quinta-feira, 30 de setembro de 2010

5630 - LITERATURA DO EQUADOR

Quinta-feira
30/09


Livros
Banco de Questões
Sala de aula
Novo CURSOS Passeiweb

Notícias
Simulados on-line
Livros obrigatórios
Faculdades
Provas de vestibulares
Profissões
ENEM
ProUni

Arte e cultura
Atualidades
Biografias
Fatos históricos
Povos e Países
Você sabia
Guia Local Todos os Estados Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará DF Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins SociologiaQuímicaPortuguêsMatemáticaInglêsHistóriaGeografiaFísicaFilosofiaBiologia

Português - Literatura
Equador, de Miguel Sousa Tavares


página 1 de 1 num total de 1 questões


Recomende esta página para um amigo

Imprimir

Índice Português

Capa Banco de Questões
1. (UFBA) [...] Estava uma noite de estrelas, serena e sem nuvens, por vezes até com uma ligeiríssima brisa que agitava ao de leve as folhas das árvores do outro lado do terreiro e que trouxe a Luís Bernardo, de repente, saudades do verão de Portugal. Afundado na sua poltrona de verga, com almofadas de pano cosido à mão, fumando com lento prazer o seu Partagas, Luís Bernardo soltou baixinho um suspiro que tanto podia ser de bem-estar como de acomodação. Mas Maria Augusta devia ter ouvido o suspiro, porque lhe perguntou:
— Saudades de casa?
Ele sorriu, sem querer dar parte de fraco:
— Às vezes sim, mas nada de especial. São mais as noites que são diferentes.
— Acaba por se habituar, vai ver.
[...]
— Que costuma você fazer aqui, em noites destas?
Foi a vez dela suspirar. Ele viu-lhe o peito subir no corpete do vestido, os olhos escuros que brilharam à luz do candeeiro próximo. Sentiu-lhe o corpo a distender-se, um desprendimento, um desejo mal escondido que lhe subia pelas pernas, pela barriga, pelo peito, que brilhava no olhar. A voz era rouca, vinda de longe, de noites e noites como esta, na varanda: — Penso na vida. No que foi, no que podia ter sido e no que há-de ser ainda. Que mais acha que poderia fazer?
— E faz algum sentido?
— O quê? A vida, a minha vida?
— Sim.
— Não me pergunte isso. Essas perguntas não se fazem aqui. De que serviria? Você está cá apenas de passagem, mais ano menos ano, volta para Portugal. A sua vida é lá, aqui é só uma passagem. Mas eu, não: eu vivo cá para sempre, foi o que o destino me reservou. Não escolhi nada nem estou em situação de escolher. Agarro o que passa e quando consigo: são as coisas que vêm ter comigo e não eu que vou ter com elas. Percebe o que digo?
TAVARES, Miguel Sousa. Equador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. p. 216-217.

Constitui uma afirmação verdadeira sobre o texto, contextualizado na obra:
(01) Maria Augusta e Luís Bernardo são personagens de ideologias conflitantes, que travam diálogos dissimulados em encontros amorosos.
(02) O diálogo das personagens apresenta uma atmosfera fatalista, que perpassa pela narrativa da vida de Maria Augusta.
(04) A angústia existencial de Luís Bernardo, evidente no fragmento, reflete a conseqüência de um embate político entre ele e Maria Augusta, em que ela expressa atos de violência e autoritarismo arbitrário.
(08) Maria Augusta, como proprietária de roça em São Tomé, é o exemplo do grande proprietário rural que trata o cidadão negro como um ser inumano.
(16) O interesse da personagem Maria Augusta pelo estado de ânimo de Luís Bernardo pode ser considerado como o clímax da narrativa, pois, a partir daí, ela vai inviabilizar o projeto civilizatório dele.
(32) Maria Augusta exemplifica o ser humano que, apesar de isolado no seu espaço geográfico, é detentor de um certo grau de cultura e de autonomia que o torna diferente de outras mulheres da colônia.
(64) Maria Augusta, apesar do pouco convívio com Luís Bernardo, experimenta, com o desenrolar dos fatos, a sensação de ter sido traída por ele nos planos pessoal e político.

RESPOSTA: 02 + 32 + 64 = 98




1 Últimas do vestibular

29/09 | UTFPR (PR)

Inscrições para processo de transferência da UTFPR terminam amanhã
29/09 | UFJF (MG)

UFJF abre inscrições para Vestibular e Pism nesta quinta
28/09 | UFU (MG)

Divulgados os editais para ingresso nos campi de Patos de Minas e Monte Carmelo

seu portal de estudos

Galeria de Artes
Mais de 1300 obras catalogadasSala de aula
Apoio para suas aulasProfissões
Carreiras e entrevistas com profissionaisPublicidade ® Passeiweb é uma marca registrada da Chinarelli Consultoria.
© Copyright 2007. Chinarelli Consultoria Ltda. Todos os direitos reservados. Créditos | Anuncie | Fale Conosco


COPYRIGHT CHINARELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas