domingo, 29 de agosto de 2010

2827 - história da motocicleta

Principal Breve Histórico Missão Perguntas mais frequentes Notícias


Boa Tarde, 29/08/2010 13:33
Associação Brasileira de Motociclistas


Cadastro ABRAM
clique aqui

Histórico

Missão

Presidência
Serviços

Filiação

ABRAM Responde

Segurança

Notícias

Campanhas

PRAM

Parceiros

Eventos

Expedições

Motoclubes

Mototurismo

Wheeling

Fotos

Links

Prêmio ABRAM

Fale conosco
















CURIOSIDADES


Breve história da motocicleta

Assim como aconteceu com o automóvel, a motocicleta é resultado do uso conjunto de uma série de invenções. Dentre estas, a mais importante para a evolução dos meios de transporte foi, sem dúvida, a roda (atribuída aos Sumérios, por volta de 3000 AC.). A partir daí, tinha início uma nova fase de desenvolvimentos que, passando por carroças, carruagens, triciclos motorizados e diversas outras invenções, resultaria nos veículos automotores.

A partir da bicicleta, a motocicleta evoluiu praticamente junto com o automóvel, graças ao desenvolvimento de uma peça fundamental: o motor.

O eventos principais da história da motocicleta foram:

Século 16 – Surgem os primeiros veículos de duas rodas, impulsionados com os pés.

1769 – Nicola Cugnot (França) monta um trator com 3 rodas e motor a vapor.

1817 – Adicionada uma roda para acionar um mecanismo de direção.

1842 – Kirkpatrick Mc Millan (Escócia) cria uma bicicleta com pedais, tração traseira e percorre com ela 225 km.

1862 – Étienne Lenoir (França) fabrica o primeiro motor de combustão interna.

1869 – Alphonse Beau de Rochas estabelece os princípios do motor de 4 tempos.

1884 – Pierre Michaus e Louis Guillaume Perreaus (França) instalam um motor a vapor em uma bicicleta. Esta foi a primeira bicicleta motorizada da história. Percorreram 16 km e acharam que o motor iria melhor em um triciclo.

A empresa AMERICAN COPELAND (Filadélfia, USA) fabrica a Penny Farthing, uma bicicleta com motor a vapor, mais tarde mudada para triciclo.

Criada a bicicleta Rover´s Saety, com o tipo de estrutura de quando que seria utilizado mais tarde para as motocicletas.

Karl Benz (Alemanha) monta o primeiro automóvel da história.

Gottlieb Daimler (Alemanha) patenteia um motor de combustão interna de alta rotação (700 r.p.m.), que queima vapor de petróleo como combustível. Ele adapta-o a uma estrutura de madeira, criando a primeira moto da história (Reitwagen = carro para montar). O filho de Daimler percorre 9 km com a moto.

Na França ocorre a primeira corrida de motos (ainda triciclos). George Bouton compete sozinho e atinge 25 Km/h durante a prova.

A velocidade máxima permitida a veículos em ruas, na Europa, para de 6,5 Km/h para 22,5 Km/h.

Oscar Hedstrom (Estados Unidos) constrói uma bicicleta motorizada. Com George Hendee, funda a Hendee Manufacturing Company, que lança em 1901 o primeiro modelo, Single da bicicleta motorizada. Mais tarde, o nome da Hendee é mudado para INDIAN MOTORCYCLE.

William S. Harley e Arthur Davidson, acoplam um pequeno motor a gasolina a uma bicicleta.

Dois alemães fundam uma fábrica na Inglaterra, a TRYUMPH, e lançam um modelo famoso, a Speed Twin, que revolucionou o “design” de motos.

Tem origem nos Estados Unidos as corridas de 1 minuto tipo SPEED WAY, em ovais de terá de 402 m.

Iniciadas nos Estados Unidos as corridas tipo DRAG RACE, em que 2 competidores de cada vez disputam arrancadas em pistas paralelas de 402 m. (1/4 de milha).

O projeto da primeira moto é completado pela Harley Davidson Campany.

1920 – Lançado na Itália o Troféu Turista, corrida especial só para motos.

Corridas em Estrada tem início em 1907, na Inglaterra, com a prova Tourist Tropy (TT). Até hoje essa competição é uma das mais exigentes e populares do mundo.

A Harley-Davidson, em um espaço de 1.570 m2 fabrica 1000 motos com 35 funcionários.

1934 – Motos alcançam a velocidade de 114 Km/h no Troféu Turista (Itália).

Corrido na França o Primeiro Grande Prêmio da França. Surge na Inglaterra a modalidade MOTOCROSS.

A BMW – Bayrischen Motorenwerke (Alemanha) lança sua primeira moto, desenhada por Max Fritz.

Carlos Guzzi (Itália) funda a MOTO GUZZI, produzindo motos de excelente design e grande qualidade.

Iniciando o Primeiro Campeonato Estadual de Motos, em São Paulo, SP.

Primeiro Campeonato Brasileiro, organizado pelo MOTO CLUBE DO BRASIL, no Rio de Janeiro, RJ.

1952 – Soishiro Honda (Japão) funda a empresa HONDA MOTOR. A Honda lança sua primeira motoneta.

A KAWASAKI (Japão) inicia a produção de motos.

Organizado o Primeiro Campeonato Mundial, composto de uma série de Grand Prix.

1953 – A HONDA lidera o mercado interno japonês com sua motoneta.

1960 – A MV Augusta (Itália) começa a produzir motos. Até 1976 a MV havia vencido 37 Campeonatos Mundiais e 273 Grande Prêmios.

1996 – A fabricante de equipamentos para tecelagem SUZUKI (Japão) diversifica sua produção e lança a bicicleta motorizada Power Free.

Realizado o primeiro campeonado de Motocross.

A SUZUKI dá os primeiros passos para fabricar motocicletas.

A fabricante de bicicletas DUCATTI (Itália), com a chegada de Fabio Taglione, passa a produzir motos.

A YAMAHA (Japão) lança sua primeira moto.

A SUZUKI lança sua primeira verdadeira moto.

A KAWASAKI se firma na produção de motos de alta performance.

A YAMAHA instala no Brasil a primeira fábrica de motos do país.

A YAMAHA lança a RD-50, a famosa “Cinquentinha”.

Surge no cenário brasileiro o piloto ALEXANDRE BARROS, até hoje disputando o Campeonato Mundial.



Fonte: Manual de Pilotagem MOTOCICLISTAS - Tecnodata Trânsito.

--------------------------------------------------------------------------------




Veja mais notícias. Clique aqui.








DESTAQUES NOTICIAS EVENTOS



3
copyright autor do tewxto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas