Você está aqui: Home > Cultura > O Maniqueísmo
Home Animais Autos Casamento Economia Famosos Humor Imóveis Moda Tecnologia Turismo Sitemap Contato Bico do Corvo
Bico do Corvo
Feed
O Maniqueísmo
Postado por Fernando Moreira em julho 19, 2010 na categoria Cultura
A Pérsia ficava entre a Índia e o Império Romano, e a rota da seda a atravessava, fazendo da Pérsia uma encruzilhada de idéias. Havia judeus que fugiram de sua terra natal e depois cristãos. Havia o budismo vindo da Índia e o Zoroastrismo nativo. E dessa mistura religiosa teve origem uma fé universalista: o Maniqueísmo.
O profeta Mani
O Maniqueísmo
Fundador do Maniqueísmo acredita-se que Mani era filho da realeza Parta, e era ainda garoto quando teve seus primeiros contatos com as muitas religiões e os Partas perderam o poder. Após a falha tentativa de retomada do poder da nobreza Parta, Mani ainda aos treze anos teve sua revelação divina, em que Deus dizia que ele não pertencia àquela comunidade e que deveria se manter afastado de toda impureza.
Aos vinte e cinco anos, Mani declarou-se mensageiro de Deus e começou, à imagem do apóstolo Paulo, a viajar pelo império Ardashir disseminando seus ensimentos. Dizia-se sucessor em missão de Zaratustra e Jesus, e que triunfaria na disseminação de seus ensinamentos por fazê-lo a todos os povos em todas as línguas. Por onde passava ou enviava seus missionários, assimilava o que podia da religião presente, incluindo em seus ensinamentos influências budistas, judaiscas, cristãs, zoroástricas e dos seguidores de Mitra.
Doutrina e organização do Maniqueísmo
Sobre
Mani acreditava que sua doutrina era a mais avançada e a soma de toda sabedoria religiosa. Com a ciência tornando-se parte da religião, isso incluía as visões de Mani sobre a origens do universo, antropologia, história, etc. Acreditava tanto em Buda, quanto Jesus e Zoroastro, e utilizava-se das escrituras de tais religiões. Acreditava na batalha entre bem e mal e que a humanidade precisava purificar-se para alcançar enfim a vitória das forças da luz. Uma das purificações necessárias era abster-se de carne.
A religião divida-se em três grupos: Os eleitos, monges ascetas com diversos votos que se dedicavam à redenção da humanidade, os Ouvidores, que seguiam os ensinamentos mas não precisavam seguir voto algum e o terceiro grupo era o dos demais seguidores, um grupo responsável pela grande popularidade da crença de Mani, pois a eles não era requerido seguir quaisquer práticas religiosas, apenas ter fé verdadeira.
O martírio de Mani
Religiões
Embora os imperadores persas, que eram responsáveis pela autorização das religiões em seu império, fossem favoráveis a Mani, uma combinação de fatores políticos e disputas com outras religiões levou o imperador Bahram a desenvolver uma hostilidade contra o profeta, muito por pressão de novos alto-sacerdotes do zoroastrismo.
Mani foi chamado à corte sob várias acusações, e logo o direito de defesa lhe foi arbitrariamente tomado e Mani foi preso, morrendo no cárcere e tornando-se mártir. Seus seguidores foram perseguidos e sem um poder estatal para servir como apoio e proteção à religião o Maniqueísmo praticamente desapareceu.
Artigos Relacionados:
Desenho IndustrialSakyo do Yu Yu HakushoLetras ManuscritasHonoré de BalzacTutancâmon, o Faraó MeninoEscola de Sargentos das ArmasIDEBO Código Secreto de PlatãoNetbook BrancoConflito Índia - Paquistão, 1990 a 2002DadaísmoFilósofo PlatãoMitologia Antiga JaponesaFormas de Cumprimento
Comentários do Post
Nome (required)
Email (não será divulgado) (required)
Site (opcional)
Enviar Comentário!
Posts Recentes
Como a Morte é Recebida Pelas Diferentes Religiões
Anvisa SNGPC
A Origem das Cores mais Populares
Malhação – Nova Temporada
Time Lokuyukai do Yu Yu Hakusho
Cartão de Visita para Manicure
Breve História do Xintoísmo
O Mistério de Atlântida
Shishiwakamaru do Yu Yu Hakusho
Placas para Banheiros Divertidas
Subcategorias
Arte (90)
Astronomia (19)
Ciência (49)
Cinema (34)
Coluna Beatriz (4)
Comportamento (24)
Curiosidades (563)
Impressionante (37)
Invenções (59)
Recordes (1)
Escolar (76)
Filmes (164)
História (111)
Livros (29)
Música (127)
Política (39)
Religião (64)
TV (158)
Arquivo
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
Copyright © 2009 - 2010 Bico do Corvo | Politica de Privacidade
Assine o Bico do Corvo via Email:
Delivered by FeedBurner
COPYRIGHT BICO DE CORVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário