segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FILOSOFIA DE MARX = MARXISMO

Ir direto para busca. Novo usuário? Cadastre-seEntrarAjudaFaça do Yahoo! sua página inicial


Fechar esta janela Para ler diariamente as notícias mais interessantes, faça do Yahoo! sua página inicial

E-mailMeu Y! Yahoo! Yahoo! Brasil Respostas Buscar Buscar na Web

Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática

Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes

Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças

Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens

Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog



PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraPor que Yahoo! Respostas? Compartilhe seus conhecimentos, ajude os outros e seja um expert. Resgistre-se aqui.

O que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada

Larii Membro desde:

24 de abril de 2008

Total de pontos:

94 (Nível 1)

Adicionar amigo



Bloquear



Qual era a filosofia de Karl Marx?E sua ideologia?

4 anos atrás Denuncie by Lúcia Membro desde:

30 de março de 2008

Total de pontos:

51.316 (Nível 7)

Adicionar amigo



Bloquear



Melhor resposta - Escolhida por votação

Ele formulou uma nova lógica ou teoria histórica, que ficou conhecida como "materialismo dialético histórico". Esta consistia no desenvolvimento bem mais elevado que as intuições do materialismo feuerbachiano sobre uma interpretação materialista e dialética do devir da humanidade(evolução histórica). A realidade material produz as condições de vida que expõe ao "homem" sua circunstância existencial, cujo partirá todas as suas idéias de mundo, ou seja, ideologias. Não é a idéia que produz a realidade, é a realidade que produz idéias. Mas dialeticamente se corelacionam e se sintetizam em uma práxis social.



Dentro das duas ordens de pensamento existente na Alemanha, o racionalismo (idealismo lógico) e o romantismo (idealismo sensível), e como evolução e crítica do "materialismo contemplativo" de Ludwig Feuerbach, Marx defendia a "práxis" (ou prática) ou um materialismo ativo. Seu materialismo não pode se definir como meramente empirista, primeiro porque julga Marx que o empirismo é ainda muito abstrato, e segundo porque seu materialismo é dialético. Ou seja, matéria e idéia são categorias que de forma oposta se interelacionam, ou em termo tradicional, trata-se de uma "unidade de opostos". Tendo por a priori, a própria matéria (realidade), o princípio é materialista, mas não é um materialismo absoluto.



Seu pensamento político criticou todas as correntes socialistas por não ter um caráter decididamente transformador, mas somente reformador. Ainda que para Marx, a evolução e a revolução são dialéticas, e que cada partido operário ao realizar suas metas curtas, se abole, pois se torna inútil. Enquanto, a posição que defende, o socialismo científico (para se opor a um socialismo romantico) ou comunismo (revolucionário, para se opor ao mero reformismo); defendia não uma melhoria das condições de vida do proletariado, mas a própria emancipação do proletariado, o fim da condição proletária. Não se tratava de amenizar a exploração, mas de abolí-la. Mas as condições dessa emancipação, que só a prática poderia realizar, estava nas condições reais em que estava inserida. Por isso, em Marx, é o desenvolvimento do capitalismo que cria a proletarização, que é o exército que irá destronar a burguesia. E a própria hostilidade que o capitalismo produz sobre a condição proletária é que cria as condições subjetivas para explodir uma revolução.



A grande obra de Marx é O Capital, aonde trata de fazer uma extensa análise da sociedade capitalista. É predominantemente um livro de Economia Política, mas não só. Nesta obra monumental, Marx discorre desde a economia, até a sociedade, cultura, política, filosofia. É uma obra analítica, sintética, crítica, descritiva, científica, filosófica, etc. Uma obra de difícil leitura, ainda que suas categorias não tenha a ambiguidade especulativa própria da obra de Hegel, no entanto, uma linguagem pouco atraente e nem um pouco fácil. O Capital nao é apenas uma grande obra por ser a obra que Marx se dedicou com mais profundidade e extensão. Dentro da estrutura do pensamento de Marx, só uma obra como O Capital é o principal conhecimento, tanto para a humanidade em geral, quanto para o proletariado em particular, já que através de uma análise radical da realidade que está submetido, só assim poderá se desviar da ideologia dominante("a ideologia dominante" é sempre da "classe dominante"), como poderá obter uma base concreta para sua luta política.

4 anos atrás Denuncie 100% 1 Voto

Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas

Busca do Yahoo! para Buscar

Asuka-sa… ooooh

Denunciar



* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.



Outras Respostas (0)

Sem outras respostas.



Descubra Perguntas em Sociologia

Adolescência é uma fase ruim , não ?

Me ajudem nessa questão?

Preciso da resposta urgente é pra amnha?

Fordismo e Taylorismo?

PUBLICIDADE

More questions about filosofia de marx resumo

Sobre a ideologia de Karl Marx, me ajudem por favor?

O que era a doutrina filosofica de Karl Marx?

Oie gostoria de esclarecer sobre teoria de Praxis de…

Trabalho no conceito de Ideologia segundo Marx?

Como se explica a pobreza no Brasil e no mundo de acordo com…

Hoje no Yahoo!

Globo deixa passar erros em novelas



Os continuístas da Globo andam meio relapsos. Veja alguns erros cometidos em 'Charme' e 'Avenida'



Casamento de Carla e Xandy está em crise

Joana Prado pede revanche por Belfort

Carro é 'fisgado' em acidente na Rússia



Yahoo! Respostas em outros países:

Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.



Copyright © 2012 Yahoo!. Todos os direitos reservados.



Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade       COPYRIGHT YAHOO! FILOSOFIA DE MARX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas