quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

8566 - PORTAL DA HISTÓRIA

Portal:História
Da Wikiversidade
Ir para: navegação, pesquisa



Bem-Vindo ao Instituto de História !
Parte da área de Humanidades

Instituto de História

Sacro Império Romano-Germânico"... Diz-me para que serve a História" – é a frase que abre o livro do historiador francês Marc Bloch, destinado a responder à interrogação de um jovem, curioso – ou preocupado... -, com a aparente inutilidade da profissão do seu pai... Marc Bloch respondeu com um livro, com toda uma obra historiográfica, mas também com um percurso de cidadania. Deu aulas, fundou grupos de discussão sobre o passado, tentou renovar a forma como os homens olhavam para as suas origens e sugeriu que não as mitificassem de forma prejudicial.

O Instituto de História é o responsável dentro da Wikiversidade pela criação, manutenção e coordenação dos departamentos, cursos e disciplinas de nível fundamental, técnico, superior e livres nas áreas de História assim como por cursos e disciplinas em união com outros Institutos.

Sinta-se à vontade para visitar as páginas do Instituto, participar dos cursos, manter contato com os participantes dos diversos Departamentos, e caso se sinta preparado não se acanhe em colaborar com edições e participar das discussões. Se você é um estudioso de algum curso da área de História, colabore com o Instituto de História da Wikiversidade. Inscreva-se como tutor ou autor de conteúdo didático e participe!
O que é a História?
A História é uma palavra que vêm do grego "ιστορ" que significa "testemunha", e é um termo genérico geralmente aplicado em referência a ocorrências passadas. O significado de história, segundo a edição de 1911 da Enciclopédia Britannica é que "a história, em seu senso geral, é tudo o que aconteceu, não somente os fenómenos da vida humana como também os acontecimentos ocorridos no mundo natural. Inclui tudo o que passa por mudanças; e como as ciências modernas já mostraram que nada no universo é absolutamente estático, conclui-se que todo o universo, e todos os seus componentes, possuem sua própria história." Os historiadores usam várias de fontes de informação para construir a sucessão de eventos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais freqüentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos. O objetivo do historiador é, procurar no presente, respostas do passado.
Cursos oferecidos
Formação Básica

Ensino Fundamental
Ensino Médio

Licenciatura

Licenciatura em História
Bacharelado

Bacharelado em História
Bacharelado em História da Arte
Mestrado

Doutorado


Cursos Livres
Pesquisa
O Instituto de História mantém núcleos de pesquisa e recursos para pesquisadores nestas áreas. Se deseja participar, assim como auxiliar na criação e manutenção de recursos nesta área, acesse Núcleos de Pesquisa.

Se deseja saber mais sobre Pesquisas na Wikiversidade, visite a página Wikiversidade:Pesquisas para saber como funcionam. Note que a Wikiversidade é um projeto ainda muito recente, e cujas funcionalidades ainda estão sendo desenvolvidas.



Departamentos
Lista completa

Institutos e departamentos associados
Instituto de Ciências Biológicas
Instituto de Medicina Veterinária

Recursos
O Instituto de História, além de oferecer material livre relacionado ao tema, também serve como uma base de dados de recursos livres relacionados ao seu campo de abrangência. Acesse Recursos para visualizar material disponível a alunos, pesquisadores e tutores da área.



Coordenadoria
A Coordenadoria do Instituto de História compreende todos os usuários ativos que organizam os departamentos desta escola, criando e organizando seu conteúdo. Se deseja participar, iniciar um novo curso ou departamento, assim como resolver qualquer dúvida ou fazer uma sugestão de caráter gerencial desta escola poderá opinar.



Projetos Associados
Projeto História na Wikipedia
Projeto História da ciência na Wikipedia
Projeto História da militar na Wikipedia
Portal:História na Wikipedia
Portal História da ciência na Wikipedia
História da humanidade no Wikilivros
História na Wikipedia

Institutos
Formação Básica - Formação Intermediária - Preparatório para concursos - Centro de Referência Wikimédia

--------------------------------------------------------------------------------

Administração Arquitetura Artes Cênicas Artes Plásticas Astronomia
Audio-Visual Biologia Ciências Agrárias Ciências Políticas Ciências Sociais
Computação Comunicação Social Design Direito Economia
Educação Física Engenharia Filosofia Física Geociências
Geografia História Jornalismo Lazer e Turismo Letras
Matemática Medicina Veterinária Meteorologia Música
Nutrição Oceanografia Pedagogia Psicologia Química
Teologia

Obtida de "http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Hist%C3%B3ria"
Categorias: Institutos | História
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar AcçõesVer histórico
Pesquisa
Navegação
Página principal Esplanada Portal comunitário Mudanças recentes Donativos Projeto
Ambiente de Integração Cursos e disciplinas Proponha um curso Crie um curso Ajuda Cursos
Formação Básica Formação Intermediária Formação Técnica, Superior ou Livre Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Páginas especiais Link permanente Noutras línguas
Česky Deutsch Ελληνικά English Español Français Italiano 日本語 Русский Esta página foi modificada pela última vez às 01h58min de 15 de Dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons Attribution/Share-Alike License; pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikiversidade Exoneração de responsabilidade


COPYRIGHT WKIVERSIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas