sexta-feira, 19 de novembro de 2010

6203 - HISTÓRIA DO URUGUAI

San José State University
Department of Economics


applet-magic.com
Thayer Watkins
Silicon Valley
& Tornado Alley
USA


A história econômica e
economia atual de Uruguai





Embora Uruguai seja um país pequeno nos termos da área da população e da terra é um argumento importante para o estudo porque havia uma tentativa conscious sobre muitas décadas de criar um estado de bem-estar europeu do estilo. Nos 1940 ' s lá eram satisfação geral com a política do bem-estar-estado mas nos 1960 ' S. o A. continuou a sustentação do estado de bem-estar na cara de uma diminuição no rendimento conduzido aos deficits e subseqüentemente à inflação relativamente grandes. O turmoil econômico conduzido ao turmoil político. O movimento urbano do guerilla sabido como o Tupamaros introduziu as autoridades civilan em permitir o reino livre militar em suprimir o movimento do guerilla. Subseqüentemente um coup militar em 1973 fêz exame do controle cheio do governo e manteve o repression político por doze anos. Embora o dictatorship militar terminasse em 1985 que a democracia cheia não foi restaurada até 1990.

Em 1990 Uruguai teve uma população de aproximadamente 3 milhões, de que 1.4 milhões estavam na força labor. Mas esse 1.4 milhão, não tudo de quem estavam trabalhando, tiveram que suportar a pensioned uma população de 650 mil. As dificuldades econômicas e fiscais da situação eram enormes.

A história de Uruguai
A história adiantada de Uruguai é completamente complicado porque envolve os impérios espanhóis e Portuguese e suas repúblicas do sucessor e um número de factions nisso. O território que é agora Uruguai está no lado oriental do rio de Uruguai. No 1500s que a posição junto com o fato que não conteve nenhum metal precioso mas conteve os tribes nativos implacably hostis feitos lhe uninteresting à vice-realeza do la de Rio de Plata. Além havia o problema de um conflito possível com o português de Brasil. Conseqüentemente não havia nenhum desenvolvimento significativo da região no 1500s. A cidade principal de Montevideo não foi fundada até 1624. Quando o desenvolvimento dentro do império espanhol veio, era tanto quanto de um medo que o português pudesse estender seu império aos bancos do la de Rio de Plata e para complicar o espanhol negocíe com o interior, como de toda a atração do território.

No período colonial o território que é agora Uruguai foi conhecido como o banco oriental (Banda Oriental) e nivela hoje o nome oficial do país é a república oriental do Uruguai (del Oriental Uruguai de República). Embora não houvesse nenhum metal precioso a terra e o clima eram ideais para levantar o gado e os carneiros.

Linha do tempo do história de Uruguayan desde que europeu contate
1516: O capitão espanhol Juan Días de Solís aterra na costa do la de Rio de Plata e é atacado pelos nativos que matam quase todos os membros da expedição.
1520: O capitão Portuguese Ferdinand Magellan para na baía onde Montevideo será fundado mais tarde.
1603: O regulador da colônia de Plata de la de Rio de introduz o gado e os cavalos nas planícies de Uruguai livrando animais domésticos lá.
1680: Os portuguêses estabelecem um estabelecimento, del Sacramento de Colonia, através do rio de Buenos Aires em o que é agora Uruguai.
1720-1726: A coroa espanhola tem um fort e as facilidades do porto estabelecidas em Montevideo. Os Immigrants são incentivados estabelecir o interior e levantar animais domésticos. Um produto a ser produzido era carne salgada para lojas do navio. O gado esconde foi produzido também.
1776: Vice-realeza do la de Rio de Plata estabelecido com seu capital em Buenos Aires.
1807: A captação britânica Montevideo e ocupa-o por seis meses. Há uma influência cultural a longo prazo dos Ingleses esses hastes deste occupancy.
1808: Napoleon remove Ferdinand VII do throne de Spain e substitui-o com seu irmão Joseph (de Napoleon). Isto destruiu a lealdade dos colonos espanhóis ao império espanhol. Os movimentos da inicial para a independência ocorreram então. Em Montevideo o comandante militar espanhol, Javier Elío, estabeleceu uma junta governando leal ao rei espanhol velho, Ferdinand VII.
1810: Os invasores de Buenos Aires fazem exame do controle de Montevideo e depose as réguas leais a Spain. Uma divisão tornou-se entre as inclinações políticas do campo e a cidade de Montevideo. Elío quis estabelecer a independência de Buenos Aires.
1811: José Gervasio Artigas, um comandante de uma unidade militray no interior de Uruguayan, opõe Elío e lados com Buenos Aires. Artigas favorece a autonomia regional em uma unidade política federada.


--------------------------------------------------------------------------------


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas