terça-feira, 30 de novembro de 2010

6279 - LÍNGUAS DA GUIANA FRANCESA

This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do site GIRAFAMANIA

TERRITÓRIO DA GUIANA FRANCESA
Dependência da República Francesa (FR)



French Guyane – Inini
Capital – Caiena.
Localização – norte da América do Sul.
Religião – Cristianismo...
Condição – Departamento de ultramar da França.
Moeda (numismática) – euro (01/01/2002). Anteriormente: franco francês.

Departamento de Ultramar da França, não é nação independente. Cerca de 90% do território da Guiana Francesa, ao norte da América do Sul, é coberto por florestas. A população concentra-se no litoral. O interior só é acessível por rios. Integra a França e, portanto, a União Europeia. O Centro Espacial de Kourou, pertencente à Agência Espacial Europeia, opera alí desde 1968.


--------------------------------------------------------------------------------

História

Após curto período de presença inglesa, holandesa e portuguesa, o território é confirmado francês em 1817. Em 1974, ganha maior autonomia econômica. No entanto, os protestos contra o desemprego e a decadência da economia levam à prisão de líderes sindicais e políticos pró-independência. Como resultado dos distúrbios político e industrial da década de 70, o Partido Socialista Guianense (PSG), o mais forte, pede maior autonomia política.

Algumas reformas são promovidas pelo governo francês entre 1982 e 1983, aumentando o poder político do Conselho Regional – espécie de Câmara Municipal eleita diretamente. Nas eleições de 1985, o PSG e outros partidos de esquerda conquistam a maioria das cadeiras.

Um acordo entre a França e uma empresa sul-africana para a exploração de ouro causa protestos em 1991. Os partidos da Guiana Francesa unem-se em uma greve geral, cancelando o acordo. Outra greve paralisa todo o território por uma semana, em 1992, em um protesto contra a indiferença francesa diante da crescente crise econômica local.

Manifestações estudantis que têm início em novembro de 1996 forçam o governo francês a anunciar, no começo de 1997, investimentos de 500 milhões de francos em educação. Em novembro, o presidente francês Jacques Chirac visita a Guiana e ali encontra-se com o presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. É anunciado que a ligação rodoviária entre o Amapá e Caiena ganha o status de obra estratégica, devendo estar concluída no primeiro semestre do ano 2000...


--------------------------------------------------------------------------------

Selos são emitidos pela Colônia Francesa desde 1886. O primeiro selo da Guiana Francesa (Scott: 1) é sobretaxado em um selo das Colônias Francesas (French Colonies) e foi emitido em 1886, com valor facial de 5 centimes sobre 2 centimes (verde).

Abaixo, dois exemplares do primeiro, os quais tem diferença na margem sem picotagem e são classificados como: I (10½ mm) e III. Ao lado, o selo com picote foi emitido no mesmo ano e com valor facial igual, o selo é classificado com diferença na cor: cinnamon/buff.



Abaixo (lado esquerdo da tela), selo emitido em 1892 (Scott: 32, SG: 1), com valor facial de 1 centime, primeiro grafado com o nome: “GUYANE”. Selos são emitidos pela Guiana Francesa desde 1902. O primeiro selo real da Guiana Francesa foi emitido em 1902, com valor facial de 1 centime (preto), o qual eu não tenho a imagem... O selo (abaixo, lado direito) foi emitido em 1905 (Scott: 51, SG: 58), com valor facial de 1 centime, ele mostra um tamanduá-bandeira.




--------------------------------------------------------------------------------

Separado da Guiana Francesa em 1930, o Território de Inini foi reincorporado em 1947... Seu primeiro selo postal data de 1932 (Scott: 1, SG: 1), com valor facial de 1 centime (verde e lilás), ele foi remarcado com a sobretaxa “TERRITOIRE DE L’ININI” em um selo da Guiana Francesa de 1929 (Scott: 109, SG: 117).





--------------------------------------------------------------------------------
FILATELIA
--------------------------------------------------------------------------------


População: 138,9 mil (1993).

Os Galibi – povo da etnia galibi que falava a antiga língua original karib, a qual foi substituída pelo patoá (mistura de crioulo com português) são originários do litoral da Guiana Francesa, mas hoje são encontrados no Estado do Amapá – fronteira com o Brasil.

O idioma oficial é o francês, mas também são falados o crioulo (Franch Creole) e o patoá (Patois), o qual parece que também é falado na Jamaica...

► “Girafa” em diferentes línguas na Guiana Francesa – girafe (francês) – ? (crioulo) – ? (patoá)
► Girafas em Zoológicos Americanos


--------------------------------------------------------------------------------

Visita: Oiapoque to Saint George by catraia (ida e volta), via Rio Oiapoque em 12/2001.
Standard ISO: GF – Adesão UPU: ?

Prefecture de La Guyane – Gouv. France
www.guyane.pref.gouv.fr

“La Poste” em uma vila da Guiana Francesa...




Última atualização: 17/11/2010.

--------------------------------------------------------------------------------

Melhores correspondências para LÍNGUAS DA GUIANA FRANCESA
“Girafa” em diferentes línguas na Guiana Francesa – girafe (francês) – ?... Ir para o texto »



COPYTRIGHT LÍNGUAS DA GUIANA FRANCESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas