sexta-feira, 19 de novembro de 2010

6200 - HISTÓRIA DO URUGUAI

documentação de referência sobre história do uruguai
Esta página contem a informação de referência sobre história do uruguai :

definição de história do uruguai Ver as definições
define história do uruguai ver as definições
sinónimo de história do uruguai ver os sinónimos
antónimo de história do uruguai ver os antónimos
derivados e derivação de história do uruguai ver os derivados
locuções con história do uruguai ver as locuções
compra história do uruguai ver oferta história do uruguai
comprar história do uruguai ver oferta história do uruguai
web semántico sobre história do uruguai
Além disso, encontra-se as analogias de história do uruguai :

dicionario analógico de história do uruguai ver el dicionario analógico
rede semântica de história do uruguai ver el rede semântica
sensagent

Conteùdo de sensagent


definição
sinónimos
antónimos
enciclopédia
Publicidade ▼

Últimas investigações no dicionário :

LEVITAMO · ABULARDES · adutor · AMIMANDO ·
6757 visitantes em linha
calculado em 0.016s
Advertize

Company informations

Publicidade ▼

Publicidade ▲

▷imprima ▷Français ▷English ▷Español
pesquisa sensagent
definições, sinónimos, traduções
português ▼ » português ▼↔
palavras cruzadas exemplo wikipedia Ebay catálogo traduções
Wikipedia △História do UruguaiOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Índios do Rio da Prata segundo o diário de viagem de Hendrick Ottsen, 1603.O registo da história do Uruguai se inicia com a chegada dos primeiros europeus à área no início do século XVI. Tanto a Espanha como Portugal procuraram colonizar o futuro Uruguai. Portugal tinha por base a Colônia do Sacramento (na margem oposta a Buenos Aires, no rio da Prata), enquanto a Espanha ocupava Montevidéu, fundada no século XVIII e que veio a se tornar a capital do futuro país.

O início do século XIX viu o surgimento de movimentos de independência por toda a América do Sul, incluindo o Uruguai, cujo território constituiu parte da Banda Oriental do Uruguai (isto é, "faixa a leste do rio Uruguai"), cujo território foi disputado pelos estados nascentes do Brasil, herdeiro de Portugal, e das Províncias Unidas do Rio da Prata, atualmente República Argentina, com capital em Buenos Aires, herdeira do Vice-reinado do Prata da Espanha.

O Brasil sob domínio de Portugal, havia ocupado a área em 1811 e a anexado em 1821 (ler Incorporação da Cisplatina em História do Brasil). Mas uma nova revolta iniciou-se a 25 de Agosto de 1825. O Uruguai se tornou numa nação independente com o Tratado de Montevidéu, de 1828. As negociações para a independência tiveram o auxílio de George Canning, então chefe do Foreign Office ou Ministério do Exterior britânico, para consolidar a livre navegação do rio da Prata. Foi José Artigas, entretanto, a pessoa capaz de aglutinar internamente as expectativas uruguaias de independência, cabendo-lhe o mérito da independência.

A partir daí, o país experimentou uma série de presidentes eleitos e nomeados e entrou em conflitos com estados vizinhos, flutuações e modernizações políticas e econômicas e grandes fluxos de imigrantes, provenientes especialmente da Europa. Os militares tomaram o controle da administração em 1973 e o governo civil só regressou em 1985, um ano depois de vastos e violentos protestos contra os regimes militares na América do Sul, inclusive no Uruguai.

Bandeira do Uruguai.Índice
1 Descobrimento
2 Colonização
3 Luta pela independência
4 A Guerra Grande de 1839-1852
5 A Guerra da Tríplice Aliança
6 Desenvolvimento sócio-econômico até 1890
7 Século XX
8 O Uruguai contemporâneo
9 Referências
10 Ligações externas


Descobrimento
Baía de Montevideu.Os únicos habitantes do Uruguai antes da colonização europeia eram os Charruas, uma pequena tribo encaminhada para sul pelos Guaranis do Paraguai.

O primeiro europeu a ter alcançado a região do Rio da Prata teria sido o italiano Américo Vespúcio em 1501, a bordo de um navio português[1], embora alguns autores contestem esta hipótese. Em junho de 1514, a expedição portuguesa comandada por João de Lisboa e Estevão Fróis chega à região[2], que, no mesmo ano, viu a incursão de D. Nuno Manoel e Cristóvão de Haro, os quais levaram à Europa os primeiros espécimes de metais preciosos encontrados nas águas do grande rio.[3]

As terras do atual Uruguai foram descobertas no ano de 1516, pelo navegador espanhol Juan Díaz de Solís[4]. Nascido em Lebrija, província de Sevilha, Solís tornou-se piloto-mor da Casa de Contratação das Índias após a morte de Américo Vespúcio e, a mando da coroa espanhola, foi designado a realizar uma expedição para explorar a parte sul do recém-descoberto continente do Novo Mundo. Os espanhóis visavam descobrir um caminho mais curto para o Oriente.

Em 8 de outubro de 1515, Solís partiu de Sanlúcar de Barrameda, à frente de três caravelas, com uma tripulação de sessenta homens. Após breve escala na ilha de Tenerife, seguiu o contorno da América do Sul e, em 2 de fevereiro de 1516, chegou a uma península, no atual departamento de Maldonado, que fora por ele batizada de Puerto de Nuestra Señora de la Candelaria. O porto natural recebeu este nome em virtude da data comemorativa à Nossa Senhora da Candelária[5]. Solís também descobriu a Isla de Lobos, nomeando-a San Sebastián de Cádiz[6].

Ainda em fevereiro, a tripulação chegou ao estuário do Rio da Prata. Confundindo com um braço de mar de baixa salinidade, batizou-o com o nome de Mar Dulce (mar doce)[7]. A expedição fez escala na ilha Martín García, que fora assim denominada em homenagem de Solís ao tripulante que falecera à bordo, o qual foi sepultado na ilha[8].

As caravelas ficaram ancoradas perto da costa, enquanto Solís embarcava em um pequeno bote com alguns de seus homens: o contador Pedro de Alarcón, o feitor Francisco de Marquina e mais seis marinheiros. Ao desembarcar na margem oriental do Rio Uruguai, em uma região atualmente conhecida como Punta Gorda, situada no departamento de Colonia, Solís e seu grupo foram atacados por indígenas, sendo mortos e devorados. A tripulação que permaneceu nos navios decidiu retornar imediatamente à Espanha. Francisco de Torres, cunhado de Solís, assumiu o comando, rebatizou o Rio da Prata de Rio de Solís e regressou ao seu país-natal com duas das embarcações restantes no dia 4 de setembro de 1516[9]. A outra caravela naufragou próximo à Ilha de Santa Catarina durante o retorno, tendo sobrevivido onze tripulantes, dentre os quais, o português Aleixo Garcia, futuro descobridor do Paraguai[10].

Em sua rota de circunavegação do globo, o capitão português Fernão de Magalhães chega à costa uruguaia em janeiro de 1520, contornando o Cabo de Santa María (atual Punta del Este). No dia 10 do mesmo mês, avistou uma colina, a qual batizou de Montevidi, lugar onde seria fundada a cidade de Montevidéu[11]. Sua expedição descobre as terras do atual departamento de Soriano[12].

A segunda expedição de Cristóvão Jacques penetrou o estuário do Rio da Prata em 1521, descobrindo o Rio Paraná.[13] Entretanto, foi Sebastião Caboto o primeiro europeu a explorar os rios Paraná e Uruguai, em 1527.[14] A viagem de Caboto, que partira da Europa em 1926 originalmente em direção às Ilhas Molucas, foi alterada quando encontrou os náufragos da expedição de Juan Díaz de Solís em sua passagem pela Ilha de Santa Catarina. Tomando conhecimento da riqueza do rei do Império Inca e da aventura de Aleixo Garcia, Sebastião Caboto decidiu subir o Prata e entrar pelo rio Paraná adentro. Fundou o primeiro estabelecimento espanhol em solo uruguaio: o Forte de San Salvador, na confluência dos rios Uruguai e San Salvador, destruído pelos charruas em 1529.[15] Caboto encontrou na região Francisco del Puerto, grumete sobrevivente do massacre que culminou com a morte de Solís, dez anos antes. Em 1528, a armada de Diego García de Moguer penetra o Rio da Prata e une-se a Caboto no Rio Paraguai. A hostilidade crescente dos nativos impulsionaram a desistência de ambos em chegar ao reino inca. Decidiram então retornar à Espanha.

Em 1538, a frota de Alonso Cabrera tentou por diversas vezes entrar pelo Rio da Prata; porém, fortes ventos então ocorridos acabaram por arrastar as naus para o litoral sul de Santa Catarina, onde atracaram no porto de São Francisco (atual Laguna). Quatro meses depois, Alonso Cabrera rumou novamente em direção do Rio Plata, deixando dois dos missionários.[16]

Os colonizadores ignoraram a margem oriental do Uruguai por mais de um século, até que em 1611 a introdução do gado pelo governador de Assunção, Hernando Arias de Saavedra, transformou a região em Vacaria del Mar. Em 1603, Arias de Saavedra já havia tentado penetrar pela banda oriental, mas foi interrompido pelos charruas.

Colonização
A feroz resistência por parte dos índios, em combinação com a escassez de ouro e prata, limitaram a colonização do território durante os séculos XVI e XVII. Os espanhóis começaram a criar gado no ano de 1603, o que acabou por se tornar a fonte de riqueza da região. O primeiro povoado de carácter permanente foi fundado pelos espanhóis em 1624 em Soriano perto do Rio Negro, em 1669-71, os portugueses construíram um forte na Colônia do Sacramento, tendo os espanhóis intensificado a colonização para limitar a expansão portuguesa das fronteiras do Brasil.

Montevidéu foi fundada pelos espanhóis nos primórdios do século XVIII, para servir como fortaleza militar, tendo o seu porto rapidamente passado a ser um centro comercial capaz de competir com Buenos Aires.

A história da primeira parte do século XIX uruguaio molda-se ao sabor das lutas existentes entre o Reino Unido, Espanha, Portugal e as forças coloniais, pelo domínio da região compreendendo a Argentina, o Brasil e o Uruguai. Em 1806 e 1807, o exército britânico tentou cercar Buenos Aires no decorrer da sua guerra com Espanha, como resultado, no início de 1807, Montevidéu estava ocupada por uma força britânica composta por 10.000 homens, que apenas saiu a meio do ano, quando foi atacar Buenos Aires.

Luta pela independência
Liga Federal das províncias aliadas sob a proteção de artigasEm 1811, é nomeado Vice-rei e Capitão Geral da região, Xavier de Elio, gerando insatisfação devido a uma série de medidas adotadas por ele. Em fevereiro se dá o "grito de Asencio" e um capitão chamado José Gervasio Artigas, ao retornar de Buenos Aires, aonde fora oferecer seus serviços torna-se líder dos autonomistas. Em 18 de maio de 1811, os autonomistas tomam o país, exceto Montevidéu. Elio solicita e recebe apoio da Corte portuguesa instalada no Brasil que lhe envia o exército "pacificador" sob o comando de Diogo de Souza.

Em 23 de setembro junta-se a ele o governo de Buenos Aires. Artigas levanta o cerco a Montevidéu e refugia-se no interior, até o rio Ayuí, e junto com ele vão os habitantes da área rural. No começo de 1812 as tropas portuguesas se retiram.

Sem conseguir vencer Artigas, que tinha obtido já o alliance da província de província de Entre Ríos, em 1814 seus inimigos iniciam mediações em favor da paz. Montevidéu é conquistada em 20 de junho de 1814 por Carlos María de Alvear, general enviado por Buenos Aires. Este quando retorna, abre caminho para a sublevação do Lado Oriental sob o comando de Artigas, o qual terminaria seus dias exilado devido à oposição dos escravocratas portugueses e dos comerciantes de Buenos Aires y de Montevideo, tornando-se, no entanto, um herói nacional do Uruguai. [17]

Em 1821, a Província Oriental del Rio de la Plata, o atual Uruguai, passou a ser parte do Brasil e portanto também colónia de Portugal, sob o nome de Província Cisplatina. Em 1825 forma-se o chamado "grupo dos 33 Orientales" contra a ocupação luso-brasileira que logo se transforma em um pequeno exército e invade a província vindos de Buenos Aires. Após a tomada de Montevidéu em 14 de junho, instala-se um governo provisório que vota a independência do Brasil a 25 de Agosto de 1825 (depois de numerosas revoltas em 1821, 1823 e 1825), mas decidiu aderir a uma federação regional com a Argentina.

Esta federação regional derrotou o Brasil depois de 500 dias de combates. O Tratado de Montevideu, datado de 1828 e patrocinado pelo Reino Unido, criou o Uruguai como estado independente, sendo a primeira constituição do recém-formado país adoptada a 18 de Julho de 1830. No resto do século XIX vários presidentes foram eleitos para lidarem com os conflitos com os Estados vizinhos, as flutuações políticas e económicas e um grande afluxo de imigrantes, oriundos sobretudo da Europa.

A Guerra Grande de 1839-1852
José Fructuoso Rivera.
Manuel Oribe.Ficheiro:Gervasioartigas.JPG
José Gervasio Artigas.O espectro político no Uruguai ficou dividido entre dois partidos, os conservadores Blancos ("brancos", Partido Nacional) e os liberais Colorados ("vermelhos"). Os Colorados eram liderados por Fructuoso Rivera e representavam os interesses económicos de Montevideu, enquanto que os Blancos eram liderados por Manuel Oribe e representavam os interesses dos agricultores e promoviam o proteccionismo. Os grupos herdaram os nomes das cores das braçadeiras que usavam, inicialmente os Colorados eram azuis, mas depois de a braçadeira esbater ao Sol adoptaram o vermelho.

Os partidos uruguaios associaram-se às facções políticas que guerreavam na vizinha Argentina. Os Colorados eram a favor dos exilados liberais, Unitarios, muitos dos quais tinham buscado refúgio em Montevideu, enquanto o líder Blanco, Manuel Oribe, era um amigo próximo do ditador argentino, Juan Manuel de Rosas. Oribe ficou ao lado de Rosas quando a marinha francesa bloqueou Buenos Aires em 1838, o que levou os Colorados e os exilados Unitarios a procurarem ajuda francesa contra Oribe e, a 15 de Junho de 1838, um exército liderado por Fructuoso Rivera, derrubou o presidente que refugiou-se na Argentina.

Os Unitarios formaram um governo exilado em Montevidéu e, com o apoio secreto dos franceses, Rivera declarou guerra a Rosas em 1839. Este conflito iria durar treze anos e ficar conhecido como a Guerra Grande.

Em 1840, um exército de Unitarios exilados tentou invadir o norte da Argentina vindos do Uruguai mas com pouco sucesso. Dois anos depois o exército argentino invadiu o Uruguai a favor de Oribe. Tendo tomado o controlo da maior parte do país, embora não tenham conseguido capturar a capital. O cerco de Montevideu começou em Fevereiro de 1843 e iria durar nove anos e captar as atenções e a imaginação do mundo inteiro. Alexandre Dumas, filho comparou-o com uma nova guerra de Tróia.

Ficheiro:Rio de la Plata BA 2.JPG
Rio da Prata.
Os Uruguaios cercados pediram ajuda aos estrangeiros residentes, tendo-se formado uma legião francesa e outra italiana. A italiana era liderada por Giuseppe Garibaldi, que estava a leccionar matemática em Montevideu quando a guerra estalou, Garibaldi foi ainda nomeado chefe da marinha uruguaia e esteve envolvido em muitas actos famosos durante a guerra, nomeadamente a batalha de San Antonio, que o fez obter uma reputação de nível mundial como formidável líder de guerrilha.

O bloqueio argentino a Montevideu foi ineficaz pois Rosas tentou não interferir com o trânsito internacional de navios no Rio da Prata. Mas em 1845, quando o acesso ao Paraguai foi bloqueado, o Reino Unido e a França aliaram-se contra Rosas, capturaram a sua frota e iniciaram um bloqueio a Buenos Aires, enquanto o Brasil se aliava à Rosas. Rosas conseguiu negociar acordos de paz com a Grã-Bretanha (em 1849) e com a França (em 1850), tendo esta última concordado em retirar a sua legião se as tropas de Rosas saíssem do Uruguai.

Oribe manteve um cerco pouco apertado à capital. Em 1851, o caudilho argentino Urquiza virou-se contra Rosas e assinou um pacto com os exilados Unitarios, os uruguaios Colorados e com o Brasil, que também passou a posicionar-se contra Rosas. Urquiza, com o apoio do exército brasileiro sob o comando do Duque de Caxias, entrou no Uruguai, derrotou Oribe e levantou o cerco a Montevideu, seguidamente derrubou Rosas na Batalha de Monte Caseros, a 3 de Fevereiro de 1852. Com Rosas derrotado e exilado a Guerra Grande chegou finalmente ao fim.

A Guerra da Tríplice Aliança
Em 1855, um novo conflito estalou entre os partidos, e atingiu o seu ponto alto durante a Guerra da Tríplice Aliança (ou Guerra do Paraguai). Em 1863, o general dos Colorados Venancio Flores organizou um levantamento armado contra o presidente Blanco, Bernardo Prudencio Berro. Flores saiu vitorioso, com o apoio do Brasil e da Argentina, que lhe cederam tropas e armas, enquanto Berro forjou uma aliança com o líder paraguaio Francisco Solano López. Quando o governo de Berro foi derrubado, em 1864, com o apoio brasileiro, López declarou guerra ao Brasil.

O resultado foi a Guerra da Tríplice Aliança, um conflito de cinco anos onde o Uruguai, o Brasil e a Argentina combateram o Paraguai, em que Flores acabou por sair vencedor, mas perdendo 95% das suas tropas. Flores não saboreou a sua vitória pírrica por muito tempo, pois foi assassinado em 1868, no mesmo dia que o seu rival Berro.

Ambos os partidos estavam conscientes do caos. Em 1870 chegaram a um acordo para definir as esferas de influência de cada um: os Colorados controlariam Montevideu e a região costeira, já os Blancos controlariam o interior com os seus espaços agrícolas. Além disto, os Blancos receberam meio milhão de dólares para os compensar pela perda de Montevideu. Contudo a figura do caudilho foi difícil de apagar do Uruguai e os feudos políticos continuaram.

Desenvolvimento sócio-econômico até 1890
Ponte General Artigas que liga o Uruguai à Argentina sobre o Rio Uruguai.
Depois da Guerra Grande, houve um aumento assinalável da imigração, sobretudo de Espanha e Itália, em 1860 os imigrantes representavam 48% da população, e 68% em 1868. Na década de 1870 entraram no Uruguai mais de 100.000 europeus, pelo que em 1879 viviam cerca de 438.000 pessoas no Uruguai, um quarto das quais em Montevideu.

Em 1857 o primeiro banco abriu, três anos depois iniciou-se a construção de um sistema de canais e em 1860 a primeira linha de telégrafo foi instalada e construíram-se ligações ferroviárias entre a capital e a província.

A economia viveu um acelerado crescimento depois da Guerra Grande, sobretudo na criação e exportação de gado. Entre 1860 e 1868, o número de ovelhas passou de três para dezassete milhões, devendo-se o aumento sobretudo aos novos métodos trazidos pelos imigrantes europeus.

Montevidéu tornou-se um grande centro económico, graças ao seu porto natural tornou-se um entreposto para mercadorias da Argentina, do Brasil e do Paraguai. Também as cidades de Paysandú e Salto, ambas situadas no Rio Uruguai, viveram um desenvolvimento semelhante.

Século XX
José Batlle y Ordóñez, presidente nos períodos 1903-1907 e 1911-1915, lançou as bases do Uruguai actual, fazendo grandes reformas políticas, sociais e económicas, como o estabelecimento da intervenção governamental em vários sectores da economia, o lançamento de um sistema de segurança social e a criação de um executivo plural. Algumas destas reformas foram continuadas pelos seus sucessores.

Em 1951, os governantes decidiram substituir o cargo de presidente por um conselho administrativo, como forma de evitar um golpe militar. Quinze anos depois, o mandato presidencial é restituido em um referendo realizado no mesmo dia das eleições gerais, vencidas pelo Partido Colorado.

No final da década de 1950, em parte devido ao decréscimo da procura no mercado mundial por produtos agrícolas, o Uruguai começou a registar problemas económicos, onde se inclui a inflação, desemprego em massa e uma queda abrupta do nível de vida dos trabalhadores uruguaios, o que levou ao aparecimento de protestos estudantis e conflitos laborais.

Os Tupamaros, um movimento de guerrilha urbana, formaram-se no início da década de 1960, inicialmente assaltavam bancos e distribuíam comida e dinheiro nos bairros pobres, posteriormente passaram a atacar as forças de segurança e a executar raptos políticos. Destas acções resultou o embaraço e depois a destabilização do governo.

O Office of Public Safety (OPS) dos Estados Unidos da América começou a operar no Uruguai no ano de 1965. O OPS trouxe à polícia e aos serviços secretos uruguaios novas técnicas de policiamento e interrogatório. O chefe dos serviços secretos policiais, Alejandro Otero, reportou em 1970 a um jornal brasileiro que o OPS, sobretudo o responsável do OPS no Uruguai, Dan Mitrione, instruiu a polícia uruguaia como torturar suspeitos, sobretudo com aparelhos eléctricos.

O presidente Pacheco Areco declarou o estado de emergência em 1968, seguida de uma ainda maior suspensão das liberdades civis em 1972 pelo seu sucessor, o presidente Juan Maria Bordaberry, que colocou o exército a combater as guerrilhas. Depois de derrotarem os Tupamaros, os militares tomaram conta do poder, em 1973, levando o Uruguai a deter, em pouco tempo, a maior taxa per capita de presos políticos do mundo.

Em 1984 estalaram protestos massivos contra a ditadura militar. Após uma greve geral de vinte e quatro horas, iniciaram-se conversações e as forças armadas anunciaram um plano para devolver o poder à sociedade civil. Nas eleições de 1984, o líder Colorado, Julio María Sanguinetti ganhou a presidência do país e cumpriu as suas funções entre 1985 e 1990. O primeiro mandato de Sanguinetti implementou reformas económicas e consolidou a democracia depois dos anos que o país esteve dominado sobre a repressão militar.

O Uruguai contemporâneo
Imagem de Montevidéu na actualidadeAs reformas económicas de Sanguinetti visavam atrair o investimento e capital estrangeiro e tiveram algum sucesso na estabilização da economia. Para a promoção da reconciliação nacional e facilitar o retorno ao funcionamento democrático das instituições, Sanguinetti conseguiu aprovar por plebiscito uma controversa amnistia geral aos líderes militares acusados de violações dos direitos humanos durante a ditadura, e acelerou a libertação dos antigos guerrilheiros.

As eleições de 1989 foram vencidas por Luís Alberto Lacalle, do Nacional, que governou no perído de 1990 a 1995. Lacalle, além de fazer o Uruguai aderir ao Mercosul em 1991, empreendeu grandes reformas estruturais liberalizando e privatizando a economia, apesar de algum sucesso económico, estas medidas deram origem a uma grande oposição política, que chegou a conseguir anular algumas das reformas por referendo.

Nas eleições de 1994 Sanguinetti voltou a ser eleito, embora sem maioria no parlamento, tendo por isso o Colorado e o Nacional encetado uma coligação governamental. As reformas económicas continuaram e o sistema eleitoral, a segurança social, a educação e a segurança pública foram também revistos. A economia cresceu de forma estável durante a maior parte do mandato até que os baixos preços das mercadorias e dificuldades económicas nos maiores mercados para os quais o Uruguai exportava conduziram a uma recessão em 1999 que continuou até 2002.

Encontro do presidente uruguaio Tabaré Vázquez com o argentino Néstor Kirchner.
As eleições de 1999 decorreram-se sob as alterações introduzidas pela revisão constitucional de 1996. Primárias em Abril decidiram candidatos únicos para cada partido e as eleições decorridas em Outubro determinaram a representação para a legislatura. Como nenhum candidato obteve maioria, em Novembro houve uma segunda volta na qual Jorge Batlle Ibáñez do Colorado e com o apoio do Nacional, derrotou Tabaré Vázquez o candidato da Frente Amplio. Os partidos vencedores continuaram a sua coligação legislativa, pois isoladamente não conseguiam ultrapassar os 40% da Frente Amplio, esta coligação acabou em Novembro de 2002, quando os blancos se retiraram dos seus ministérios, embora continuassem a apoiar os colorados na maioria dos temas.

O mandato de Batlle foi marcado pela recessão e incerteza económica, pela desvalorização do real no Brasil em 1999, os surtos de febre aftosa em 2001 e finalmente com o colapso político-económico da Argentina. O desemprego elevou-se para perto dos vinte por cento, o valor real dos salários diminuiu e o peso desvalorizou-se, tendo sido relegados para a pobreza quase quarenta por cento dos uruguaios.

Com o piorar das condições económicas a opinião pública virou-se contra as políticas económicas de mercado comum, adoptadas pelo governo de Batlle e os seus antecessores, levando à rejeição em plebiscito das propostas para a privatização da companhia estatal de petróleo em 2003 e da companhia estatal de água em 2004.

Em 2004 os uruguaios elegeram Tabaré Vázquez como presidente, dando à Frente Amplio, a maioria nas duas câmaras do parlamento. O governo comprometeu-se a continuar os pagamentos da dívida externa do Uruguai e também prometeu combater fortemente os problemas generalizados da pobreza e do desemprego.

A construção de uma fábrica de papel em Fray Bentos - o maior investimento da história do país, feito pela empresa finlandesa Botnia, de 1,7 bilhões de dólares - às margens do rio Uruguai provocou grande tensão entre o governo dos dois países ao longo de 2006. A Argentina levou representação contra a instalação da indústria ao Tribunal Internacional de Haia em 2006; todavia, a decisão favoreceu o Uruguai. Moradores da localidade argentina de Gualeguaychú, localizada na outra margem do rio, bloquearam por diversas vezes a ponte que une os dois países, alegando prejuízo ambiental e turístico diante da poluição gerada no processamento da celulose. [18]

Referências
↑ LOZANO, Pedro. Historia de la Conquista del Paraguay, Rio de la Plata y Tucuman. BiblioBazaar, 2008. ISBN 0-559-79968-3
↑ O Pau-brasil Tribuna do Norte, acessado em 1º de fevereiro de 2010
↑ PIAZZA, Walter F. A Ilha de Santa Catarina e o seu Continente na Luta pela Hegemonía Portuguesa e na Fixação da Cultura Lusitana no Brasil Meridional. Novos Estudos Jurídicos, Itajaí: Univali, 2000.
↑ Uruguai foi Província do Brasil no século 19; saiba mais Folha Online, acessado em 18 de janeiro de 2010
↑ Passeios e excursões no Punta del Este Guiadecabanias.com, acessado em 19 de janeiro de 2010
↑ 100 Años de Punta del Este Sólo Líderes, acessado em 19 de janeiro de 2010
↑ Buenos Aires e o Rio Site oficial de turismo da Cidade de Buenos Aires, acessado em 18 de janeiro de 2010
↑ Aproximación de España a la Antártida Armada Española, acessado em 18 de janeiro de 2010
↑ Juan Diaz de Solis Original Catholic Encyclopedia, acessado em 18 de janeiro de 2010
↑ O primeiro bandeirante Superinteressante, acessado em 1º de fevereiro de 2010
↑ Fernando de Magallanes y la \"Nao Victoria\" Diario Río Negro, acessado em 19 de janeiro de 2010
↑ Información General Soriano Total, acessado em 18 de janeiro de 2010
↑ Brasil Século XVI Hjobrasil, acessado em 1º de fevereiro de 2010
↑ A âncora de Caboto Diário Catarinense, acessado em 1º de fevereiro de 2010
↑ Geografía - Uruguay - 3ª parte Naturaleza Educativa, acessado em 1º de fevereiro de 2010
↑ PEIXOTO, Antonio Carlos. Porto Belo - Santa Catarina (1500-1600). SuaEditora, 2009. ISBN 978-85-909516-0-5]
↑ POMER, Leon. As independências na América Latina. Brasília: Brasiliense, 1981. ISBN 85-11-02001-2
↑ Declaração de Kirchner agrava crise com Uruguai
Ligações externas
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre História do UruguaiDepartmento de Estado dos EUA Background Note sobre o Uruguai (em inglês)
Red Academica Uruguaia (RAU) Informações sobre o Uruguai (em espanhol)



Uruguai
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens

v • eHistória da América do Sul
Portal América do Sul
Países Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela
Territórios Malvinas • Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Guiana Francesa



This entry is from Wikipedia, the leading user-contributed encyclopedia. It may not have been reviewed by professional editors (see full disclaimer) . Donate to wikipedia.

Licence : Wikipedia. This article is licensed under the GNU Free Documentation License.


todas as traduções do história do uruguai
Contactar-nos | Informações | Privacy policy
Copyright © 2009 Memodata : Enciclopédia em linha, dicionário de definições e mais. Todos os direitos reservados.

sinónimo - definição - dicionário - define - tradução - traduzir - tradutor - conjugação - anagrama
Publicidade ▼


escolham a vossa língua "fonte" :
escolhas recentes
português (pt)

outro
alemão (de) búlgaro (bg) chinês (zh) dinamarquês (da)
esloveno (sl) espanhol (es) estoniano (et) finlandês (fi)
francês (fr) grego (el) holandês (nl) húngaro (hu)
inglês (en) italiano (it) japonês (ja) korean (ko)
língua árabe (ar) norueguês (no) polonês (pl) português (pt)
romeno (ro) russo (ru) sérvio (sr) sueco (sv)
tcheco (cs) turco (tr) letão (lv) farsi (fa)
lituano (lt) islandês (is) eslovaco (sk) croata (hr)
Hindi (hi) vietnamês (vi) hebraico (he) tailandês (th)
indonésio (id)

[x] fechar
escolham a vossa língua "alvo" :
escolhas recentes
português (pt)

outro
alemão (de) búlgaro (bg) chinês (zh) dinamarquês (da)
esloveno (sl) espanhol (es) estoniano (et) finlandês (fi)
francês (fr) grego (el) holandês (nl) húngaro (hu)
inglês (en) italiano (it) japonês (ja) korean (ko)
língua árabe (ar) norueguês (no) polonês (pl) português (pt)
romeno (ro) russo (ru) sérvio (sr) sueco (sv)
tcheco (cs) turco (tr) letão (lv) farsi (fa)
lituano (lt) islandês (is) eslovaco (sk) croata (hr)
Hindi (hi) vietnamês (vi) hebraico (he) tailandês (th)
indonésio (id)

[x] fechar


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas