-se, com o objetivo de fortalecer a colônia do Mato Grosso e, assim, conter os vizinhos, além de servir de barreira a todo o interior do Brasil.

[editar] Problemas de fronteirasO Tratado de Madri, de 1750, reconheceu as conquistas bandeirantes na região do Mato Grosso, para dirimir questões de limites entre Portugal e Espanha. Outro tratado, de 1761, modificou o anterior, ao proibir construções fortificadas na faixa de fronteira. Os espanhóis exigiram a evacuação de Santa Rosa, ocupada e fortificada por Rolim de Moura, que resolveu enfrentá-los. Travou-se luta, sem vantagem decisiva para nenhuma das partes. Afinal, os castelhanos se retiraram em 1766, já sob o governo do sucessor de Rolim, seu sobrinho João Pedro da Câmara. Expulsos os jesuítas das missões espanholas, em 1767, a situação tornou-se mais tranquila para Portugal.

Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, que governou de 1772 a 1789, tomou, porém, a iniciativa de reforçar o esquema defensivo. Construiu, à margem do Guaporé, o forte real do Príncipe da Beira, no qual chegaram a trabalhar mais de duzentos obreiros, e no sul, sobre o rio Paraguai, abaixo do Miranda, o presídio de Nova Coimbra. Fundou Vila Maria (mais tarde São Luís de Cáceres, ou simplesmente Cáceres), Casalvasco, Salinas e Corixa Grande. Criticou severamente o novo tratado luso-espanhol de 1777 (Tratado de Santo Ildefonso) no tocante ao Mato Grosso, por achar que encerrava concessões prejudiciais a Portugal. Usou no levantamento cartográfico e na delimitação de fronteiras os serviços de dois astrônomos e matemáticos brasileiros recém-formados em Coimbra, Francisco José de Lacerda e Almeida e Antônio Pires da Silva Pontes, e dos geógrafos capitães Ricardo Francisco de Almeida Serra e Joaquim José Ferreira.

Caetano Pinto de Miranda Montenegro, o futuro marquês de Vila Real de Praia Grande, chegou a Cuiabá em 1796 para assumir o cargo de capitão-general, com recomendação da metrópole para elaborar um plano de defesa que protegesse a capitania contra qualquer tentativa de invasão. A guerra com os espanhóis foi deflagrada em 1801, quando Lázaro de Ribera, à frente de 800 homens, atacou o forte de Coimbra, defendido bravamente por Ricardo Franco, com apenas cem homens, que conseguiram repelir o invasor. A paz, todavia, só foi firmada em Badajoz, em 6 de maio de 1802. A capitania, com meio século de vida autônoma, consolidou sua estabilidade territorial e neutralizou de imediato o perigo de novas invasões.

No fim do período colonial, registrou-se certo declínio da capitania. Cuiabá e Vila Bela haviam sido elevadas à categoria de cidade. Em 20 de agosto de 1821, Magessi foi deposto pela "tropa, clero, nobreza e povo", como "ambicioso em extremo, concussionário insaciável, hipócrita". Formou-se em Cuiabá uma junta governativa que jurou lealdade ao príncipe D. Pedro, e outra, dissidente, em Vila Bela, com o que se estabeleceu a dualidade de poder.

Em abril de 1878, em função do Tratado de Ayacucho, foram enviadas para Corumbá-MT as "Plantas Geográficas dos Rios Guaporé e Mamoré", sendo que a cartografia para delimitar os limites fronteiriços dos rios Guaporé e Mamoré foi levantada e apresentada pela 2ª Seção brasileira, sediada na mesma cidade, tendo sido todas chanceladas pelos Delegados brasileiros e bolivianos. Continuando a descrição diz Destas cabeceiras continuam os limites pelo leito do mesmo rio até sua confluência com o Guaporé, e depois pelo leito deste e do Mamoré até sua confluência com o Beni, onde principia o Rio Madeira. Em 1878 e 1879, houve troca de Notas da Chancelaria bolivana com a Embaixada do Brasil em La Paz, acusando o recebimento e aprovando a "Carta Geral", conforme ajustado na 7ª Conferência da Comissão Mista.

[editar] Independência do BrasilA notícia da independência do Brasil foi recebida ao raiar do ano de 1823. Um governo provisório único substituiu as duas juntas e foi instalado em Cuiabá, o que transformou Vila Bela em "capital destronada".

As lutas entre as tendências conservadora e liberal refletiram-se na província durante o primeiro reinado e a regência. Foi montada em Cuiabá a tipografia na qual seria impresso o primeiro jornal da província, A Tifis Matogrossense, cujo primeiro número circulou em 14 de agosto de 1839. A situação econômico-financeira da província se agravou, com um déficit orçamentário crescente.

[editar] Guerra do ParaguaiOs governos se sucederam sem acontecimentos de maior relevo até a guerra do Paraguai. Uma guarda defensiva montada em 1850 no morro do Pão de Açúcar pelo governador João José da Costa Pimentel irritou o governo paraguaio. Pimentel então recuou ante gestões diplomáticas realizadas em Assunção. Foi substituído pelo capitão-de-fragata Augusto João Manuel Leverger, barão de Melgaço, cujo primeiro governo durou de 1851 a 1857.

Leverger recebeu ordem de concentrar toda a força militar da província no baixo Paraguai, para esperar os navios que deveriam subir o rio com ou sem licença de Solano López. Mudou-se então para o forte de Coimbra, onde permaneceu cerca de dois anos.

O coronel Frederico Carneiro de Campos, nomeado presidente provincial em 1864, subia o rio Paraguai para assumir o posto quando seu navio — o Marquês de Olinda — foi atacado e aprisionado por uma belonave paraguaia. Logo que o Paraguai rompeu as hostilidades, revelou-se a fraqueza do sistema defensivo brasileiro no Mato Grosso, prevista por Leverger. Caiu logo Coimbra, após dois dias de resistência. Em seguida, foi a vez de Corumbá e da colônia de Dourados. A guerra seguiu seu curso, marcada por episódios como a retirada de Laguna, a retomada e subsequente abandono de Corumbá. Dessa cidade, as tropas brasileiras trouxeram para Cuiabá uma epidemia de varíola que teve efeitos devastadores. Para o povo, 1867 seria o "ano das bexigas", mais que da retomada de Corumbá.

Os últimos anos do império registraram um lento desenvolvimento da província, governada de outubro de 1884 a novembro de 1885 pelo general Floriano Peixoto. Em 9 de agosto de 1889, assumiu a presidência o coronel Ernesto Augusto da Cunha Matos, sob cujo governo se realizou a eleição de que saíram vitoriosos os liberais — triunfo celebrado em Cuiabá com um pomposo baile em 7 de dezembro, pouco antes de chegar à cidade a notícia da queda da monarquia.

[editar] RepúblicaAs aspirações republicanas e federalistas no Mato Grosso tinham tido expressão confusa em várias revoltas, mas no remanso do segundo reinado as agitações se aplacaram. As campanhas pela abolição e pela república tiveram ali repercussão modesta. Ao iniciar-se o período republicano, o Mato Grosso tinha uma população calculada em oitenta mil habitantes. A província ficava segregada: sem estradas de ferro, eram necessários cerca de trinta dias de viagem, passando por três países estrangeiros, para atingi-la, a partir do Rio de Janeiro, por via fluvial.

Em 7 de maio de 1892, Generoso Ponce, a frente de quatro mil homens, iniciou o cerco às forças adversárias na capital e dominou-as em menos de uma semana. Em 22 de junho caiu Corumbá. Vitorioso o Partido Republicano, Manuel Murtinho retornou ao poder.

Surgiu mais tarde, entretanto, uma desavença entre os dois líderes, Ponce e Murtinho. O rompimento consumou-se em dezembro de 1898, com uma declaração pública de Manuel Murtinho, apoiado por seu irmão Joaquim Murtinho, ministro da Fazenda do presidente Campos Sales. Seus partidários conquistaram o poder, num ambiente de grande violência. Mais tarde, contudo, Ponce e Murtinho reconciliaram-se e formaram novo agrupamento político. A vitória dessa corrente política se deu com o movimento armado de 1906, que culminou na morte do presidente Antônio (Totó) Pais de Barros. Seguiu-se um período de interinidade na presidência. Generoso Ponce foi afinal eleito em 1907. A economia do estado melhorou com a abertura de vias férreas a partir do leste (Jupiá, Três Lagoas e Água Clara) e do oeste (Porto Esperança, Miranda e Aquidauana), para se encontrarem em Campo Grande. A ligação ferroviária com São Paulo foi fator de progresso para o Mato Grosso, por intensificar o comércio e valorizar as terras da região.

[editar] Questão do mateCom o novo presidente, Joaquim Augusto da Costa Marques, que assumiu em 1911, avultaram as pressões da companhia Mate Laranjeira no sentido de renovar o arrendamento dos seus extensos ervais no sul do estado. A pretensão suscitou nova divergência entre Murtinho e Ponce: o primeiro defendia a prorrogação do contrato até 1930, com opção para a compra de um a dois milhões de hectares, enquanto Ponce queria a divisão da área em lotes de 450 hectares, que seriam oferecidos a arrendamento em hasta pública.

Morto Ponce, a empresa ganhou novo trunfo com o apoio do senador situacionista Antônio Azeredo. Mas o antigo presidente do estado, Pedro Celestino Correia da Costa, tomou posição contrária. Os deputados estaduais hostis à prorrogação do contrato fizeram obstrução e impediram que ela fosse aprovada. Finalmente, a Mate Laranjeira foi frustrada em suas pretensões, com a aprovação da lei nº 725, de 24 de agosto de 1915.

O general Caetano Manuel de Faria Albuquerque assumiu o governo em 15 de agosto de 1915. Seus próprios correligionários conservadores tentaram forçá-lo à renúncia, e ele, tendo a seu lado Pedro Celestino, aceitou o apoio da oposição, num movimento que se chamou "caetanada". Contra seu governo organizou-se a rebelião armada, com ajuda da Mate Laranjeira e seus aliados políticos. Na assembleia foi proposto e aprovado o impedimento do general Caetano de Albuquerque. Consultado, o Supremo Tribunal Federal não tomou posição definitiva, e o presidente Venceslau Brás acabou por decretar a intervenção no estado em 10 de janeiro de 1917. Em outubro, no Rio de Janeiro, os chefes dos dois partidos locais concluíram acordo, mediante o qual indicava o bispo D. Francisco de Aquino Correia para presidente, em caráter suprapartidário. O prelado assumiu em 22 de janeiro de 1918, e fez uma administração conciliadora, assinalada por uma série de iniciativas.

[editar] Depois de 1930Até a revolução de 1930, a administração estadual lutou com graves problemas financeiros. No período pós-revolucionário, sucederam-se os interventores. Em 1932, o general Bertoldo Klinger, comandante militar do Mato Grosso, deu apoio armado ao movimento constitucionalista de São Paulo. Em 7 de outubro de 1935, a Assembleia Constituinte elegeu governador Mário Correia da Costa. Incidentes ocorridos em dezembro de 1936, quando foram feridos a bala os senadores Vespasiano Martins e João Vilas Boas, deram causa à renúncia do governador e a nova intervenção federal.

[editar] SeparaçãoA velha ideia da separação só veio a triunfar em 1977, por meio de uma lei complementar que desmembrou 357.471,5km2 do estado para criar o Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi do governo federal, que alegava em primeiro lugar a impossibilidade de um único governo estadual administrar área tão grande e, em segundo, as nítidas diferenças naturais entre o norte e o sul do estado. A lei entrou em vigor em 1º de janeiro de 1979.

As políticas econômicas de apoio preferencial à exportação e à ocupação e desenvolvimento da Amazônia e do Centro-Oeste, implantadas a partir da década de 1970, levaram a novo surtos de progresso no Mato Grosso. A construção de Brasília contribuiu para acabar com a antiga estagnação. Uma vez inaugurada a nova capital, o Mato Grosso continuou a atrair mão-de-obra agrícola de outros estados, pois oferecia as melhores áreas de colonização do país. Graves problemas persistiam, porém, na década de 1980. O sistema de transporte, embora tenha ganhado a rodovia Cuiabá-Porto Velho em setembro de 1984, ainda não bastava para escoar a produção estadual; as instalações de armazenamento deixavam a desejar; a disponibilidade de energia elétrica (120.000 kW em 1983) era insuficiente; eram precários o saneamento e os serviços de saúde e educação.

Também o problema ecológico apresentava-se gravíssimo: inúmeras espécies dessa região já foram extintas e outras estavam em processo de extinção, como os jacarés, caçados à razão de dezenas de milhares por mês. Para coibir esses abusos, o governo federal lançou a Operação Pantanal e criou o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

[editar] Subdivisões Ver páginas anexas: Lista de municípios de Mato Grosso por população e Lista de municípios do estado de Mato Grosso
Microrregião de Alta Floresta
Microrregião do Alto Araguaia
Microrregião do Alto Guaporé
Microrregião do Alto Pantanal
Microrregião do Alto Paraguai
Microrregião do Alto Teles Pires
Microrregião de Arinos
Microrregião de Aripuanã
Microrregião de Canarana
Microrregião de Colíder
Microrregião de Cuiabá
Microrregião de Jauru
Microrregião do Médio Araguaia
Microrregião do Norte Araguaia
Microrregião de Paranatinga
Microrregião de Parecis
Microrregião de Primavera do Leste
Microrregião de Rondonópolis
Microrregião de Rosário Oeste
Microrregião de Sinop
Microrregião de Tangará da Serra
Microrregião de Tesouro
[editar] GeografiaVer artigo principal: Geografia de Mato Grosso
Mato Grosso Ficha técnica
Área 903.386,1 km²
Relevo planalto e chapadas no centro, planície com pântanos a oeste e depressões e planaltos residuais a norte.
Ponto mais elevado Serra Monte Cristo (1.118 m).
Rios principais Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, Cuiabá, São Lourenço, das Mortes.
Vegetação cerrado na metade leste, floresta Amazônica a noroeste, pantanal a oeste.
Clima tropical
Municípios mais populosos Cuiabá (526.831), Várzea Grande (237.925), Rondonópolis (179.094), Sinop (110.513), Cáceres (86.805), Tangará da Serra (79.870), Sorriso (57.794), Barra do Garças (54.882), Primavera do Leste (46.311), Juina (39.582).
Hora local -1h
Gentílico mato-grossense

O Mato Grosso ocupa uma área de 903.357 km² do território brasileiro e localiza-se a oeste do Meridiano de Greenwich e a sul da Linha do Equador, tendo fuso horário -4 horas em relação a hora mundial GMT. No Brasil, o estado faz parte da região Centro-Oeste, fazendo fronteiras com os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Amazonas, Rondônia,Tocantins, além de um país, a Bolívia. A capital (Cuiabá) está localizada a 15º35'55.36" lat. e 56º05'47.25" long., sendo conhecida, por isso mesmo, como coração da América do Sul.

[editar] RelevoCom altitudes modestas, o relevo apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares. Abrange três regiões distintas:

na porção centro-norte do estado, a dos chapadões sedimentares e planaltos cristalinos (com altitudes entre 400 e 800m), que integram o planalto central brasileiro;
a do planalto arenito-basáltico, localizada no sul, simples parcela do planalto meridional;
parte do Pantanal Mato-Grossense, baixada da porção centro-ocidental. Ao sul do planalto brasileiro, situa-se o divisor de águas entre as bacias dos rios Paraguai e Amazonas, constituído em parte pela chapada dos Parecis. A maior parte da área é drenada pelos rios da bacia amazônica.
A planície aluvial do médio Araguaia situa-se na região limítrofe entre Mato Grosso e Goiás. Tem natureza semelhante à da planície do Pantanal: ampla, está sujeita a inundações anuais e deposição periódica de aluviões. Pouco depois dela, para oeste, ficam os contrafortes da serra do Roncador.

[editar] ClimaO estado apresenta sensível variedade de climas. Prevalece o tropical superúmido de monção, com elevada temperatura média anual, superior a 26º C e alta pluviosidade (2.000mm anuais); e o tropical, com chuvas de verão e inverno seco, caracterizado por médias de 23°C no planalto. A pluviosidade é alta também nesse clima: excede a média anual de 1.500mm.

[editar] VegetaçãoO estado do Mato Grosso é revestido por uma vegetação em que predominam as florestas, como prosseguimento da mata amazônica. Na área do Pantanal Mato-Grossense que permaneceu nos limites do estado ocorre um revestimento vegetal composto de cerrados e campos. A zona de florestas compreende 47% da área do estado, os cerrados 39% e os campos 14%.

[editar] HidrografiaA drenagem da região se faz por meio de dois sistemas, os dos rios Amazonas e Paraguai. Ao primeiro pertencem o Juruena e o Teles Pires (formadores do Tapajós), além do Xingu e do Araguaia, este na fronteira com Goiás. O principal afluente do rio Paraguai no estado é o rio Cuiabá.

[editar] EcologiaSão as seguintes unidades de conservação a nível federal localizadas em Mato Grosso:

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Estação Ecológica de Taiamã
Estação Ecológica da Serra das Araras
Área de Proteção Ambiental Meandros do Araguaia
Parque Nacional do Juruena
Parque Nacional dos Campos Amazônicos
[editar] DemografiaCrescimento populacional de Mato Grosso Ano Habitantes
1872 60.417
1890 92.827
1900 118.025
1920 246.612
1940 432.265
1950 522.044
Ano Habitantes
1960 889.539
1970 1.597.090
1980 1.138.691
1991 2.020.581
2000 2.504.353
2005 2.803.274

A população do Mato Grosso é de 3 001 692 habitantes, segundo a estimativa populacional de 2009, com dados coletados pelo IBGE.[2] Mato Grosso é o décimo-nono Estado mais populoso do Brasil e concentra 1,47% da população brasileira. Do total da população do estado em 2000, 1.217.166 habitantes são mulheres e 1.287.187 habitantes são homens. Possui uma densidade demográfica de 2,6 hab/km².

Pelas características encontradas no estado o predomínio é de pessoas adultas e com um índice de declínio para jovens e aumento de idosos. Pela média do estado há um predomínio de homens devido a emigração dos outros estados para o Mato Grosso, contudo, na grande Cuiabá há predomínio de mulheres, semelhante à média brasileira. Mato Grosso ocupa o 9º IDH entre os estados do Brasil.

Cidades mais populosas de Mato Grosso ver • editar
Posição Cidade Mesorregião População Posição Cidade Mesorregião População
Cuiabá

Várzea Grande


1 Cuiabá Centro-Sul 550 562 11 Juína Norte 39 708
2 Várzea Grande Centro-Sul 240 038 12 Pontes e Lacerda Sudoeste 39 228
3 Rondonópolis Sudeste 181 902 13 Barra do Bugres Sudoeste 34 349
4 Sinop Norte 114 051 14 Lucas do Rio Verde Norte 33 556
5 Cáceres Centro-Sul 87 261 15 Juara Norte 33 246
6 Tangará da Serra Sudoeste 81 960 16 Poconé Centro-Sul 32 162
7 Sorriso Norte 60 028 17 Guarantã do Norte Norte 32 142
8 Barra do Garças Nordeste 55 120 18 Colíder Norte 32 096
9 Alta Floresta Norte 51 414 19 Colniza Norte 31 597
10 Primavera do Leste Sudeste 46 933 20 Peixoto de Azevedo Norte 30 363
Fonte: IBGE, Estimativas para 1º de julho de 2009
[editar] EtniasCor/Raça Porcentagem
Pardos 55,2%
Brancos 36,7%
Pretos 7,0%
Amarelos ou Indígenas 1,1%

Fonte: IBGE/2005 (dados obtidos por meio de pesquisa de autodeclaração)[5]

[editar] EconomiaVer artigo principal: Economia de Mato Grosso
Durante o período colonial do Brasil, na capitania de São Paulo (da qual fazia parte o atual Mato Grosso) todo o comércio era o monopólio da capitania para a metrópole, Portugal. Os principais sistemas produtivos eram a mineração, cana-de-açúcar, erva-mate, poaia, borracha e pecuária.

A mineração foi o principal motivo do sustento dos habitantes na região durante as expedições bandeirantes no século XVIII. A mão-de-obra era de escravos negros e índios e a fiscalização muito rígida ordenada pela coroa em Portugal. A pirâmide social baseava-se somente em mineradores e escravos.

A pecuária e a agricultura foram os principais sistemas comerciais de Mato Grosso dos séculos XX e XXI. Devido ao crescimento econômico propiciado pelas exportações, Mato Grosso tornou-se um dos principais produtores e exportadores de soja do Brasil. Entre os 10 municípios mais ricos do Centro-Oeste, 8 são de Mato Grosso, com destaque para Alto Taquari, Campos de Júlio e Sapezal, que possuem os três maiores PIBs per capita da mesorregião,[6] e Cuiabá, que é sede de 8 empresas de grande porte, mesma quantidade que Belém e Florianópolis e maior número que em Campo Grande.[7] É um dos maiores estados em relação à exploração de minérios.

[editar] InfraestruturaResultados no ENEM Ano Português Redação
2006[8]
Média 35,48 (10º)
36,90 50,42 (14º)
52,08
2007[9]
Média 50,83 (9º)
51,52 55,98 (10º)
55,99
2008[10]
Média 40,44 (9º)
41,69 58,87 (11º)
59,35
O ensino médio em Mato Grosso obtém resultados no ENEM próximos à média nacional desde 2006, porém nunca conseguindo ultrapassá-la.

Referências↑ IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 22 de julho 2010.
↑ a b Estimativas para 1º de julho de 2009. IBGE. Página visitada em 19 de setembro de 2010.
↑ Síntese dos Indicadores Sociais 2010 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Tabela 1.4 - Taxa de fecundidade total, taxa bruta de natalidade, taxa bruta de mortalidade, taxa de mortalidade infantil e esperança de vida ao nascer, por sexo,segundo as Grandes Regiões e Unidades da Federação - 2009. Página visitada em 18 de setembro de 2010.
↑ Ranking do IDH dos estados do Brasil em 2005. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (15 de setembro de 2008). Página visitada em 17 de setembro de 2008.
↑ IBGE. Indicadores mínimos (PDF). Página visitada em 5 de Outubro de 2007.
↑ IBGE aponta Cuiabá na 10ª posição entre as capitais mais ricas do país. Redação do site TVCA com G1 (16 de dezembro de 2008). Página visitada em 14 de julho de 2009.
↑ IBGE mostra a nova dinâmica da rede urbana brasileira. Regiões de Influência das Cidades - 2008 (10 de outubro de 2008). Página visitada em 14 de julho de 2009.
↑ http://download.globo.com/vestibular/enem2006_desempenhoregiaouf.doc
↑ http://download.uol.com.br/educacao/enem2007_mediasredacao.xls
↑ http://www.inep.gov.br/download/enem/2008/Enem2008_tabelas_01a101.xls
[editar] Ver tambémEscola da Amazônia
Lista de governadores de Mato Grosso
Rusga, movimento nativista durante o período regencial
Parque Indígena do Xingu
[editar] Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Imagens e media no Commons
Commons
Página oficial do governo de Mato Grosso
Tribunal de Justiça de Mato Grosso
[Expandir]Mato Grosso
[Expandir]v • e Mato Grosso
Portal — Geografia, Política, Cultura, Esportes
Capital Cuiabá
Mesorregiões Centro-Sul Mato-Grossense • Nordeste Mato-Grossense • Norte Mato-Grossense • Sudeste Mato-Grossense • Sudoeste Mato-Grossense
Microrregiões Alta Floresta • Alto Guaporé • Alto Araguaia • Alto Pantanal • Alto Paraguai • Alto Teles Pires • Arinos • Aripuanã • Canarana • Colíder • Cuiabá • Jauru • Médio Araguaia • Norte Araguia • Paranatinga • Parecis • Primavera do Leste • Rondonópolis • Rosário Oeste • Sinop • Tangará da Serra • Tesouro
Regiões Metropolitanas
e RIDEs Vale do Rio Cuiabá
Mais de 100.000
habitantes Cuiabá • Várzea Grande • Rondonópolis • Sinop
Mais de 50.000
habitantes Cáceres • Tangará da Serra • Sorriso • Barra do Garças • Primavera do Leste • Alta Floresta
Centro-Oeste, Brasil

[Esconder]v • eRegião do Complexo do Pantanal
Portal — Animais - Plantas - Rios - Solos - Clima - Demografia - Infra-estrutura
Estados Mato Grosso • Mato Grosso do Sul
Sub-regiões Aquidauana • Barão de Melgaço • Cáceres • Nabileque • Nhecolândia • Paiaguás • Paraguai • Poconé
Cidade de apoio Corumbá
Outras cidades Anastácio • Aquidauana • Barão de Melgaço • Bodoquena • Cáceres • Coxim • Miranda • Poconé • Porto Murtinho
Centro-Oeste do Brasil

[Expandir]v • e Portais de Mato Grosso
Mato Grosso - Cuiabá • Pantanal

[Expandir]v • e Regiões e estados do Brasil
Subdivisões do Brasil
Unidades
da Federação Região Norte Acre · Amapá · Amazonas · Pará · Rondônia · Roraima · Tocantins
Região Nordeste Alagoas · Bahia · Ceará · Maranhão · Paraíba · Pernambuco · Piauí · Rio Grande do Norte · Sergipe
Região Centro-Oeste Distrito Federal · Goiás · Mato Grosso · Mato Grosso do Sul
Região Sudeste Espírito Santo · Minas Gerais · Rio de Janeiro · São Paulo
Região Sul Paraná · Rio Grande do Sul · Santa Catarina

Arquipélagos Fernando de Noronha · Atol das Rocas · Arquipélago de São Pedro e São Paulo · Trindade e Martim Vaz
Geoeconômicas Amazônica · Centro-Sul · Nordeste
Outros Antártida Brasileira (ver também: Estação Antártica Comandante Ferraz)
Propostas de novas unidades federativas do Brasil

[Expandir]v • e Fronteiras do Brasil
Países limítrofes Argentina • Bolívia • Colômbia • Guiana Francesa (França) • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela
Macrorregiões fronteiriças Centro-Oeste • Norte • Sul
Estados fronteiriços Acre • Amapá • Amazonas • Mato Grosso • Mato Grosso do Sul • Pará • Paraná • Rio Grande do Sul • Rondônia • Roraima • Santa Catarina
Municípios fronteiriços Bifronteiriços ou tríplices fronteiras: Atalaia do Norte • Assis Brasil • Barra do Quaraí • Corumbá • Foz do Iguaçu • Laranjal do Jari • Oriximiná • São Gabriel da Cachoeira • Uiramutã • Uruguaiana
Fronteira simples: Aceguá • Acrelândia • Alecrim • Almeirim • Alta Floresta d'Oeste • Alto Alegre • Alto Alegre dos Parecis • Amajari • Antônio João • Aral Moreira • Bagé • Bandeirante • Barcelos • Barracão • Bela Vista • Belmonte • Benjamin Constant • Bom Jesus do Sul • Bonfim • Brasileia • Cabixi • Cáceres • Capanema • Capixaba • Caracaraí • Caracol • Caroebe • Chuí • Comodoro • Coronel Sapucaia • Costa Marques • Crissiumal • Cruzeiro do Sul • Derrubadas • Dionísio Cerqueira • Dom Pedrito • Doutor Maurício Cardoso • Entre Rios do Oeste • Epitaciolândia • Esperança do Sul • Feijó • Garruchos • Guaíra • Guajará • Guajará Mirim • Guaraciaba • Herval • Iracema • Itaipulândia • Itapiranga • Itaqui • Jaguarão • Japorã • Japurá • Jordão • Mâncio Lima • Manoel Urbano • Marechal Rondon • Marechal Thaumaturgo • Mercedes • Mundo Novo • Normandia • Novo Machado • Nova Mamoré • Óbidos • Oiapoque • Pacaraima • Paraíso • Paranhos • Pato Bragado • Pedras Altas • Pérola d'Oeste • Pimenteiras do Oeste • Pirapó • Plácido de Castro • Planalto • Poconé • Ponta Porã • Porto Esperidião • Porto Lucena • Porto Mauá • Porto Murtinho • Porto Velho • Porto Vera Cruz • Porto Walter • Porto Xavier • Pranchita • Princesa • Quaraí • Rodrigues Alves • Roque Gonzales • Santa Helena • Santa Helena • Santa Isabel do Rio Negro • Santa Rosa do Purus • Santa Vitória do Palmar • Santana do Livramento • Santo Antônio do Içá • Santo Antônio do Sudoeste • São Borja • São Francisco do Guaporé • São José do Cedro • São Miguel do Iguaçu • São Nicolau • Sena Madureira • Serranópolis do Iguaçu • Sete Quedas • Tabatinga • Tiradentes do Sul • Tunápolis • Vila Bela da Santíssima Trindade
Brasil


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso"
Categoria: Mato Grosso
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página CorrelatosCommons Noutras línguasAfrikaans العربية Asturianu Български ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Galego עברית Hrvatski Magyar Interlingua Bahasa Indonesia Ido Italiano 日本語 ქართული 한국어 Kernowek Lietuvių Latviešu मराठी Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Piemontèis Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Kiswahili Тоҷикӣ ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt Volapük Winaray Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 11h04min de 11 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas