quarta-feira, 26 de setembro de 2012

COMO SURGIU A FILOSOFIA ?

Ir direto para busca. Novo usuário? Cadastre-seEntrarAjudaFaça do Yahoo! sua página inicial


Fechar esta janela Para ler diariamente as notícias mais interessantes, faça do Yahoo! sua página inicial

E-mailMeu Y! Yahoo! Yahoo! Brasil Respostas Buscar Buscar na Web

Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática

Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes

Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças

Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens

Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog



PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraPor que Yahoo! Respostas? Compartilhe seus conhecimentos, ajude os outros e seja um expert. Resgistre-se aqui.

O que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada

Adm Membro desde:

27 de março de 2008

Total de pontos:

84 (Nível 1)

Adicionar amigo



Bloquear



Como surgiu a filosofia?

5 anos atrás Denuncie by lari Membro desde:

20 de fevereiro de 2008

Total de pontos:

759 (Nível 2)

Adicionar amigo



Bloquear



Melhor resposta - Escolhida por votação

Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências". Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão(lógica), demostração e verdade.

:)

Fonte(s):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia

5 anos atrás Denuncie 33% 5 Votos



Atualmente não há comentários para esta pergunta.



* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.



Outras Respostas (4)

by tubalcai... Membro desde:

28 de setembro de 2006

Total de pontos:

114.768 (Nível 7)

Adicionar amigo



Bloquear



Surgiu do espanto do homem diante do Ser: por que algo existe ao invés de não existir coisa alguma?

5 anos atrás Denuncie 27% 4 Votos

by ? Membro desde:

13 de junho de 2007

Total de pontos:

7.596 (Nível 5)

Adicionar amigo



Bloquear



Surgiu pela busca de explicações para os fatos que aconteciam e ninguém sabia dizer o porquê.

O básico da Filosofia é a pergunta "por quê?". Desenvolvendo esse porque você estará filosofando.

5 anos atrás Denuncie 7% 1 Voto

by NINO Membro desde:

21 de janeiro de 2008

Total de pontos:

6.143 (Nível 5)

Adicionar amigo



Bloquear



Adm, vou simplificar o que foi dito por todos.



A filosofia nasceu de um modo muito simples.



Lá por meio dos meados de muito tempo atrás, só falavam abobrinhas, ninguém sabia de nada, e os que não queriam acreditar em qualquer besteira, eram obrigados a pensar e logo que surgiu a escrita começaram a por no papel as coisas que tinham mais lógica, e assim por diante...Legal!!! hoje eu tô bonzinho, não peguei pesado...Bjs



Já ia me esquecendo. Seja muito bem vinda ao nosso meio.

5 anos atrás Denuncie 7% 1 Voto

by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ Membro desde:

03 de agosto de 2006

Total de pontos:

232.103 (Nível 7)

Adicionar amigo



Bloquear



Melhor resposta 20%27954 respostas

Membro desde: 03 de agosto de 2006

Total de Pontos: 232.103 (Nível 7)

Pontos ganhos na semana: 0

Adicionar amigo

Bloquear

Adm,



Minha amiga a filosofia surgiu da necessidade e da curiosidade do homem para encontrar respostas sobre tudo que ele desconhecia e via na Natureza e não sabia explicar.



Como a definimos?



Uma definição mais pormenorizada, mas ainda assim incontroversa e abrangente, é que a filosofia consiste em pensar racional e criticamente, de modo mais ou menos sistemático, sobre a natureza do mundo em geral (metafísica ou teoria da existência), da justificação de crenças (epistemologia ou teoria do conhecimento), e da conduta de vida a adotar (ética ou teoria dos valores).



Cada um dos três elementos listados possui uma contraparte não filosófica, da qual se distingue pelo seu modo de proceder explicitamente racional e crítico e pela sua natureza sistemática.



Todos nós temos uma concepção geral sobre a natureza do mundo em que vivemos e do lugar que nele ocupamos. A metafísica interroga-se sobre os pressupostos que sustentam acriticamente estas concepções recorrendo a um conjunto organizado de crenças.



Ocasionalmente, todos duvidamos e questionamos crenças, não só as nossas como as alheias, e fazemo-lo com mais ou menos sucesso sem possuirmos uma teoria acerca do que fazemos.



O objetivo da epistemologia consiste em explicitar as regras que determinam a correta formação de crenças e argumentar a seu favor.



Também orientamos as ações com vista a objetivos e fins que valorizamos. A ética, ou filosofia moral, no sentido mais inclusivo, pretende articular, de uma forma racional e sistemática, as regras ou princípios subjacentes. (Na prática, a ética tem-se restringido aos aspectos morais da conduta e, em geral, tem tendência para ignorar a maioria das ações que praticamos em virtude de critérios de eficiência ou prudência, como se fossem demasiado básicos para justificarem um exame racional.)



As três partes principais da filosofia estão relacionadas de várias formas. Para que possamos orientar racionalmente a conduta é necessária uma concepção global do mundo onde esta se desenvolve e de nós próprios enquanto agentes nele integrados.



A metafísica pressupõe a epistemologia para autenticar as formas especiais de raciocínio a que atribui confiança e também para assegurar a solidez das assunções que, em algumas variantes, é levada a fazer acerca da natureza das coisas, por exemplo, que nada provém do nada, que no mundo e na experiência que dele possuímos existe recorrência ou que a mente não se encontra no espaço.



Os primeiros filósofos reconhecidos, os pré-socráticos, eram sobretudo metafísicos preocupados em estabelecer as características essenciais da natureza no seu todo, como na crítica afirmação de Tales: "Tudo é água". Parménides foi o primeiro metafísico cujos argumentos chegaram até nós.



Baseado nas razões fornecidas pelos famosos paradoxos de Zenão, concluiu que o mundo estava privado de movimento e ocupava a totalidade do espaço.



O ceticismo dos sofistas desafiou as assunções da moral convencional, fato que esteve na origem da ética, notavelmente com Sócrates.



Platão e Aristóteles escreveram penetrantemente sobre metafísica e ética; Platão sobre o conhecimento; Aristóteles sobre lógica (dedutiva), a técnica mais rigorosa para justificar crenças; estabeleceu as suas regras de uma forma sistemática e manteve intacta a sua autoridade durante mais de 2000 anos.



Um abraço, Helda

5 anos atrás Denuncie 27% 4 Votos

Descubra Perguntas em Filosofia

Como agir como um verdadeiro Sofista?

Afinal sabedoria é ter conhecimento ou ser observador?

O Yahoo é o recanto dos Sábios?

O que é recalque, pessoal?

PUBLICIDADE







Perguntas Relacionadas

Como surgiu a filosofia? E cm foi seu inicio?

Onde nasceu a filosofia?

2 Introdução a filosofia, pensar, filosofar, surgimento,…

Como e quando surgiu a filosofia naturalista?

Qual a diferença entre real e realidade de acordo com…

Hoje no Yahoo!

Gol mais rápido do futebol



Atleta sérvio faz golaço do tiro inicial em jogo de juniores, mas tento não deveria ter sido validado



Eva chegou! Nasce filha de Angélica e Huck

Celebridades apresentam novo Fusca!

Deputado quer proibir filme de ursinho

Quem marcou como interessante?

★HELDA★C★ ★ ★…



Yahoo! Respostas em outros países:

Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.



Copyright © 2012 Yahoo!. Todos os direitos reservados.



Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade   COPYRIGHT YAHOO! TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas