sexta-feira, 19 de novembro de 2010

6190 - HISTÓRIA DO URUGUAI

Home Fotos Tunísia Fotos Marrocos Imagens Inglaterra Imagens França Imagens Itália Foto Grécia Imagens Istambul
Suécia Imagens Espanha Imagens Portugal Animais Fotos Camboja Islândia Veneza China Nova Iorque

História do Uruguai Fotografias em Uruguai
Mapa do Uruguai
Geografia do Uruguai
Clima do Uruguai
Fauna e a flora do Uruguai
População do Uruguai
Cultura do Uruguai
Governo do Uruguai
Economia do Uruguai
História do Uruguai


Os espanhóis instalaram-se no Uruguai em 1624 e, em 1680, foi a vez dos portugueses. Mas, no século XVIII, os espanhóis passaram a controlar completamente o território. Em 1814, a administração dos colonizadores foi derrubada por José Artigas, ditador até 1820, ano em que o Brasil se apoderou do país. Em 1825 conquistou a independência, embora os países vizinhos não a tenham reconhecido até 1853. Entre 1825 e 1828, foi disputado pela Argentina e pelo Brasil.

Entre 1839 e 1851, o país viveu uma guerra civil, causada pelos conflitos entre os dois principais partidos, o Partido Colorado (Vermelho), liberal, e o Partido Blanco (Branco), conservador. Em 1865 o Uruguai envolveu-se numa guerra com o Paraguai, que durou cinco anos.

José Battle Ordóñez, do Partido Colorado, foi eleito presidente em 1903. Os seus programas permitiram uma certa estabilidade social e política até 1929, ano em que morreu. Seguiu-se um período ditatorial mas, em 1951, foi criada uma nova Constituição. Em 1958 os nacionalistas (Brancos) ganharam as eleições, mas o aumento da inflação e da crise económica estimulou a actividade do terrorismo, dando origem a um golpe militar em 1973.

O poder foi tomado pelos rebeldes e as violações dos direitos humanos tornaram-se comuns por parte do governo militar. Em 1985 houve eleições gerais e Julio Maria Sanguinetti, liberal, tornou-se presidente do Uruguai. A prioridade do novo executivo foi libertar todos os presos políticos e restaurar completamente os direitos civis. Todos os partidos passaram a ter representação no governo. Nas eleições seguintes, quatro anos mais tarde, o conservador Luis Lacalle Herrera foi eleito presidente. Em 1994, Julio Maria Sanguinetti regressou ao poder. Nas eleições presidenciais de 1999 foi eleito Jorge Battle, que assumiu o poder a 1 de Março de 2000.

Historia do Uruguai


Anuário Galeria de fotos Entrevista Informações viagem Agenda Autor News Contato franceses


Pesquisa personalizada


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas