terça-feira, 31 de agosto de 2010

2980- CATOLICISMO

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC
Shopping
Publicidade
Anúncios Curso de Logística
Faça o curso online, pela Catho Educação.
Cursos Online
Faça um curso online, a partir de R$ 39,90 mensais.
Curso de Economia
Preste assessoria em assuntos econômico-financeiros.
Catho Empregos
Busque uma vaga de emprego. Teste por 7 dias grátis.
Ciências
Dúvidas em ciências? Confira nosso canal infantil e faça sua pesquisa escolar.
Geografia
Tire suas dúvidas em Geografia em nosso canal Kids.
História
Quem descobriu o Brasil? Tire suas dúvidas em História no nosso canal infantil.
Português
Tire suas dúvidas sobre a língua portuguesa em nosso canal kids.
Matemática
Aprenda a fazer cálculos matemáticos em nosso canal kids.
Brasil EscolaAcesso Restrito

Esqueci minha senha Cadastre-se Eventos Especiais
Folclore brasileiro Independência do Brasil Política Twitter Matérias
Artes Biografias Biologia Educação Física Espanhol Filosofia Física Geografia Geografia do Brasil Gramática História História da América História do Brasil História Geral Inglês Italiano Literatura Matemática Português Química Redação Sociologia Do 1º ao 5º Ano
Ciências Geografia História Matemática Português Vestibular
Bolsas de Estudo Cotas Enem Guia de Profissões Intercâmbio Notícias Vestibular ProUni Resumos de Livros Simulado Simulado ENEM Universidades Para Educadores
Estratégias de Ensino Gestão Educacional Orientação Escolar Pais e Professores Professores Trabalho Docente Pesquisa Escolar
Acordo Ortográfico Animais Cultura Curiosidades Datas Comemorativas Dicas de Estudo Doenças Drogas Economia e Finanças Educação Folclore Informática Mitologia Psicologia Religião Saúde e Bem Estar Sexualidade Brasil Escola » Religião » Catolicismo
Catolicismo

O catolicismo é um dos maiores representantes do cristianismo na contemporaneidade.





O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. Segunda algumas estatísticas recentes, cerca de um bilhão de pessoas professam ser adeptas ao catolicismo e têm o Brasil e o México como os principais redutos de convertidos a essa mesma religião. De fato, as origens do catolicismo estão ligadas aos primeiros passos dados na história do cristianismo.

Em sua organização, o catolicismo é marcado por uma rígida estrutura hierárquica que se sustenta nas seguintes instituições: as paróquias, as dioceses e as arquidioceses. Todas essas três instituições são submetidas à direção e ensinamentos provenientes do Vaticano, órgão central da Igreja Católica comandado por um pontífice máximo chamado de Papa. Abaixo de sua autoridade estão subordinados os cardeais, arcebispos, bispos, padres e todo o restante da comunidade cristã espalhada pelo mundo.

Esse traço centralizado da administração eclesiástica católica acabou promovendo algumas rupturas que, de fato, indicam a origem da chamada Igreja Católica Apostólica Romana. Uma das primeiras e fundamentais quebras de hegemonia no interior da Igreja ocorreu no século XI, quando as disputas de poder entre o papa romano e o patriarca de Constantinopla deram origem à divisão entre o catolicismo romano e o catolicismo ortodoxo.

As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo. Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma. A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final.

A liturgia católica reafirma sua crença através dos sete sacramentos que simbolizam a comunhão espiritual do fiel junto a Deus. Entre esses sacramentos estão o batismo, a crisma, a eucaristia, a confissão, a ordem, o matrimônio e a extrema-unção. A missa é o principal culto dos seguidores do catolicismo. Neste evento, celebra-se a morte e a ressurreição de Cristo; e o milagre da transubstanciação onde o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo.

Segundo consta nos ensinamentos católicos, a origem de sua igreja está relacionada ao nascimento de Jesus Cristo, líder judeu que promoveu uma nova prática religiosa universalista destinada à salvação de toda a humanidade. Após a morte de Cristo, a principal missão de seus seguidores era pregar os ensinamentos por ele deixados com o objetivo de ampliar o conhecimento de suas promessas. Nessa época, os primeiros cristãos tiveram que enfrentar a oposição ferrenha das autoridades romanas que controlavam toda Palestina.

Entretanto, a crise do Império Romano e a franca expansão dos praticantes dessa nova religião acabaram forçando o império a ceder a essa nova situação no interior de seus territórios. Por isso, ao longo do século IV, o catolicismo se tornou a religião oficial do Império Romano, favorecendo enormemente a expansão dessa religião ao logo de uma vasta região compreendendo a Europa, a África e partes do mundo oriental. Com isso, a Igreja adentra os últimos séculos da Antiguidade com expressivo poder.

Durante a Idade Média, a continuidade do processo de conversão religiosa se estendeu às populações bárbaras que invadiram os domínios romanos e consolidaram novos reinos. Entre esses reinos, destacamos o Reino dos Francos, onde se institui uma íntima relação entre os membros do clero e as autoridades políticas da época. A partir de então, a Igreja se tornou uma instituição influente e detentora de um grande volume de terras e fiéis.

A grande presença do catolicismo durante o período medieval começou a sofrer um expressivo abalo quando os movimentos heréticos da Baixa Idade Média, e séculos depois, o Movimento Protestante, questionaram o monopólio religioso e intelectual de seus clérigos. Nessa mesma época, a Igreja reafirmou suas concepções de fé por meio da Contra-Reforma, a instalação da Inquisição e a expressiva participação na conversão das populações nativas encontradas no continente americano.

Entre os séculos XVIII e XIX, o poder de intervenção da Igreja em questões políticas sofreu uma grande perda com a eclosão do ideário iluminista e o advento das revoluções liberais. A necessidade de instalação de um Estado laico favoreceu uma restrição das atividades da Igreja ao campo essencialmente religioso. Paralelamente, o surgimento do movimento comunista também estabeleceu outra frente de refutação ao catolicismo quando criticou qualquer tipo de prática religiosa.

No século XX, a Igreja sofreu uma profunda renovação de suas práticas quando promoveu o Concílio de Vaticano II, acontecido durante a década de 1960. Nesse evento – que mobilizou as principais lideranças da Igreja – uma nova postura da instituição foi orientada em direção às questões sociais e injustiças que afligiam os menos favorecidos. Essa tônica social acabou dando origem à chamada Teologia da Libertação, que aproximou os clérigos das causas populares, principalmente na América Latina.

Ultimamente, a ascensão de autoridades mais conservadoras na alta cúpula da Igreja enfraqueceu significativamente esse tipo de aproximação. Em contrapartida, existe um forte movimento que ainda insiste na mudança de alguns preceitos, como o celibato entre os clérigos e o uso de métodos contraceptivos. Com isso, vemos que a trajetória dessa instituição foi marcada por várias experiências que a transformaram ao longo do tempo.




Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola



Veja Mais!

Igreja Católica no Brasil

Frei Galvão

Religião - Brasil Escola

O que você achou deste texto? Ótimo, texto completo Bom, mas faltam exemplos e/ou imagens Regular, faltam informações Ruim, texto confuso Péssimo, pouco esclarecedor Participação: 33 Comentários

Avaliação:

Atualmente /5Se você quer comentar também Clique aqui



Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Religião
Mormonismo
Mormonismo, os mórmons, os santos dos últimos... O lado obscuro do Vaticano
Os sete pecados capitais praticados dentro do... As Cinco Maiores Religiões
As Cinco Maiores Religiões, o que é religião,... Taoísmo
Taoísmo, religião taoísta, origem do taoísmo,... Batuque gaúcho
As expressões de uma crença afro-brasileira na... A concepção do purgatório
Um lugar imaginado entre os céus e o inferno. Islamismo
A religião que atualmente mais recebe... Siquismo
Siquismo, o que é siquismo, o criador do... Wicca
Wicca, o que é wicca, as divindades wiccas, os... Fé
Conceito de fé, divindades pelas quais as... Carma e samsara
Dois conceitos importantes presentes em algumas... Exorcismo
Exorcismo, características do exorcismo, o... Política de Privacidade| Termos de Uso| Ajuda| Quem Somos| Anuncie Aqui| Fale Conosco
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2010 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).


COPYRIGHT BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas