segunda-feira, 16 de abril de 2012

INDIOS CANOEIROS (PAIAGUÁS): GUARDIÕES DO RIO PARAGUAI

Assim como em todo o Brasil, registros dos primeiros exploradores e colonizadores desta terra apontam os povos indígenas como os únicos habitantes do Pantanal naquele tempo. Guaranis, Xarayes, Guanás, Guatós, Payaguás, Guaikurús eram os principais deles.

Amantes e conhecedores da natureza, os índios mantinham uma relação íntima com o ambiente, fato que intrigava os europeus.

Mas se a presença dos colonizadores foi sinônimo de mudança, também significou uma ameaça sem fim aos hábitos e cultura locais. Junto com os novos homens vieram as doenças e o poder de destruição, que causaram impactos ambientais e culturais profundos.

Além de terem suas terras invadidas, boa parte das tribos indígenas foi dizimada assim que os bandeirantes dominaram a região pantaneira. Com a necessidade de se adaptarem aos novos tempos, muitas das que sobraram tiveram seus hábitos e costumes completamente alterados. Foi o que aconteceu, por exemplo, com os índios Payaguás, que se tornaram peões boiadeiros.

Mas, seja através da existência de algumas reservas ou da herança que deixaram aos homens brancos, os índios ainda estão presentes, de alguma forma, na vida do Pantanal.

Veja abaixo quais foram os principais povos indígenas do Pantanal:


Guaikurús
Conhecidos como índios guerreiros, venceram, além dos espanhóis e portugueses, outras nações pantaneiras. Responsáveis pelo domínio da região sul do Pantanal, também tornaram-se grandes cavaleiros.

Voltando a dominar a região após o fracasso das primeiras tentativas de colonização dos espanhóis, dificultaram muito o trabalho dos bandeirantes.

Com o auxílio dos Payaguás, fecharam a travessia do Pantanal para os brancos e interferiram na comunicação e no comércio das minas de Cuiabá com São Paulo. Essas tribos acabaram sendo exterminadas pelo governo.


Payaguás
Índios canoeiros, bons pescadores e ótimos nadadores, eram imbatíveis em combates na água, o que impressionava os forasteiros.

Viviam, sobretudo, nos arredores dos rios Miranda, Negro e Taquari, em Mato Grosso do Sul. Apoderavam-se de alimentos e mercadorias dos grupos agricultores.

Bastante perseguidos, desapareceram no início de século XIX.


Kadivéus
Muito temidos pelas tribos vizinhas, introduziram na região pantaneira os cavalos roubados dos brancos. Com eles, podiam movimentar-se por toda a região.

Tiveram importante participação na Guerra do Paraguai, lutando do lado brasileiro.

Hoje se concentram em uma reserva, na serra da Bodoquena.


Guatós
Eram nômades, habitavam a margem direita do rio Paraguai e se deslocavam por toda a extensão do Pantanal, só permanecendo em cabanas durante a estação das águas.

Tornaram-se respeitados caçadores, mas, como eram poucos, acabaram sendo dominados pelos Payaguás e pelos Guaikurús.



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Um comentário:

  1. Esses brasileiros precisam ser melhor estudados... Este oeste brasileiro se tornou prossegues, ou não se tornou espanhol graças a essa indiada de onde tenho os pés esangue..
    Higino

    ResponderExcluir

Contador de visitas