quinta-feira, 20 de setembro de 2012

NIETZSCHE


//HOME //CITAÇÕES

Citações por TemasCitações por AutoresCitações em ImagensCitações em CartoonsCitáriosCitalivreCitações na Imprensa//PENSAMENTOS

Pensamentos por TemasPensamentos por Autores//POEMAS

Poemas por TemasPoemas por AutoresRimas//TRADICIONAIS

Provérbios por TemasProvérbios por PalavraBom PovoAdivinhasAnedotas//LEITURAS //UTILIDADES

NotíciasLetras de MúsicasServiço de CitaçõesCitador RSSCitador MobileCitador em InglêsÁrea de UtilizadorLeiturasOpiniões por AutorOpiniões por LeitorLivrosCitações e Pensamentos de Bocage«Citações e Pensamentos de Bocage», 180 Citações, 75 Textos, 100 Sonetos, 239 Páginas.DestaquesA Genética Condiciona a FelicidadeFriedrich NietzscheUma era de felicidade simplesmente não é possível porque as pessoas querem apenas desejá-la, mas não possuí-la, e cada indivíduo aprende durante os seus bons tempos a de facto rezar por inquietações ... Não Somos Capazes de Distinguir o que é Bom e o que é MauSénecaQuantas vezes um pretenso desastre não foi a causa inicial de uma grande felicidade! Quantas vezes, também, uma conjuntura saudada com entusiasmo não constituiu apenas um passo em direcção ao abismo ... A Vaidade da Tua ImagemAntoine de Saint-ExupérySó podes ter esperanças de ser fiel se sacrificares a vaidade da tua imagem. É dizeres: «Eu penso como eles, sem distinção.» Ver-te-ás desprezado. Mas sendo, como és, parte desse corpo, queres lá sab...



Opinião de Leitura Assim falava Zaratustra Autor: Nietzsche, Friedrich Leitor: Luís Rijo Opinião Nietzsche no livro "Assim falava Zaratustra" dá voz àquele que desejou existir: "o super-homem".



O super-homem é precedido por Zaratustra e por todos os mortais. Nietzsche considera que "deus está morto", mas algo semelhante é capaz de ser criado. Essa criação fundar-se-ia no super-homem, onde um homem supremo viria revolucionar o mundo do comum dos mortais.



Zaratustra, a personagem que precede o super-homem, vive numa caverna e dela, um dia, resolve sair. Após essa saída introduz aos homens, a si mesmo, e às coisas, um discurso superior que, além da super-crítica que faz acerca dos homens, também fala do outro (o super) que poderá existir.



Pouco fica por generalizar e comentar nos discursos de Zaratustra; evidencia a liberdade que os homens podem ter e não exercem apenas por medo; Assim, nos discursos, existe a revelação de que os homens não foram apenas a imagem histórica que as instituições procuraram transmitir. Os homens também foram um ser livre, ou tentaram.



A clarividência de Zaratustra é feita de uma forma discursiva que se demarca pela oralidade nele contida. Assim grita Nietzsche ao mundo na forma de Zaratustra, que não gostando do que vê, fecha-se novamente na sua caverna. E dança... Excerto «O ideal na minha opinião seria olhar a vida sem qualquer desejo, e não deixando pender a lingua como um cão.



Seria ser feliz na contemplação, pura, estranho às contendas e à avidez do egoísmo, ser, dos pés à cabeça, frio e pardo como a cinza, mas com olhos embriagados e lunares.



O que eu preferia, sugere a si próprio o espírito iludido, seria amar a terra com um amor lunar e só com os olhos aflorar a beleza.



E aquilo a que eu chamaria o Imaculado Conhecimento de todas as coisas, seria nada pedir às coisas, antes apresentar-lhes um espelho de cem faces»



Ó sentimentais hipócritas! ó libidinosos! Falta-vos a inocência do desejo, e por isso chegásteis a caluniar o desejo.



Em verdade, não é como criadores, como procriadores, como amigos do devir, que amais a terra.



Onde reside a inocência? Onde há vontade de engendrar? E aquele que criar o que o ultrapassa é, a meus olhos, aquele cujo querer é mais puro.



Onde reside a beleza? Onde todo o meu querer me obriga a a querer; onde quero amar e perecer para que uma determinada imagem se não mantenha unicamente uma imagem.



Amar e perecer; há eternidades que as duas palavras vão juntas. Querer amar, é aceitar mesmo a morte. Eis o que tenho a dizer-vos, ó poltrões!



E para cúmulo, eis que os vossos enviazados olhares de castrados pretendem ser «serenidade»! E ainda dizeis que deveria ser chamado «belo» o que se abandona ao aflorar dos olhos cobardes! Ó profanadores das palavras nobres!



Mas o vosso castigo, espíritos imaculados, puros contempladores, é que jamais dareis à luz, por mais amplos, por mais maduros que vos mostreis no horizonte.



Em verdade, tendes sempre na boca grandes frases; pretendeis fazer-nos acreditar que o vosso coração está cheio a transbordar, ó mentirosos!



Quanto a mim, contento-me com palavras humildes, desprezadas, tortas; de boa vontade apanho o que cai da mesa dos vossos banquetes.



Mas, mesmo com este pouco, ainda vos posso dizer a verdade hipócritas. Com as minhas espinhas, as minhas conchas e os meus espinhos, posso, ó hipócritas, picar-vos o nariz.



Ao vosso redor, ao redor dos vossos banquetes, o ar está sempre empestado, pois os vossos pensamentos impuros, as vossas mentiras e os vossos mediocres mistérios contaminam a atmosfera.



Ora ousai acreditar um pouco em vós próprios e no que tendes no ventre! Quem não acredita em si próprio, mente.



A vossos próprios olhos, espíritos «puros», vos ocultais sob a máscara de um deus, e em vós se dissimula, sob a máscara de um deus, o mais horrível dos vermes.



Em verdade, sois capazes de criar a ilusão, ó «contemplativos»! Também Zaratustra se deixou outrora iludir pelas vossas pelagens divinas; não adivinhava que horrível nó de víboras os habitava.



Julguei ver, outrora, brincar nos vossos olhos uma alma divina, ó adeptos do conhecimento «puro». Nesse tempo, não conhecia a arte superior dos vossos artifícios.



A distância escondia-me a imundície e o cheiro nauseabundo da serpente, e esse estratagema do lagarto que ali se introduzia em busca do prazer.



Mas aproximei-me e fez-se luz, como agora se faz também para vós; e logo terminaram esses amores lunares.



Vede o ar envergonhado e pálido que a lua toma perante a aurora!



Pois eis a aurora que aparece já, ardente; vem cheia de amor pela terra. O amor do sol é sempre inocência e desejo criador.



Olhai-o, acorrendo impaciente de além dos mares. Não sentis a sede e o hálito ardente do seu amor?



Ele quer beber o mar e até aspirar toda a sua profundidade, e o desejo do mar segue para ele os seus milhares de seios.



Quer ser beijado e aspirado pela sede do sol; quer tornar-se brisa e altura e caminho para a luz; e luz ele próprio. Em verdade é com um amor solar que amo a vida e todos os mares profundos.

E eis em que para mim consiste o COnhecimento: em aspirar tudo o que é profundo até à minha própria altura. Partilhar



Área PessoalSenha

Password // Registe-se! Pesquisa © Copyright 2011 Citador - Todos os direitos reservados
webdesign - One Small Step SOBRE O SITE

//
COPYRIGHT 2011  CITADOR -  PESQUISA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas