segunda-feira, 30 de agosto de 2010

2840 - HISTÓRIA DA CARROÇA

Visita Wikilingue.comCarroça
Carroça
De Wikipedia, a enciclopedia livre



Para outros usos deste termo, veja-se Carroça (desambiguación).
Carroça de cavalos.Uma carroça (do latín carrus) é uma armazón com rodas e sem varas que serve para transportar pessoas ou coisas. A carroça na antiguedad era considerado como um luxo, o qual só se lhe outorgava aos faraones e aos magistrados.

Carruaje na Cidade de Manhattan, Nova York, Estados Unidos (foto do 14 de junho de 2007).Índice
[ocultar]
1 História
2 Carroças de transporte
3 Antigas carroças de guerra
4 Automóveis
5 Curiosidades
6 Veja-se também
7 Enlaces externos


História
As carroças têm sido mencionados na literatura já no segundo milénio dantes de Cristo O livro sagrado Rigveda Índia afirma que os homens e as mulheres são tão iguais como duas rodas de uma carreta. Mano carroças empurrados pelos seres humanos utilizaram-se em todo mundo. No século 19, por exemplo, alguns mormones viajar através das planícies dos Estados Unidos entre 1856 e 1860 utilizados handcarts.

Carroças usa-se com freqüência para castigo judicial, tanto para o transporte dos condenados - uma humillación pública em si mesma (na antiga Roma os líderes derrotados eram com freqüência transportados em carretas na exhibición triunfal do general vitorioso) - e inclusive, na Inglaterra, até sua substituição pelos açoites em virtude do posto da Rainha Isabel I, para atar ao condenado à cesta-bicha e administrar ele ou ela uma flagelación pública.

Carroças de transporte
A carroça chegou a Europa e Ásia ocidental no quarto milénio dantes de Cristo, e ao Vale do Indo para o terceiro milénio dantes de Cristo. Normalmente, as carroças são jalados por cavalos, mulas, burros ou bois, ainda que também se empregam outros animais de tiro. As carroças de transporte recebem diversas denominaciones em função de suas características. Nos de pessoas, os termos utilizados para os veículos de tracção animal são carro de cavalos]] ou diligência. A carreta é longa, estreita e mais baixa, com uma lança em onde se sujeita o jugo e costuma ter só duas rodas. A distância entre duas ou mais eixos de um carruaje denomina-se batalha.

Antigas carroças de guerra
Imagem de Ramsés II em Abu Simbel.A carroças de guerra mais conhecidos foram os do Antigo Egipto, de um sozinho eixo montados por um auriga e um arqueiro. Apareceram no Império Novo por influência dos hicsos. Também destacou a carroça de guerra na Índia e em Persia. Neste lugar foi onde provavelmente se começou a colocar, como prolongación dos eixos, folhas afiadas ou cortantes. Teve carroças similares aos anteriores na Antiga Grécia e na Antiga Roma, mas sua utilidade bélica decayó, ao afianzarse o modelo militar baseado em formações de infantería. Na Roma foram utilizados em carreiras no circo romano, seu denominación variava segundo o número de cavalos: bigas, trigas e cuadrigas.

Automóveis
Em grande parte de México, bem como em alguns países andinos, o termo carroça usa-se como sinónimo de automóvel]]. Em países como Colômbia, Venezuela ou Peru este termo se usa com muita maior frequência que palavras como auto, carro ou veículo. Este uso linguístico acusa uma possível influência do termo inglês car.

Curiosidades
Durante a Segunda Guerra Mundial, ao acaparar a produção de tanque]]s a maior parte dos motores alemães, a carroça levou a cabo uma importante função de apoio ao fornecimento do Eixo.

Veja-se também
Roda Carroça de guerra
Carroça de combate
Carroça triunfal
Enlaces externos
Wikimedia Commons alberga objecto|contido multimédia}}} sobre Carroça.Commons
Wikcionario

Ficheiro:Wiktionary-logo-é.png Wikcionario tem objecto|definições}}} para carroça.em:Cartvão:Gerobak
Obtido em "http://pt.wikilingue.com/es/Carro%C3%A7a"
Categoria: Carruajes

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.
More Wikilingue: Català, Español, Español II, Español III, Galego, Galego, Português, Português II


COPYRIGHT WIKILINGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas