sexta-feira, 19 de novembro de 2010

6194 - HISTÓRIA DO URUGUAI

Seu buscador de viagens

Entre | Cadastre-se Grátis | Entre com sua conta do: Pesquise no Mundi: Buscar
Uruguai
Sobre Perguntas e Respostas Fotos Wiki
Página Inicial América do Sul Uruguai Wiki UruguaiFotos Uruguai
Uruguai


--------------------------------------------------------------------------------
República Oriental del Uruguay
República Oriental do Uruguai

Bandeira Brasão de armas

Lema: Libertad o Muerte
Hino nacional: Orientales, la Patria o la tumba
Gentílico: uruguaio(a) ou oriental




Capital Montevidéu
Língua oficial Não há língua oficial, de facto o espanhol; o português é o segundo idioma mais falado.
Governo República presidencialista
- Presidente Tabaré Vázquez
Independência Do Brasil
- Declarada 25 de Agosto de 1825
- Reconhecida 27 de Agosto de 1828
Área
- Total 176.215 km² (88º)
- Água (%) 1,5
População
- Estimativa de 3,399,237 hab. (128º)
- Censo 2007
- Densidade 19 hab./km² (157º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2006
- Total $37.267 bilhões USD (92º)
- Per capita $11.646 USD (61º)
IDH (2007) 0,852 (46º) – elevado
Moeda Peso uruguaio ([[ISO 4217|]])
Fuso horário (UTC-3)
Cód. Internet .uy
Cód. telef. ++598
Website governamental http://pt.wikipedia.orghttp://www.presidencia.gub.uy/
A República Oriental do Uruguai é um país localizado na parte centro-sul da América do Sul e que é limitado a norte pelo Estado do Rio Grande do Sul, Federação brasileira, a leste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Rio da Prata e a oeste pela Argentina. Sua capital e maior cidade é Montevidéu.

Com uma renda per capita anual de 7.090 dólares americanos, o Uruguai ostenta uma das maiores rendas per capita e uma das menores taxas de pobreza da América Latina, aliando a isso um índice de analfabetismo dos mais baixos da região.

Com uma população de 3,3 milhões, o país é pioneiro na América do Sul na adoção de políticas sociais e foi o primeiro da região a criar um sistema de previdência. Além de seu elevado índice de desenvolvimento humano frente aos demais países do continente, o Uruguai também é um modelo no setor de assistência aos idosos, que formam parte significativa da população.

Índice
1 Principais aspectos
2 História
2.1 A Suíça da América
3 Política
4 Subdivisões
5 Geografia
5.1 Clima
5.2 Vegetação
6 Economia
7 Demografia
8 Religião
9 Cultura
10 Desportos (pt-PT) Esportes (pt-BR)
11 Referências
12 Ver também
13 Ligações externas




Principais aspectos
O Uruguai possui 176 mil km² de área. Grande parte de sua área esta localizada no Pampa e se caracteriza por apresentar um relevo suave e ondulado, de baixa altitude, conhecido no país como cuchillas.

Até a década de 1960, o Uruguai era chamado de "a Suíça sul-americana" por ter um perfil de país desenvolvido, com altos índices sociais e estabilidade política. Após a década de 1970, a escassez de recursos minerais e energéticos, a carência de tecnologia e a queda do preço da lã e da carne no mercado internacional, contribuíram para a desestabilização econômica no Uruguai.

Em 1973, ocorreu um golpe militar com dura repressão por parte do governo e que favoreceu o surgimento de movimentos de oposição e de guerrilha, como o dos tupamaros.

A ditadura militar durou até o ano de 1984 e, mesmo com o restabelecimento democrático, os problemas econômicos continuaram. O declínio econômico e a instabilidade política provocaram uma grande emigração de jovens.

A década de 1990 foi marcada por privatizações, diminuição dos gastos públicos e elevação da taxa de desemprego. E, em tentativa de melhorar esta crise e diversificar as atividades econômicas no Uruguai, o governo criou uma legislação favorável à implantação de instituições financeiras, que acabou atraindo várias empresas do setor, transformando o Uruguai em país de destaque no setor bancário.



História
Os primeiros europeus chegaram à área no início do século XVI. Tanto a Espanha como Portugal procuraram colonizar o futuro Uruguai. Portugal tinha por base a Colônia do Sacramento (na margem oposta a Buenos Aires, no rio da Prata), enquanto a Espanha ocupava Montevidéu, fundada no século XVIII e que veio a se tornar a capital do futuro país.

O início do século XIX viu o surgimento de movimentos de independência por toda a América do Sul, incluindo o Uruguai, então conhecido como a Banda Oriental del Uruguay (isto é, "faixa a leste do rio Uruguai"), cujo território foi disputado pelos estados nascentes do Brasil, herdeiro de Portugal, e da República Argentina, com capital em Buenos Aires, herdeira do Vice-reinado do Prata da Espanha.

O Brasil havia recuperado a área em 1811 e anexado-a em 1821 (ler Incorporação da Cisplatina em História do Brasil). A Banda Oriental passou a fazer parte do Brasil como seu território mais austral. Em 1822, com a independência do Brasil, a região passou a fazer parte do nascente império, havendo Montevidéu jurado a Constituição Imperial de 1824. A 23 de Agosto de 1825, no entanto, setores descontentes de Montevidéu organizaram revoltas contra o governo da corte do Rio de Janeiro.

A província austral se tornaria independente com a assinatura do Tratado de Montevidéu, em 1828. As negociações para a independência tiveram o mediação de George Canning, então chefe do Foreign Office ou Ministério do Exterior britânico, que visava consolidar a livre-navegação do rio da Prata.

De modo a se criar símbolos nacionais ao novo país independente, o sentimento separatista foi vinculado ao General Artigas, que sustentou as lutas contra a anexação da Banda Oriental seja pelo Brasil seja pelas Províncias Unidas do Rio da Prata, entre 1810 e 1820. Se a independência foi satisfatória para os partidários blancos, vinculados aos estancieiros do interior, a separação não desagradou aos colorados de Montevidéu, que tiveram o primeiro presidente constitucional entre seus quadros e se entendiam mal governados pela corte brasileira.



A Suíça da América
No final do século XIX o país havia completado sua organização, e durante a etapa batllista consolidou sua democracia e alcançou altos níveis de bem-estar, comparados aos europeus. Devido a isso, o Uruguai começou a ser conhecido internacionalmente como "A Suíça da América". Uruguai foi o primeiro país a estabelecer por lei o direito ao divórcio (1907) e um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito das mulheres a votar.

O Uruguai experimentou uma série de presidentes eleitos e nomeados e entrou em conflitos com estados vizinhos, flutuações e modernizações políticas e econômicas e grandes fluxos de imigrantes, provenientes especialmente da Europa. Os militares tomaram o controle da administração em 1973 e o governo civil só regressou em 1985, um ano depois de vastos e violentos protestos contra os regimes militares na América do Sul, inclusive no Uruguai.

Seguiram-se presidentes dos partidos tradicionais, blancos e colorados, até as eleições de 2004, vencidas pelo candidato Tabaré Vázquez, apoiado pela coligação de centro-esquerda Frente Amplio. O mandato de Vázquez teve início em março de 2005.


Torre das Telecomunicações em Montevidéu

Política
A constituição uruguaia de 1967 institucionalizou uma presidência forte, sujeita ao controle judiciário e legislativo. O presidente, que é ao mesmo tempo o chefe de estado e o chefe de governo, é eleito por voto popular para um mandato de cinco anos, sendo o vice-presidente eleito no mesmo boletim de voto. O governo é composto por treze ministros, nomeados pelo presidente, que dirigem departamentos executivos.

O parlamento uruguaio é a Assembleia Geral bicameral, ou Asamblea General, que consiste de um senado de 30 membros (Cámara de Senadores), que é presidido pelo vice-presidente da república, e uma Câmara de Representantes de 99 membros (Cámara de Representantes). Os deputados a ambas as câmaras são eleitos por voto popular para mandatos de cinco anos.

O tribunal mais elevado é o Supremo Tribunal. Abaixo dele encontram-se os tribunais de apelação e tribunais inferiores, e os juízos de paz. Existem também tribunais eleitorais e administrativos (de "contencioso"), um tribunal de contas e um sistema judicial militar.



Subdivisões
A República se divide em dezenove departamentos, a saber:

Departamento Área (km²) População* Capital
Artigas 11.928 78,019 Artigas
Canelones 4.536 485,028 Canelones
Cerro Largo 13.648 86,564 Melo
Colônia 6.106 119,266 Colônia do Sacramento
Durazno 11.643 58,859 Durazno
Flores 5.144 25,104 Trinidad
Florida 10.417 68,181 Florida
Lavalleja 10.016 60,925 Minas
Maldonado 4.793 140,192 Maldonado
Montevidéu 530 1,326,064 Montevidéu
Paysandú 13.922 113,244 Paysandú
Río Negro 9.282 53,989 Fray Bentos
Rivera 9.370 104,921 Rivera
Rocha 10.551 69,937 Rocha
Salto 14.163 123,120 Salto
San José 4.992 103,104 San José de Mayo
Soriano 9.008 84,563 Mercedes
Tacuarembó 15,438 90,489 Tacuarembó
Treinta y Tres 9.676 49,318 Treinta y Tres



Geografia
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul e a sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas (coxilhas), com uma planície costeira fértil. A terra está ocupada na sua maior parte por pradarias, ideais para a criação de bovinos e ovinos. O ponto mais elevado do país é o Cerro Catedral, com 514 m. Ao sul situa-se o rio de la Plata (rio da Prata), onde está o Porto de Montevidéu. O Rio da Prata é o estuário formado pelo rio Uruguai, que constitui a fronteira ocidental do país, e pelo rio Paraná, fora do Uruguai, formador da mesopotâmia argentina. O país tem apenas um rio importante que o atravessa, o rio Negro, com hidrelétricas. Tem ainda parte da Lagoa Mirim, que divide com o Brasil e de algumas lagoas na costa do Atlântico.



Clima
O clima do Uruguai é temperado, mas relativamente quente, visto que temperaturas negativas, bastante freqüentes nas noites de inverno, não descem muito abaixo de zero, enquanto os verões são amenos no extremo sul do país (nas regiões de Montevidéu e de Punta del Este), tornando-se mais quentes em direção ao norte. O terreno plano fica de certo modo vulnerável a rápidas mudanças nas frentes meteorológicas e também ao pampero, um vento frio e ocasionalmente violento que sopra para norte desde as planícies das pampas na Argentina.

A temperatura média anual varia dos 16°C em Montevidéu aos 19,5°C em Salto e Artigas, e a precipitação média anual varia dos 1.000 mm no sul do país aos 1.400 mm no norte. Em Montevidéu, o mês mais quente é janeiro, com temperatura média de 22°C, enquanto o mês mais frio é julho, com média de 10°C. As temperaturas máxima e mínima recordes registradas no país são de 44°C, em Paysandú, e de -11°C, em Melo. As geadas são bastante freqüentes no inverno, mas a queda de neve se registrou apenas em ocasiões muito esparsas.



Vegetação
Originalmente a região apresentava, em termos de vegetação, nas nascentes do rio Uruguai, os Campos, e na direção sudoeste, a Mata do Alto Uruguai (Mata Atlântica). Atualmente a região encontra-se intensamente desmatada e apenas áreas restritas conservam a vegetação original. As principais alterações são conseqüência da expansão agrícola, notadamente das lavouras de arroz irrigado na região da Campanha, soja e trigo no Planalto. Nas áreas de minifúndio, localizados juntos aos vales, se desenvolveram intensamente a suinocultura e avicultura.


Montevidéu

Economia
A economia do Uruguai é caracterizada por um setor agrícola orientado para a exportação, com uma força de trabalho bem educada, com altos níveis de investimentos sociais.

Pastagens para rebanhos de bovinos e ovinos cobrem cerca de 80% da área do país. Carne, lã e pele de bovinos e ovinos são os principais produtos de exportação.

Apesar da ausência de recursos naturais o Uruguai apresenta um elevado padrão de vida. Porém, após ter crescido 5% anualmente durante os anos de 1996-1998, em 1999-2002 a economia sofreu uma queda de crescimento, influenciada principalmente pelos efeitos dos problemas econômicos de seus países vizinhos, Argentina e Brasil.



Demografia
A população do Uruguai é basicamente de origem européia. No decorrer do século XIX e do século XX, o Uruguai atraiu milhares de imigrantes europeus, com a intenção de povoar seu território com baixa densidade demográfica. A grande maioria desses imigrantes era de italianos e espanhóis, embora o Uruguai também tenha recebido imigrantes de outros países da Europa. Principalmente no interior do país, a população mantém ainda alguns traços ameríndios.



Religião
A Constituição da República garante a liberdade de cultos existindo, no país, a prática de diversas religiões. Mas a religião católica, históricamente presente em todo seu território, continua predominando entre os uruguaios. Segundo o Ministerio de Turismo y Deporte (http://pt.wikipedia.orghttp://www.turismo.gub.uy/atractivo.php?idioma=3&producto=7&subproducto=1&Paganterior=&Paranterior=) 56,2% são Católicos, 38,3% Não religiosos, 2% Protestantes, e 1,7% Judeus.



Cultura
Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente européia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante. As tradições gaúchas têm grande importância no folclore de ambos os países. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante. São inúmeras as instituições culturais, públicas e privadas, sobretudo em Montevidéu.

Feriados Data Nome em português Nome local Observações
1 de janeiro Ano novo Año nuevo
6 de janeiro Dia das crianças ou dia de reis Día de los niños"reyes"
27 e 28 de fevereiro Carnaval Carnaval
13 e 14 de abril Semana de turismo Semana de turismo
19 de abril Desembarque dos 33 orientais Desembarco de los 33 orientales
1 de maio Dia dos trabalhadores Día de los trabajadores
18 de maio Batalha das pedras Batalla de las piedras
19 de junho Nascimento de José Artigas Natalicio de José Artigas
18 de julho Juramento da constituição Jura de la constitución
25 de agosto Declaração de independência Declaratoria de independencia
12 de outubro Dia das Américas Día de las Américas
2 de novembro Dia de finados Día de los difuntos
25 de dezembro Dia da família Día de la familia



Desportos (pt-PT) Esportes (pt-BR)
O Uruguai tem muita tradição em desportos como futebol, basquete, rugby, atletismo, ciclismo e hockey, e seus atletas são conhecidos como os Celestes.

A Seleção Uruguaia de Futebol foi campeã da Copa do Mundo de Futebol em 1930 e 1950 e campeã olímpica em 1924 e 1928 além de ser a maior vencedora da Copa América junto à Argentina com 14 títulos.

As maiores equipas do país são o Club Nacional de Football e o Club Atlético Peñarol, que juntos somam 8 títulos da Copa Libertadores da América (fazendo do Uruguai o terceiro maior vencedor dessa competição), com 3 e 5 títulos respectivamente. Além disso, ambos os clubes, sediados em Montevidéu, venceram o Campeonato Mundial Interclubes 3 vezes cada.

A Seleção Uruguaia de Rugby está entre as 20 melhores do mundo e é a segunda melhor da América Latina, sendo superada apenas pela da Argentina.


Principais buscas...Hotel: Hotel Fazenda, Hotel Ibis, Hotel São Paulo, Hotel Rio de Janeiro, Hotel Paris, Hotel Nova York, Hotel Brasília, Hotel Porto Alegre, Turismo GLS, Resorts

Pousada: Pousada Salvador, Pousada Búzios, Pousada Fortaleza, Pousada Paraty, Pousada Gramado, Pousada Porto Seguro, Pousada Ubatuba, Pousada Porto de Galinhas, Albergue

Passagens Aéreas: TAM, Gol, Azul, Avianca, TRIP, Webjet, American Airlines, Continental Airlines, Delta Airlines, United Airlines, Ponte Aérea Rio-São Paulo, Passagens Aéreas Promocionais
Sobre o Mundi | Blog | Programa de Afiliados | Pelo Mundi | Anuncie | Seu Hotel no Mundi | Imprensa | Fale com o Mundi | Ajuda | Mapa do Site
O uso deste site está sujeito aos termos e condições do Termo de Uso.

© Mundi. Todos os direitos reservados.

Hotéis e Pousadas Passagens Aéreas
Destino não encontrado, verifique a digitação
Escolha a cidade de destino.
Destino: (ex.: Rio de Janeiro, Nova York, Paris...)
clear
Chegada:
Saída:
Pessoas:
1 2 3 4 Quartos:
1 2 3 4
Pesquisar Aeroporto não encontrado.
Escolha as cidades de origem e destino.
Ida e Volta Apenas Ida Origem:
clear Destino:
clear
Ida:
Volta:
Adultos:
1 2 3 4
Pesquisar
LimparFecharHojeundefined NaND S T Q Q S S






undefined NaND S T Q Q S S









COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas