sábado, 22 de setembro de 2012

PLATÃO


BUSCA







HOME Biografias Adicionar Biografia Contato Rede NetSaber Portal da Programação Passei.com.br Resumos Câncer Significado dos Nomes Tabagismo Vitaminas Apostilas Portal da Cultura Portal das Receitas Significado dos Sonhos Frases e Citações Jogos Online Grátis Ciências Biológicas Curiosidades Livros Grátis









Destaques NetSaber:

- Apostilas para Concursos Públicos

- Resumo de O Mundo de Sofia

- Telecurso 2000

- Apostila para Concursos

- Apostilas de Direito

- Apostilas de Contabilidade

- Resumo de O Guarani

- Resumo de Iracema

- Resumo de Dom Quixote

- Apostilas de Inglês

- Resumo de Dom Casmurro

- Apostilas de Informática

- Resumo de A Moreninha

- Apostilas para Vestibular

- Resumo de A Arte da Guerra

- Artigos

- Artigos sobre Fisioterapia

- Livros de Machado de Assis

- Livros de Casimiro de Abreu

- Download de Livros

- Livros de Filosofia

- Livros de Administração

- Livros de Direito

- Livros de Agronomia







Buscar Biografia

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z



Platão

(Filósofo grego)

427 AC, Atenas

347 AC, Atenas









Um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental, Platão, cujo nome verdadeiro era Aristócles, nasceu de uma família rica, envolvida com políticos. Muitos estudiosos de sua obra dizem que o grego ficou conhecido como Platão por causa do seu vigor físico e ombros largos ("platos" significa largueza). A excelência na forma física era muito apreciada na Grécia antiga e os seus "diálogos" estão repletos de referências às competições esportivas.



Ainda na juventude, tornou-se discípulo de Sócrates, com quem conviveu durante oito anos, iniciando-se na filosofia. Depois de acompanhar todo o processo que condenou o seu mestre (Sócrates, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos "deuses", foi obrigado a beber o veneno cicuta, que o levaria à morte), Platão, desiludido com a democracia ateniense, viaja para outras cidades da Grécia, Egito e sul da Itália, e começa a escrever.



Platão teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Em 387 AC, funda em Atenas uma escola chamada Academia, com uma exigência, escrita na fachada: "Que aqui não entre quem não for geômetra". Em pouco tempo, esta escola tornou-se um dos maiores centros culturais da Grécia, tendo recebido políticos e filósofos como Aristóteles, Demóstenes, Eudoxo de Cnido e Esquines, entre outros.



A sua obra conta com 28 diálogos (alguns historiadores dizem que foram 30) basicamente centrados em Sócrates, onde procura definir noções como a mentira (Hípias menor), o dever (Críton), a natureza humana (Alcibíades), a sabedoria (Cármides), a coragem (Laques), a amizade (Lísis), a piedade (Eutífron) e a retórica (Górgias, Protágoras).



Entre 387 e 361 AC, escreveu Menexeno, Ménon (sobre a virtude), Eutidemo (sobre a erística), Crátilo (sobre a justeza dos nomes), O banquete (sobre o amor), Fédon, a república (sobre a justiça), Fedro, Teeteto (sobre a ciência) e Parmênides. Os diálogos da maturidade são O sofista (sobre o ser), O político, Timeu (sobre a natureza), Crítias (sobre Atlântida), Filebo (sobre o prazer) e As leis. O filósofo também deixou algumas cartas.



Pela tradição familiar, o seu destino deveria ser a política. Mas, a experiência dos políticos que governaram Atenas por imposição de Esparta (404AC/403 AC), entre os quais estavam dois de seus tios, fez Platão afastar-se dessa forma de política. De acordo com o filósofo, uma cidade-modelo deveria distribuir os seus habitantes em três segmentos: os sábios deveriam pertencem à ordem dos governantes, os corajosos, que deveriam zelar pela segurança, à ordem dos guardiões, e os demais, responsáveis pela agricultura e comércio, fariam parte da ordem dos produtores.



O filósofo também não concordava que os políticos mais votados assumissem os principais cargos em uma cidade ou país. Para Platão, nem sempre o mais votado era o mais bem preparado. Dentro deste contexto, era necessário criar uma alternativa para impedir que a corrupção e a incompetência tomassem conta do poder público.



A forma dos escritos platônicos é o diálogo, transição espontânea entre o ensinamento oral e fragmentário de Sócrates e o método estritamente didático de Aristóteles. No fundador da Academia, o mito e a poesia confundem-se muitas vezes com os elementos puramente racionais do sistema. A atividade literária do filósofo grego compreende mais de cinqüenta anos da sua vida: desde a morte de Sócrates até a sua morte.











Passei.com.br
Portal da Programação
Tabagismo







PUBLICIDADE









BIOGRAFIAS EM DESTAQUE

- Biografia de Albert Einstein

- Biografia de Gabriel Garcia Marquez

- Biografia de Isaac Newton

- Biografia de Leonardo da Vinci

- Biografia de Pablo Neruda

- Biografia de Simon Bolivar

- Biografia de Jean Piaget

- Biografia de Machado de Assis

- Biografia de Freud

- Biografia de Ruben Dario

- Biografia de Aleijadinho

- Biografia de Augusto dos Anjos



COPYRIGHT BIOGRAFIAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas