segunda-feira, 16 de abril de 2012

BANDEIRISMO

Colégio Web
Home Plantão de Dúvidas TV iPED Adicionar aos favoritos Twitter
Matérias Biologia Física Geografia História História do Brasil Inglês Literatura Matemática Português Química Conteúdo Infantil Especiais Aquecimento Global Biblioteca viva Biografias Curiosidades Datas comemorativas Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior Sexualidade Guia de Atuação Exatas Humanas Biológicas Faculdades Procurar por nome Procurar por cidade Cursinho Vestibular Biologia Geografia História Física Química Português Matemática Cursos Online Cursos para escritório Cursos de idiomas Cursos de informática Cursos de design Cursos de programação Cursos para Crianças Ciências Geografia História Matemática Português Inglês Ensino Religioso A palavra de Deus A Bíblia Mensagens Artigos Versículos Discípulos Curiosidades A palavra de Jesus O bandeirismoInício » História Geral » Colonização Portuguesa no Brasil » O bandeirismo

7. O bandeirismo



Logo no principio do bandeirismo, o seu intuito era prender os índios e vendê-los em terras que não se usavam negros como escravo, devido ao seu alto preço, assim vendiam os índios por um custo bem mais barato e os escravizavam. A facilidade do negócio deve-se ao Tratado de Tordesilhas que não estava em vigor devido à união Ibérica, com tudo isso o no sul da colônia o primeiro ciclo missionário tinha se destruído.

Esse movimento teve seu auge com a ocupação dos holandeses, com a interrupção do tráfico negreiro e a mão-de-obra escrava estava á míngua com isso o preço dos escravos aumentou ainda mais, lucrando o bandeirismo com a venda dos índios escravos.

As razões do bandeirismo:

O que motivou os bandeirantes foi à pobreza dos habitantes de São Paulo. No final do século XVI, quando o mercado açucareiro começou a entrar em declínio, e a população a migrar das cidades litorâneas para o planalto de Piratininga, Onde a parte econômica não tinha sido tão afetada. A crise teve uma proporção tão grande, que os bandeirantes cultivavam alguns produtos, apenas para sua subsistência, começou a ver novas riquezas nos sertões, índios que poderiam ser escravizados, matais preciosos.

Podemos dizer que os Bandeirantes foram homens corajosos, que os portugueses usaram para combates contra os índios rebeldes e escravos fugitivos, tudo isso aconteceu no começo da colonização do Brasil.

São Paulo na época dos bandeirantes:

Em São Paulo teve o surto das bandeiras que teve origens com expedições de resgate para prisioneiros.

Podemos entender que o bandeirismo teve origem na obra dos Jesuítas com seu início em São Paulo, saiam de São Vicente para o interior do país por entre as florestas e seguindo o caminho dos rios, partindo assim rumo ao Rio grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Estas expedições tinham como objetivo predominante capturar os índios e procurar por pedras e metais preciosos. Contudo, estes homens ficaram historicamente conhecidos como os responsáveis pela conquista de grande parte do território brasileiro. Alguns chegaram até fora do território brasileiro, em locais como a Bolívia e o Uruguai.

Do século XVII em diante, o interesse dos portugueses passou a ser a procura por ouro e pedras preciosas. Então os bandeirantes Fernão dias Pais e seu genro Manuel Borba Gato se concentraram nestas buscas desbravando Minas Gerais. Depois outros bandeirantes foram para além da linha do Tratado de Tordesilhas e descobriram entre muitos metais preciosos, o ouro. Muitos aventureiros os seguiram, e, estes, permaneceram em Goiás e Mato Grosso dando início a formações das primeiras cidades. Nessa ocasião destacaram-se: Antonio Pedroso, Alvarenga e Bartolomeu Bueno da Veiga, o Anhanguera.

Outros bandeirantes que fizeram nome neste período foram: Jerônimo Leitão (primeira bandeira conhecida), Nicolau Barreto (seguiu trajeto pelo Tietê e Paraná e regressou com índios capturados), Antônio Raposo Tavares (atacou missões jesuítas espanhola. para capturar índios), Francisco Bueno (missões no Sul até o Uruguai).

Como conclusão, pode-se dizer que os bandeirantes foram responsáveis pela expansão do território brasileiro, desbravando os sertões além do Tratado de Tordesilhas. Por outro lado, agiram de forma violenta na caça de indígenas e de escravos foragidos, contribuindo para a manutenção do sistema escravocrata que vigorava no Brasil Colônia.

O ciclo de preação do índio:

A preação indígena era uma forma de subsistência dos bandeirantes, que em meados de 1619 começaram os ataques aos jesuítas, os índios que trabalhavam na terra (agricultores) e artesãos que foram escravizados em grande massa. Precisavam de novos escravos como os índios, para o preenchimento de mão de obra escrava nos engenhos litorâneos.

As grandes bandeiras de preação coincidiu com a ação holandesa, tomando as feitorias africanas e desviando o tráfico de escravos para o nordeste sob sua ocupação desde 1630.

O ciclo do bandeirismo de contrato:

Manuel da Ressurreição até então governador geral do Brasil, resolveu solicitar os bandeirantes de São Paulo e São Vicente, para que pudessem acabar com a desordem, mas a chegada dos bandeirantes causou grande revolta.

A partir do século XVII os bandeirantes começaram a trabalhar para homens de posse no nordeste.

O ciclo de prospecção do ouro:

ciclo de prospecção ou ciclo do ouro como chamamos,se deu a partir do contato com os índios que os exploradores ou prospectores (pesquisadores do ouro). Mas quando os primeiros exploradores chegaram ao Brasil, tinham como intuito o ouro, metal preciosos como chamavam ,com o objetivo de vender para nobreza.

Ao longo dos anos com o contato que foi mantido entre os índios, os exploradores foram descobrindo que haviam riquezas escondidas. Quando pisaram em solo brasileiro, foram para o interior do Brasil, onde haviam os tais metais preciosos, os colonos não tiveram tanto sucesso só encontravam solo fértil e índios, á quem eles não davam importância.

As Monções:

As monções foram de grande importância na colonização do Brasil, mas no este brasileiro, logo depois da decadência do bandeirismo. O seu começo foi em 1718, quando Pascoal Moreira Cabral que foi quem descobriu o ouro em Cuiabá. Um campo de mineração começou nesta época, com alguns sertanistas que tinham ouvido falar da notícia sobre o ouro.

O significado do Bandeirismo:
Os bandeirantes precisavam buscar novas fontes de enriquecimento. Como os negros eram muito caro, então eles resolveram aprisionar os índios, era um bom negócio. Essa fase foi importante para os bandeirantes, pelo Tratado de Tordesilhas, que não estava em vigor, o que serviu de ajuda para a destruição do primeiro ciclo missionário que aconteceu no sul da colônia. Seu objetivo maior era aprisionar os índios para que pudessem vendê-lo.



Video relacionadoVoltar Imprimir Indicar Fórum de História Bate-papo Dúvidas? Fale com o Professor. Escolha uma opção: Corrigir este conteúdo ou Acrescentar informação.


Compartilhe esse conteúdo twitter MySpace facebook delicious Windows Live Google digg

Fórum de DiscussãoFórum de História

Conteúdo RelacionadoA pecuária como atividade subsidiária
A expansão territorial
Ataques e invasões estrangeiras
O extrativismo do pau-brasil
A economia colonial
A Restauração Portuguesa

Mais matérias de História GeralGuerras Napolêonicas
As Guerras Napoleônicas é a indicação do conflito...
Império Bizantino
ConstantinoplaPor causa do imperador bizantino ter sido...
Independência do Chile
A Guerra de Independência do Chile teve início...
Titanossauro
Era um herbívoro quadrúpede que media 12 metros...
Revolução de 1930
Golpe de estado que aniquilou o grupo oligárquico dominado..
Apatossauro
O Apatossauro tinha aproximadamente...
Santa Inquisição
A origem mais provável da Santa Inquisição foi a...
Bandeiras
Eram expedições particulares (privadas), que contribuíram ...
Tagsalca cristianismo cultura dominato guerra imperialismo império romano partilha da ásia revolução industrial absolutismo capitalismo monopolista civil contra-reforma origem do homem religião renascimento século das luzes área livre de comércio das américas alca apartheid cristianismo cultura dominato guerra imperialismo império romano iraque onu partilha da ásia política de alianças revolução francesa revolução industrial absolutismo capitalismo monopolista civil contra-reforma espanhola. grega mitologia origem do homem patrícios plebeus reforma religião renascimento revolução inglesa século das luzes área livre de comércio das américas
História GeralAbsolutismo
ALCA
Alta Idade Média: Império Bizantino e Islão
Anarquismo
Antigo Sistema Colonial Apartheid
Árabes e o Islão
Baixa Idade Média: as tranformações do Feudalismo
Baixa Idade Média: Cruzadas e Renascimento Comercial Baixa Idade Média: o Renascimento Urbano
Brasil Contemporâneo (1946-95)
Civilização Romana
Colonização Portuguesa no Brasil
A colônia no final do século XVIII
A economia açucareira
A economia colonial
A expansão territorial
A mineração
A pecuária como atividade subsidiária
A Restauração Portuguesa
A União Ibérica (1580-1640)
Ataques e invasões estrangeiras
O bandeirismo
O extrativismo do pau-brasil
Os movimentos nativistas
Conflito árabe-israelense
Crise de 1929 e Totalitarismo
Crise do Antigo Sistema Colonial
Cristianismo
Dadaísmo
Dinossauros
Ditadura Militar
Egito Antigo Estado português no Brasil
Estados Unidos e a América Latina (Séculos XIX e XX)
EUA
Expansão Mercantil Européia
Fatores da descolonização
Formação dos Reinos Bárbaros Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos Grécia
Guerra dos Cem Anos
Guerras
Hebreus e Fenícios
História Antiga, Medieval e Moderna
História Contemporânea História integrada: Brasil e América I
História Integrada: Brasil e América II
Idade Antiga
Idade dos Metais
Idade Média
Idade Moderna
Idéias e Movimentos Sociais e Políticos do Século XIX
Igreja e o Sacro Império
Iluminismo
Ilustração e Despotismo Esclarecido Imperialismo
Indepêndencia dos Estados Unidos Introdução ao estudo da História Mercantilismo
Mercantilismo e Sistema Colonial
Mesopotâmia e Pérsia
Monopólio
Movimento da Indepêndencia
Mundo do Pós-Guerra
Mundo Grego
Neocolonialismo ONU - Organizações das Nações Unidas
Organização do Estado Nacional
Povos Mesopotâmicos
Pré-História
Primeira Guerra Mundial
Primórdios da Colonização Portuguesa
Reforma Religiosa
Renascimento e Reforma República Velha (1889-1930)
Revolução de 1930 e a Era de Vargas (1930-1945)
Revolução Francesa
Revolução Francesa e Era Napoleônica Revolução Industrial
Roma
Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial Segundo Reinado - Governo de D. Pedro (1840-1889)
Segundo Reinado - Governos Regenciais (1831-40)
Sistema Colonialista Sistema Feudal URSS

Sobre o site Cadastro Professores Termos de uso Fale conosco
© Copyright 2001-2012 Grupo iPED. Todos os direitos reservados.
Permitida a reprodução total ou parcial, desde que informada a fonte da página em formato de link e sem fins comerciais.



COPYRIGHT GRUPO IPED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas