sexta-feira, 19 de novembro de 2010

6197 - HISTÓRIA DO URUGUAI

Turismo
Geografia
Economia
Historia
Mapa Uruguay
Clima
Informacao
Gastronomia
HISTORIA do URUGUAI


A chegada dos Europeus
O Charruas era os únicos habitantes da região à chegada dos Europeus. Trata-se de um pequeno tribo afastado pelos guaranís. Os Espanhóis descobriram esta zona em 1516, mas a ausência de ouro e de dinheiro, combinado à forte resistência do Charruas dissuadiu os Europeus instalar-se durante o XVIe e o XVIIe século. Os Espanhóis introduziram o gado no Uruguai e desenvolveram assim a economia da região.
XVIII e o XIXe século
Mais, atrasado, os Espanhóis aumentaram a sua presença para limitar a expansão dos Portugueses instalados no Brasil. Assim, os Espanhóis fundaram Montevideu ao XVIIIe século para colocar o seu exército. O porto natural de Montevideu termina por concurencer o comércio de Buenos Aires. O início do XIXe século foi marcado por lutas entre os Britânicos, Portugueses e Espanhóis para a dominação de uma zona que estende-se pelo Uruguai e uma parte da Argentina e o Brasil.

José Gervasio Artigas lançou uma revolta contra os Espanhóis. Este levantamento permitiu caçar os Espanhóis e Artigas tornou-se um herói para o Uruguai. Portugal anexou em 1821 o território que tornar-se-á o actual Uruguai integrando-o no Brasil. Revoltas sem sucessos estoiraram em 1821 e 1823. O 25 de Agosto de 1825, a província do Uruguai declarou a sua independência do Brasil, mas queria no entanto juntar-se à Argentina formando uma federação regional. Esta união entre a Argentina e o Uruguai permitiu vencer o Brasil na sequência de três anos de guerra.

O tratado de Montivideo, que foi assinado em 1828 e aprovado pelo Reino Unido, deu nascimento no Uruguai como país independente e soberano. A primeira constituição foi adoptada o 18 de Julho de 1830. Durante os 70 anos seguintes, o Uruguai conhecerá numerosos conflitos com os países vizinhos. Ao mesmo momento, muitos imigrantes, sobretudo dos Europeus virão instalar-se no Uruguai.

O XXe século e o início do XXIe
José Batlle Ordoñez, presidente entre 1903 e 1907, seguidamente entre 1911 e 1915, estabelece as bases da organização política actual, graças numerosas às reformas políticas, sociais e económicas que levou a efeito. Os presidentes que sucederam-lhe continuaram algumas destas reformas.

O país atravessou graves problemas económicos, sociais e políticos a partir de 1966 que efectuaram à inserção de alterações na Constituição que será adoptada em 1967. Em 1973, a situação tinha agravado em relação a 1966: os militares decidiram fechar o Congresso e apreender-se do poder. Redigiram uma nova Constituição, mas os cidadãos rejeitaram-o aquando do referendo organizado em Novembro de 1980.

Após este malogro, os militares anunciaram um programa para tornar o poder às autoridades civis. Eleições foram organizadas em 1984: Julio María Sanguinetti, chefe de fila do Partido o Colorado, ganhou as eleições e tornou-se presidente entre 1985 e 1990.

Em 1989, foi brilha Alberto Lacalle do Partido nacional que ganhou mais de sufrágios. Ocupou a presidência entre 1990 e 1995. Sob o seu mandato, o Uruguai entrou no Mercosul, uma aliança económica com os seus países vizinhos.

Em 1994, Julio María Sanguinetti saiu de novo em cabeça das eleições presidenciais. O seu segundo mandato começou em 1995 e terminou em Março de 2000.

Jorge Batlle tornou-se presidente do Uruguai 1 Março de 2000 para um mandato de 5 anos.


© abc-latina - Uruguai - Todos os direitos reservados
abc-latina.com - A AMÉRICA LATINA na Internet



COPYRIGHT @ABC - LATINA - URUGUAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas