sábado, 15 de setembro de 2012

HIPÓCRATES

HipócratesOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para o matemático geômetra, veja Hipócrates de Quíos.








Esta página ou secção sobre ciência não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.











Hipócrates



Nascimento 460 a.C.

Cós

Morte 370 a.C. (90 anos)

Tessália

Ocupação Médico



Hipócrates (em grego antigo: Ἱπποκράτης; Cós, 460 a.C. — Tessália, 370 a.C.) é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado "pai da medicina", apesar de ter desenvolvido tal ciência muito depois de Imhotep, do Egito antigo. É referido como uma das grandes figuras entre Sócrates, Aristóteles durante o florescimento intelectual ateniense . Hipócrates era um asclepíade, isto é, membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde.



Nascido numa ilha grega, os dados sobre sua vida são incertos ou pouco confiáveis. Parece certo, contudo, que viajou pela Grécia e que esteve no Oriente Próximo.



Nas obras hipocráticas há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, papeira, pneumonia e tuberculose. Para o estudioso grego, muitas epidemias relacionavam-se com fatores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde as pessoas viviam. Muitos de seus comentários nos Aforismos são ainda hoje válidos. Seus escritos sobre anatomia contêm descrições claras tanto sobre instrumentos de dissecação quanto sobre procedimentos práticos.



Foi o líder incontestável da chamada "Escola de Cós". O que resta das suas obras testemunha a rejeição da superstição e das práticas mágicas da "saúde" primitiva, direcionando os conhecimentos em saúde no caminho científico. Hipócrates fundamentou a sua prática (e a sua forma de compreender o organismo humano, incluindo a personalidade) na teoria dos quatro humores corporais (sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra) que, consoante às quantidades relativas presentes no corpo, levariam a estados de equilíbrio (eucrasia) ou de doença e dor (discrasia). Esta teoria influenciou, por exemplo, Galeno, que desenvolveu a teoria dos humores e que dominou o conhecimento até o século XVIII. Sua ética resume-se no famoso Juramento de Hipócrates. Porém, certos autores afirmam que o juramento teria sido elaborado numa época bastante posterior.



[editar] ObrasO conjunto das obras atribuídas a Hipócrates constitui o Corpus hippocraticum (em português, Coleção Hipocrática). Setenta escritos são reconhecidos como constituintes do corpus, entre os quais os seguintes são considerados os mais importantes:



Aforismos

Da Medicina Antiga

Da Doença Sagrada

Epidemias

Da Cirurgia

Das Fraturas

Das Articulações

Dos Instrumentos de Redução

Dos Ferimentos na Cabeça

Prognósticos

Dos Ares, Águas e Lugares

Do Regime nas Doenças Agudas

Das Úlceras

Das Fístulas

Das Hemorróidas

Juramento

Lei

[editar] Juramento de Hipócrates Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacea e por todos os deuses e deusas, a quem conclamo como minhas testemunhas, juro cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.



Conservarei imaculada minha vida e minha arte.



Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.



Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.



Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.



Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.





— Hipócrates



[editar] Ligações externasO Wikisource contém fontes primárias relacionadas com este artigo: HipócratesO Wikiquote possui citações de ou sobre: Hipócrates[1] - Textos de Hipócrates (em grego e em inglês)

Obras de Hipócrates: textos com concordâncias e lista de frequência

Grécia Antiqua

[Esconder]v • eAnestesia antiga

Plantas/animais Aconitum • Castóreo • Cannabis • Coca • Beladona • Henbane • Lactucarium • Mandrágora • Metel nut • Ópio • Conium • Saussurea • Toloatzin • Salgueiro

Pessoas Abulcasis • Ibn Zuhr • Avicena • Celso • Dioscórides • Cláudio Galeno • Hipócrates • Rasis • Sabuncuoğlu • Sushrutha • Teofrasto • Zhang

Componentes Aconitine • Δ9-THC • Atropina • Cocaína • Coniine • Hyoscyamine • Morfina • Ácido salicílico • Escopolamina





Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Hipócrates&oldid=32219697"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Adequada em fontes fidedignasImparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 460 a.C.Mortos em 370 a.C.Médicos da GréciaCiência greco-romanaPessoas na história da medicinaCategorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde Julho de 2009!Artigos bons na Wikipédia em russo!Artigos bons na Wikipédia em sueco!Artigos destacados na Wikipédia em catalão!Artigos destacados na Wikipédia em inglês!Artigos destacados na Wikipédia em espanholFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAragonés

العربية

অসমীয়া

Asturianu

Azərbaycanca

Башҡортса

Žemaitėška

Беларуская

‪беларуская (тарашкевіца)‬

Български

বাংলা

বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী

Brezhoneg

Bosanski

Català

Česky

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Zazaki

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Võro

Français

Frysk

Gaeilge

Galego

Gaelg

עברית

हिन्दी

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

Қазақша

ಕನ್ನಡ

한국어

Kurdî

Кыргызча

Latina

Ligure

Lietuvių

Latviešu

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Bahasa Melayu

नेपाल भाषा

Nederlands

‪norsk (nynorsk)‬

‪norsk (bokmål)‬

Polski

Română

Русский

संस्कृतम्

Sicilianu

Scots

Srpskohrvatski / српскохрватски

සිංහල

Simple English

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

తెలుగు

ไทย

Tagalog

Türkçe

Українська

اردو

Tiếng Việt

Winaray

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 03h16min de 14 de setembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel   , COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas