terça-feira, 30 de novembro de 2010

6280 - LÍNGUAS DA GUIANA FRANCESA

Manual do Estudante Brasileiro na França
Anterior Capítulo 10. Informações específicas sobre cidades da Província Próxima

--------------------------------------------------------------------------------

10.3. Guadalupe, Guiana Francesa e Martinica
10.3.1. As cidades
Guadalupe, Guiana Francesa e Martinica são considerados "Départaments d'Outre-Mer" (DOM) da França. Nesta qualidade, gozam da mesma igualdade de direitos e da mesma identidade legislativa que cada departamento do Hexágono francês, com acréscimo de possibilidades de adaptação, levando em conta suas situações específicas. A razão maior de incluirmos estes três DOM's franceses no mesmo dossiê de informações se justifica pela instituição de ensino superior que os une, a Universidade das Antilhas e da Guiana.

Guadalupe é um arquipélago de 1780 km2 que compreende duas ilhas principais e outras seis menores, chamadas "dependentes", com um total de 420 mil habitantes. 50% da população de Guadalupe vive em torno de Pointe-à-Pitre, onde se situa a universidade. Pointe-à-Pitre é a capital econômica da ilha. Trata-se de uma cidade pouco organizada, onde o trânsito é quase caótico — cada casa na ilha possui em média 03 (três) carros! Para locomover-se na cidade e na ilha (que possui uma só "Nacional"), o ideal ao pesquisador é ter um carro, que se pode comprar por cerca de 1500 Euros (10 anos de uso). Cada uma das ilhas principais pode ser contornada, de carro, em um dia, contanto que não se pare por muito tempo nas praias, apenas em mirantes e locais realmente irresistíveis. Há viagens de barco e aéreas regulares saindo de Pointe-à-Pitre para qualquer uma das ilhas do arquipélago.

O idioma falado pelos ilhéus é o "créole" que, no caso de Guadalupe, mistura dialetos de origem africana com francês. Trata-se de outra língua que todos falam paralelamente ao francês, portanto não representa um problema, principalmente para que vai freqüentar o meio acadêmico, onde se fala francês.

A Guiana Francesa é o maior departamento ultramar francês e possui uma população de cerca de 160 mil habitantes, representando, assim, a menor densidade populacional do Caribe. A maior parte da população se concentra justamente na zona costeira, em Kourou (20 mil habitantes), base do programa espacial francês, e, principalmente, Caiena (55 mil habitantes). Ambas, e Kourou e Caiena, possuem campus da Universidade das Antilhas e da Guiana. Como em Guadalupe e Martinica, apesar do uso corriqueiro de línguas locais, o francês é a língua oficial da Guiana e a maioria das pessoas é bilíngue. Para mais informações, visites os sites da Prefeitura de Kourou e da cidade de Caiena. Domínio territorial da França na "Amazônia", a Guiana tem no turismo verde um eixo importante de desenvolvimento.

A ilha de Martinica, por sua vez, possui cerca de 400 mil habitantes, dos quais 100 mil vivem na capital, Fort-de-France. A vila de Schoelcher, à 5km de Fort-de-France, é onde se situa o campus da universidade. Fica há 3h de barco de Guadalupe (Pointe-à-Pitre), ou 45min de avião. O turismo na Martinica passa por um considerável desenvolvimento, contribuindo hoje com mais de 7% do PIB comercial.

Por tratar-se de ilhas turísticas, o custo de vida em Guadalupe e na Martinica é alto, em muitos aspectos maior que na "métropole", como eles reportam-se à França/Europa. O governo, a moeda, as leis e normas, enfim tudo é e vem da metrópole. Inclusive é oferecido um bom incentivo financeiro aos franceses que desejam estabelecer-se e trabalhar nas ilhas (e na Guiana), muito por conta do alto custo de vida. Mas a bolsa de estudos paga pelo governo brasileiro é suficiente para as despesas básicas e, fora disto, não se tem muito em que gastar. Freqüentar praias belíssimas é gratuito.

Uma companhia de avião que serve e liga de forma regular Guadalupe, Guiana Francesa e Martinica é a Air Caraibes.

Para mais informações, visite o site: http://www.outre-mer.gouv.fr/

10.3.2. Ensino Superior
A Universidade das Antilhas e da Guiana conta com cerca de 12.000 estudantes em atividade nos seus cinco campus situados em Guadaloupe (2), Guiana Francesa (2) e Martinica (1), oferecendo diversos diplomas de Terceiro Ciclo além de Doutorado nas mais variadas áreas de pesquisa. Para maiores informações:

Université des Antilles et de la Guyane (UAG)
Site Internet: http://www.univ-ag.fr/


Nota: Para ver os cursos disponíveis no site, clique no link "Recherche" que aparece na página inicial.

Os cinco campus universitários são:


Campus de Fouillole à Pointe-à-Pitre en Guadaloupe

Campus de Saint-Claude en Guadaloupe

Campus de Schoelcher en Martinique

Campus de Saint-Denis à Cayenne en Guyane

Campus de Kourou en Guyane


10.3.3. Alojamento
Para alojamento, as ofertas nos DOM concentram-se no CROUS, que possui o controle das Residências Universitárias e um cadastro de oferta de apartamentos particulares. Se não desejar morar em uma das residências universitárias, lá mesmo você escolhe, entra em contato com o proprietário e faz o procedimento devido para alugar um apartamento particular individual ou partilhado com outros estudantes. O cadastro é realmente vasto. A maioria dos proprietários oferta seus apartamentos com anúncio no CROUS, principalmente por ser de estudantes o maior número de possíveis locatários na região vizinha à Universidade. No caso de Guadalupe, especificamente, outra boa dica é o jornal 97.1, gratuito, semanal, onde todos ofertam de tudo em Guadalupe.

Apenas a título de referência, um studio de 20m2 em Guadalupe, não mobiliado em bairros turísticos próximos ao campus, onde a maioria dos estudantes provenientes de Martinica e Guiana costuma morar, é alugado pelo CROUS a partir de 300 Euros para o ano de 2003. Um quarto universitário de 9m2 custa em torno de um terço deste valor, mas as condições e a segurança são precárias. Quanto à localização, existem alojamentos de vários tipos próximos ao campus universitário. No momento da escolha, é aconselhável que o estudante ou pesquisador informe-se sobre a localização e proximidade entre sua moradia e o local de estudo, pois o transporte coletivo deixa muito a desejar em termos de qualidade e pontualidade.


CROUS des Antilles-Guyane
Campus universitaire de Fouillole
BP 444
97164 — Pointe-à-Pitre Cedex
Tel. 05 90 89 46 60
Fax. 05 90 82 96 72
Site Internet : http://www.crous-antilles-guyane.cnous.fr/

Esta é a sede principal do CROUS nas Antilhas e Guiana localizada em Pointe-à-Pitre, Guadaloupe. Mas você pode encontrar os serviços do CROUS em filiais chamadas CLOUS, na Guiana Francesa e em Martinica.


CLOUS Schoelcher (Martinica)
Résidence Universitaire de Schoelcher
BP 7208
97275 Schoelcher
Tel. 05 96 61 36 73
Fax. 05 96 61 34 81

CLOUS de Cayenne (Guiana Francesa)
Cité Universitaire de Cayenne
Route de Baduel
BP 522
97332 Cayenne cedex
Tel. 05 94 37 85 00
Fax. 05 94 30 77 46


É sempre bom lembrar também que o estudante estrangeiro tem direito à ajuda a alojamento paga pela CAF, cujos endereços são:

CAF de la Guadaloupe
Quai Levèvre
(près du collège Carnot)
Tél. 05 90 90 53 10
http://www.guadeloupe.caf.fr/

CAF de la Guyane
22, avenue Gaston Monnerville
97300 — Guyane
Tel. 05 94 28 30 00
Fax. 05 94 31 59 89
http://www.guyane.caf.fr/

CAF de la Martinique
Quartier Place d'Armes
BP 421
97291 Lamentin — Cedex 02
http://www.martinique.caf.fr/


Para maiores informações (somente sobre Guadaloupe) :


--------------------------------------------------------------------------------
Anterior Principal Próxima
Angers Acima Rennes

Melhores correspondências para LÍNGUAS DA GUIANA FRANCESA
Como em Guadalupe e Martinica, apesar do uso corriqueiro de línguas locais, o francês é a língua oficial da Guiana e a maioria das pessoas é bilíngue. Ir para o texto »


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas