sexta-feira, 3 de setembro de 2010

3187 - ZOROASTRISMO

Español English ZOROASTRISMO
Quem teme Deus, não conhece Deus…
Uma religião Universal: Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Acções



Artigos relacionados
extra site:
(somente Inglês)

Philosophy

Historical Background

Vision (1)

Vision (2)

One Design

Ancient Faith for Modern Man


A religião é conhecida no ocidente como Zoroastrismo e pelo seu fundador como a “Religião da Boa Consciência”. Pretende ser a primeira religião Monoteísta, a primeira Religião Universal e a raiz da maioria da doutrina e crenças do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Através dos milénios as palavras e composições do seu fundador Zaratustra Spitaman (mais conhecido na aliteração grega do nome para Zoroastro) estavam perdidas tanto com o passar do tempo como com a obsolescência da sua língua. A sua mensagem original perde-se devido a acidentes históricos, a livrarias e livros queimados consecutivamente por invasores e, em que os seus sábios, ou foram mortos, escravizados, deportados ou tiveram que viver escondidos.

No entanto, graças a um longo, árduo e cuidado trabalho de, literalmente, centenas de estudiosos nos últimos 200 anos, a mensagem original do Zoroastrismo, a mensagem do seu "Manthran" (provocador do pensamento) Zarathustra, o Zoroastrismo reemergiu e revelou-se pertinente, singular e inspirador.
Zarathustra é mensageiro de uma espiritualidade que caminha para a auto-realização, plenitude e integridade, como uma criação boa de um Deus totalmente Bom. Esta é uma mensagem de liberdade, liberdade de escolha que liberta do medo, da culpa, do pecado e liberta também, de rituais cujas práticas são supersticiosas e asfixiantes e, ainda, de falsa espiritualidade e cerimoniais. O Deus de Zarathustra não é o Deus do “Deves” ou “Não Deves”. Deus no Zoroastrismo não controla ou se interessa pelo que se veste, o que e quando se come, ou onde e quando se presta culto ou adoração e da forma como se faz. Deus, pelo contrário, cuida do quanto se é Íntegro, Progressivo e Bom.
1. Deus não trata de medo, culpa ou condenação.
2. Deus é sabedoria, amor e lógica.
3. Deus não tem favoritos e não discrimina com base na nacionalidade, género, raça ou classe.
4. Deus trata a humanidade com dignidade e respeito.
5. Deus não escraviza, nem é um déspota para os seus servos.
6. Deus é a alma gémea e parceiro da Humanidade.
7. Deus não é ciumento, irado ou vingativo.
8. O ser humano não é pecador, caído ou depravado.
9. Deus não tem oponente e céu e inferno são estados da mente e do ser.
10. O ser humano foi criado para progredir à semelhança de Deus e em parceria com Deus eliminar o desordenado no Cosmos.
A religião de Zoroastro figura a humanidade como uma criação em crescimento, evolucionando e progredindo para um Deus que a respeita e que com ela colabora na tarefa de a preservar, favorecer e reconfortar na existência deste Mundo.
É suposto que o Zoroastriano progrida para Deus (Ahura Mazda) pelas suas livres escolhas. Escolhendo fazendo o bem e evitar fazer o mal. Zoroastrismo é então, a religião verdadeiramente ética da Humanidade que ensina que os mortais alcançam o seu objectivo de semelhança e completude espiritual com Deus combatendo o mal através de bons pensamentos, palavras e acções.
Mazdayasna (A adoração ao Sábio), outro nome para o Zoroastrismo, ensina a equidade entre todos os mortais diante do Sábio criador Deus; que só vê a diferença na retidão entre os mortais. Assim, existe igualdade de raça, nação, género e posição social.
Na sua mais sagrada prece, Ahunavar (A Escolha do Senhor) se ensina aos zoroastrianos que o seu senhor ou líder deve ser escolhido através de uma boa mente – uma mente que está bem informada e benévola e, exclusivamente, tendo em conta a sua retidão pessoal. Isto pressupõe uma base de democracia espiritual e política que ronda já os 4000 anos. Somente uma mente informada e imparcial é capaz de uma eleição verdadeiramente virtuosa e este é, precisamente, o convite de Zarathustra, o grande mestre ariano da retidão, quando nos diz:

"Escutem as melhores coisas com vossos ouvidos, reflitam sobre elas com uma mente imparcial. Então, que cada homem e mulher por si mesmos ou mesma escolha entre duas maneiras de pensar. Despertem a minha doutrina, antes que este grande acontecimento de eleição se lhes sobreponha."
[Avesta: The Gathas: Song 3:2 (tradução livre)]

Convido-o a uma caminhada através do tempo, uma jornada de descoberta espiritual. Venha descobrir a primeira Fé Monoteísta e Universal da Humanidade, venha e escute a uma mensagem pertinente de vida.

Aprenda acerca da história e da influência do zoroastrismo na maioria das religiões mundiais.

Compre e-books em Zoroastrismo Restaurada
(somente Inglês)



Página Inicial (Continua)
Zaratustra Mazda Ahura Deus nos Gathas Asha Vohu Manah Kshathra Bem & Mal Conversão




COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas