terça-feira, 31 de agosto de 2010

3008 - CALVINISMO

InícioUsuáriosComunidadesDocumentosEnviar conteúdoCadastroLogin
Calvinismo


|outrosCALVINISMO
História
O calvinismo foi uma doutrina criada por João Calvino (século XVI), um dos principais reformadores protestantes. Na escola de Calvino, em Genebra, receberam instruções os fundadores da Igreja Presbiteriana. Calvino tentou transformar Genebra num Estado de fé Calvinista. Queria criar uma teocracia - forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de Deus, é exercida por seus representantes na Terra. Assim, estabeleceu leis que foram dirigidas por suas doutrinas religiosas, abriu escolas, estimulou o comércio exterior, proibiu jogos de azar, alcoolismo, danças e outros.
Perseguia seus opositores e defendia a pena de morte a hereges. Mandou queimar Miguel Serveto, que era um médico contrário às suas doutrinas. Jacques Gruet foi decapitado, acusado de blasfêmia. Entre os anos de 1542 e 1546 havia em Genebra vinte mil pessoas apenas. Dessas, cinqüenta e sete foram executadas, sessenta e seis banidas e um número incalculável de encarceramentos. Todos esses casos foram por motivos religiosos.
O calvinismo desde meados do século XVII era a corrente protestante mais numerosa da Inglaterra, dividindo-se em várias facções, sendo a mais importante a dos puritanos representados principalmente pela média burguesia, contrária ao Estado absolutista e a religião oficial anglicana, que limitavam o direito de propriedade, fazendo com que os puritanos assumissem uma postura de oposição mais radical.
Os presbiterianos , marcados por um comportamento mais moderado, de aceitação ao Estado absolutista, visto que sua composição social majoritária era formada pela alta burguesia e por latifundiários favorecidos pelo Estado. Os anabatistas constituíam o grupo mais radical. Eram socialmente formados por artesãos e camponeses pobres, que combatiam o Estado, reivindicando a devolução de terras e o sufrágio universal. Além de perseguidos pelo Estado anglicano, eram discriminados pelos puritanos que consideravam a pobreza como expressão da falta de graça divina.
LIVROS
O Calvinista é pois no extremo um profundo conhecedor da Bíblia, um moralista, um puritano, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã. O
... (Ver Mais)
Avaliações:02Denuncie
Comentários





(!)Abraão - em 21/04/2010 - Em parte este "artigo" está correto (poquissimas). O pesquisador deste arquivo inventou muito sobre a história do calvinismo... Recomendo buscar outras fontes...


gustavo
09/10/2007


Curso: Engenharia Mecatrônica
Tamanho do arquivo: 28 kb
(Ver mais)
Baixar Arquivo
4997 visitas | 34 downloads

Material de apoio:
Perguntas frequentes
Privacidade
Termos de uso
Sobre o ebaH!:
O que é o ebaH!?
Fale conosco
Ajude-nos a melhorar
Imprensa
Fique ligado:
Blog do ebaH!
Twitter do ebaH!
EbaH! no Orkut
Forum do ebaH!
EbaH! no Facebook


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas