sexta-feira, 22 de junho de 2012
A REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR
O PROJETO DE RUI BARBOSA:O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Maria Cristina Gomes Machado - UEM
Introdução
Este trabalho procura compreender o pensamento de Rui Barbosa (1849 -
1923) para aprofundar conhecimento sobre as questões educacionais que se apresentaram
na transição do Império para a República, tendo como preocupação reviver as lutas de uma
época pouco estudada pelos historiadores da educação1 e que permanecem vivas no
pensamento desse autor. Essas lutas foram travadas entre os homens, no final do século
passado, para a modernização da sociedade brasileira tendo se consolidado apenas na
segunda metade deste século.
Rui Barbosa envolveu-se nessas lutas e nelas permaneceu até o final de seus
dias. Assim, destacou-se no cenário nacional, tendo mantido uma conduta exemplar,
revelando também a extensão e profundidade de sua inteligência ao tratar as questões
cruciais que foram objeto de debate em sua época.
O espírito do século que aflorou nos seus escritos revela um horizonte mais
amplo do que a maioria dos seus contemporâneos, e faz dele um importante referencial para
o historiador preocupado em colocar seu objeto de estudo no conjunto das transformações
mais abrangentes e profundas da sociedade. Ele foi profundo e abrangente ao pensar as
questões nacionais, sem perder do seu horizonte as transformações pelas quais passavam os
países desenvolvidos, de onde se originaram as pressões pela transformação do trabalho
escravo em assalariado que, alçando o Brasil no circuito da globalização da época, ajudaria
o capital a debelar-se de sua primeira grande crise de superprodução, deflagrada na Europa,
para continuar seu processo de acumulação.
Por esta visão, Rui Barbosa transmitiu uma imensa obra2 sobre o espírito de
uma época na qual a sociedade brasileira buscava harmonizar-se com as demais nações.
1 Miriam Warde coordena um projeto de pesquisa sobre as teses defendida nos cursos de pós-graduação em
Educação e em História da Educação. Nele a autora constatou que oitenta por cento das teses desenvolvem
estudos centrados no período republicano, sendo mínima a porcentagem sobre a educação no período imperial
(Em Aberto. Brasília, ano 3, n.23, set/out. 1984).
2Rui Barbosa elegeu-se deputado provincial na Bahia em 1878, e no ano seguinte elegeu-se deputado geral,
tendo participado da vida pública nacional por quase cinqüenta anos. Ele deixou uma imensa obra, tanto em
extensão quanto em profundidade. Foi autor de diversos projetos, pareceres, artigos para jornais, discursos,
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Assim, pode-se conferir-lhe, merecidamente, o cognome de demiurgo, numa referência à
sua capacidade ímpar de "organizar a matéria pré-existente". Essa distinção revela, nesse
autor, uma consciência acima de seus contemporâneos. Ele se colocava em um plano mais
elevado e foi capaz de perceber o que quase ninguém percebia: o movimento da sociedade
brasileira, induzido pelo movimento mais geral que a crise de superprodução imprimia no
mundo, com plena consciência do passo a ser dado por esta sociedade que, mais cedo ou
mais tarde, deveria acontecer na perspectiva do que já existia nos países mais
desenvolvidos. Essa sua capacidade de perceber o que estava por fim encerra uma das mais
antigas controvérsias entre seus intérpretes, a começar pelos seus biógrafos, na disputa de
chamá-lo de realista ou idealista; continuando, de certa forma, nos manuais de educação e
nas produções acadêmicas mais recentes. A tese do "transplante cultural" apresentadas por
estes textos, na sua quase unanimidade, pretende confirmar o idealismo do autor. Ou seja, o
projeto de educação proposto por Rui Barbosa, transplantado dos países desenvolvidos, é
acusado de não levar em consideração a realidade brasileira.
Sem isentar o autor em estudo de contradições, mas, ao contrário,
considerando-as inerentes ao vivido e ao pensado, discute-se, neste trabalho, a unanimidade
dessa tese partindo da premissa de que Rui Barbosa foi realista no seu idealismo e idealista
na seu realismo. Ou melhor, ninguém deveria ser chamado de idealista pela quantidade de
futuro contido no seu pensamento, se esse futuro é previsível, portanto, racional.
Uma outra tese, recorrente nas interpretações e decorrente dos mesmos
pressupostos teórico-metodológicos da anterior, que este texto também levanta, é a
afirmação de que a educação concebida por Rui Barbosa era vista como alavanca ou motor
de desenvolvimento. Esta tese, que se alimenta da visão estreita da especialização do
conhecimento, por separar o objeto educação das lutas que os homens travam sobre
questões que ameaçam ou parecem ameaçar sua existência social, encontra oposição na tese
contrária de que a educação não tem vida própria fora dessas lutas, e que a concepção que
os homens fazem dela está diretamente ligada ao grau de consciência dessa totalidade.
Consciência que pode tanto alcançar o movimento geral, como síntese de múltiplas
conferências e trabalhos jurídicos. Ele estudou Direito e foi um intelectual auto-didata, erudito, conhecedor de
diversos idiomas, que atuou em várias áreas. Através da leitura ele tomava contato com o que acontecia no
mundo; foi um leitor voraz, deixou uma biblioteca com um acervo de mais de 35 mil volumes. Esta biblioteca
está hoje aberta ao público sob os cuidados da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro, que
também divulga as Obras Completas de Rui Barbosa. Esta possui cerca de duzentos volumes.
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determinações, como pode rebaixar-se por gradações até nivelar-se aos dados empíricos
que circunstanciam a percepção individual.
Constatadas essas duas teses, a de que Rui Barbosa fez "transplante cultural"
– foi idealista – e a de que concebeu a educação como motor de desenvolvimento, procurase
discuti-las a partir da análise dos pareceres sobre educação: a "Reforma do Ensino
Secundário e Superior" – 1882 (BARBOSA, 1942) e a "Reforma do Ensino Primário e
várias Instituições Complementares da Instrução Pública" – 1883 (IDEM, 1947).
Entretanto, este trabalho além de estudar os textos sobre educação, dedica-se a outros
escritos do autor, como o parecer sobre a reforma eleitoral – Lei Saraiva de 1881 que adota
a eleição direta; o parecer acerca do projeto de emancipação dos escravos sexagenários
apresentado pelo senador Dantas em 1884; bem como o material produzido fora do
parlamento. Rui Barbosa, através da imprensa, deu continuidade à divulgação de um
projeto de modernização da sociedade e envolveu-se nas lutas que desencadearam
transformações no país, como a mudança do trabalho escravo para o livre, a mudança do
regime monárquico para o republicano, a mudança de uma economia hegemonicamente
agrária para a organização de uma indústria embrionária. Isto pode ser verificado também
no material produzido quando ele foi ministro da Fazenda do Governo Provisório após a
Proclamação da República em 1889. Dada a extensão de sua obra e a diversidade de
questões por ele tratadas delimita-se à leitura e análise do material produzido por Rui
Barbosa entre 1878 e 1892. Este período abrange um espaço de tempo maior do que o de
elaboração dos pareceres sobre educação. Neste período ele atuava com bastante energia na
vida política do país defendendo a necessidade urgente de sua modernização.
O projeto educacional de Rui Barbosa
O século XIX foi o século que difundiu a instrução pública e Rui Barbosa foi
influenciado pelas discussões de sua época. Tanto que, empenhado num projeto de
modernização do país, interessou-se pela criação de um sistema nacional de ensino –
gratuito, obrigatório e laico, desde o jardim de infância até a universidade. Para elaboração
do seu projeto buscou inspiração em países onde a escola pública estava sendo difundida,
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procurando demonstrar os benefícios alcançados com a sua criação. Para fundamentar sua
análise recorreu às estatísticas escolares, livros, métodos, mostrando que a educação, nesses
países, revelava-se alavanca de desenvolvimento. Suas idéias acerca desta questão estão
claramente redigidas nos seus famosos pareceres sobre educação.
Os pareceres sobre a Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior
originou-se da análise do decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, que reformava o ensino
primário e secundário no município da Corte e o ensino superior em todo o Império. O
decreto fora apresentado pelo ministro Carlos Leôncio de Carvalho, membro do gabinete
liberal, presidido por Cansanção de Sinimbu, num momento em que crescia o interesse pela
instrução pública.
Rui Barbosa, após fazer uma detalhada análise desse decreto, encaminhou
um projeto substitutivo. A reforma proposta, assim como o decreto de Leôncio de
Carvalho, referia-se ao ensino primário e secundário circunscrito ao Município Neutro, e ao
ensino superior relacionado a todo o país; contudo, alertava que esta reforma poderia servir
de exemplo às outras províncias. Ela restringia-se apenas ao Município Neutro devido a
legislação nacional que, a partir do Ato Adicional de 1834, consagrava o ensino primário e
secundário como competência das províncias, e apenas o ensino superior como
competência do governo geral. Tendo em vista o prejuízo advindo desta divisão, ele
recomendava a criação de um sistema nacional de educação e propunha uma reforma
completa do sistema de ensino vigente.
Rui Barbosa, ao analisar a situação escolar no país concluiu que em matéria
de instrução tudo estava por ser feito. As bases para suas observações obedeciam a idéias
gerais sobre educação obtidas a partir de estudos sobre experiências desenvolvidas em
todos os países civilizados. Fez uma incursão atenta aos dados obtidos sobre o estado da
instrução em diversos países, como a Inglaterra, os Estados Unidos, a França, a Suíça, a
Alemanha, a Áustria, a Austrália, etc. Comparou estes dados aos que retratavam a situação
do ensino no Brasil. Desta comparação ressaltou que eram deploráveis as condições da
instrução que existiam no país, fosse em qualidade, em seu espírito ou seus instrumentos.
Nos pareceres destacou a responsabilidade do Estado com a instrução
pública; este deveria assumi-la consciencioso de que seria preciso dispender grandes verbas
para a reforma do ensino. Reconhecidas as vantagens de um Estado esclarecido, todos os
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países alargavam os orçamentos para as reformas de ensino. Para demonstrar isso, Rui
Barbosa citou diversos países e o quanto de dinheiro estavam investindo em educação,
universidades e laboratórios. O Brasil, porém, investia muito pouco.
O princípio vital na organização do sistema de ensino em geral seria a
introdução da ciência desde o jardim de infância até o ensino superior. O ensino de ciências
era o eixo fundamental de sua reforma. A leitura dos pareceres sobre educação evidencia
que ela foi posta como solução para um dos problemas que, segundo sua compreensão,
comprometia o futuro do Brasil. Para ele, a formação da inteligência popular por meio da
instrução escolar era fundamental para a reconstituição do caráter nacional; a ciência estava
de mãos dadas com a liberdade. Colocava a educação como um fator de desenvolvimento, a
alavanca capaz de modernizar o país. Nos seus pareceres a educação foi apresentada como
questão de vida ou morte. Era muito enfático nas suas conclusões e buscava todos os
argumentos possíveis para sensibilizar o parlamento para sua importância. Influenciado
pela literatura de seu período, pelos congressos de instrução organizados em vários países,
juntamente com outros autores, encampou, por um período curto de tempo, a bandeira da
instrução pública.
A reforma de ensino proposta por Rui Barbosa procurava preparar para a
vida. Esta preparação requeria o estabelecimento de um ensino diferente do ministrado até
então, ensino este marcado pela retórica e memorização. Era preciso privilegiar novos
conteúdos, como ginástica, desenho, música, canto e, principalmente, o ensino de ciências.
Esses novos conteúdos, associados aos conteúdos tradicionais, deveriam ser ministrados de
forma a desenvolver no aluno o gosto pelo estudo e sua aplicação. Para tanto, o método que
guiaria este aprendizado basear-se-ia na observação e experimentação, procurando cultivar
os sentidos e o entendimento. Recomendava, portanto, a adoção do método intuitivo. Para o
autor em estudo, essas mudanças no sistema de ensino eram fundamentais para tornar o
Brasil uma nação civilizada.
Rui Barbosa destacou, em vários momentos dos pareceres sobre educação,
que no século XIX, a instrução popular tornara-se uma necessidade imperiosa. Muitos
intelectuais, representando os mais diferentes países, acreditavam que através dos sistemas
nacionais de ensino seriam alcançados melhoramentos na sociedade. A educação estava
sendo posta como uma necessidade social da qual o Brasil não poderia esquivar-se. A
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escola a ser difundida deveria estar voltada para a vida, esta deveria estar carregada de
conteúdos científicos, formando o trabalhador e o cidadão.
A partir de tais reflexões, concluiu que ante a indolência do progresso
escolar era notória a inferioridade do ensino nacional em relação aos outros países.
Ignorava-se, no Brasil, que a educação e a disseminação da ciência poderiam trazer muitos
benefícios.
O ensino das ciências foi muito enfatizado no século XIX. As conquistas
obtidas no processo produtivo, a partir do desenvolvimento tecnológico, que permitiu a
automação do trabalho, revelavam que a ciência tornava-se palavra de ordem da
modernização. Com as ciências, novos inventos se concretizavam a cada dia, possibilitando
a substituição do trabalhador pela máquina, a aceleração do processo produtivo e o aumento
da taxa de lucro. Acreditava-se que a difusão do conteúdo científico era muito importante
no desenvolvimento do país e ela deveria estar a cargo do Estado. Para Rui Barbosa o povo
americano compreendeu que "a cultura da alma humana" era o primeiro elemento da vida
de um Estado, pois, na instrução estava a base estável da prosperidade pública. Através dela
poder-se-ia preparar o homem para o trabalho, seja agrícola ou industrial. Nessa preparação
o conteúdo escolar ocupava um papel importante; no cerne dele as ciências assumiam papel
fundamental. Este mostrava-se necessário para o trabalho numa sociedade industrializada.
A evidência da relação que se fazia entre educação e preparação para o trabalho pode ser
demonstrada também pela ênfase dada ao ensino de desenho. Nos pareceres sobre o ensino
primário e secundário foi evidenciada a imperiosa exigência desse ensino.
O ensino de desenho não era o de ornamentação, nem tinha como objetivo
transformar todos os alunos em artistas, mas exercitar o olho e a mão para que eles
pudessem ver com exatidão e reproduzir coisas de seu interesse ou que pudessem ser
aplicadas, principalmente, nas indústrias. Assim, o ensino proposto não se destinava ao
cultivo da pintura, da escultura ou estatuária, mas explorava as possibilidades da adaptação
da arte ao desenho industrial através do estudo do desenho, adequando a arte ao trabalho
mecânico e fabril. Dessa forma, contribuiria para o progresso do país, pois era necessário
criar a indústria nacional.
Através da reforma educacional, afirmava, nos pareceres sobre educação, ser
possível desencadear transformações na sociedade através da inteligência nacional; ela
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poderia formar o indivíduo apto para o trabalho livre, num país baseado no trabalho escravo
em vias de extinção. Rui Barbosa lutou veementemente para a abolição da escravidão,
defendeu a emancipação dos escravos sexagenários, na Câmara dos deputados, em 1884. A
educação poderia desenvolver habilidades necessárias ao trabalho, desde que seus
conteúdos fossem úteis e de caráter prático. O conteúdo científico assumia um papel
primordial, pois podia ser utilizado na vida prática e no trabalho. O ensino de química, por
exemplo, podia ser de muita utilidade para a lavadeira, o tintureiro, o fabricante de tecidos,
na fábrica e na agricultura.
Rui Barbosa se utilizou da voz de Tavares Bastos, invocando-o do além
túmulo, para que influenciasse os parlamentares que se mostravam surdos à necessidade da
grande reforma:
"Uma lei da divina harmonia que preside o mundo, prende as
grandes questões sociais; emancipar e instruir é a forma dupla
do mesmo pensamento político. Que haveis de oferecer a
esses entes degradados, que vão surgir da senzala para a
liberdade? o batismo da instrução. Que reservareis para suster
as forças produtoras, esmorecida pela emancipação? o ensino,
esse agente invisível, que, centuplicando a energia do braço
humano, é sem duvida a mais poderosa das máquinas de
trabalho."(BASTOS Apud. BARBOSA, 1947, p. 179)
Tavares Bastos, no livro "A Província", advertia o país pela indiferença
habitual que se demonstrava em relação à educação. O Brasil nada oferecia, pois seu
sistema de governo não se assentava sobre a capacidade eleitoral. Ao não investir-se no
alargamento da instrução pública, apenas perpetuava-se o embrutecimento da população
brasileira que estava sendo engrossada pelos imigrantes pobres. A indústria agrícola nada
poderia melhorar, pois estava impregnada pela rotina secular e não poderia utilizar-se de
melhoramentos na produção por desconhecer-lhe o processo.
A educação, para Rui Barbosa, poderia contribuir para promover a
transformação do país em diversas instâncias. Ele propõe a educação técnica e científica
com vista à preparação do escravo liberto e do trabalhador nacional para o trabalho agrícola
e, principalmente, industrial. Preocupava-se também com a preparação do homem para
exercer a cidadania, participar como cidadão esclarecido da vida política do país, país este
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democrático. O sufrágio universal estava diretamente ligado à necessidade de instrução.
Rui Barbosa fez suas as palavras do discurso de Garfield, de 12 de dezembro de 1877,
dirigido aos membros da National Education Association:
"Profetizou Macaulay que um governo como o nosso há de
necessariamente dar em anarquia; e desmentir esse vaticínio,
só o mestre-escola o poderá. Se conseguirmos encher o
espírito de nossos filhos, futuros eleitores, de inteligência que
os habilite a votarem com acerto, e incutirmos-lhes o espírito
de liberdade, estará frustrado o fatal presságio. Mas, se, pelo
contrário, os deixarmos criar na ignorância, então esta
república se desmanchará numa desastrosa decepção(...).
Todo o incentivo com que possa contribuir o governo
nacional, tudo o que sejam capazes de fazer os Estados, tudo o
com que possam concorrer em toda a parte, os bons cidadãos
e, principalmente, toda a cooperação do instituidor primário,
acolhamo-lo entre saudações, como o remédio que há de
livrar o país do mais lutuoso destino..."(Id. Ibid., p. 124)
A educação, que se vinculara à modernização econômica industrial do país,
também estava intimamente relacionada à cidadania. Rui Barbosa ao envolver -se com a
Reforma Eleitoral, em 1881, colocava a alfabetização – educação – como exigência para
ser eleitor. Ela era um poderoso auxiliar para desarmar os eleitores rústicos que, com sua
ignorância, poderiam ameaçar a organização social e política. Era preciso obrigar todas as
crianças a freqüentarem a escola, assegurando a todas uma boa educação moral. A
instrução poderia proporcionar ao país eleitores inteligentes, estes sempre estariam
buscando a liberdade.
A escola foi colocada, assim, como condição de progresso. Este não
significava apenas progredir materialmente. Significava, também, a possibilidade de
manutenção da ordem necessária à sociedade burguesa. Para resolver os problemas postos
com o avanço das idéias socialistas – que pregavam a subversão das relações de produção
burguesas – ganhavam força os ideais democráticos. Apenas estes ideais poderiam absorver
os interesses conflitivos resultantes da luta de classes.
Ao avançar a democracia, difundiu-se a escola. Esta incorporou uma dupla
função: preparar o cidadão com vistas a uma sociedade fraterna e solidária; e o homem
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egoísta que cuidaria de seus interesses3. Na escola, também, dever-se-ia enfatizar a
necessidade das desigualdades sociais. Esta necessidade ficou clara quando Rui Barbosa
discutiu, nos pareceres, o ensino de história, geografia, economia política e moral e cívica.
A história e geografia eram meios úteis para a cultura dos sentimentos nas crianças e
demonstração da lenta transformação operada na sociedade, coibindo o desenvolvimento de
tendências a apressar o seu movimento através de ações violentas. Era preciso mostrar às
crianças a necessidade das desigualdades. Era preciso mudar o conteúdo escolar para que
tudo continuasse como estava.
O conhecimento de leis econômicas seria fundamental no programa escolar.
A economia política mostrava-se necessária porque lançava as bases na escola da ordem,
necessária à manutenção da sociedade de classes:
“... o operário tem de suportar, durante a vida, o fardo de um
duro trabalho, talvez, até, a agonia de privações, vendo, ao
mesmo tempo, a opulência nadar em oiro, e cevar os seus cães
com o que bastaria para salvar da morte pela fome os filhos
do pobre. Não seria razão, pois, auxiliá-lo a aplacar as ruins
disposições que os desgostos lhe hão de sugerir, mostrandolhe
desde a juventude uma relação necessária entre a lei moral
que proíbe roubar e a permanência da sociedade? Não
conviria provar-lhe de uma vez que, para ele mesmo, para os
seus, para as gerações futuras da sua descendência, mais
valeria morrer ele à fome do que perpetrar um roubo?...”(Id.
Ibid., p. 362)
Apenas solidificados nos homens esses sentimentos, estaria garantida a
sociedade de classes e com ela a democracia. Com vistas à formação do cidadão, Rui
Barbosa destacou que o ensino da moral deveria estar em primeiro lugar, devido à grande
importância que assumia socialmente. Ela era a casa mais ampla que envolvia todo o
3 A dualidade da escola pública não é outra coisa senão a expressão da concepção burguesa do homem que
traz em seu bojo o burguês egoísta e o cidadão político. O homem egoísta está voltado na sociedade civil, para
os seus interesses particulares; ao passo que o homem-cidadão está voltado para o interesse geral. “Portanto,
esse homem-cidadão age nas duas esferas: privada e pública; enquanto homem é um cosmopolita,
determinado pelas trocas sob a lei da concorrência, enquanto cidadão é nacionalista, humanista, espiritualista,
patriota, cristão. Um é inteiramente moderno, o outro tira seu grito de guerra do passado, mas o cidadão está
subordinado ao homem egoísta tanto quanto o nacional está subordinado ao internacional e o específico ao
geral.”(LEONEL, 1994, p. 15). A escola pública nasce voltada para a formação do cidadão, para inculcar-lhe
a ideologia do interesse público, visando a conservação da sociedade burguesa, isto é, a riqueza do burguês
egoísta.
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conteúdo escolar. Era do ensino da moral que dependia a influência melhoradora,
prosperadora, civilizadora da instrução popular. Para o povo se instruir não significava,
simplesmente, acumular conhecimento, mas cultivar as faculdades que permitiriam viver
bem em sociedade.
Através do seu ensino, poderia ser desenvolvido no aluno a percepção do
dever. Assim, todas as funções da escola deveriam estar voltadas na direção da cultura
moral que envolveria todo o ensino. Deveria ser cultivada através da prática, de atividades
concretas, da experimentação. Ela não poderia formar uma disciplina em separado, pois ela
não era matéria científica, mas resultava de sentimentos e hábitos. Não poderia ser
ministrada através de um ensino teórico; a teoria mostrava-se estéril como influência
educadora dos sentimentos na escola. A ação moralizadora estaria presente em todas as
disciplinas com vistas à formação do caráter e cultivo de virtudes, tais como: amo r ao
dever; valorização do trabalho; atividade; frugalidade; bom emprego do tempo; probidade;
sinceridade absoluta; “self-control”; acatamento aos direitos do próximo; obediência à lei;
decência; morigeração; pureza e polidez na linguagem; lealdade; caridade; amor à pátria.
O cultivo destes sentimentos deveria estar associado ao ensino da ciência; a
introdução desse ensino faria um importante serviço à cultura dos sentimentos morais. A
ciência, para Rui Barbosa, era religiosa e moralizante. O objetivo da escola voltava-se para
a formação do cidadão; a ciência, porém, era o seu conteúdo. No método, na forma de
transmiti-la, era possível enfatizar o sentimento. O eixo da educação moral era o caráter e a
ação pessoal do mestre. A educação cívica seria uma das faces da educação moral.
“Obrigatório hoje na escola americana, na francesa, na suiça,
na belga, na alemã, na italiana, em toda a parte, digamos
assim, esta espécie de cultura não carece de que a
justifiquemos aqui. Tereis instituído realmente a educação
popular, se a escola não derramar no seio do povo a
substância das tradições nacionais? se não comunicar ao
indivíduo os princípios da organização social que o envolve?
se não imprimir no futuro cidadão idéia exata dos elementos
que concorrem na vida orgânica do município, da província,
do Estado? se não lhe influir o sentimento do seu valor e da
sua responsabilidade como parcela integrante da entidade
nacional?”(Id. Ibid., p. 385)
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Porém, esse forte sentimento de nacionalismo não significava fechar as
portas do país para o mundo, a sociedade assumia um caráter cosmopolita onde a
fraternidade era universal. Daí sua defesa em buscar professores e material no exterior, por
exemplo. Toda vez que propunha uma nova matéria, para a qual não existisse no país
profissional capacitado, este deveria ser buscado onde pudesse ser encontrado. Para ele, o
nacionalismo, que recusava auxílio externo para o desenvolvimento do país, era falso. Não
existiam barreiras na circulação das pessoas e das idéias; recusar profissionais qualificados
era condenar o país a não acompanhar o processo civilizatório. Os Estados Unidos
recorriam às grandes escolas da Europa para atrair professores de desenho. A Alemanha
não se envergonhava de enriquecer-se em fontes intelectuais de outros países. Por isso, ele
alertava que apenas o estrangeiro poderia nos ministrar os meios que nos faltavam.
Portanto, não haveria porque haver falso pudor em recorrer-se a ele. Comungar do
conhecimento produzido universalmente era uma necessidade. Apenas os espíritos que
careciam de amor à pátria não se renderiam a esta necessidade inevitável.
Nos pareceres sobre educação, Rui Barbosa apresentou a educação como um
poderoso agente transformador, que estava intimamente relacionado à cidadania e ao
trabalho; porém no conjunto, percebe-se que a educação ocupou apenas parte de sua
preocupação. Com a mesma energia com que declarou no parlamento que a instrução
pública era questão de vida ou morte para o país, dedicou-se também a outros projetos que
estavam intimamente relacionados: à reforma eleitoral, à lei do sexagenário e à reforma
monetária. Para defendê-los, na Câmara dos Deputados, todos os argumentos eram válidos.
A luta empreendida por Rui Barbosa para a modernização da sociedade
Na segunda metade do século XIX, intensificou-se o debate sobre a
organização do trabalho assalariado no Brasil e a necessidade de modernização das relações
de produção. A abolição era vista como a questão fundamental a ser resolvida e Rui
Barbosa empenhou-se na luta pela sua realização. Para Saraiva (1978), contemporâneo do
autor em estudo, em discurso na sessão de 6 de julho de 1869 na Câmara dos Deputados,
nela se encontrava a possibilidade de desenvolvimento das indústrias. Se a abolição era a
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chave para resolver os problemas da produção, a eleição direta seria a chave para resolver
os problemas políticos. Através dos textos de Rui Barbosa, pode-se acompanhar o
desenrolar dessa discussão.
As transformações pretendidas não eram de fácil resolução, devido aos
problemas que se enfrentavam. A intensificação dos debates coincidiu com a abolição total
da escravidão em 1888. O abandono do trabalho escravo não foi provocado por motivações
apenas externas. É preciso concordar, porém, que sua causa se encontra mais ligada às
exigências dos demais países, que já viviam num momento de crise da forma de produção
capitalista, do que pela baixa produtividade desta forma de trabalho. Para confirmar esta
última questão, basta dizer que, no oeste paulista, a economia caminhava “de vento em
popa”. A Europa pressionava os novos países - as antigas colônias - a aderirem à
civilização e ao progresso. Abolir significava, por um lado, romper com a realização do
trabalho escravo e, de outro, realizar a imigração. A bomba que ameaçava explodir aquele
continente deveria dividir-se pelo globo. Por isso, é importante destacar que tais problemas
eram resultantes da forma como o trabalho vinha sendo realizado. O trabalho escravo
mostrava-se incapaz de concorrer no mercado mundial e atender às suas demandas, era
preciso ampliar e melhorar o aproveitamento da mão-de-obra, através de transformações no
processo produtivo. As discussões acerca desse processo passavam pelas questões de
ampliação do crédito, maior incentivo à imigração, utilização de técnicas modernas
(máquinas) e pela necessidade de educar o trabalhador segundo o modelo almejado.
Pensava-se na instituição da escola pública e na adoção do ensino agrícola para criar o
gosto pelo trabalho ao homem livre nacional e ao escravo em vias de libertação.
Tendo em vista a batalha empreendida por Rui Barbosa, percebe-se que as
questões levantadas não eram novas. A luta do autor procurava resolver problemas
concretos da prática social dos homens que a sociedade havia colocado. Eram questões
reais que vinham sendo discutidas há certo tempo e que necessitavam ser encaminhadas.
Fazia-se necessário romper com o que estava se mostrando historicamente inviável. A
escravidão, as barreiras que impediam a imigração, o voto controlado pelo governo, a
centralização do poder, a moeda e o crédito deveriam ser revistos para se encaminhar a
modernização da sociedade. Nesse processo de modernização, ele tomou clara posição
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revelando a sua própria modernidade. Seu compromisso estava voltado para as
necessidades do capital, para o revigoramento das relações de produção burguesas.
Considerações finais
A questão educacional que defendia não pode ser estudada de forma isolada.
Ela está estreitamente relacionada a esse projeto de modernização da sociedade. Era preciso
romper as barreiras internas que impediam a inserção do Brasil no movimento mais geral.
Era preciso vencer a ignorância e o analfabetismo, através do ensino da ciência. Nesse
século disseminava-se a crença no poder dos sistemas nacionais de ensino.
Rui Barbosa defendeu nos pareceres sobre educação uma estreita relação
entre escolarização e industrialização, a ponto de criticar os industriais que solicitavam do
governo medidas protecionistas que favorecessem a indústria decadente e esmorecida do
país. Estes reivindicavam proteção para fomentar a indústria nacional, em prejuízo da
maioria da sociedade que deveria pagar mais caro pelo produto importado, caso não
quisesse consumir produtos inferiores produzidos no Brasil. Todavia, apontava, com o
ensino de desenho, um outro caminho que poderia habilitar a indústria nacional a competir
com a estrangeira. As medidas protecionistas contribuíam para a indolência da indústria
nacional e lhe dava um privilégio desmerecido. Se o produto importado era melhor, isso se
devia ao fato de ter o trabalhador recebido ali uma educação que entre nós não existia.
Nos anos seguintes, Rui Barbosa percebeu que a questão não era tão simples.
Continuou buscando desenvolver a indústria nacional, mas não mais proporia a educação
como solução. Ao assumir a pasta de Ministro da Fazenda adotou medidas restritivas ao
produto estrangeiro, para proteger a produção do país. Sua grande preocupação foi,
também, aumentar a quantidade de moeda circulante e o crédito para que a indústria
pudesse se desenvolver e se fortalecer, para pouco a pouco sobreviverem sem a ajuda do
Estado. Apesar de ser livre-cambista por formação, reconhecia a importância que o apoio
do Estado tinha para a economia de determinado país. Neste ponto estava solidário com a
política econômica que os Estados Unidos e a Alemanha, por exemplo, adotaram para
proteger suas indústrias e diminuir o monopólio das grandes fábricas inglesas.
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Embora não fosse de sua competência discutir a questão da educação,
enquanto ministro da Fazenda, em nenhum momento deixou transparecer o mesmo
entusiasmo que se notara nos pareceres sobre educação. Mais entusiasmado ele mostravase,
por exemplo, ao falar das despesas do ministério da agricultura, feitas para melhorar o
processo produtivo, construir estradas de ferro, incentivar a imigração, pois disso dependia
a modernização do país.
Ao justificar os gastos com a instrução pública, destacou o grande valor
moral de Benjanin Constant, ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos, e não a
importância da educação; destacou, também, a dificuldade em não destinar verbas ao seu
ministério, pois se assim procedesse esse ministro poderia abandonar a República; ele era
para o Governo Provisório uma das forças essenciais. Enalteceu o ministro, mas não teceu
muitas loas à causa que ele defendia.
A leitura atenta do conjunto da obra de Rui Barbosa pouco revelam do
discurso apresentado nos pareceres sobre educação onde a instrução pública é apresentada
como capaz de transformar o país. As frases decisivas, onde enfatizou que a educação fez a
grandeza dos Estados Unidos ou propiciou à Alemanha a vitória sobre a França, tomam um
outro colorido. Tais frases revelam a forte preocupação em criar os sistemas nacionais de
ensino, mas não fortalecem a tese de que a educação é motor das transformações sociais. Se
por um lado, não se encontrará, posteriormente aos pareceres, a educação posta como vida
ou morte, encontrar-se-á, muitas vezes, o mesmo entusiasmo demonstrado em relação à
estimulação do desenvolvimento da indústria nacional brasileira.
Ao lado da necessidade imperiosa da industrialização, são evidentes os
esforços dispendidos para a organização do trabalho assalariado. Abolir o trabalho escravo
era fundamental e foi nesta direção que empreendeu sua capacidade oratória. Os pareceres
sobre a emancipação dos escravos, as conferências e artigos de jornais mostraram como ela
era uma questão importante para o país. No processo de abolição, ele não descartou a
possibilidade da contribuição da escola para preparar o escravo para o trabalho livre, bem
como o homem nacional que estava à margem do processo produtivo; porém, não a colocou
como fundamental, ou melhor, como a única via existente.
Estes pareceres sobre educação, como tantos outros projetos de instrução
pública no final do Império, porém, não chegaram a ser discutidos na Câmara dos
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Deputados. O parlamento emudeceu com relação à reforma de ensino, questão para a qual o
próprio Imperador havia chamado a atenção na Fala do Trono. A questão da abolição
inflamava os ânimos dos parlamentares e os pareceres/projetos de reforma da instrução de
Rui Barbosa entraram a dormir "o sono donde passaram ao mofo e à traçaria dos arquivos",
palavras dele mesmo. A sociedade como um todo voltava-se para a questão servil, em
1884, para emancipação do escravo sexagenário. Este foi o assunto debatido
posteriormente. As questões educacionais ficaram assim atropeladas por questões
econômicas, fundamentais para a organização do trabalho.
A escola não tem vida própria e sua efetivação ou não só pode ser disc utida a
partir das lutas empreendidas pelos homens para impulsionar as transformações sociais. O
debate aconteceu, mas em termos educacionais foram escassas as realizações, à medida que
a educação não pode ser posta como motor de desenvolvimento. Para a sua implantação foi
necessário que primeiramente ocorressem as transformações, já visualizadas pelos homens
do século XIX, nas relações sociais, culminando na adoção do trabalho assalariado e
melhoria das técnicas de produção na agricultura, no desenvolvimento da indústria nacional
e num lento processo de urbanização da sociedade, entre outras questões.
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