sábado, 4 de setembro de 2010

3962 - HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA

Visita Wikilingue.comHistória da Sociologia
História da Sociologia
De Wikipedia, a enciclopedia livre
[[Arquivo:Herbert Spencer.jpg|thumb|[[Herbert Spencer[[" A Sociologia é uma ciência social relativamente nova, que apareceu em meados do século XIX. Foi Auguste Comte quem acuñó o termo em 1838 em seu Curso de Filosofia positiva. Mas não foi até mediados do século XIX que se consolidou com uma ciência autónoma. A partir de mediados do século XX já se pode falar de várias escolas ou correntes mais ou menos dominantes. Na actualidade existe uma grande diversidade de autores e perspectivas que enriquecem à sociologia, bem como esforços para integrar as diversas correntes.




Índice
[ocultar]
1 Prehistoria da sociologia e precursores
2 A Sociologia Clássica e a institucionalización francesa e alemã
3 Institucionalización da Sociologia nos Estados Unidos
4 Teoria sociólogica dantes e após a Segunda Guerra Mundial
5 A comunidade internacional
6 Veja-se também


Prehistoria da sociologia e precursores
Conquanto Auguste Comte é chamado "pai da sociologia", os estudos de carácter sociológico tinham-se desenvolvido muito dantes de que Comte acuñara o termo ou inclusive de que se delimitara seu próprio campo de estudo. Durante muitos séculos pensadores de muitas partes do mundo tentaram dar explicações a respeito do funcionamento da sociedade. Por exemplo, Heródoto no século V a. C. interessou-se em civilização Egípcia; Ibn Jaldún(chamado assim o primeiro sociologo) fez o mesmo mas descrevendo às sociedades do Magreb, teorias sobre a sociedade e acuñó o termino 'Ilm ao Umran' para denominar à ciência da sociedade.

Durante a Ilustração o social e as actividades do homem cobram grande interesse. Escritores como Voltaire, Montesquieu, Giambattista Vico e outros se interessam por analisar as instituições sociais e políticas européias. Também surge uma corrente conservadora, critica de muitas das premisas da Ilustração, muito interessada em saber as razões das mudanças e estabilidade existentes na sociedade tais como Joseph de Maistre e Edmund Burke.

A vontade de criar uma "física social", isto é um conhecimento indiscutible da sociedade da mesma forma que a Física, apareceu com o positivismo do século XIX. O primeiro em defender uma teoria e investigação científica dos fenómenos sociais foi Henri de Saint-Simon (1760-1825) em meados do século XIX. Auguste Comte, quem foi secretário de Saint-Simon entre 1817 e 1823, desenvolveu suas teorias sociológicas baixo a premisas do positivismo. Influído por este, Comte desenvolveu um conceito de sociologia em onde a considerava um pilar para o progresso humano.

Também se lhe reconhece como a um dos precursores da sociologia a Alexis de Tocqueville (1805-1859), por seus estudos sobre a revolução francesa e sobre os Estados Unidos. Analisou às sociedades em general e fez uma comparação entre as sociedades americanas e as sociedades européias. A Cidade Morena e suas festas patronales influíram na sociologia

A Sociologia Clássica e a institucionalización francesa e alemã
[[Arquivo:Karl Marx.jpg|thumb|[[Karl Marx[[" A sociologia nasce em plena revolução industrial; os clássicos da sociologia retomam muitos elementos dessas transformações, preocupando-se por perguntar sobre os efeitos positivos e antes de mais nada negativos de uma sociedade em plena modernização.

A sociologia continuou com um desenvolvimento intenso e regular a finais e nos albores do século XX. Émile Durkheim, quem inspirou-se em algumas teorias de Auguste Comte para renovar a sociologia, queria em particular "estudar os factos sociais como se fossem coisas". Um dos reptos da sociologia era se desenvolver como uma ciência autónoma. Durkheim, retomando algumas das preocupações de Comte procurou distinguir à sociologia da filosofia por um lado (questão que Comte não tinha facto) e da psicologia pelo outro.

Ele postuló as bases de uma metodología científica para a sociologia, em particular na obra "As regras do método sociológico" (1895), e em "A divisão do trabalho social" (1893), livro que ademais é sua tese. Seu método repousa essencialmente na comparação de estatísticas e características cuantitativas, procurando libertar-se de todo subjetivismo unido a toda a interpretação cualitativa, e a desembarazarse de todos os preconceitos morais ou moralizadores a priori para compreender os factos sociais como em sua obra: "O Suicídio". O primeiro departamento europeu de sociologia foi fundando em 1895 na Universidade de Bordeaux por Emile Durkheim.

Karl Marx é outro pensador que tem tido uma profunda influência no pensamento social e a crítica do século XIX. Conquanto é um autor inclasificable pelo profundo de sua obra, tem dotado de todo um enfoque trascendental para a sociologia. Marx influiu na sociologia otorgádole conceitos como o de classe social e ideologia, assim mesmo conceptualizó à sociedade como uma esfera de conflito em onde as relações sociais estavam orientadas pela dominación de uns sobre outros. São notáveis seus estudos sobre a dominación capitalista em meados do século XIX.

Max Weber, contemporâneo de Durkheim, tomou um caminho diferente. Empregou a Ciência política, a Economia política, a Filosofia da cultura e do direito, os estudos religiosos que são, segundo ele, todo como a sociologia, as "ciências da cultura". Segundo toda uma tradição da filosofia alemã (sobretudo Wilhelm Dilthey), estas ciências são diferentes das ciências naturais já que têm seu próprio método. Elas propõem um entendimento dos fenómenos colectivos dantes que a busca de leis (é o método comprensivo). Seu trabalho foi notável ao desenvolver uma ideia da Acção social e dos tipos de racionalidad, os tìpos de autoridade e da legitimidade no contexto das transfomaciones capitalistas do mundo ocidental mas sem deixar de lado as reflexões sobre outras culturas.

Menos conhecido mas de grande contribua pára diversas correntes contemporâneas é Georg Simmel. Simmel desenvolveu o conceito de interacção social e alguns pequenos estudos clássicos sobre a moda, o dinheiro e o papel do estranho na relação social.

Em 1919 foi fundando um departamento na Alemanha na Universidade de Munich por Max Weber com a colaboração de George Simmel e Tonnies.

Institucionalización da Sociologia nos Estados Unidos
A partir da chegada do pensamento social evolucionista a Estados Unidos, chegou de maneira importante a influência de Herbert Spencer e de Georg Simmel. Fruto desta influência surgiram duas correntes. Por um lado, o efémero darwinismo social principalmente desenvolvido por Lester Ward. Por outro, surgiu a Escola de Chicago, mais que uma escola todo um enfoque relacionado com os estudos urbanos, interaccionistas (influência de Simmel)e centrados no sujeito social.

Teoria sociólogica dantes e após a Segunda Guerra Mundial
A Sociologia Norte-americana
Parsons, Merton
O Interaccionismo simbólico
A Teoria crítica e a Escola de Frankfurt
O funcionalismo e o estructuralismo
A comunidade internacional
A cooperação internacional em sociologia comenzo em 1893 quando Rene Worms fundou o pequeno Instituto Internacional de Sociologia, eclipsado depois pela Associação Internacional de Sociologia, fundanda em 1949.

Veja-se também
Sociologiaem:History of sociologytenho:היסטוריה של הסוציולוגיה
Obtido em "http://pt.wikilingue.com/es/Hist%C3%B3ria_da_Sociologia"
Categorias: Sociologia | História temática

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.
More Wikilingue: Català, Español, Español II, Español III, Galego, Galego, Português, Português II

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas