segunda-feira, 30 de agosto de 2010

2858 - HISTÓRIA DA BOMBA DE HIDROGÊNIO

Usuário: Senha: (Esqueci a senha!) Início :: Contato :: Quem Somos :: Trabalhe Conosco .: O PORTAL
.: Início

.: Galeria de Fotos

.: Universidades

.: Artigos

.: Estudo Online

.: Novidades!


.: NOTÍCIAS
.: Vestibular

.: Enem

.: Fique por Dentro!

.: Hoje na História


.: MATERIAL DO ALUNO
.: Mural

.: Material para Download

.: Agenda



Notícias Voltar

--------------------------------------------------------------------------------

Hoje na História:
1951 - Primeira bomba de Hidrogênio

Enviado em: 12/05/2010 09:50




Os Estados Unidos testam nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, a primeira bomba de Hidrogênio.

No final da Segunda Guerra Mundial, os EUA deram uma demonstração do seu poder no mundo, através dos ataques nucleares às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Para os EUA, esse ato de barbárie que testou uma nova forma devastadora de matar, representou o aceleramento do fim da Segunda Grande Guerra, que segundo eles, se tivesse tido continuidade iria causar mais desastres. Entretanto, as 140 mil mortes em Hiroshima e cerca de 80 mil em Nagasaki, não foram suficientes para frear os posteriores testes norte-americanos, e outros países, com bombas nucleares e termonucleares a fim de expandir seu poderio com essas armas de alta destruição.



Uma explosão nuclear de teste pode ser atmosférica, subterrânea ou subaquática, além de ser uma demonstração de poderio militar, geralmente é motivada pela necessidade de estudo científico do funcionamento e dos efeitos de um determinado tipo de arma nuclear. O primeiro teste atômico da História foi feito, pelos EUA, em 16 de julho de 1945. Já a primeira bomba de hidrogênio foi testada em 12 de maio de 1951, nas Ilhas Marshall, um arquipélago, no Oceano Pacífico, composto por 29 atóis e 3 ilhas.



Diferente da bomba nuclear, que ocorre por fissão nuclear – ou seja, um processo que envolve a quebra do núcleo dos átomos, que ao se reduzir em núcleos menores liberam energia -, a bomba de Hidrogênio funciona através de um processo de fusão nuclear. Esse processo é baseado na fusão de pequenos núcleos a fim da liberação de energia, e para que isso ocorra, é necessária uma bomba atômica de fissão, para atingir a temperatura necessária para a fusão dos pequenos núcleos.



É importante frisar, que a força da bomba de Hidrogênio é tão grande que para produzi-la é necessário uma bomba atômica. Essa bomba termonuclear chega a ser 750 vezes mais forte que qualquer bomba nuclear. A mais forte bomba de fusão testada, foi experimentada em 1961 pela URSS e tinha 5 mil vezes o poder explosivo da bomba de Hiroshima, e maior poder explosivo, multiplicado 10 vezes, que todas as bombas usadas na II Guerra Mundial somadas (incluindo as 2 bombas nucleares lançadas sobre o Japão).



Os testes de Bombas nucleares até hoje causam polêmica no mundo. As nações que querem demonstrar poder investem significativamente nos estudos dessas armas nucleares. Entretanto é significativo os estudos atômicos pelas contribuições no setor de produção de energia. O medo de repetição dos desastres ocorridos no Japão ainda está presente e, sabe-se, que uma guerra baseada na explosão de armas atômicas, seria fatal para a humanidade.



Fonte: Biu Vicente




--------------------------------------------------------------------------------
.: PARCEIROS






Site melhor visualizado em 1024 x 768 e uso do Internet Explorer 8.0 | Mozilla Firefox 3.6 | Chrome 4.0

Copyright © 2009 Todos os direitos reservados para Sistema de Ensino Tendência




COPYRIGHT SISTEMA DE ENSINO TENDÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas