segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FILOSOFIA HERMENUTICA

Filosofia Hermenêutica


. Hermeneia > Monografia > Filosofia Hermenêutica

Foi a partir da reflexão de Heidegger sobre a facticidade, que Gadamer retomou a hermenêutica sobre novas bases, unificando no ser humano a realidade histórica e sua interpretação. Enuncia-se assim a hermenêutica contemporânea, de natureza filosófica. Uma hermenêutica filosófica aplicável às temáticas da filosofia, das ciências humanas e das ciências da natureza. Mas Gadamer não é o único a enveredar por esta senda. Os italianos Emilio Betti e Luigi Pereyson, os franceses Paul Ricoeur e Jacques Derrida, e os alemães J. Habermas e Karl Otto-Apel abrem também seus próprios caminhos na reflexão contemporânea sobre a hermenêutica.



Segundo Josef Bleicher (1980), a hermenêutica contemporânea pode ser caracterizada por perspectivas conflitantes, no tocante ao fato de que as expressões humanas de qualquer gênero podem ser reconhecidas como tal por qualquer ser humano e transpostas para seu próprio sistema de valores e significados. Como este processo se dá e como é possível “se dar conta” de sentidos subjetivos aplicados ao reconhecimento de um ato ou fato, o que prejudicaria de forma absoluta a capacidade de compreensão deste, é o que discorre cada caminho hermenêutico em sua especificidade, e Bleicher cita três caminhos que se consagraram: a teoria hermenêutica, a filosofia hermenêutica e a hermenêutica crítica.



A teoria hermenêutica focaliza a problemática de uma teoria geral da interpretação como uma possível metodologia para as ciências humanas. Pela análise da “compreensão” como método apropriado de re-experimentar ou re-pensar o que um autor originalmente viveu ao se expressar, sob qualquer modalidade discursiva espera-se ganhar um entendimento do processo de compreensão, em geral, permitindo assim transpor a complexidade de sentidos de um discurso expresso por um autor, para nossa compreensão de nós mesmos, de nosso mundo e do texto ou fato “lido”.



Nesta última já se delineava um reconhecimento da linguagem como meio universal da humanidade presente na primeira versão do círculo hermenêutico como todo em relação ao qual, partes individuais ganham seu sentido. A razão maior da aplicação da teoria hermenêutica se caracteriza como um esforço por “evitar os mal-entendidos”.



Esta busca por uma base metodológica e até científica para a interpretação é justamente o que a chamada hermenêutica filosófica rejeita como “objetivismo”. Isto porque fere um de seus princípios, originários da filosofia existencial de Heidegger. Um contexto de tradição envolve ambos e a obra, o que implica na impossibilidade de neutralidade em qualquer processo de interpretação. A compreensão de uma obra não é apenas, por conseguinte, uma reprodução instruída do original, mas um diálogo contínuo entre as partes em questão.



A filosofia hermenêutica, por sua vez, parte do reconhecimento do hermeneuta como Dasein ocupado na interpretação de um ato ou fato humano, em sua situação temporal e histórica.



Segundo Gadamer, o problema da interpretação segundo a formulação dada pela hermenêutica filosófica, parte da “virada lingüística” na filosofia, para reconhecer que a comunicação entre o autor de um discurso e o intérprete do mesmo deve tomar a forma de um diálogo que resulte na “fusão de horizontes” de suas existências.



Em resumo a filosofia hermenêutica não pretende substituir a teoria hermenêutica, mas sim direcioná-la segundo princípios que admitam a condição de “ser-no-mundo” do intérprete em seu ocupar-se hermenêutico.



Por mais exaustiva que seja a pesquisa que explora o contexto do texto, sua compreensão não se esgota aí, pois segue se dando e renovando no diálogo com o texto. Existem mal-entendimentos mas também mais do que uma justa interpretação do texto, o próprio texto estabelece os limites de sentido que admite, não é um questão subjetiva, a pesquisa histórica e lingüística permite uma aproximação do sentido original, garantindo certa neutralidade, mas neste afã é mais importante reconhecer os pré-conceitos que ditam o viés de uma interpretação do que tentar transcendê-los ou eliminá-los.



Neste sentido a filosofia hermenêutica iniciada por Heidegger, e sustentada por Gadamer, parece se impor diante das frustrações de uma teoria hermenêutica que pretende suprimir o caráter subjetivo das interpretações, visto que dada a significância do texto (o que significa para um intérprete) e dado o significado original do texto (seu sentido próprio), o primeiro condiciona sempre o segundo, que é deste modo inalcançável.



Da problemática oriunda do movimento descrito no parágrafo acima, surge o círculo hermenêutico que representa a projeção do sentido atribuído pelo intérprete ao texto, que resiste ou confirma, segundo o intérprete, impondo uma reciclagem da interpretação, até a fusão de horizontes entre autor e intérprete do texto. Esta concepção põe de lado uma noção de método ou cânon a ser seguido, pois cada situação de interpretação põe em diálogo um intérprete e um texto, e a compreensão alcançada só pode ser descritiva e não prescritiva, donde diferentes pontos de vista são aceitáveis e apenas atestados, aqui o texto supera seu autor.





--------------------------------------------------------------------------------

.Categoria: Hermenêutica

página wiki:

Palmer Projeto Schleiermacher Schleiermacher Compreender Autor Schleiermacher Distância Encontro Gusdorf Schleiermacher Benedito Schleiermacher O problema da compreensão em Schleiermacher representação Gadamer Literatura Bleicher Correntes Hermenêuticas Gusdorf Interpretação Gusdorf Leitura Gusdorf Romantismo Universidades Gusdorf Exegese Hermenêutica Gusdorf Hermenêutica Bíblica Gusdorf Filologia Gusdorf Exegese Medieval Gusdorf Hermenêutica Patrística Gusdorf Hermenêutica Judeu-Cristã Gusdorf Hermeneutica Alexandrina Gusdorf Hermeneutica Gusdorf Ricoeur Definições Chaves Ricoeur Crítica Ricoeur Crítica da Hermenêutica Ricoeur Habermas Ricoeur Alternativa Gadamer Ricoeur Crítica das Ideologias Ricoeur Compreensão Obra Ricoeur Mundo do Texto Ricoeur Fala Escrita Ricoeur Discurso Obra Ricoeur Linguagem Discurso Ricoeur Gadamer Ricoeur Heidegger Ricoeur Epistemologia Ontologia Ricoeur Dilthey Ricoeur Schleiermacher Ricoeur Interpretação Ricoeur Hermenêuticas Ricoeur Tarefa da Hermenêutica Grondin Virada Hermenêutica Jean Grondin ontologia Apresentação Gadamer Verdade e Método Hermeneutica Esquema Resumo Ricoeur Tempo e Relato Ricoeur Metafora Viva Estrutura Bleicher Hermenêutica Derrida Contexto símbolo Eco Interpretação Gadamer Interpretação Gadamer Compreensão Gadamer Hermenêutica Heidegger segundo Eagleton fenomenologia livro Ricoeur Hermeneutica Ricoeur Distanciamento termo apreensão contexto Terminologia Roland Barthes HomePage A história do problema compreensão Crítica Hermenêutica Dilthey Dilthey segundo Ricoeur Filosofia Hermenêutica Gadamer Gadamer segundo Ricoeur Gadamer Excertos Heidegger Heidegger e referências Heidegger segundo Ricoeur hermenêutica Hermenêutica Radical Hermeneia Hipertexto e Hermenêutica interpretação Monografia O problema teológico Ricoeur Schleiermacher Schleiermacher segundo Ricoeur Teoria Hermenêutica

blog:

Hermenêutica

artigo:

Obras digitais de Bataille Roman Ingarden (1893-1970). La obra de arte literaria. The Liminality of Hermes and the Meaning of Hermeneutics The Relevance of Gadamer's Philosophical Hermeneutics to Thirty-Six Topics... The Hermeneutic Conception of Culture The Convergence of Hermeneutics and Hypertext Some Principles of Phenomenological Hermeneutics Qu’est-ce qu’une « herméneutique critique » ? Philosophie et Théologie : les deux voies de Paul Ricoeur Le passage de l’herméneutique de Heidegger à celle de Gadamer LA PREGUNTA HERMENEUTICA POR EL CRITERIO DEL SENTIDO DEL LENGUAJE LA HERMENEUTICA Y EL FENOMENO DE LA INFORMACION Hermeneutics: From Textual Explication to Computer Understanding? Hermeneutics in Library and Information Science HERMENEUTICS AND THE PHENOMENON OF INFORMATION Hermenéutica y Diferencia Ontológica Hans Georg Gadamer Explanation in the hermeneutic science Digital Hermeneutics Coletânea de textos de Jean Grondin AS IDÉIAS FUNDAMENTAIS DE PAUL RICOEUR SOBRE TEXTO-AÇÃO-HISTÓRIA E RAZÃO PR Articulating a Hermeneutic Pedagogy: The Philosophy of Interpretation A Hermenêutica

diretório:

Hermenêutica .Categoria: Heidegger

página wiki:

Bleicher Correntes Hermenêuticas Ricoeur Crítica da Hermenêutica Ricoeur Mundo do Texto Ricoeur Heidegger Ricoeur Epistemologia Ontologia Ricoeur Tarefa da Hermenêutica Grondin Virada Hermenêutica Jean Grondin ontologia Apresentação Hermeneutica Esquema Resumo Bleicher Hermenêutica Josef Bleicher Dicionário Heidegger Natureza da TIC Natureza do Ambiente Virtual Ambiente Virtual Heidegger Língua Técnica Heidegger segundo Eagleton fenomenologia Ricoeur Hermeneutica técnica instrumento comunicação ciência Michael Heim compreensão Filosofia Hermenêutica Heidegger Heidegger e referências Heidegger segundo Ricoeur Monografia

artigo:

Questioning Practice: Heidegger, Historicity, and the Hermeneutics of Facticity Heidegger, ciência e poesia: a fala da linguagem Heidegger y la experiencia del lenguaje De “Verdad y método. Fundamentos de una hermenéutica filosófica” The Fourfold Visions of William Blake and Martin Heidegger Le passage de l’herméneutique de Heidegger à celle de Gadamer Hermenéutica y Diferencia Ontológica .Categoria: Gadamer

página wiki:

representação Gadamer Literatura Bleicher Correntes Hermenêuticas Ricoeur Crítica Ricoeur Crítica da Hermenêutica Ricoeur Alternativa Gadamer Ricoeur Crítica das Ideologias Ricoeur Compreensão Obra Ricoeur Fala Escrita Ricoeur Gadamer Ricoeur Epistemologia Ontologia Ricoeur Tarefa da Hermenêutica Grondin Virada Hermenêutica Jean Grondin Apresentação Gadamer Verdade e Método Hermeneutica Esquema Resumo Bleicher Hermenêutica Josef Bleicher Gadamer Compreensão Gadamer Hermenêutica Gadamer Arte Gadamer Linguagem Heidegger segundo Eagleton fenomenologia Ricoeur Hermeneutica Ricoeur Distanciamento compreensão Filosofia Hermenêutica Gadamer Gadamer segundo Ricoeur Gadamer Excertos Monografia

artigo:

La question du « sujet » dans l’herméneutique gadamérienne A dialética entre a palavra e o conceito na linguagem De “Verdad y método. Fundamentos de una hermenéutica filosófica” KANT Y EL GIRO HERMENÉUTICO DESTRUCCIÓN Y DECONSTRUCCIÓN (1986) The Hermeneutic Conception of Culture Some Principles of Phenomenological Hermeneutics Le passage de l’herméneutique de Heidegger à celle de Gadamer Hermenéutica y Diferencia Ontológica Hans Georg Gadamer Coletânea de textos de Jean Grondin

diretório:

Hermenêutica .Categoria: Ricoeur

página wiki:

Bleicher Correntes Hermenêuticas Ricoeur Definições Chaves Ricoeur Crítica Ricoeur Crítica da Hermenêutica Ricoeur Habermas Ricoeur Alternativa Gadamer Ricoeur Crítica das Ideologias Ricoeur Compreensão Obra Ricoeur Mundo do Texto Ricoeur Fala Escrita Ricoeur Discurso Obra Ricoeur Linguagem Discurso Ricoeur Gadamer Ricoeur Heidegger Ricoeur Epistemologia Ontologia Ricoeur Dilthey Ricoeur Schleiermacher Ricoeur Interpretação Ricoeur Hermenêuticas Ricoeur Tarefa da Hermenêutica Grondin Virada Hermenêutica Ricoeur Tempo e Relato Ricoeur Metafora Viva Bleicher Hermenêutica Josef Bleicher Ricoeur Escrita Ricoeur Discurso Ricoeur Linguagem fenomenologia Ricoeur Hermeneutica Ricoeur Distanciamento Crítica Hermenêutica Dilthey segundo Ricoeur Filosofia Hermenêutica Gadamer segundo Ricoeur Heidegger segundo Ricoeur Monografia Ricoeur Schleiermacher segundo Ricoeur

artigo:

Philosophie et Théologie : les deux voies de Paul Ricoeur AS IDÉIAS FUNDAMENTAIS DE PAUL RICOEUR SOBRE TEXTO-AÇÃO-HISTÓRIA E RAZÃO PR Articulating a Hermeneutic Pedagogy: The Philosophy of Interpretation .Slides...

--------------------------------------------------------------------------------



SidebarEntrar

.Entrar como…

Usuário:



Senha:



CapsLock ligado.

Lembre-se de mim (para 1 ano)



Esqueci minha senha

.Menu

.Página inicial

Estrutura Temática

Hermenêutica

Contemporânea

Filósofos

HyperLogos

Discurso Hipertextual

Hipertexto e Hermenêutica

Metodologia de Hipertextos

Pensadores

Downloads

Mais visitados

Carrefour

Mais visitados

Artigos

Listagem

Resenhas & Resumos

WebLinks

Bibliografia

Glossários

Terminologia

Glossário experimental

Heidegger

Filosofia da Ciência e da Técnica .Busca Google

.

www.hyperlogos.bem-vindo.net

WWW .Usuários on-line

.3 usuários on-line .Heidegger

.Heidegger e referências

•Le bavardage et la curiosité

•Ser e Tempo (hiper-documento da versão francesa de E. Martineau)

•Filosofia: Leitura dos Clássicos

•Conversas de Filosofia

•Debates sobre História das Ideia

•Emissões de Filosofia (Austrália)

•Livros de e sobre Heidegger

•Heidegger sobre a Ontoteologia

•Nietzsche, Heidegger, e o Pensamento Taoista

•Os Usos do Passado de Heidegger a Rorty

..SidebarArtigos mais lidos

.1.AS IDÉIAS FUNDAMENTAIS DE PAUL RICOEUR SOBRE TEXTO-AÇÃO-HISTÓRIA E RAZÃO PR

2.EPISTEMOLOGIA E CIENCIA DA INFORMAÇÃO

3.Os novos meios de comunicação e o ideal de uma comunidade científica universa

4.Curso de Midiologia Geral

5.A Hermenêutica

6.Philosophie et Théologie : les deux voies de Paul Ricoeur

7.Hipertexto: o passado rejuvenescido

8.Do Texto Ao Hipertexto - da leitura a hiperleitura

9.Da Enciclopédia ao Hipertexto

10.What is Textuality?

.Last directory sites

.1.Análise de Discurso

2.Teoria da Ação Comunicativa I

3.Conhecimento e Virtualidade

4.Cultura, Tecnologia, Comunicação

5.Uma História da Leitura

6.Material Digital

7.O Olho Fotográfico

8.Evitando o Sujeito: Mídia, CUltura e o Objeto

9.Escritos sobre Filosofia e Linguagem

10.A Neurociência Cognitiva e a Comunicação Humana

.Páginas mais visitadas

.1.Tipos de Leitura

2.HomePage

3.Teoria Hermenêutica

4.Schleiermacher

5.Ricoeur

6.Tecnologias da Inteligência

7.Filosofia Hermenêutica

8.Heidegger

9.Dilthey

10.Analisar Textos

.Blogs mais visitados

.1.Carrefour

2.Comunicação

3.Hipertexto

4.Cultura

5.Escrita

6.Informática

7.Internet

8.Linguagem

9.Arte

10.Texto

.Top directory sites

.1.Filosofia da Técnica

2.Cyberspace Report

3.Journal of Computer-Mediated Communication

4.ARCHIVO VIRTUAL DE SEMIÓTICA

5.Biblioteca Online de Ciências da Comunicação

6.O Canto da Filosofia

7.PRAGRAMMATIQUE

8.Maryland Institute for Technology in the Humanities (MITH)

9.Writing and the Digital Life

10.Análise de Discurso

.Last directory sites

.1.Análise de Discurso

2.Teoria da Ação Comunicativa I

3.Conhecimento e Virtualidade

4.Cultura, Tecnologia, Comunicação

5.Uma História da Leitura

6.Material Digital

7.O Olho Fotográfico

8.Evitando o Sujeito: Mídia, CUltura e o Objeto

9.Escritos sobre Filosofia e Linguagem

10.A Neurociência Cognitiva e a Comunicação Humana

.Últimas alterações

.1.Palmer Projeto Schleiermacher

2.Schleiermacher Compreender Autor

3.Schleiermacher Distância Encontro

4.Gusdorf Schleiermacher

5.Jolivet Schleiermacher

6.Benedito Schleiermacher

7.Hermenêutica Linguística

8.O problema da compreensão em Schleiermacher

9.Schleiermacher segundo Ricoeur

10.Schleiermacher

...mais .Tecnolgia na Educação

.Blog de Tecnologia Educacional

•Considerações sobre a tecnologia (Objetos de Aprendizagem)

•Considerações sobre a tecnologia (hipermídia)

•Considerações sobre a tecnologia (livro-texto)

•Breves relexões sobre a Filosofia da Técnica…

•Considerações sobre a Educação

•O Desenvolvimento de Materiais Educacionais

•Os recursos Audiovisuais e o enfoque sistêmico

•A Tecnologia Educacional

..

.VIRTUAL — a possibilidade de sua presença real no ciberspaço.

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas