sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

8717 - HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA

Procurar Torne-se membro! Acessar


A Sua Rede Social de História - Inscreva-se! É rápido e gratuito!

PrincipalMinha páginaMembrosGruposFóruns
Leia antes de criarBlogsFotos
Leia antes de adicionarVeja as fotos da redeVídeos
História do BrasilSegunda Guerra MundialHistória de CubaEgito AntigoGrécia AntigaHistória MedievalEducação e HistóriaEntrevistasHistória da ArteOutros vídeosEntrevistas
Mônica GrinPaulo PaimRicardo SallesCristina MeneguelloRenata RezendeMarco Antônio VillaSelma ZalcmanHilário Franco Jr.Meize Regina de LucenaLuis Edmundo MoraisMatérias AntigasEventosSaiba Mais!
O que é o Café HistóriaAnuncie no Café HistóriaO Café História na MídiaFaq | TutorialFale ConoscoDivulgação | ParceriaPromoções CulturaisTodos os GruposMeus grupos História e AntropologiaCriado por Daniel Carvalho
Exibir grupos
Informação Grupo destinado analisar a influência da Antropologia na História, bem como discutir as principais teorias antropológicas.

Membros: 273
Última atividade: 4 horas atrás
A Terceira geração dos Annales recuperou a tendencia antropológica com as obras de Le Goff, quando publicou Para um novo Conceito de Idade Média, reelembrado a obra de March Bloch Os Reis Taumaturgos que tinha um caráter antropologico baseados nas teoria de Levy-Bruhl para explicar como as pessoas daquela época acreditavam que pelo toque real se curava um tipo de doença . Assim a Antropologia tem capacidade de usar seus modelos teóricos para explicar determinados costumes nas sociedades antigas, dando um maior relevo não ao fato, mas as representações culturais de determinada sociedades. A antropologia tem capacidade de utilizar dos mitos e o símbolos produzidos por uma sociedade para elucidar seu costumes e cultura. Fórum de discussão
O que você pensa a respeito da pena morte por apedrejamento existente em países como o Irã? 9 respostas
Neste mês de agosto de 2010, o Brasil se viu envolvido em uma grande polêmica ao oferecer oferecer asilo para a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani. Mãe de dois filhos, a iraniana havia sido condenad…
Iniciado por Bruno Leal. Última resposta de eveline costa 18 Jan.

Até que ponto Antropologia e História tem semelhanças em seus percurssos? 3 respostas
Sou estudante de Antropologia e não conheço muito sobre história. Mas como tenho vários amigos que são da História, eu converso bastante com eles. Cada vez mais percebo que muitas questões presentes…
Iniciado por Gustavo Alencar. Última resposta de Luiz Renato Vicente 1. Ago, 2010.

De que forma a cultura pode ser interpretada pela História? 1 resposta
Segundo o antropólogo Clifford Geertz, a cultura é um dos conceitos mais caros as ciências humanas, e também mais amplos com múltiplas variações de dífícil solução. Assim sendo, a utilização do termo…
Iniciado por Daniel Carvalho. Última resposta de Fabiana Rodrigues de Souza 15. Mar, 2010.
Iniciar tópico Exibir todos Caixa de RecadosComentar

Você precisa ser um membro de História e Antropologia para adicionar comentários! Comentário de Ludmila Pena Fuzzi em 17 outubro 2010 às 11:57 Criei uma página em que trato de assuntos históricos, meu blog é dividido em páginas temáticas: História Social, História da Morte, Histpriografia, Metodologia de Pesquisa (Muito Importante para Universitários e Outros), Artigos e Texto dentre outras coisas... Tem muito material bom, minha contribuição para a história.. EM BREVE irei atualizar minha página referente aos estudos da escravidão, meus Mestrado!

Acessem: http://profludfuzzi.blogspot.com/ Podem fazer pedidos pelo Fale Conosco! Comentário de Fabiana Bandeira em 2 agosto 2010 às 9:05 Estão abertas as inscrições para o III Seminário Nacional de Pós-graduandos em História das Instituições.
Tendo em vista as iniciativas bem sucedidas dos mestrandos do PPGH da UNIRIO, que em duas edições do Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições reuniram diversos pesquisadores para a divulgação e o debate dos estudos que vem sendo feitos nesta área, apresentamos a terceira edição do evento, cujo tema é Historiografia e Instituições: caminhos possíveis de investigação.

O III Seminário de Pós-Graduandos em História das Instituições ocorrerá entre os dias 22 a 26 de novembro de 2010 no Auditório Paulo Freire no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

As inscrições para comunicações serão aceitas até 30 de agosto de 2010.

Para ter acesso às diversas mesas e modalidades de inscrições, acessar http://historiografiaeinstituicoes.tumblr.com/ Comentário de Fabiana Bandeira em 2 agosto 2010 às 9:05 http://historiografiaeinstituicoes.tumblr.com/ Comentário de Gabriel Mateus de Carvalho em 25 junho 2010 às 15:18 Legal mesmo. Vou ficar ligado na discussão. Comentário de Pablo Eduardo da Rocha Souza em 4 maio 2010 às 10:23 Legal, pessoal.Esse grupo possibilita discussões extremamente importantes para o diálogo entre História e Antropologia,o que é muito importante pois a Antropologia vem sendo nos últimos anos uma das áreas do saber que mais tem contrubuído com as redefinições da pesquisa histórica. Legal, mesmo... Comentário de Silvaniza Maria Vieira Ferrer em 30 abril 2010 às 7:24 A história ora precisa da Antropologia ora esta precisa da História. Afinal, como entender o Homem se não observar esse homem ao longo da história? E como entender o homem presente se não olhá-lo antropologicamente? Um dia, todas as ciências eram somente FILOSOFIA. Depois veio a Torre de Babel. As vezes, para se entender um único momento, precisa-se reunir todas as ciências. Comentário de Heloisa Beatriz Gomes Schumacher em 29 abril 2010 às 22:32 Acho que tem tudo a ver: Antropologia, História, Arqueologia. A História só se dá e se conta através de simbolos, escrita e oral, características próprias do ser humano e se comprova devido a materiais encontrados pela arqueologia ou documentos que fundamentam eventos, culturas e costumes de uma sociedade, seja ela qual for. São complementares em si. Comentário de Roseli Maria Bergozza em 29 abril 2010 às 20:00 Olá sou mestranda. Meu aporte é a História Cultural, portanto considerando não só a Antropologia. os comentários postados são de toda pertinência. Comentário de Ana Eugênia Nunes de Andrade em 21 abril 2010 às 11:57 Tiradentes - a construção de um mito no imaginário brasileiro. Aproveitem o feriado para refletir a utilização dos símbolos na construção de uma nação. Hoje, o feriado é celebrado por quem? como os sentidos republicanos são resignificados no personagem histórico? Comentário de camila carla de souza ferreira em 26 março 2010 às 14:42 Atualmente faço pedagogia e creio que a antropologia, bem como sua abordagem cultural, será de grande utilidade para enxergar além das aparências, no ensino-aprendizagem. A própria pedagogia, através de fragmentos de várias ciências, tenta nos envolver na pluralidade de traços culturais, que são moldados por fatores diversos. Essa consciência da diversidade é imprescindível para transmitir e até mesmo receber o conhecimento do sujeito em que se educa. Afinal, a transmissão de conhecimentos é uma via de mão dupla. Ninguém é tão conhecedor que não possa aprender e tão desconhecedor que não possa ensinar!!! ‹ Anterior
1
2
3
Próximo ›
Página
Membros (273) Exibir todos Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Torne-se membro!
ou faça o seu login
Colabore com o Café! Cine HistóriaA HISTÓRIA OFICIAL


"La Historia Oficial", no original, é um filme argentino produzido em 1985. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme aborda um tema bastante polêmico para os argentinos ainda hoje.
Na Buenos Aires dos anos 80, Alicia e seu marido Roberto vivem tranqüilamente com Gaby, sua filha adotiva.Porém, após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio, Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino, passando a questionar todas as suas certezas e o que considerava como verdade. Uma realidade para a qual Alicia não estava preparada, mas que agora terá de enfrentar com todas as suas conseqüências.
Fale Conoscocafehistoria@gmail.com
O Café nas Redes
Grupos História do Espiritísmo…
1 membro
História - Simonsen
22 membros
História Indígena
238 membros
Racismo e escravidão neg…
288 membros
História Moderna
254 membros
História das Mentalidades
196 membros
História e Antropologia
273 membros
História da Igreja
210 membros
História de Angola
84 membros
História de Moçambique
30 membros
Exibir todos Membros














Exibir todos Eventosfevereiro 2011 D S T Q Q S S
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28


Mês passado
Próximo mês

Lançamento de livro Esoterismo dos Numeros
17 fevereiro 2010 a 28 abril 2011 – Clube dos Autores
Curso de Especialização História Social da Baixada Fluminense
20 março 2010 a 30 abril 2011 – Campus I - Duque de Caxias
Estudos Africanos: Desenvolvimento Humano e Docência
27 março 2010 a 24 setembro 2011 – Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (ISEP)
Pós-Graduação em Estudos Africanos: desenvolvimento humano e docência (com estágio optativo no continente africano)
8 maio 2010 a 12 novembro 2011 – ISEP/FABES
Reportagem na tv Brasil clik no link
26 maio 2010 às 21:00 a 2 maio 2017 às 19:00 – PRETOS NOVOS
Adicionar um evento Exibir todos AniversáriosAniversariantes de Hoje
Adson

Aislan Jonis Bertolucci

Alessandra Neris de Moraes

Ana Cristina

Ana Ibraima

© 2011 Criado por Bruno Leal Ativado por .
Badges | Relatar um incidente | Termos de serviço

Entrar no bate-papo


COPYRIGHT BRUNO LEAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas