terça-feira, 31 de agosto de 2010

2928 - HISTÓRIA DO TELESCÓPIO

Porto Alegre, 31 de agosto de 2010


Home | Vestibular | EJA | Terceirão | João Paulo I | Cursos Técnicos | Exame OAB





Parabéns!

Nicolas Bioni Stefano


MEDICINA UFRGS 2010

















Universidades

UFRGS
PUCRS
UFCSPA
Federais


Vestibular

Inscrições
Gabaritos
Listão


Carreiras

Profissões
Área Médica
Direito
Engenharias
Intercâmbio



Governo

Enem
Prouni
MEC


Diversas

Atualidades
Cotação do Dólar
Ecologia
Eventos Culturais
Ciência
Tecnologia
Informática








Digite a palavra-chave para pesquisar no banco de dados de NOTÍCIAS

Palavra-chave:





--------------------------------------------------------------------------------

História do Telescópio Hubble

Segundo a Nasa - agência espacial americana -, a história do telescópio espacial Hubble começa em 1610, quando Galileu apontou seu telescópio para os céus. Mas o projeto mesmo começou no século XX, a partir de uma ideia do astrofísico americano Lyman Spitzer, na década de 40.

O nome foi escolhido para homenagear Edwin Powell Hubble, (1889-1953), um astrônomo americano que revolucionou a ciência nos anos 20 ao indicar que o universo não se reduzia à Via Láctea - a galáxia que contém nosso planeta -, como se imaginava até então. Edwin estudava a nebulosa de Andrômeda quando percebeu estrelas que brilhavam de maneira muito mais fraca que as outras. O astrônomo notou que, na realidade, Andrômeda era uma distante galáxia separada da nossa.

A construção do telescópio ocorreu durante os anos 70 e 80 e o lançamento acabou adiado em função do acidente com a nave espacial Challenger, em 1986, quando sete astronautas morreram. Finalmente em 1990 a Discovery colocou o Hubble em órbita.

As primeiras imagens do telescópio chegam distorcidas à Terra. A Nasa então descobriu que as lentes tinham um problema de fabricação e lentes corretivas foram instaladas em 1993.

Com objetivas adequadas e livre das interferências da atmosfera, o Hubble se tornou umas das principais janelas para o espaço, registrando de meteoros a gigantescas galáxias. Graças a ele foram possíveis algumas das principais descobertas da astronomia como, por exemplo, a de que a expansão do universo está em aceleração.

Apesar da importância para a ciência, o Hubble é um idoso de 20 anos. Sua aposentadoria está marcada para 2013 e seu sucessor já foi escolhido e apresentado: o telescópio espacial James Webb.



Fonte: Terra
Postado por: AC 23/04/10


Download em PDF Versão para Impressão

















© Universitário 1995-2010. Todos os Direitos Reservados



COPYRIGHT UNIVERSAITÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas