quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

9010 - UNIVERSIDADES DO PARÁ

Governo do Estado do ParáGoverno do ParáFAPESPALinks do Governo Paraense Links do Governo Paraense Portal do Governo do Pará ------------------------------------------------ Administração Direta Auditoria Geral Casa Civil Sagri Sead Secult Sedect Seduc Sedurb Sefa Segup Seir Sema Seop Sepof Sespa Setran ------------------------------------------------ Administração Indireta - Autarquias: Centro de Perícias Detran Escola de Governo Igeprev Ipasep Iterpa Jucepa - Fundações: Fund. de Amparo à Pesquisa Fund. Carlos Gomes Fund. Curro Velho FCPTN - Centur Hemopa Hospital de Clínicas Imprensa Oficial Inst. de Artes do Pará Portal Cultura - Socied. de Economia Mista: Banpará Ceasa Cohab Cosanpa Paratur - Empresas Públicas: Adepara Hospital Ofir Loyola Prodepa - Segurança Pública: Corpo de Bombeiros Polícia Civil Polícia Militar ------------------------------------------------ Outros Sites do Governo do Pará Banco do Cidadão Cedca Compras Pará Defensoria Pública Pac no Pará Procuradoria Geral Transparência Pará Estou em: Início » Cultura e Pensamento: universidades abrem ...Acesso rápido: Menu principal | Conteúdo | Rodapé Fale conosco Mapa do site Webmail expresso Área restrita Intranet Texto: Menor Médio Maior Pesquisar
Buscar: Cultura e Pensamento: universidades abrem inscrição para ciclo de debates sobre a Amazônia
Matéria publicada em: 13/10/2010


Estão abertas as inscrições para o ciclo de debates Amazônias: paisagens, narrativas, sentidos, projeto contemplado pelo Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura. Programado para acontecer entre os dias 25 e 27 de outubro, no auditório David Mufarrej (Unama), o evento, em Belém, conta com a participação da das três maiores instituições de ensino superior do Estado, a Universidade Federal do Pará – UFPA –, a Universidade do Estado do Pará – UEPA – e a Universidade da Amazônia - UNAMA.

O evento tem ainda o apoio da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Núcleo de Poéticas da Oralidade, coordenado pela Profª Dra. Jerusa Pires Ferreira, e de outras IES, como Universidade de Brasília; Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidad Católica del Perú.

Exposições sobre Benedito Nunes, Dalcídio Jurandir e uma instalação de miriti fazem parte da programação do ciclo de debates, cujas inscrições para participar estão abertas, com vagas limitadas. Saiba mais no www.amazonias.blog.br A abertura, no dia 25 de outubro, às 19h, será no auditório David Mufarrej, com apresentação do coro cênio da Unama e também com solenidade de abertura do Fórum de Letras da Unama.

Os debates do Cultura e Pensmaento que resultarão em vídeos e revistas, serão nos dias 26 e 27, com discussões, palestras e mesas redondas marcadas pela diversidade das relações espaço-temporais que projetam sentidos.

Daí o título referir-se a paisagens como espaço e narrativas como tempo, pois a ideia é justamente trazer à tona interpretações dos variados lugares de enunciação da Amazônia, tendo como foco a percepção do modo como o não-amazônida conceitua a região. De acordo com a professora Josebel Fares, da UEPA, vários estudos sobre a cultura da Amazônia, no âmbito acadêmico, têm acontecido na região e fora dela.

Em 2002, realizou-se em São Paulo, um evento que se intitulou Amazônias Paraenses. “Apesar da nominação, contou com a participação de um grupo de estudantes, pesquisadores e professores de outros estados da região, que naquele momento realizavam suas pós-graduações em São Paulo, a maioria ligada aos programas de Comunicação e Semiótica e de História/ PUC”, explica Josebel Fares.

As três IES envolvidas diretamente no projeto deste ciclo – UFPA, UEPA, UNAMA – vem ao longo de suas trajetórias, propiciado a discussão sobre a Amazônia em âmbito local, regional e universal.

“No momento em que professores dos quadros efetivos, militantes nas áreas de Cultura, Comunicação, Arte e Educação, retornam de suas pós-graduações e posicionam-se em programas de pós-graduação, em grupos de pesquisa e na docência em graduação e latu sensu, essas ações tornam-se mais regulares e qualificadas”, diz Fares.

Exposições, música, cênicas - A idéia do ciclo não se encerra em mesas redondas ou palestras com debates. As reflexões propostas por representações da Amazônia no campo artístico, especialmente nas formas visuais, audiovisuais, cênicas e musicais, estarão presentes.

Na abertura haverá apresentação do coro cênico da Unama e, após a cerimônia oficial, serão inauguradas duas exposições e uma instalação na Galeria Graça Landeira. Uma mostra terá como temática o escritor Dancídio Jurandir e a outra, o crítico literário, professor e filósofo Benedito Nunes (Prêmio Jabuti - CRÍTICA LITERÁRIA - 2010).

Outra mostra será a instalação, que reunirá duzentos objetos de miriti, inspirada na espécie "arara juba", pássaro amazônico com penugens nas cores verde e amarelo, e que é símbolo do XVI Fórum Paraense de Letras da Unama, evento que também estará sendo aberto no dia 25, momentos antes da cerimônia de abertura do ciclo de debates.

Serviço

Inscrições abertas para o Ciclo de Debates Amazônias: Paisagens, Narrativas, Sentidos. De 25 a 27 de outubro, no auditório David Mufarrej (320 vagas). Informações no www.amazonias.blog.br. Inscreva-se pelo site e faça a confirmação (R$ 5,00) nos postos instalados na Unama, UEPA e UFPA. Mais Informações: 91 3343.3567 | 3343.3564.

Thumbnail

Imprimir este Conteúdo | Gerar PDF deste Conteúdo | Envie este Conteúdo a um amigo Presidente Vargas, 1020, Centro
CEP:66017-000 Belém - PA.
Tel (91) 4009 - 2500/ FAX (91) 4009 - 2530
Copyright 2009 © FAPESPA - Todos os direitos resevados

Novo menu fapespa
FAPESPA
Apresentação

Decretos

Leis

Resoluções

Instruções Normativas

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
Organograma

Conselho Superior

Assessoramento

PEI 2008-2011

COMUNICAÇÃO
Notícias

Especiais

Logomarca

Multimídia

Parcerias

EDITAIS
Abertos

Encerrados

Resultados

Resultados no SigFapespa

FORMAS DE APOIO
Programas

Projeto

Bolsas

Eventos Científicos

Publicações

APOIO AO USUÁRIO
Licitações

Prestação de Contas

Documentos para contratação

Termos de Outorga

Normas e procedimentos

Tabelas vigentes

Valores de bolsas e diárias

Outros downloads

Termo Universal de Concessão de Apoio

RESULTADOS
Teses concluídas

Artigos e publicações

Dissertações concluídas

Bolsista DCR

Indicadores

CADASTRO
Bolsista

Instituição

Pesquisador




COPYRIGHT UEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas