sexta-feira, 19 de novembro de 2010

6202 - HISTÓRIA DO URUGUAI

Visita Wikilingue.comHistória do Uruguai
História do Uruguai
De Wikipedia, a enciclopedia livre
Este artigo trata a respeito da história do Uruguai]]. Abarca a história do actual território de dito país, desde dantes de que se constituísse como estado até a actualidade.

Índice
[ocultar]
1 Época precolombina e colonização
2 Luta pela independência
3 A Cisplatina e a Guerra do Brasil
4 Independência
5 Apogeo do caudillismo
6 Modernização e Militarismo
7 A Suíça da América
8 Primeira ditadura do século XX
9 Deterioro económico
10 Os governos brancos
10.1 As eleições de 1958
10.2 Primeiro governo branco
10.3 Segundo governo branco
11 A reforma de 1966
12 O golpe de estado de 1973
13 Volta à democracia
14 Actualidade
14.1 Governo
14.2 Direitos Humanos
14.3 Política Internacional
15 Veja-se também
16 Referências
17 Enlaces externos



Época precolombina e colonização
Ficheiro:Toortse Rio da Prata.png Indígenas do Rio da Prata. Desenho do diário de viagem de Hendrick Ottsen, 1603. Note-se que um deles tem boleadoras.Os habitantes do actual território do Uruguai]] dantes da chegada dos espanhóis eram as etnias de indígenas maioritariamente nómadas dos conjuntos pámpido e amazónido: charrúas, chanaes, guaraníes, yaros, bohanes, [[tampe s, güencas ou guenoas e arachanes, sendo os charrúas (do conjunto pámpido) os mais importantes e os que mais resistência ofereceram à europeus.

Os espanhóis chegaram ao actual território uruguaio em 1516. Em 1527 Sebastián Gaboto, às ordens da monarquia espanhola, construiu um primeiro acampamento fortificado na costa oriental do Rio da Prata em frente à confluencia com o rio Paraná, esta população foi chamada San Lázaro e estava uns poucos quilómetros ao nordeste da actual cidade de Carmelo, dias depois a mesma expedição espanhola ao comando de Sebastián Gaboto edificou um forte na desembocadura do rio que chamou San Salvador do mesmo modo que ao forte . Depois, o 30 de maio de 1574, Juan Ortiz de Zárate fundou nas proximidades das ruínas do mencionado forte a primeira villa européia, telefonema também San Salvador (praticamente as actual Dores), enquanto em 1624 os misioneros jesuitas fundavam uma redução a orlas do Rio Negro (ou Hum), quase na confluencia com o Rio Uruguai. Tal redução, chamada Santo Domingo Soriano, é o antecedente da actual Villa Soriano, no departamento de Soriano.

Mas a forte resistência dos indígenas na contramão de uma possível conquista, somada à ausência de ouro]] e prata na zona, limitaram o assentamento na região durante os séculos XVI e XVII, chamado naquele tempo Banda Oriental. Os espanhóis ingressaram o ganhado, o qual se adaptou facilmente ao território se estabelecendo as Vaquerías do Mar. A ambição por colonizar viu-se aumentada ao ver-se a expansão de Portugal até as fronteiras do actual Brasil.

Em 1680 os portugueses começassem 100 anos de domimio na Banda Oriental, violando o Tratado de Tordesillas, fundam a Colónia do Sacramento em frente à cidade de Buenos Aires, no ano O 22 de novembro de 1723 o Maestre de Campo dom Manuel de Freytas Fonseca funda Montevideo.O 22 de janeiro de 1724 os espanhóis de Buenos Aires deslocam aos portugueses. Os portugueses fundam no norte da Banda Oriental a cidade de Rio Grande 1737, Porto Alegre 1742 e a a Fortaleza de Santa Teresa em 1762 em Rocha.

Existe um erro histórico mediante o qual se desconhece que a Mãe Pátria da Banda Oriental e portanto do Uruguai tem sido Portugal e em segunda medida Espanha.

Montevideo foi fundada oficialmente o 24 de dezembro de 1726 pelo capitão espanhol Bruno Mauricio de Zabala, chamado "Braço de Ferro", comisionado pelas autoridades estabelecidas em Buenos Aires. A nova fundação recebeu inicialmente o nome de Forte San José, e depois de San Felipe e Santiago, ainda que o lugar era conhecido de antigo pelos espanhóis como Montevidéu, nome talvez derivado do termo "monte videm " usado por quem avizorara pela primeira vez o cerro existente em sua costa, Miguel de Triana . Espanha só tem Montevideo e suas cercanias Departamentos de San Jose, Flores, Canelones e Maldonado. O 90 % da Banda Oriental seguia sendo Portugues desde 1680. A Banda Oriental foi portuguesa nos factos por cem anos desde 1680 a 1777

O 22 de novembro de 1749, o rei de Espanha nomeia primeiro Governador de Montevideo a José Joaquín de Viana. Este, chega ao Rio da Prata no barco Nossa Senhora da Concepção o 3 de fevereiro de 1751, desembarcando em Buenos Aires, onde jura o cargo de primeiro Governador de Montevideo ante o Capitão Geral Andonaegui e toma posse do mesmo em sessão solene que o Cabildo montevideano celebrasse o 14 de março. A Gobernación de Montevideo compreendia os territórios desde a boca do ribeiro Cufré, no oeste, até o cerro Pan de Açúcar, ao este, chegando pelo norte desde as nacientes dos rios San José e Santa Luzia seguindo a linha da Cuchilla Grande até o cerro Ojosmín, que se encontra no actual departamento de Flores. Corresponde aos actuais departamentos de Montevideo, Canelones e parte dos de San José, Flores, Flórida, Lavalleja e Maldonado.

O primeiro virrey do Rio da Prata, Pedro de Cevallos (ou Zevallos) reconquistó Montevideo e as Fortaleza de Santa Teresa bem como, a ilha de Santa Catarina de onde foi desloco imediatamente. Finalmente, em 1777, o mesmo Cevallos, nomeado virrey do recentemente criado Virreinato do Rio da Prata, conquista definitivamente a colónia, conquista que é refrendada mediante o tratado de San Ildefonso, assinado nesse mesmo ano, pelo que a fronteira hispano-portuguesa se fixava no rio Negro, ficando Espanha em poder da metade sul do actual Uruguai.

Espanha governava então solamene o sul do Uruguai ficando o norte do Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Parana bem como as Missões em poder Portugues no ano 1777. A Banda Oriental desde 1680 seguia sendo portuguesa. Desde o ano 1763 até o ano 1828 a fortaleza de Santa Teresa e depois o forte de San Miguel, passassem a mãos portuguesas e espanholas constantemente. O hoje departamento de Rocha foi sucessivamente portugues e espanhol.

Espanha governa Montevideo só 32 anos e o sul do Uruguai sozinho desde 1777 a 1807. Quando Montevideo passa mãos Britânicas (ingleses) e desde 1807 por quatro anos até 1811 quando Uruguai se declara independente. Em 1815 Montevideo é Uruguaio baixo o comando de Artigas e Ortorgues mas em um ano depois desde 1816 a 1824 Uruguai é Portugues. De 1824 e 1827 é Brasileiro.[1]

A primeira parte do século XIX esteve marcada por uma luta entre Espanha e Portugal para poder obter o domínio sobre a zona. Ademais, entre 1806 e 1807 o Reino Unido invadiu Buenos Aires e Montevideo, mas foi derrotado e retirou-se.

As populações fundadas durante a época colonial foram:[2]

Colónia do Sacramento (1680)
Real de San Carlos (1680)
Santo Domingo Soriano (1708)
Víboras (1780)
Mercedes ou Capilla Nova (1788)
Dores, Espinillo ou San Salvador (1800)
Rosario ou o Colla (1810)
Maldonado
Forte de San Miguel
Fortaleza de Santa Teresa
San Carlos
Rocha (1793)
Melo
Montevideo
Guadalupe ou Canelones (1774)
San Juan Bautista ou Santa Luzia (1781)
Pando (1781)
San José (1781)
Minas (1783)
Pedras (1800)
Flórida
Santísima Trinidad de Porongos (1803)
Belém (1800)
Paysandú (1772)

Luta pela independência
Artigo principal: Revolução Oriental
Ficheiro:Juan Manuel Blanes - Artigas na Cidadela.jpg Artigas na Cidadela, óleo de Juan Manuel Blanes.Iniciado o processo revolucionário em Buenos Aires, na chamada Revolução de Maio de 1810, a Banda Oriental demorou em somar-se. O denominado Grito de Asencio protagonizado por Pedro José Visse e Venancio Benavides o 27 de fevereiro de 1811, considera-se tradicionalmente o ponto de partida da revolução no país. Rapidamente ao dia seguinte ocuparam-se as villas de Mercedes e de Santo Domingo de Soriano, solicitando auxilios à Junta de Buenos Aires. José Gervasio Artigas, hoje considerado máximo herói nacional, somou-se à revolução e lançou uma exitosa revolta na contramão de Espanha. Depois de ocupar Soriano, Benavides tomou O Colla (Rosario) o 20 de abril. Manuel Francisco Artigas avançou sobre as populações do este, o 24 de abril de 1811 tomou a villa de Minas, no dia 28 entrou em San Carlos e no dia 29 rendeu Maldonado, logo um destacamento avançou para o forte de Santa Teresa. Forças unidas de Manuel Francisco Artigas e de Benavides ocuparam San José o 25 de abril depois de tomar a Porongos.

José Gervasio Artigas dirigiu suas tropas para Montevideo e venceu aos realistas na batalha das Pedras, o 18 de maio do mesmo ano, sitiando poucos dias depois a cidade amurallada de Montevideo, último reduto da colónia espanhola na Banda Oriental, já que Colónia do Sacramento tinha sido ocupada o 26 de maio por Benavides.[3]

Estátua de Gervasio Artigas.O envio de um contingente português em auxilio dos espanhóis levou ao Governo de Buenos Aires a pactuar com os espanhóis, ordenando a retirada das tropas revolucionárias da Banda Oriental que incluída Entre Rios, Sur de Correntes, Uruguai, Missões Orientais Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Artigas acatou o pacto, retirando o lugar de Montevideo. Quase toda a população do sul da Banda Oriental excepto Montevideo, o acompanhou na retirada até o ribeiro Ayuí Grande na actual cidade entrerriana de Concordia, deixando o território virtualmente vazio. A este acontecimento denomina-se-lhe o Éxodo oriental ou também A Redota e demonstrou a liderança de Artigas no povo do sul Banda Oriental.

A posição de Buenos Aires, ainda que acatada, provocou forte mal-estar entre os orientais. A partir de 26 de fevereiro]] de 1813 retoma-se o lugar de Montevideo, que cai finalmente o 23 de maio de 1814. Durante esse período incrementam-se os confrontos entre Artigas, partidário do federalismo e cuadillo de une-a Federal, e o governo de Buenos Aires. Entre as instruções que Artigas deu aos deputados orientais à Assembleia do ano XIII, figuram os limites da Província Oriental que ele pretendia: Predefinição:Cita Artigo 8º: O território que ocupam estes Povos desde a costa oriental do Uruguai até a fortaleza de Santa Teresa formam uma sozinha Província, denominante a Província Oriental. Pois o resto da Banda Oriental isto é o Norte do Rio Negro mas todo Rio Grande do Sul e Santa Catarina era Portuguesa

{{cita Artigo 9º: Que os sete Povos de Missões, os de Batoví, Santa Tecla, San Rafael e Tacuarembó que hoje ocupam injustamente os Portugueses e a seu tempo devem se reclamar serão em todo o tempo território desta Província.[4] }}

Em 1815, Artigas conseguiu reunir na cidade entrerriana de Concepção do Uruguai]] que pertencia por então à Banda Charrúa ou Banda Oriental o protocongreso da independência argentina, conhecido como Congresso de Oriente, com representantes da Banda Oriental, Córdoba, Correntes, Entre Rios, as Missões -bem mais extensas que a actual província argentina desse nome, ainda que seus representantes não chegaram a tempo- e Santa Fé, aunadas na Une Federal à qual foram convidadas todas as outras províncias dos territórios do antigo Virreinato do Rio da Prata.

A Banda Oriental divide-se em quatro republicas: Republica dentre Rios (com Correntes), Republica do Uruguai, Republica de Rio Grande do Sul e Republica juliana (Santa Catarina) As que desde 1825 tentam ser independentes e confederadas. 1820 Ramírez criou então a República dentre Rios 1820-1821 1825 Declaração de independência da Banda Oriental 1828 Uruguai é independente do Brasil (só o sul da Banda Oriental o norte segue sendo brasileiro 1836 Se proclama a Republica Rio Grandense (norte da Banda oriental 1839, a República Riograndense formou uma confederación conjunta com a República Juliana, a qual fosse proclamada nesse mesmo ano, em Santa Catarina, e cuja capital era a cidade de Laguna


A Cisplatina e a Guerra do Brasil
Artigos principalé: Província Cisplatina e Guerra do Brasil
Ficheiro:Flag of the Província Cisplatina.png Bandeira da Província Cisplatina.Em 1821 a agora chamada Província Oriental do Rio da Prata, actual Uruguai e ex Banda Oriental, foi anexada a Brasil por Portugal sempre cultural e historicamente unida a Rio Grande com o nome de Província Cisplatina]], depois de ser derrotado Artigas no combate de Tacuarembó (1820). Portugal entendia que o resto da Banda Oriental ou Charrúa composto por entre Rios e Correntes era parte sua chamando a essa parte Província Transplatina (Entre Rios e Correntes) a qual formo uma republica que só duro em um ano.

Ficheiro:Juan Manuel Blanes - O Juramento dos Trinta e três Orientais.jpg O Juramento dos Trinta e três Orientais, óleo de Juan Manuel Blanes. Juan Antonio Lavalleja.Cinco anos depois, em 1825, e com o apoio do governo argentino, um grupo de orientais, chamados os Trinta e três Orientais e liderados por Juan Antonio Lavalleja, invadiu a Província Oriental para retirar aos brasileros. Eventualmente soma-se o general Fructuoso Rivera quem ofereceu aos Portugueses uma vasta região do Uruguai a mudança de conseguir a "Paz". O território cedido por Rivera aos Portugueses limitava ao sul da actual ciuadad de Porto Alegre. Para José Gervasio Artigas foi toda uma traição.

O 25 de agosto de 1825, no Congresso de Flórida, declara-se a independência do território oriental, e sua vontade de fazer parte das Províncias Unidas do Rio da Prata (o que actualmente é Argentina, excepto o território do Uruguai e o departamento bolivianão de Departamento de Tarija|Tarija]] .

O H. Sala de Representantes da Província Oriental do Rio da Prata em virtude da soberania ordinária e extraordinária que legalmente reveste para resolver e sancionar todo quanto loja à felicidade dela, declara: que seu voto geral, constante, solene e decidido é, e deve ser, pela unidade com as demais Províncias Argentinas a que sempre pertenceu pelos vínculos mas sagrados que o mundo conhece. Por tanto, tem sancionado e decreta por lei fundamental a seguinte: Fica a Província Oriental do Rio da Prata unida às demais deste nome no território de Sud América, por ser a livre e espontánea vontade dos Povos que a compõem, manifestada com depoimentos irrefragables e esforços heroicos desde o primeiro período da regeneración política de ditas Províncias. Dado na Sala de Sessões da Representação Provincial, na villa de San Fernando da Flórida, aos vinte e cinco dias do mês de agosto de mil oitocentos vinte e cinco.
As Províncias Unidas derrotaram a Brasil depois de uma luta de três anos, a batalha decisiva foi a de Ituzaingó. No entanto, os problemas económicos obrigaram a aceitar reclamos brasileiros e britânicos, pelo que o 28 de agosto de 1828, baixo a vigilância do Reino Unido, se assina a Convenção Preliminar de Paz, em que se estabelecia a criação de um estado independente da Argentina e do Brasil no território no Sur da Banda Oriental enquanto o Norte transformar-se-ia em dois estados brasileiros. Rio Grande e Santa Catarina.


Independência
Artigo principal: Independência do Uruguai
A primeira constituição nacional foi adoptada o 18 de julho de 1830, dando-lhe-lhe o nome de República Oriental do Uruguai ao novel país. Pese a obter que Brasil abandonasse as pretensões sobre a actual República Oriental do Uruguai, o estado brasilero manteve ocupada uma grande parte da Banda Oriental: as nacientes do Rio Negro no nodo de Santa Tecla, e todo o extenso território entre o Rio Cuareim e o rio Ibicuy (em grafía portuguesa: Ibicuí) e seu curso alto chamado rio Santa María. Também pelo noroeste, os brasileiros conseguiram correr a seu favor as fronteiras, pese a sua derrota militar: a fronteira do noroeste passou de ser o Piratiny ou Piratiní a ser o Rio Yaguarón.

O primeiro presidente, eleito baixo a Constituição de 1830, foi Fructuoso Rivera, deslocando a Lavalleja, que não era de nenhum modo do agrado dos brasileiros. Foi sucedido por Manuel Oribe, assumido em 1834. Não obstante, grande parte do poder seguia em mãos de Rivera, graças ao cargo de Comandante Geral da Campanha que se tinha criado para ele mesmo durante seu mandato.

Diversos incidentes levaram à revolução de Rivera e seus partidários na contramão do governo em 1836. Oribe decretou que seus seguidores usassem uma divisa branca, enquanto Rivera adoptou uma fita colorada (primeiro tinha elegido uma celeste, mas devido a que se confundia com o alvo decidiu a mudar). É desta forma que nasceram os "alvos" e "colorados", quem enfrentaram-se pela primeira vez na batalha de Carpintería, o 19 de setiembre de 1836.


Apogeo do caudillismo
Artigo principal: Guerra Grande
As vinculações dos colorados com os unitarios argentinos e dos alvos com os federais deram lugar a uma constante intervenção da Argentina nos assuntos internos uruguaios, ao que se somava Brasil. Também se deve destacar a intenção da França]] e Grã-Bretanha de estender sua predominio económico ao Rio da Prata.

Todas estas influências estrangeiras, somadas às rivalidades internas no Uruguai, desencadeariam a chamada Guerra Grande (1839-1851). Depois de que as tropas riverenses vencessem às de Oribe, este renunciou à presidência e em seu lugar foi eleito Rivera, o 1º de março de 1839. Já em fevereiro desse ano lhe tinha declarado a guerra a Rosas, aliado de Oribe, dando começo à contenda.

Entre 1839 e 1843, a guerra foi favorável a Rosas e Oribe. Este último impôs o lugar de Montevideo entre 1843 e 1851. Assim, o país ficou dividido em duas partes: Montevideo baixo o poder do Partido Colorado, apoiado pelos ingleses e franceses, que formam o Governo da Defesa; o resto do país, dominado por Oribe e os alvos, que formaram o Governo do Cerrito, com sua capital na cidade de Villa Restauração, actualmente o bairro da União. Oribe foi o primeiro presidente oriental que homenageou oficialmente a Artigas, baptizando com o nome do prócer à principal rua de Villa Restauração.

Durante este período, várias legiones estrangeiras — franceses, italianos, etc. — apoiaram a defesa de Montevideo, sendo especialmente notável a participação de Giuseppe Garibaldi, quem comandasse as forças navais de Montevideo.

Desde 1849, depois de aplastar o império do Brasil à República Riograndense, ao concluir a Guerra dos Farrapos — do português "Guerra dos Harapientos" — arreciaron as incursões e ataques brasileiros sobre o território uruguaio.

Em 1851, o governador da província dentre Rios, Argentina, Justo José de Urquiza, forma uma coalizão com Brasil e o Governo da Defesa e invadiu o território uruguaio. Simultaneamente produziu-se uma nova invasão brasileira. O cansaço gerado pela longa guerra provocou a rápida rendición do governo do Cerrito e a assinatura da paz, o 8 de outubro de 1851. Como resultado do tratado de paz assinado em 1852, Uruguai reconhecia a soberania brasileira sobre as Missões Orientais — já ocupada nos factos pelo Império do Brasil — mais uma faixa adicional, entre os rios Cuareim e Ibicuy.

Ao finalizar a Guerra Grande, o país encontra-se destroçado: totalmente adeudado, decrecimiento de população, destruição da maioria do ganhado (principal fonte de rendimentos do país).

Muitos responsabilizaram aos bandos políticos pela debilidade interna e propuseram uma política de fusão para eliminar as divisas, chegando em 1857 o presidente Gabriel Pereira a proibir a reorganización dos partidos políticos.

Ao chegar em 1860 à presidência Bernardo Berro, apesar de ser branco, inclinou-se para a política de fusão. Tentou implantar uma política de neutralidade com Argentina, já que opinava que Uruguai não se devia intrometer em assuntos externos.

Venancio Flores, o principal caudillo uruguaio nesse momento, aliou-se com os governos do Brasil]] e Argentina e invadiu o território uruguaio. Depois de uma breve mas violenta guerra, acedeu ao poder em 1865. Flores pagou o apoio brasilero e argentino unindo-se com eles contra o Paraguai, na Guerra do triplo aliança.

Flores foi assassinado em 1868, sendo sucedido por Lorenzo Batlle. Em seu período de governo, o mais destacado foram as crises económicas e políticas. Entre estas últimas destacou-se a "Revolução de lança-las", comandada por Timoteo Aparicio. Este período (1868) caracterizou-se por governos débis, sendo presidentes: Lorenzo Batlle (1868-1872), José Ellauri (1872-1875) e Pedro Varela (1875).


Modernização e Militarismo
Artigos principalé: Reforma Vareliana e Militarismo (Uruguai)
A Modernização é um conceito que engloba o período de militarismo que começa em 1876, depois de um caos político presidido pela Revolução das Lanças de Timoteo Aparicio, e finaliza no século XX com as reformas impulsionadas por José Batlle e Ordóñez.

Lorenzo Latorre para 1875.O 10 de março de 1876 efectuou-se uma ampla reunião de comerciantes, hacendados e estrangeiros residentes que ante a acefalía no poder e as graves crises que enfrentava o país, devido em grande parte à inoperancia dos governos democráticos decidiram lhe oferecer o poder ao Ministro de Guerra Coronel Lorenzo Latorre. Este aceitou e tomou o poder como "governador provisorio".

Os objectivos principais do regime latorrista foram o lucro da paz interna e a ordem (na campanha, sobretudo) e a afirmação do direito à propriedade privada.

O militarismo significou desde o ângulo político, a substituição das banderías tradicionais (alvos e colorados), pelo governo dos grupos de pressão mais fortes no económico, aliados ao grupo de pressão mais forte no poder real e coactivo: o exército. A inoperancia, a debilidade e o tom artificial que tinha assumido paulatinamente a superestructura política da República, se traduziu pois em uma assunção do poder quase directa por parte do alto comércio, a classe alta rural e os inversionistas estrangeiros. Latorre baseou-se nos progressos técnicos da época, para consolidar a estabilidade política do país.

O fuzilé Mauser e Remington deram-lhe ao exército um poder incontrastable e inalcanzable para os revolucionários por seu custo. A importância do telégrafo radica na velocidade para transmitir informação até os lugares mais afastados da capital. O caminho-de-ferro permitiu o rápido translado de tropas, para sofocar as revoluções.

Também produziu uma modernização do aparelho jurídico substituindo aos prefeitos por juízes letrados departamentales. Simultaneamente aprovaram-se os Códigos de Procedimento Civil e Instrução Criminosa em 1878, bem como o Código Rural e a criação do Registo de Embargos e Interdicciones. Em 1879 aprovou-se a Lei de Registo de Estado Civil, com a qual passou a mãos do Estado uma função realizada até o momento pela Igreja. Os julgados de Paz, começaram a levar quatro registos: de nascimentos, de mortes, de casais e de reconhecimentos e legitimaciones.

Em matéria económica e para melhorar as condições do campo, Latorre se cercioró da consolidação do direito de propriedade privada mediante o Código Rural de 1879, que estabelecia a medianería obrigatória, o que lhe deu um enorme impulso ao cercamiento dos campos. Estabeleceu o Escritório Geral de Marcas e Sinais na que devia se solicitar as marcas de ganhado para evitar repetições e fraudes e assegurar a propriedade do ganhado. Outra medida que se implantou como ajuda para consolidar a ordem interna na campanha, foi a autorização dada aos grandes proprietários para estabelecer polícia particular a cargo do comissário.

O alambre consolidou o regime vigente da propriedade da terra. Em segundo termo, eliminou ao minifundista ganadero e provocou a primeira desocupación no país ao eliminar o trabalho de muitos peones, agregados e puesteros. Isto provocou sua concentração nos suburbios dos povoados, de cidades do interior e em Montevideo, dando origem ao que se começou a conhecer como rancheríos.

José Pedro Varela.Uma das reformas mais importantes durante o governo do Coronel Latorre foi a educativa, impulsionada por José Pedro Varela quem encontrava-se à vanguardia em matéria das novas correntes pedagógicas.

Latorre abriu cauce à efectivización dos projectos varelianos, uma situação que assinala o historiador Enrique Méndez Vives em "O Uruguai da Modernização" como paradojal, tida conta das características do regime. Varela entendeu que o importante era levar a cabo a reforma educativa, que contribuiria à eliminação de governos semelhantes no futuro. "A escola é a base da República; a educação, a condição indispensável da cidadania. Todas as grandes necessidades da democracia, todas as exigências da República, só têm um médio possível de realização: educar; educar; sempre educar...".

O decreto lei do Ensino Comum foi aprovado o 24 de agosto de 1877. Estabeleceu três princípios básicos, que até hoje seguem presentes. A educação tem de ser: gratuita, obrigatória e laica. Os dois primeiros princípios puderam ser levados a cabo sem grandes dificuldades. O travão esteve no aspecto da laicidad. Então Varela propôs, como transição, que o catolicismo fosse ensinado aos alunos cujos pais assim o solicitassem.

Mais que reformar, Varela criou um sistema educativo. Deu conteúdos científicos aos programas de estudo; seleccionou pessoal docente dando ampla participação à mulher; implantou a descentralización administrativa, tentando a participação popular no mejoramiento da escola pública.

Latorre não desenvolveu um governo a favor da classe militar, mas teve importantes quantidades de autoritarismo o que ajudou para forjar um Poder Central capaz de encarrilar ao país nas normas necessárias para o desenvolvimento de uma economia moderna. Defesa da propriedade privada da terra e do ganhado, estabelecimento do patrón ouro, retomada do pagamento da dívida pública; mas também, modernização técnica e administrativa do Estado.


A Suíça da América
Artigo principal: Batllismo
José Batlle e Ordóñez para 1900.No final do século XIX o país tinha completado sua organização e durante a etapa batllista consolidou sua democracia e atingiu altos níveis de bem-estar, equiparables à europeus. Devido a isto, Uruguai começou a ser conhecido como "a Suíça da América".

A maior parte do esforço do primeiro mandato de José Batlle e Ordóñez destinou-se em assuntos políticos que incluíram os levantamentos de 1903 e 1904, protagonizados por Aparicio Saravia e o Partido Nacional. Desta maneira pôde-se consolidar definitivamente a autoridade do poder central em toda a República. Pouco, foi o tempo que ficou para a realização da obra económica e social.

No plano económico destaca-se: a erogación de 3 milhões de pesos, com destino à construção e melhora de caminhos da campanha. Tentou-se favorecer o surgimiento da indústria nacional e diminuir a dependência do exterior pela importação de açúcares através de uma lei na que se outorgavam várias primas anuais e sementes seleccionadas. Ampliaram-se também, as obras da Usina de Luz Eléctrica. No plano financeiro, existiu o desejo por parte do Executivo de conseguir uma paulatina independência do financiamento inglês. No plano educativo, em 1903 criou-se a Faculdade de Comércio (futura de Ciências Económicas) e em março de 1907 a Faculdade de Veterinária e Agronomía. Tratava-se de tecnificar o comércio e o agro desviando aos filhos de estancieros das tradicionais carreiras de advogado e médico. Projectou-se a instalação de dez liceos departamentales, tentando outorgar no interior da República elementos de cultura superior à do ensino primário.

No plano político, a tarefa foi absorvida pelos levantamentos armados produzidos pela política exclusivista de partido desenvolvida por Batlle e a negativa do Partido Nacional a seguir aceitando sua contínua marginación do governo. Assinada em 1904 a Paz de Aceguá, as consequências da revolta foram: A) A consolidação da unidade do Estado. O triunfo colorado implicou a finalización da política de coparticipación nos governos departamentales. B) Governo excluyente de partido e C) A Reforma Eleitoral.

Com a assunção de Claudio Williman continuou-se com um governo batllista. O 25 de agosto de 1909 produziu-se a inauguração do porto de Montevideo que estaria ao serviço público e o Estado se reservava a administração portuária. O país contava desde este momento com um médio que permitir-lhe-ia competir com Buenos Aires em relação com o tráfico de ultramar.

Durante a segunda presidência de Batlle e Ordóñez teve importantes contribuas aos direitos trabalhistas dos trabalhadores. Proibia-se o trabalho de menores de 13 anos, restringia-se a jornada aos menores de 19; a mulher disporia de 40 dias de descanso no período de gravidez, o descanso obrigatório era de um dia a cada sete e um máximo de 48 horas semanais de trabalho. Estabeleceu-se a jornada de trabalho em 8 horas. Também se criou uma lei de pagamento de indemnizações por acidentes de trabalho. Aprovou-se uma pensão à velhice que podiam utilizar todas as pessoas maiores de 65 anos e de qualquer idade em caso de invalidez absoluta, que se encontrasse na indigencia. Estabeleceu-se a indemnização por despedimento que dependia da quantidade de anos trabalhados.

No que se refere à actividade económica do Estado (estatización e nacionalización). O princípio ideológico era que os serviços públicos essenciais deviam estar em mãos do Estado, já que este era o organismo representativo da sociedade, isto é, de todas as classes sociais, e estava acima de suas disputas; o Estado devia intervir ali, onde o capital privado fosse indeciso ou temesse perder dinheiro, porque não estava guiado pelo afán de lucro senão de serviço público; o Estado devia substituir às empresas estrangeiras que se levavam o ganho fora de fronteiras debilitando assim o país.

Foi de modo que produziu-se a estatización do Banco da República Oriental do Uruguai, 1911 e 1913, a do Banco Hipotecario do Uruguai, em 1912, e a dos seguros, que passaram de mãos privadas a mãos estatais com a criação em 1911 do Banco de Seguros do Estado. Criou-se a sua vez, em 1915 a Administração de Caminhos-de-ferro do Estado e produziu-se a secularización de actos públicos.

Como chefe do executivo assegurou a unidade nacional acabando com diversas rebeliões departamentales, estabeleceu a jornada trabalhista de oito horas, a indemnização trabalhista e promulgó a primeira lei do divórcio em Latinoamérica, que reconhecia os direitos das mulheres; também criou institutos de ensino média em todas as cidades departamentales. Durante sua presidência, criaram-se empresas públicas que competiam com as privadas, proporcionando serviços mais baratos.

Durante seu segundo mandato, sentou as bases para a futura reforma constitucional. Isto é, que produziu em todos os âmbitos a modernização do Estado. Sua filosofia, ainda segue presente à mentalidade dos uruguaios, independentemente de partidos políticos.


Primeira ditadura do século XX
Artigo principal: Ditadura de Terra
Gabriel TerraGabriel Terra, presidente o 1 de março de 1931, opôs-se desde um princípio à constituição de 1917. O 31 de março de 1933, com apoio da Polícia, dirigida por sua cuñado, Alfredo Baldomir, o Exército, e o sector maioritário do Partido Nacional, dirigido por Luis Alberto de Herrera, deu um golpe de estado, conhecido como Ditadura de Terra, pelo que se dissolveu o Parlamento e se censuró a imprensa.

Instaurou um governo de carácter conservador, autoritario e antiliberal ao que se opuseram o batllismo e a esquerda. Em 1934 fez promulgar uma nova constituição de carácter presidencialista que teve vigência plena até 1942. Foi eleito presidente novamente naquele ano, e desempenhou o comando até o 19 de junho de 1938.

Durante seu mandato desenvolveu-se uma política industrializadora de substituição de importações e realizaram-se obras publicas de importância como a represa de Rincão do Bonete]], inaugurada em 1937. Rompeu relações diplomáticas com a União Soviética em 1935 e reconheceu ao governo de Francisco Franco em 1936.

Saiu airoso de um atentado contra sua vida em junho de 1935 e pôde igualmente sofocar um levantamento armado contra seu governo, ocorrido no mesmo ano.


Deterioro económico
Para 1955 , produto de um desenvolvimento económico inarmónico e altamente dependente, baseado no benefício de um reduzido grupo social que detentaba os resortes da produção (basicamente ganadería extensiva e latifundista), a distribuição (o complexo frigorífico) e uma escassa e pouco especializada indústria que se baseava na exploração de amplos sectores de operários e assalariados, se iniciou uma crise económica que afectou também às instituições públicas. A depreciación da moeda nacional, a dependência dos preços internacionais, o pobre desenvolvimento do mercado interno, o clientelismo político e o peso de uma burocracia político-estatal entremezclada e comprometida com os grupos dominantes, terminou com a "Suíça da América" que fué produto de uma situação circunstancial na que o país sobreviveu sobre o rendimento de divisas provenientes da exportação de comestibles durante o período da segunda guerra e os anos sub-seguintes. Já estabelecida essa crise do modelo dependente e debilmente desenvolvido, durante a década de 1960 teve um processo de grande deterioro económico e portanto social com um notável aumento da conflictividad e da busca de alternativas por parte do movimento social, que também incluiu a luta armada, proposta determinada por um dos movimentos gerados durante o período. Esta esteve protagonizada pela guerrilha urbana que levaram adiante grupos de extrema esquerda, entre os quais destacam os Tupamaros, e forças de extrema direita, como o Escuadrón da morte[cita requerida] e a Juventude Uruguaia de Pé (JUP).

As Forças Armadas, alentadas pelo discurso e a acção propagandística e ainda legislativa de alguns sectores dos partidos tradicionais, que aprofundaram o confronto do modelo conservador contra as propostas populares e já desenvolvida a primeira unidade do movimento popular (CNT - Convenção Nacional dos Trabalhadores) e da esquerda política (Frente Amplo) promovidas pela proposta dos mais tradicionais partidos da esquerda e alguns sectores progressistas dos partidos tradicionais foram assumindo gradualmente um novo protagonismo. Como única resposta ante o clamor popular, a crise social, económica e política que vivia o país, e o vaciamiento autopromovido da institucionalidad, se dió um Golpe de Estado cívico-militar, encabeçado pelo Presidente da República, Juan María Bordaberry.


Os governos brancos

As eleições de 1958
Em 1958, o Partido Nacional ganhou as eleições, despojando do poder ao Partido Colorado, que governava desde fazia 93 anos.

Assim chegava a seu fim o denominado neobatllismo, ou seja, um segundo batllismo, cuja principal figura era Luis Batlle Berres, líder colorado sobrinho de José Batlle e Ordoñez, e que tinha tentado impulsionar a indústria nacional.

Nesta primeira vitória do Partido Nacional o sector mais votado dentro deste partido foi o ferreiro-ruralismo, cujos dirigentes eram Luis Alberto de Herrera (caudillo branco e uma das principais figuras políticas do S. XX) e Benito Nardone, dirigente ruralista que, apodado como Chico-Tazo, se tinha feito muito popular no Interior do país com seus alocuciones radiales de corte populista, e que decidido a entrar na política, se tinha aliado com os alvos. O outro sector (que triunfaria quatro anos depois) era a UBD (União Branca Democrática), que representava o urbano. Desta forma o Conselho Nacional de Governo (recordar que desde 1952 o Uruguai adoptou um Poder Executivo colegiado, onde o poder era exercido por um conselho de nove pessoas, seis do lema mais votado, três do que o seguia) ficou integrado por Martín R. Echegoyen, Eduardo Víctor Haedo, Justo Alonso (herreristas), Benito Nardone, Faustino Harrison, Pedro Zabalza Arrospide (ruralistas), e os colorados César Batlle Pacheco, Ledo Ribeiro Torres e Manuel Rodríguez Correa.

Nestas eleições, os alvos triunfaram com o 49.7 por cento dos votos, o que representa 499.425 cidadãos, e os colorados obtiveram um 37.7 por cento, o que equivale a 379.062 sufragios.

No entanto, a mudança de comando de um partido político a outro esteve signado pela intranquilidad. Como exemplo pode-se falar do relato de Líber Seregni, líder político que por esse então era coronel, ao jornalista Alfonso Lessa, no que conta que algum militar colorado lhe propôs a Luis Batlle Berres não entregar o poder, e este respondeu o jogando "a patadas no cu" (assim se expressou a testemunha).[5]


Primeiro governo branco
Artigo principal: Primeiro colegiado branco
O primeiro ano de governo branco foi bastante complicado.

Em abril de 1959 desataram-se graves inundações nos departamentos do litoral e do centro do país. O governo aplicou Medidas Prontas de Segurança]] entre o 15 de abril e o 23 de junho. Teve que racionarse o consumo de energia, se criou uma Comissão Pró-Danificados, para obter recursos se lançou um Empréstito Patriótico e se modificaram os horários trabalhistas. As consequências foram catastróficas: calcularam-se 41.000 pessoas deslocadas, além de perdas económcias e materiais milionárias.

Ademais, em pouco tempo a aliança entre o herrerismo e o ruralismo avariou-se, e começaram os ataques entre um sector e outro. O 8 de abril de 1959 faleceu Luis Alberto de Herrera.

Os alvos tinham chegado ao poder com a promessa de desmantelar o modelo neobatllista, caracterizado pela intervenção do Estado e numerosos subsídios, além do tipo de mudança múltiplo (isto significava que o dólar tinha diferente valor dependendo da actividade de quem comprasse ou vendesse). Neste sentido, os alvos implementaram uma política económica que apontava a libertar a economia. O 17 de dezembro de 1959, foi aprovada a reforma cambial do ministro de Fazenda Juan Eduardo Azzini, na que, entre outras coisas, se eliminava o poder do Estado de fixar os tipos de mudança (a partir desse momento o valor das moedas seria fixado pela oferta e demanda), se substituía o tipo de mudança múltiplo por impostos aduaneiros e novos subsídios, e se devaluó a moeda, que passou de 4,11 pesos por dólar a 11 pesos. Como produto desta reforma, que significava um duro golpe ao Estado benfeitor (ou ao menos essa era a percepción da opinião pública da época), se disparou a conflictividad social e em 1961 apareceu a CTU (Central de Trabalhadores do Uruguai). O resultado imediato da reforma foi uma inflação do 49 por cento, produto da desvalorização, mas nos seguintes dois anos, foi moderada.

Em matéria de política internacional, Uruguai confirmou ser um país influenciado por Estados Unidos. Por exemplo, em Ponta do Leste levaram-se a cabo as reuniões que criaram a Aliança para o Progresso, e em 1961 Uruguai declarou pessoas não gratas ao embaixador cubano e ao primeiro secretário da embaixada da URSS, e no ano seguinte, novamente em Ponta do Leste, se realizou a VIII Reunião de Consulta de Chanceleres, na qual se decidiu a expulsión de Cuba da OEA. Deste primeiro governo branco também datam as primeiras cartas de intenção assinadas com o FMI. Ainda que também se deve destacar a visita de Fidel Castro em 1959 (dantes de que se declarasse marxista-leninista) e de Ernesto Guevara em 1961. Esta última personagem deu um discurso no Paraninfo da Universidade, no que desconcertou a todos os uruguaios, ao afirmar que a força era a última ferramenta e que só devia ser usada contra o que a exerce indiscriminadamente, além de ressaltar as condições democráticas do Uruguai. Ao sair do Paraninfo, Guevara ingressou em um auto no meio da multidão, e em uma esquina, desde o Gimnasio Universitário, partiram vários disparos. Quando se dissipou a multidão, se pôde constatar que o professor de história Arbelio Ramírez tinha sido morrido pelas balas destinadas a Guevara. Em seu enterro distribuíram-se volantes amenazantes assinados pelo MEDL (Movimento Estudiantil pela Defesa da Liberdade), grupo de ultraderecha, ainda que há versões que dizem que Ramírez foi ultimado por esquerdistas. Durante este primeiro governo branco também se acabou com o longo litigio mantido com Argentina sobre os limites fluviales. O 30 de janeiro de 1961 assinou-se uma declaração conjunta pela que se estabeleceu o limite exterior do Rio da Prata, na que se consolidava a soberania dupla e compartilhada sobre as águas, bem como se afirmava que a Prata constituía em todo seu curso um rio até a desembocadura no oceano Atlántico. Meses depois, o Governo inglês apresentou um protesto por esta resolução, sustentando que as águas eram um estuário, e que a partir de 6 milhas da costa, eram internacionais.

Também neste primeiro colegiado branco (bem como no segundo) se levaram a cabo importantes realizações em obras públicas. A partir de 1959 aprovaram-se sucessivos planos anuais impulsionados pelo ministro de Obras Públicas, Luis Giannattasio. Nestes oito anos construíram-se as rotas 5 (Montevideo-Rivera) e 26 (Paysandú-Melo), com financiamento do BID. Ademais se expandió a Interbalnearia e começaram-se a construir as pontes sobre o Solís Grande e o Solís Chico, e se inciaron conversas com Argentina para explodir o potencial hidroeléctrico dos rios.


Segundo governo branco
Artigo principal: Segundo colegiado branco
As 25 de novembro de 1962 levaram-se a cabo eleições, com uma paisagem política diferente ao de quatro anos dantes. O Partido Socialista (dirigido por Vivian Trías, que tinha deslocado ao líder histórico Emilio Frugoni) se aliou com escindidos nacionalistas para formar a União Popular. O Partido Comunista do Uruguai apresentou-se como o FIDEL (Frente Esquerda de Libertação), no que se agrupava também a sectores que abandonavam os partidos tradicionais. A velha União Cívica do Uruguai se reformuló formando o Partido Democrata Cristão. No Partido Nacional, a UBD aliou-se com o Herrerismo ortodoxo para diminuir a influência de Nardone. O resto do Herrerismo continuou aliado ao dirigente rural. Dentro do Partido Colorado continuaram as fragmentações, destacando a criação da Lista 99, integrada por elementos da Lista 15 e da Lista 14. A recentemente criada lista apresentava um programa renovador que consideravam como uma actualização do batllismo. Por outra parte, também na interna colorada, a Lista 14 se converteu na União Colorada e Batllista.

As eleições foram novamente ganhadas pelos alvos, ainda que a margem entre estes e os colorados se reduziu: de 120.000 votos fazia quatro anos, passaram a 23.000 sufragios de diferença.

O novo Conselho Nacional de Governo foi integrado por Daniel Fernández Crespo, Washington Beltrán, Carlos María Penadés, Héctor Lorenzo e Losada (UBD), Luis Giannattasio, Alberto Heber Usher (Herrerismo ortodoxo), Alberto Abdala, Amílcar Vasconcellos e Óscar Gestido (Partido Colorado).

Este segundo governo branco foi cedo vítima das inimizades internas. A aliança entre a UBD e o Herrerismo ortodoxo cedo sucumbió, e os ministros brancos começaram a ser interpelados pelos senadores de seu próprio partido.

A situação económica internacional foi adversa a Uruguai, já que a Comunidade Européia começou a subsidiar a seus produtores e aumentou os impostos, a URSS lançou um programa para aumentar a produção de carne e de leite, ao mesmo tempo em que países como Austrália e Nova Zelanda aumentaram sua productividad. Os preços internacionais caíram. Em 1963 o Banco República deveu devaluar a moeda, e o dólar passou a valer 16,50 pesos. A conflictivdad aumentou, e as greves, desempregos ou ocupações fizeram-se comuns (entre janeiro de 1964 até março de 1965 se contabilizaron 650 mobilizações). Em 1964 formou-se a Convenção Nacional de Trabalhadores, organismo de coordenação entre os sindicatos dentro da Central de Trabalhadores do Uruguai (CTU) e os sindicatos não filiados a ela (por exemplo, os bancários ou os trabalhadores da carne). No ano 1965 foi devastador. Iniciou-se com uma intensa seca que afectou ao país durante o verão e perduró até outono, com as consiguientes perdas económicas na actividade agropecuaria e a produção de energia. Ademais, nesse mesmo ano avariou o Banco Transatlántico, arrastando depois de sim ao sistema bancário nacional (Banco Atlántico, Banco Uruguaio de Administração e Crédito, Banco de Produção e Consumo, etc.). Com a crise saíram a luz várias práticas fraudulentas, como, por exemplo, a têxtil CUOPAR, que tinha vinculações dolosas com o Departamento de Negócios com o Exterior do Banco da República, ou "as carteiras negras", que eram créditos especiais concedidos a várias personalidades políticas. O Governo deveu suportar um sismo político ao mesmo tempo em que a Associação de Bancários do Uruguai declarava a greve geral. O Governo continuou com sua política liberal, mas a economia não conseguiu ser controlada, e em 1966 a dívida aumentou produto do ano eleitoral (como tinha sucedido em 1962), ao igual que a inflação (entre dezembro de 1964 e mesmo mês de 1965 os preços aumentaram 88%).

Também contribuiu a piorar a situação a morte, em 1964, dos principais líderes políticos do país: Benito Nardone, Luis Batlle Berres, Javier Bairros Amorín, Daniel Fernández Crespo (todas mortes acaecidas em um período de três meses) e o retiro da política de César Batlle Pacheco, que morreria em 1966.

Por outra parte, a mobilização operária provocou a implementação em várias ocasiões das Medidas Prontas de Segurança por parte do Governo (por exemplo, em fevereiro de 1963, a raiz da greve dos trabalhadores de UTE, ou em outubro de 1965, ante a pressão exercida pelos gremios para aumentar os salários). Durante o segundo colegiado alvo foi tomando forma o movimento operário, e à criação em 1964 da já mencionada CNT lhe seguiu a realização do Congresso do Povo em 1965, onde se propunham as saídas à crise, o que desembocaria com o estabelecimento, em 1966, da CNT como central única de trabalhadores.

Neste segundo governo branco tomaram lugar roubos que depois saber-se-ia eram obra da guerrilha urbana tupamaros. Pode-se assinalar o roubo de armas do Clube de Tiro Suíço de Nova Helvecia (considerado o primeiro acto dos tupamaros), o bombardeio da embaixada do Brasil]] após o golpe de Estado em dito país, atentados com bombas a domicílios de integrantes do Conselho Nacional de Governo e a sucursais de bancos estadounidenses, etc. Ademais, por estes anos levaram-se a cabo as marchas cañeras, manifestações de trabalhadores da cana de açúcar de Artigas, que reclamaram em Montevideo pelos despedimentos em massa. Estes trabalhadores eram dirigidos por Raúl Sendic, no ponto de que a consigna da mobilização era "pela terra e com Sendic".


A reforma de 1966
Ao chegar as eleições de 1966, ninguém discutia que o Colegiado era um sistema ineficaz, inoperante, ou demasiado deliberativo. Efectivamente, a imagem que tinha o povo uruguaio do Colegiado era uma corporación deliberante incapaz de tomar as medidas necessárias para lidiar com a crise. Então, junto às eleições para definir aos próximos titulares do Poder Executivo, apresentaram-se quatro reformas constitucionais nas que se apresentavam novos sistemas de governo. Todas tinham como factor comum a volta ao presidencialismo. A cada uma foi apodada com o nome da cor da papeleta de votação. A seguir, uma breve reseña da cada uma:

A reforma "amarela": iniciada por um grupo de sindicatos e apoiada pelo FIDEL. Promulgaba um Poder Executivo individual ainda que tiravam-se-lhe faculdades ao presidente, como, por exemplo, as Medidas Prontas de Segurança. Obteve o apoio de 5.21% do total de votantes habilitados.

A reforma "cinza": foi apresentada por uma parte do Partido Nacional. Propunha, principalmente, um grande fortalecimiento do Poder Executivo, dando-lhe facilidades para dissolver as Câmaras, romper com a autonomia da educação, etc. Capturou o voto de 10.57%.

A reforma "rosada": obra do Partido Colorado, coincidia com a "cinza" no fortalecimiento do Executivo, ainda que com maior respeito às garantias individuais, mas ao iniciar-se as alianças com os alvos para apresentar uma reforma conjunta, ficou em um segundo plano, sendo uma porção minúscula das preferências do electorado.

A reforma "laranja": foi apresentada pela maioria do Partido Colorado e do Nacional. Propunha a substituição do Conselho Nacional de Governo por um Presidente com mandato de cinco anos (com o Colegiado eram de quatro) sem possibilidade de relección imediata. Mudava fortemente a relação entre o P. Executivo e o Legislativo, dando-lhe mais poderes ao primeiro e outorgando-lhe total controle na ordem económica-financeiro. Foi a reforma que triunfou, com o 75% dos votos, superando o 35% que era necessário para ser aprovada.


O golpe de estado de 1973
Artigo principal: Golpe de Estado do 27 de junho de 1973
O 27 de junho de 1973, argumentando “a acção delictiva da conspiração contra a Pátria, coaligada com a complacencia de grupos políticos sem sentido nacional, acha-se insere nas próprias instituições, para assim se apresentar encoberta como uma actividade formalmente legal”, o Poder Executivo dissolve as Câmaras de Senadores e Representantes, criam um Conselho de Estado com funções legislativas, de contralor administrativo e com encarrego de projectar uma reforma constitucional que reafirme os princípios republicanos-democráticos, suspende os direitos civis e faculta às FF.AA. e Policiais para assegurar a prestação interrompida dos serviços públicos. Também dispõe a instalação de um Conselho de Estado que pretendia substituir ao parlamento.

Em resposta ao golpe de estado, na mesma madrugada em que se gesta o golpe, o secretariado da CNT (Central Nacional de Trabalhadores) lança um manifesto no que no que chama à "ocupação das fábricas, estado de alerta e assembleia". O Partido Comunista do Uruguai toma resoluções também na noite do 26 de junho com respeito à greve geral com ocupação de fábricas, movendo a milhares de seus filiados de agrupamentos de empresas que na mesma madrugada se dirigem a seus lugares de trabalho e dos agrupamentos barriales. Posteriormente se plegarían os gremios de estudantes universitários. A greve duraria 15 dias, a mais longa na história do país.

Durante este período de terrorismo de estado]] praticou-se sistematicamente a tortura, desaparecimento forçado e prisão.[6] Nos cárceres uruguaios morreram cerca de uma centena de prisioneiros políticos e continuam desaparecidas outras 200 pessoas.

Em 1976, ao terminar Juan María Bordaberry seu mandato constitucional, ante a convicção de que o caos político que tinha vivido o país era responsabilidade de seu sistema político, propõe à Junta de Comandantes em Chefe das Forças Armadas uma reforma do sistema institucional do país, eliminando os partidos políticos e os substituindo por "correntes de opinião" em um sistema de corte corporativista.

As Forças Armadas, entendendo que o problema não eram os partidos políticos, senão seus integrantes, e que a solução ao problema viria pela via de uma renovação de seus dirigentes, retiram seu apoio ao presidente, que ver-se-ia obrigado a abandonar o cargo em junho.

Enquanto continuava a repressão, Bordaberry é substituído pelo então presidente do Conselho de Estado, Alberto Demicheli, quem suspende as eleições previstas para novembro e delega a presidência em Aparicio Méndez (ex Ministro de Saúde Pública), quem assume-a por um período de cinco anos.


Volta à democracia
Os militares convocam em 1980 um plebiscito para refrendar o projecto de reforma constitucional proposto por eles, sem permitir, através da censura, a expressão pública de opiniões contrários ao mesmo nos meios de comunicação. Apesar disso, o 30 de novembro de 1980 a cidadania maioritariamente o recusa, obrigando à ditadura militar a começar um lento processo de abertura política. O 1 de setembro de 1981 assume a presidência o general Gregorio Álvarez, quem em 1984 lume a eleições. Depois de realizar-se nesse mesmo ano, sai triunfante o Partido Colorado. Durante os primeiros dias de 1985 Gregorio Álvarez deixa o comando em mãos do Presidente do Suprema Corte de Justiça em exercício, Rafael Addiego Bruno e finalmente o 1 de março de 1985 o governo retornou aos civis com a assunção de Julio María Sanguinetti (do Partido Colorado) como Presidente.

Nos anos seguintes levou-se a cabo uma campanha de recolección de assinaturas para derogar a lei 15.848 da Caducidad da Pretensão Punitiva de Estado (popularmente conhecida como "lei de impunidade" ou "lei de caducidad"), que consagra a impunidade à violação dos direitos humanos durante a ditadura (1973-1985). O 16 de abril de 1989, depois de que mais de 25% da cidadania uruguaia habilitasse com sua assinatura o plebiscito para derogar dita lei, se levou a cabo o referendo, com um triunfo do chamado "voto amarelo" (pela cor da papeleta) com uma margem de 57% contra 43% a favor do "voto verde". O triunfo do "voto amarelo" significou não derogar a lei de impunidade, e indultar na prática os crimes ocorridos durante o governo militar. Nas eleições de novembro de 1989 resultou eleito Luis Alberto Lacalle (do Partido Nacional). Em 1994 Sanguinetti resultou eleito por segunda vez e em 1999 triunfou Jorge Batlle (do Partido Colorado).


Actualidade
Tabaré Vázquez e seu vice-presidente, Rodolfo Nin Novoa, em automóvel descoberto desde o Palácio Legislativo (ao fundo) até a Casa de Governo.
Governo
Na eleições presidenciais realizadas o 31 de outubro de 2004 resultou eleito Tabaré Vázquez, candidato pela coalizão de Esquerda Encontro Progressista-Frente Amplo-Nova Maioria com o 50,45% dos votos, atingindo a vitória na primeira volta e conseguindo um parlamento com maiorias absolutas. É a primeira vez em 174 anos que não acede ao governo nem o Partido Colorado nem o Partido Nacional.

Nas eleições municipais realizadas o 8 de maio de 2005 teve uma mudança significativa nas lideranças departamentales, conseguindo o partido nacional 10, o partido colorado 1 e EP-FA-NM 8 das 19 intendencias em disputa. Isto marcou uma mudança histórica rompendo a hegemonía de 174 anos de governos departamentales alvos ou colorados.

O 29 de novembro do 2009, em segunda volta, foi eleito como segundo presidente de esquerda do Uruguai, o actual senador Jose "Pepe" Mujica. Obteve o 52,60 % dos votos em frente a Luis Alberto Lacalle, que obteve o 43,33%.


Direitos Humanos
Nos anos 2006 e 2007 teve mudanças trascendentes nas políticas de direitos humanos; em 2007 foram processados os ex presidentes de facto Bordaberry e Gregorio Alvarez junto com outros militares por violações aos direitos humanos.

No mesmo ano, um grupo de partidos políticos de esquerda integrantes da coalizão de governo (Novo Espaço, Partido Comunista e Partido pela Vitória do Povo), somados a organizações de trabalhadores PIT-CNT e organizações de familiares de detentos-desaparecidos na ditadura cívico militar, iniciaram uma recolección de assinaturas para anular por emenda constitucional a lei de caducidad; esta emenda tem importantes posiblilidades de prosperar nas próximas eleições de 2009.

Em 2006 e 2007 discutiu-se e aprovou a lei de União Concubinaria, projecto que equipasse ao casal as uniões de facto com uma duração de ao menos 5 anos, tanto heterosexuales como homossexuais, o projecto, que contou com os votos da totalidade do partido de governo e um voto colorado na câmara alta e dois votos brancos na câmara baixa, se converteu em uma meta na história uruguaia já que reconheceu outras formas de famílias, como sucede na Europa e América do Norte. A adopção contemplou-se parcialmente para casos de separação (obrigações).

Em 2007 o Senado, depois de um frustrado primeira tentativa, votou a lei de Saúde Sexual e Reproductiva que incluía a despenalización do aborto; a mesma foi aprovada por 15 votos frentistas, 1 colorado e 1 alvo e recusada por 10 alvos, 2 colorados e 1 frentista. Pese a que se dá por descontada sua aprovação na câmara baixa, o presidente tem anunciado que vetá-la-á, e a situação actual impede levantar o veto pela pressão da Igreja Católica sobre os legisladores nacionalistas.

Existe a possibilidade de que se aprove a eutanásia, a lei de protecção animal e o voto a uruguaios no exterior, que tem sido recusado recentemente.


Política Internacional
Dada a coyuntura na que se encontra Uruguai no Mercosul, se propôs, no seio da sociedade uruguaia a discussão sobre a possibilidade de que o país firme um Tratado de livre comércio com Estados Unidos (principal destino económico das exportações uruguaias). O mesmo diversificaría a economia uruguaia e fá-la-ia menos dependente da instável situação do Mercosul. Espera-se que as negociações com Estados Unidos começariam em outubro.

Esta situação levou a que o senador Jorge Larrañaga interpelara conjuntamente aos Ministros de Economia, Danilo Astori e de Relações Exteriores, Reinaldo Gargano, em virtude das posições encontradas dentro do governo da Frente Ampla.

O presidente Tabaré Vázquez junto com o Ministro de Economia e o de Indústria têm uma posição favorável, enquanto o chanceler Gargano, junto com o sector político do Ministro de Ganadería José Mujica estão na contramão do TCL, em virtude das possíveis violações à soberania do país que poderia significar o Tratado. Por sua vez, o próprio José Mujica não se opôs, até não conhecer o texto do tratado; mesma postura seguida pela Ministra de Desenvolvimento Social, Marinha Arismendi, integrante do Partido Comunista.

A fins de 2006 Tabaré Vázquez anunciou que o acordo com Estados Unidos seria um "TIFA" por sua sigla em inglês, de menor atinja que um TLC. Dito tratado foi assinado a princípios de 2007.


Veja-se também
Antecedentes da independência da América Hispana

Referências
↑ Díaz de Guerra}) }}. «História de Maldonado. Tomo I» }}.
↑ Bosquejo histórico da República Oriental do Uruguai Autor Francisco A. Berra
↑ destinos/uruguay/emancipacion.htm tyhturismo
↑ 1813: Instruções aos Deputados Orientais
↑ Lessa}) }}. Estado de guerra - da gestación do golpe do 73 à queda de Bordaberry}) }}. Editorial Fim de Século.
↑ Uruguai resarcirá a afectados por terrorismo de Estado.

Enlaces externos
Commons

Wikimedia Commons alberga objecto|contido multimédia}}} sobre História do Uruguai.
História do Uruguai no portal do governo
História do Uruguai na página da Universidade da República
História do Uruguai por Walter Rela
em:History of Uruguai

Obtido em "http://pt.wikilingue.com/es/Hist%C3%B3ria_do_Uruguai"
Categoria: História do Uruguai
Categorias ocultas: Wikipedia:Artigos com bilhetes que requerem referências | Wikipedia:Artigos destacados em w:pt | Wikipedia:Artigos bons em w:de
This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.
More Wikilingue: Català, Español, Español II, Español III, Galego, Galego, Português, Português II



COPYRIGHT WIKILINGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas