quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PTOLOMEU

PtolemeuOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Ptolemeu (desambiguação).


Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde Março de 2010).

Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.

Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.



Cláudio Ptolemeu

matemática, astrologia, astronomia,geografia e cartografia





Ptolemeu (gravura do século XVI)



Dados gerais

Nome de nascimento Ptolemeu



Nascimento 90

Local Alexandria



Actividade

Campo(s) matemática, astrologia, astronomia,geografia e cartografia

Orientador(es) Aristóteles



ver



Cláudio Ptolemeu ou Ptolomeu (em latim: Claudius Ptolemaeus; em grego: Κλαύδιος Πτολεμαῖος; 90 – 168), foi um cientista grego que viveu em Alexandria, uma cidade do Egito. Ele é reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes em óptica e teoria musical.



Na época de Ptolomeu, a diferença entre astronomia e astrologia não era muito clara e, portanto, os estudos dessas áreas seguiam essa característica, diferente da concepção atual que distingue bem essas duas áreas.



O grande mérito de Ptolomeu foi, baseando-se no sistema de mundo de Aristóteles, fazer um sistema geométrico-numérico, de acordo com as tabelas de observações babilônicas, para descrever os movimentos do céu.[1]



Índice [esconder]

1 Biografia

2 Astronomia e astrologia

3 Geografia

4 Óptica

5 Música

6 Referências

7 Ligações externas





[editar] BiografiaPtolemeu nasceu em Pelusium, no Egito, e tornou-se um ilustre discípulo da escola de Alexandria.[2] Existem dúvidas sobre o ano em que ele nasceu, com a data variando desde 10 d.C. até, segundo Luca Gauricus, o ano 747; mas as melhores estimativas são que ele nasceu por volta do ano 70, e floresceu durante os governos dos imperadores romanos Adriano e Antonino Pio.[2]



[editar] Astronomia e astrologia

O mapa de Ptolemeu, reconstituído da sua obraGeographia (ca. 150 d.C.), indicando as nações "Serica" e "Sinae" (China) à direita, além da ilha Taprobana (Sri Lanka) e a "Aurea Chersonesus" (península do Sueste Asiático). Este mapa usa a projeção cônica equidistante meridiana, inventada por Ptolomeu.A sua obra mais conhecida é o Almagesto (que significa "O grande tratado"), um tratado de astronomia. Esta obra, a síntese dos trabalhos e observações de Aristóteles, Hiparco, Posidônio e outros,[2] é uma das mais importantes e influentes da Antiguidade Clássica, são treze volumes[3] com tabelas de observações de estrelas e planetas e com um grande modelo geométrico do sistema solar, baseado na cosmologia aristotélica. Nela está descrito todo o conhecimento astronómico babilónico e grego e nela se basearam as astronomias árabes, indianas e europeias até o aparecimento da teoria heliocêntrica de Copérnico. No Almagesto, Ptolomeu apresenta um sistema cosmológico geocêntrico, isto é a Terra está no centro do Universo e os outros corpos celestes, planetas e estrelas, descrevem órbitas ao seu redor.[2] Estas órbitas eram relativamente complicadas resultando de um sistema de epiciclos, ou seja círculos com centro em outros círculos. Ptolomeu foi considerado o primeiro "cientista celeste". No entanto, Ptolomeu foi duramente criticado por alguns cientistas, como Tycho Brahe e Isaac Newton, sendo acusado de não ter realizado nenhuma observação astronómica, mas apenas plagiado dados de Hiparco, entre outras acusações[carece de fontes?].



Apesar da destruição da Biblioteca de Alexandria, o Almagesto foi preservado, assim como outros textos da Grécia antiga, por meio de manuscritos arábicos, e foi encontrado no Irã em 765 d.C. Segundo J. M. Ashman, que traduziu o Tetrabiblos em 1822, o Almagesto foi traduzido para o árabe em 827 d.C.[2] Gerard de Cremona (1114-1187) traduziu para o latim uma cópia do Almagesto deixada pelos árabes em Toledo, na Espanha.[4]



É no trabalho de Ptolomeu, citando o trabalho de Hiparco, que aparecem as 48 constelações que ficaram conhecidas como as Constelações Clássicas. Todas elas, menos uma, ainda são parte da lista atual de constelações oficiais da IAU.



A representação geométrica do sistema solar de Ptolomeu, com círculos, epiciclos e equantes permitia predizer o movimento dos planetas com considerável precisão e foi utilizada até o Renascimento no século XVI.



Apesar disso, o geocentrismo foi uma ideia dominante na astronomia durante toda a Antiguidade e Idade Média. Ptolomeu explicou o movimento dos planetas através de uma combinação de círculos: o planeta se move ao longo de um pequeno círculo chamado epiciclo, cujo centro se move em um círculo maior chamado deferente. A Terra ficaria numa posição um pouco afastada do centro do deferente (portanto, o deferente é um círculo excêntrico em relação à Terra). Até aqui, o modelo de Ptolomeu não diferia do modelo usado por Hiparco aproximadamente 250 anos antes. A novidade introduzida por Ptolomeu foi o equante, que é um ponto ao lado do centro do deferente oposto em relação à Terra, em relação ao qual o centro do epiciclo se move a uma taxa uniforme, e que tinha o objetivo de dar conta do movimento não uniforme dos planetas. O objetivo de Ptolomeu era o de produzir um modelo que permitisse prever a posição dos planetas de forma correta e, nesse ponto, ele foi razoavelmente bem sucedido. Por essa razão, esse modelo continuou sendo usado sem mudança substancial por cerca de 1300 anos.



No sistema ptolomaico, centrado na Terra, a pequena esfera chamada epiciclo que contem o planeta vai girando associada a uma esfera rotativa maior, produzindo um movimento retrógrado aparente sobre o plano de fundo das estrelas longínquas.



O estudo dos céus levou Ptolomeu a afirmar:



Como mortal que sou, sei que nasci por um dia. Mas, quando sigo à minha vontade a densa multidão de estrelas no seu curso circular, os meus pés deixam de tocar a Terra [...]



— Ptolemeu



.



Na área da astrologia, Ptolomeu desenvolveu o Tetrabiblos, um dos mais importantes livros de astrologia que sobreviveram da Antiguidade.[5] O texto foi baseado em escritos e documentos mais antigos babilônicos, egípcios e gregos.



Ptolomeu acreditava não só que os padrões de comportamento eram influenciados pelos planetas e pelas estrelas, mas também que as questões de estatura, tez, nacionalidade e até as deformações físicas congênitas eram determinadas pelas estrelas.[6]



[editar] GeografiaA sua obra mais extensa é "Geographia" que, em oito volumes, contém todo o conhecimento geográfico greco-romano. Esta inclui coordenadas de latitude e longitude para os lugares mais importantes. Naturalmente, os dados da época tinham bastante erro e o mapa que esta apresentado está bastante deformado, sobretudo nas zonas exteriores ao Império Romano.



Ptolomeu inventou a projeção cônica equidistante meridiana,[7] na qual distâncias ao longo dos meridianos e ao longo de um paralelo central são representadas em uma escala constante, os paralelos são representados como círculos e os meridianos como retas.



[editar] ÓpticaPtolomeu é também autor do tratado "Óptica", um conjunto de cinco volumes sobre este tema, em que estuda reflexão, refracção, cor, e espelhos de diferentes formas.



[editar] MúsicaEscreveu também "Harmónica", ou Teoria do Som,[2] um tratado sobre teoria matemática da música, neste tratado escreveu sobre como notas musicais podem ser traduzidas em equações matemáticas e vice-versa.



Referências1.↑ Comitê Científico e Didático da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Apostila Versão ETA.

2.↑ a b c d e f J. M. Ashmand, tradutor em 1822 do Tetrabiblos. Prefácio [em linha]

3.↑ The Encyclopædia Britannica.

4.↑ Catholic Encyclopedia, Gerard of Cremona [em linha]

5.↑ J. M. Ashmand, tradutor em 1822 do Tetrabiblos, Índice [em linha]

6.↑ Carl Sagan (1980), "Cosmos", Coleção Obras de Carl Sagan (2009), Lisboa: Editora Gradiva.

7.↑ Paul Wessel, documentação do software The Generic Mapping Tools, Equidistant conic projection [em linha]

[editar] Ligações externasBiografia de Ptolomeu (em inglês)



Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.

[Expandir]v • eMatemática grega

Matemáticos Anaxágoras · Antêmio · Arquitas · Aristeu, o Velho · Aristarco · Apolônio · Arquimedes · Autólico · Bion · Boécio · Brison · Calipo · Carpo · Crisipo · Cleomedes · Conon · Ctesíbio · Demócrito · Dicaearco · Diocles · Diofanto · Dinóstrato · Dionisodoro · Domnino · Eratóstenes · Eudemo · Euclides · Eudoxo · Eutócio · Geminus · Heron · Hiparco · Hipaso de Metaponto · Hípias de Elis · Hipócrates · Hipátia · Hipsicles · Isidoro de Mileto · Leo, o matemático · Marino · Melissa · Menaechmo · Menelau · Metrodoro · Nicômaco · Nicomedes · Nicoteles · Oenópides · Pappus · Perseus · Filolau · Filon · Porfírio · Posidônio · Proclo · Ptolemeu · Pitágoras · Sereno · Simplício · Sosígenes · Sporus · Tales · Teeteto · Teano · Temistocléia · Teodoro · Teodósio · Téon de Alexandria · Téon de Esmirna · Timaridas · Xenócrates · Zenão de Eleia · Zenão de Sidon · Zenodoro

Tratados Almagesto · Palimpsesto de Arquimedes · Aritmética · Cônica · Elementos · Sobre tamanhos e distâncias (Aristarco) · Sobre tamanhos e distâncias (Hiparco) · Sobre a Esfera em Movimento · O Contador de Areia

Centros Academia de Atenas · Cirene (cidade) · Biblioteca de Alexandria

Influências Matemática babilônica · Matemática egípcia

Influenciados Matemática europeia · Matemática indiana · Matemática no Islã medieval

Tabelas Calendário dos matemáticos gregos

Problemas Problema de Apolônio · Quadratura do círculo · Duplicação do cubo · Trissecção do ângulo



[Expandir]v • eEscola de Alexandria

Ciência Museu alexandrino · Biblioteca de Alexandria (Diretores da Biblioteca) · Apolônio de Perga · Arquimedes · Aristarco de Samos · Aristilo · Herófilo da Calcedônia · Heron · Euclides · Ptolomeu · Conon de Samos · Nicomedes · Timocaris de Alexandria · Téon · Eratóstenes de Cirene · Hiparco · Erasistratus

Filosofia

Teologia Escola Catequética · Atanásio · Gregório, o Taumaturgo · Dídimo, o Cego · Dionísio de Alexandria · Héraclas de Alexandria · Cirilo de Alexandria · Clemente de Alexandria · Orígenes · Panteno · Pedro de Alexandria · Filo

Neoplatonismo Amônio de Hérmias · Asclépio de Tralles · Heliodoro de Alexandria · Hérmias de Alexandria · Hipátia · Davi Anhaght · João Filopão · Nemésio de Emesa · Olimpiodoro, o Jovem · Sinésio · Estêvão de Bizâncio · Aedesia ·





Filologia Apolônio Eidógrafo · Aristarco de Samotrácia · Aristófanes de Bizâncio · Dídimo Calcenteros · Zenódoto de Éfeso · Eratóstenes de Cirene



Literatura Apolônio de Rodes · Arato · Calímaco · Licofron de Cálcis · Teócrito · Filetas de Cós · Aristarco de Alexandria · Hesíquio de Alexandria · Dionísio de Trácia



Filósofos platônicos





[Esconder]v • eAstronomia grega

Astronômos Acoreus · Aglaonice · Agripa · Anaximandro · Andrônico · Apolônio · Arato · Aristarco · Aristilo · Atalo · Autolico · Bion · Calipo · Cleomedes · Cleóstrato · Conon · Eratóstenes · Euctêmon · Eudóxio · Geminus · Heráclides · Hicetas · Hiparco · Hipócrates de Quíos · Hipsicles · Menelau · Meton de Atenas · Oenópides · Filipo de Opunte · Filolau · Posidônio · Ptolemeu · Píteas · Seleuco · Sosígenes de Alexandria · Sosígenes, o Peripatético · Estrabão · Tales · Teodósio · Téon de Alexandria · Téon de Esmirna · Timocares

Trabalhos Almagesto (Ptolemeu) · Sobre tamanhos e distâncias (Hiparco) · Sobre tamanhos e distâncias (Aristarco) · Sobre os Céus (Aristóteles)



Instrumentos Máquina de Anticítera · Esfera armilar · Astrolábio · Dioptra · Anel equatorial · Gnômon · Instrumento de mural · Triquetrum



Conceitos Ciclo calípico · Esferas celestiais · Círculo de latitude · Contra-Terra · Deferente e epiciclo · Equante ·



Geocentrismo · Heliocentrismo · Ciclo hipárquico · Ciclo metônico · Octaetéride · Solstício · Terra esférica · Esfera sublunar · Zodíaco



Influências Astronomia babilônica · Astronomia egípcia



Influenciados Astronomia europeia · Astronomia indiana · Astronomia islâmica



Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

v • e





Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ptolemeu&oldid=32230328"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 90Astrónomos da Grécia AntigaCartógrafos da GréciaCiência greco-romanaCientistas da GréciaFilósofos do século IICategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Março de 2010!Artigos que carecem de notas de rodapé!Esboços sobre astronomia!Esboços maiores que 10000 bytes!Artigos destacados na Wikipédia em eslovenoFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAfrikaans

Alemannisch

Aragonés

العربية

مصرى

Asturianu

Azərbaycanca

Беларуская

‪беларуская (тарашкевіца)‬

Български

বাংলা

Brezhoneg

Bosanski

Català

Chavacano de Zamboanga

Česky

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Võro

Français

Frysk

Gaeilge

Gàidhlig

Galego

עברית

हिन्दी

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

Қазақша

한국어

Kurdî

Latina

Lëtzebuergesch

Lietuvių

Latviešu

Мокшень

Македонски

മലയാളം

Bahasa Melayu

မြန်မာဘာသာ

Nedersaksisch

Nederlands

‪norsk (nynorsk)‬

‪norsk (bokmål)‬

Occitan

ਪੰਜਾਬੀ

Polski

Piemontèis

پنجابی

Română

Русский

Саха тыла

Sicilianu

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

தமிழ்

ไทย

Tagalog

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

اردو

Tiếng Việt

Winaray

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 03h04min de 15 de setembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas