segunda-feira, 30 de agosto de 2010

2905 - história do microscópio

História da microscopia

A microscopia é um processo básico de toda a biologia moderna, sendo responsável por algumas das mais importantes descobertas relacionadas com a vida, como é o caso da célula e de toda a sua estrutura e funcionamento.
A história da microscopia começa com o fabrico das primeiras lentes ópticas, através do polimento do vidro, pelo fiorentino Salvino d´Amato, em 1285. A ideia de combinar lentes para aumentar o tamanho dos objectos mais pequenos data de 1590 e deve-se a Zacharias Janssen, sendo, o primeiro microscópio por ele desenvolvido capaz de uma ampliação de cerca de 30x.
A capacidade de ampliação foi evoluindo em consequência do aperfeiçoamento das lentes. No séc. XVII, Antonie Van Leeuwenhoek (físico holandês) desenvolveu o microscópio simples capaz de ampliações de até 200x e medindo apenas 6,7 centímetros, com o qual o cientista fez a primeira observação de bactérias, às quais na altura deu o nome de protozoários. Durante o séc. XVIII o microscópio tornou-se um objecto em moda, sendo fabricado por artífices com feitios e decorações ao gosto dos clientes, originando autênticas obras de arte e decoração. Ainda neste século, o microscópio passa a fazer parte do processo de ensino das classes nobres e ricas da sociedade.
No entanto, mau grado os sucessivos aumentos de ampliação, as imagens obtidas continuavam a ser de qualidade inferior, devido às dificuldades em eliminar as aberrações cromáticas e distorções resultantes de imperfeições das lentes. Apenas no século XIX, com o aperfeiçoamento dos sistemas de fabrico de lentes, se conseguiu atingir o limite de resolução máximo possível utilizando luz visível. Surgem também neste século os primeiros microscópios binoculares (duas oculares em vez de uma só). Para a melhoria das imagens obtidas com o microscópio óptico, foram também fulcrais os desenvolvimentos verificados no campo da preparação do material biológico para observação, nomeadamente, as técnicas de coloração específica de organelos e estruturas celulares, de fixação, de inclusão e de corte. Os primeiros ateliers especializados no fabrico e comércio dos microscópios surgem em meados do século XIX, sendo de destacar o de Camille-Sébastien Nachet, inaugurado em Paris em 1835, e o de Karl Zeiss, inaugurado na Alemanha em 1846.
Em consequência do desenvolvimento da microscopia, foi possível a observação e descoberta de inúmeras estruturas e seres vivos microscópicos até aqui desconhecidos, como bactérias, protozoários e leveduras. Também graças ao desenvolvimento da microscopia, em 1835, Schleiden e Schwann, propõem as bases da teoria celular, primeiro grande princípio unificador da biologia, o qual postula que todos os organismos vivos são constituídos por células, sendo estas as unidades estruturais e funcionais dos mesmos.
Já no século XX, surgem novas variantes do microscópio óptico, sendo de destacar a invenção do microscópio de contraste de fases (Zernicke, 1941) e o de contraste diferencial (Normanski, 1952).
O aperfeiçoamento do microscópio óptico foi conduzido até um ponto tal que, a única limitação era o grande comprimento de onda da radiação (luz visível) utilizada para iluminação, este obstáculo impedia a obtenção de um maior poder de resolução. Esta dificuldade levou os cientistas a procurarem um modelo de microscópio que usando outro tipo de radiação para iluminação (com menor comprimento de onda que a luz visível) permitisse aumentar ainda mais a resolução. Em 1924, o físico Louis de Broglie, constata que um feixe de electrões apresenta um comportamento idêntico aos raios luminosos, mas com um comprimento de onda 10.000x menor, o que lança, os fundamentos da microscopia electrónica, conjuntamente com a teoria do efeito de foco de um campo magnético ou electrostático sobre um feixe de electrões, desenvolvida em 1926 por Hans Bush, investigador da Universidade de Jena, a qual prova que é possível focar um feixe de electrões com lentes magnéticas cilíndricas. Estavam assim elaboradas as bases teóricas do microscópio electrónico, sendo o primeiro aparelho construído em 1931/1932 por Ernst Ruska (Prémio Nobel da Fisíca em 1986) e por Max Knoll. Em 1933 o microscópio electrónico ultrapassava já o limite de resolução do microscópio óptico. No entanto, só após a Segunda Guerra Mundial o microscópio electrónico se desenvolve em pleno, constituindo-se o Elmskop I, desenvolvido por Ernst Ruska e Bodo Van Bonier nos laboratórios da Siemens, como o mais famoso dos primeiros microscópios electrónicos.
A microscopia electrónica teve um rápido desenvolvimento em pouco anos, graças a grandes aperfeiçoamentos técnicos que permitiram não apenas maiores valores de ampliação mas também aumentos sucessivos da capacidade de resolução e da qualidade das imagens obtidas. Estes progressos foram também tornados possíveis graças ao aperfeiçoamento dos métodos de preparação do material biológico para observação, sendo desenvolvidas várias técnicas, como a de obtenção de cortes ultrafinos e a de fixação de estruturas celulares através do uso de resinas sintéticas, entre outras. Uma variante do microscópio electrónico com grande interesse para a biologia, já que permite a obtenção de imagens de material não seccionado, é o microscópio electrónico de varrimento ou scanning desenvolvido pela primeira vez em 1965 pela empresa Cambridge Instruments.




Como referenciar este artigo:
História da microscopia. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-08-30].
Disponível na www: .
Banco de Recursos


microscópio



Diagrama interactivo

Tema(s): Ciências Naturais e Exactas

> VER DOCUMENTO

Inventos e Descobertas



Cronologia

Tema(s): História, Tecnologia

> VER DOCUMENTO


Guia Curricular

Biologia e Geologia - ano 1
▪ Unidade estrutural e funcional
> outros anos / disciplinas
Sugestões de consulta
Ciências Naturais e Exactas|Física
Definições, Conceitos e Factos
▪ campo (física)
▪ forças conservativas
▪ forças não conservativas
▪ ligações de Van der Waals
▪ núcleo atómico
▪ raios ultravioleta
▪ velocidade de uma reacção química
> ver mais

Ciências Naturais e Exactas|Química
Definições, Conceitos e Factos
▪ ácido acético
▪ ácido ciânico
▪ ácido cianídrico
▪ ácido clorídrico
▪ ácido nítrico
▪ ácido sulfúrico
▪ pozolana
> ver mais

Tecnologia|Tecnologia e Técnica
Definições, Conceitos e Factos
▪ cracking
▪ fibra de vidro
▪ galvanotecnia
▪ liquação
▪ matéria-prima
▪ Pesca à Candeia
▪ rolo
> ver mais

Ciências Naturais e Exactas|Biologia
Definições, Conceitos e Factos
▪ ácido aspártico
▪ ácido láctico
▪ alcenos
▪ ciclos biogeoquímicos
▪ comunidade biótica
▪ factores abióticos do ecossistema
▪ mutação genética
> ver mais

Ciências Naturais e Exactas|Zoologia
Definições, Conceitos e Factos
▪ Homem de Neanderthal
▪ Lantanotídeos
▪ lobo
▪ nematodes
▪ zona ambulacrária
▪ zona interambulacrária
▪ zooplâncton
> ver mais

Ciências Naturais e Exactas|Botânica
Definições, Conceitos e Factos
▪ ácido tânico
▪ alcalóides
▪ Lináceas
▪ Loasáceas
▪ Loganiáceas
▪ Lorantáceas
▪ Magnoliáceas
> ver mais
Artigos relacionados
▪ Antonie van Leeuwenhoek
▪ bactéria
▪ célula
▪ Louis de Broglie
▪ protozoário
▪ Segunda Guerra Mundial
▪ Zacharias Janssen



--------------------------------------------------------------------------------






--------------------------------------------------------------------------------










TERMOS E CONDIÇÕES DE ACESSO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | CENTRO DE CONTACTO
© 2003-2010 Porto Editora






copyright porto editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas