quarta-feira, 26 de setembro de 2012

FILOSOFIA E AFINS




Filosofia e Afins













sexta-feira, 7 de maio de 2010Período Pós Socrático ou Helenístico

O período helenístico foi o último período da filosofia grega antiga, marcada pela expansão do pensamento ocidental para diversas regiões da Europa. Nesse período, as cidades gregas não mais existiam como centros políticos, pois os filósofos acreditavam que o mundo em si representava a cidade e que eles eram cidadãos do mundo.

Também conhecido como Filosofia Cosmopolita, esse período desprezava as fronteiras geográficas impostas pelas sociedades com o intuito de expandir o pensamento filosófico. Acreditavam que apesar das fronteiras, os seres humanos eram todos componentes de uma única nação, estando ou não em territórios geográficos diferentes. Nesse período ficaram conhecidos quatro sistemas filosóficos que influenciaram o pensamento cristão durante muitos séculos: o estoicismo, o epicurismo, o ceticismo e neoplatonismo. A miscigenação entre a cultura ocidental e oriental fez com que a filosofia fosse acrescida com aspectos místicos e religiosos.

Ceticismo: de acordo com os pensadores céticos, a dúvida deve estar sempre presente, pois o ser humano não consegue conhecer nada de forma exata e segura. Ao eliminar o dogmatismo e suspender as crenças, o ceticismo anula igualmente a noção de Bem e Mal e, junto com ela, todas as oposições, desnudando-lhes o caráter relativo. Exemplo: esquerda e direita em relação a quê?

Epicurismo: os epicuristas, seguidores do pensador Epicuro, defendiam que o bem era originário da prática da virtude. O corpo e a alma não deveriam sofrer para chegar ao prazer. Epicuro representa um esforço para libertar a alma humana de equívocos ou de crenças sem fundamentos. A filosofia, para Epicuro, deveria servir ao homem como instrumento de libertação e como via de acesso à verdadeira felicidade. A felicidade consiste na serenidade de espírito. Fruto da consciência de que é ao homem que compete conseguir o domínio de si mesmo.

Estoicismo: os sábios estóicos como, por exemplo Marco Aurélio e Sêneca, defendiam a razão a qualquer preço. Os fenômenos exteriores a vida deviam ser deixados de lado, como a emoção, o prazer e o sofrimento. O estoicismo grego propõe uma imagem do universo segundo a qual tudo o que é corpóreo é semelhante a um ser vivo, no qual existiria um sopro vital (alma ou pneuma), cuja tensão explicaria a junção e interdependência das partes. No seu conjunto, o universo seria igualmente um corpo vivo provido de um sopro ígneo (sua alma), que reteria as partes e garantiria a coesão do todo. Essa alma é identificada, por Zenão, como razão, e assim o mundo seria inteiramente racional. A Razão Universal (Logos), que tudo penetra e comanda, tende a eliminar todo tipo de irracionalidade, tanto na natureza, quanto na conduta humana, não havendo lugar no universo para o acaso ou a desordem

Neoplatonismo: O neoplatonismo constituiu a mais perfeita manifestação de sincretismo religioso (fusão entre duas ou mais crenças). O neoplatonismo julga poder superar, completar, integrar a filosofia mediante a religião. Enquanto o racionalismo grego fornece a forma, o misticismo oriental o conteúdo. Teve em Plotino (204-270) seu principal representante. Para o neoplatonismo todos os seres resultariam de sucessivas emanações do Um, do divino, transcendente e inefável, atingido apenas pelo êxtase contemplativo (transe) que é superior à filosofia .

Postado por Adriana Campos às 13:08 5 comentários:

Bárbara Carlos31 de agosto de 2010 16:47

texto muito bom! Me ajudou bastante no trabalho defilosofia :)



ResponderExcluir

Bibi13 de abril de 2012 11:15

Texto bem interessante !!! ;)



ResponderExcluir

RespostasAdriana Campos14 de abril de 2012 08:33

tks



Excluir

Responder

Wesley Cruz16 de maio de 2012 15:02

o q estava acontecendo neste período " pos-socrático".



ResponderExcluir

Adriana Campos17 de maio de 2012 13:52

Basicamente a expansão do Império Romano, séculos III e II aC.



ResponderExcluir

Adicionar comentário

Carregar mais...









Postagem mais recente Postagem mais antiga Início

Assinar: Postar comentários (Atom) Quem sou eu



Adriana Campos Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. Confúcio

Visualizar meu perfil completo



Arquivo do blog

▼ 2010 (11)

► Abril (5)

▼ Maio (6)

Complementando Sócrates, Platão e Aristóteles

Período Pós Socrático ou Helenístico

Aristóteles II

ARISTÓTELES – INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE LÓGICA E...

FILOSOFIA PATRÍSTICA - Do século I ao século VIII

Filosofia Medieval (do século VIII ao século XIV)

► 2012 (4)

► Fevereiro (2)

► Março (1)

► Abril (1)

Seguidores















Modelo Picture Window. Imagens de modelo por naphtalina. Tecnologia do Blogger.




copyright molo picture windows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas