domingo, 29 de agosto de 2010

2823 - história da motocicleta

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Como funcionam as motos
por Bill Harris - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Neste artigo
1. Introdução
2. Transmissão da moto
3. Pilotando uma moto
4. Tipos de motos
5. A história da motocicleta
6. Mais informações
7. Veja todos os artigos sobre Sob o capô

A história da motocicleta
Ciclo a vapor de Roper
Se um veículo de duas rodas movido a vapor for uma verdadeira motocicleta, então a invenção deve ser creditada ao seu criador, um americano chamado Sylvester Howard Roper. O ciclo a vapor de Roper chegou às ruas em 1869, bem antes da invenção da bicicleta de segurança. A máquina era movida por um motor de dois cilindros e queima de carvão com as bielas ligadas a uma manivela na roda traseira. Entretanto, a motocicleta de Roper ainda colocava o piloto sobre uma grande roda dianteira.
As motos evoluíram a partir da bicicleta de “segurança”, uma bicicleta que oferecia muitas vantagens em estabilidade, frenagem e facilidade de montagem. Os recursos essenciais de uma bicicleta de segurança incluíam:
rodas dianteira e traseira raiadas de aproximadamente 76 cm de diâmetro (comparadas à bicicleta "normal", que tinha uma roda dianteira de cerca de 121 cm e uma roda traseira de cerca de 76cm);
roda traseira acionada por corrente;
um pinhão de corrente dianteira aproximadamente duas vezes maior que a coroa;
baixo centro de gravidade;
direção dianteira direta.
A primeira bicicleta a fornecer todos esses recursos e ganhar a aceitação do mercado foi a Rover Safety, projetada por John Kemp Starley em 1885. Depois que o padrão de Rover assumiu o mercado, as bicicletas de segurança foram simplesmente chamadas de “bicicletas”.
Não levou muito tempo para alguém pegar o bom desenho para o usuário da bicicleta de segurança e aplicar um motor de combustão interna nela. O primeiro a fazer isso de forma bem sucedida foi Gottleib Daimler, a quem é atribuída a criação da primeira bicicleta motorizada - ou motocicleta - em 1885. A motocicleta de Daimler incluía um motor de ciclo Otto monocilíndrico montado verticalmente no centro da máquina. Também tinha uma roda na frente, uma roda na traseira e uma roda lateral articulada por mola em cada lado para estabilidade adicional. Seu chassi consistia em um quadro e rodas de madeira com raios de mesmo material e aros de ferro. Tais projetos eram chamados de “quebra-ossos” devido ao rodar acidentado e trepidante que proporcionavam.

A próxima motocicleta notável foi projetada em 1892 por Alex Millet. Millet incorporou o desenho básico da bicicleta de segurança, mas adicionou pneumáticos às rodas e um motor rotativo de cinco cilindros embutido na roda traseira. Os cilindros giravam com a roda, enquanto o virabrequim formava o eixo traseiro.

A Hildebrand & Wolfmueller foi a primeira produção bem-sucedida de veículo de duas rodas, patenteado em Munique, em 1894. Mais de 200 unidades foram produzidas. A Hildebrand & Wolfmueller decidiu resfriar seu motor bicilíndrico paralelo à água, o que exigia um tanque de água e um radiador. Sua solução foi criar o sistema de arrefecimento em cima do pára-lama traseiro.

Em 1895, a DeDion-Bouton apresentou um motor que revolucionaria a indústria de motocicletas, tornando a produção em massa possível. O motor da DeDion-Bouton era um quatro-tempos pequeno, leve e de alta rotação que podia gerar 0,5 cv. Embora a DeDion-Bouton usasse o motor em seus triciclos a motor, fabricantes de motocicletas do mundo inteiro copiaram e usaram o desenho.


Foto Cortesia da Indian Motorbikes
Hendee Single 1901


As motocicletas de produção americana também se basearam no motor da DeDion-Bouton. Os dois mais famosos fabricantes de motocicletas americanos a incorporar o motor de DeDion-Bouton, entretanto, foram a Indian Motorcycle Company e a Harley-Davidson.

Carl Oscar Hedstrom e George M. Hendee fundaram a Hendee Manufacturing Company, em 1900, com a meta de produzir uma “bicicleta a motor para o uso diário do público em geral”. Em 1901, desenvolveram a Single, uma motocicleta de 1,75 cv que podia alcançar uma velocidade de 40 km/h. Também decidiram criar um nome comercial totalmente novo para suas motocicletas. A Indian, como ficou conhecida, foi a motocicleta mais vendida do mundo até a Primeira Guerra Mundial.


Copyright Harley-Davidson Archives
Foto Cortesia da Harley-Davidson Motor Company Archives
A primeira Harley-Davidson foi basicamente uma bicicleta motorizada


Fundada por William S. Harley e Arthur Davidson em 1902, a Harley-Davidson Motor Company passou a produzir a maioria das máquinas influentes da indústria. Seus primeiros modelos usaram a configuração básica da DeDion-Bouton e copiaram muito dos desenhos de chassis já empregados por outros fabricantes de motocicletas, incluindo a Indian, a Excelsior e a Pope. A Harley-Davidson eventualmente tornou sua presença conhecida com suas máquinas robustas, potentes e duráveis. Em 1908, Walter Davidson, pilotando o que veio a ser conhecida como Silent Gray Fellow (amiga cinzenta silenciosa), marcou uma pontuação perfeita de mil pontos no 7º Enduro e Concurso de Confiabilidade Anual da Federação de Motociclistas Americanos. Logo depois, Walter Davidson, irmão de Arthur, estabeleceu o recorde de economia da FAM com 80 quilômetros por litro. Em 1920, a Harley-Davidson era a maior fabricante de motocicletas do mundo. Para obter mais informações, veja Como Funciona a Harley-Davidson.

O futoro da motocicleta
Embora o desenho básico permaneça o mesmo, a engenharia da motocicleta continua a usufruir de inovação e evolução gradual. Considere os dois veículos mostrados abaixo. A Wraith B91 da Confederate Motor Company é uma motocicleta de US$ 50 mil com quadro de fibra de carbono e um recipiente de combustível do mesmo material moldado sob o motor. A Tomahawk da Dodge nem mesmo uma motocicleta é, em sua definição mais estrita. Para ser possível usar o enorme motor V10 Viper, os projetistas da Tomahawk tiveram que adicionar duas rodas a mais. Eles também tiveram de mover o tanque de gasolina para o pára-lama dianteiro para protegê-lo do calor do motor.


Foto Cortesia da Confederate Motor Company
A Wraith B91


A Tomahawk é essencialmente um veículo conceitual, mas demonstra a fascinação da América pelo transporte de duas rodas e enfatiza porque as pessoas pilotam motocicletas em primeiro lugar - velocidade, potência e a emoção da pilotagem.


Foto Cortesia de David Zatz, Allpar.com
Dodge Tomahawk


Os acessórios da motocicleta também estão se tornando itens de alta tecnologia. Por exemplo, a K1200 LT Elite da BMW oferece um sistema de navegação embutido que dita as instruções curva por curva através de alto-falantes no capacete. O capacete-protótipo Blue Eye é o primeiro mostrador de linha dos olhos do mundo - um visor de cristal líquido em cores de 320 x 240 pixels posicionado a 5 cm dos olhos.

Para mais informações sobre as motocicletas, confira os links na próxima página.

Gangues da motocicleta

Foto Cortesia do site HowStuffWorks Shopper
Embora a maioria dos motociclistas pilotem com segurança e obedeçam à lei, o estereótipo do sem-destino sobre duas rodas negligente prosperou na moderna cultura popular. Talvez seja por isso que os motociclistas costumam se reunir em grupos. Os proprietários de motocicletas também costumam ser extremamente leais, tanto ao estilo de vida em si quanto à marca de motocicleta que pilotam. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que nos grupos de motocicleta.
Esses grupos, ou gangues, tornaram-se populares inicialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando emergiram como um símbolo da rebelião jovem. Alguns dos grupos mais conhecidos, como os Cafe Racers da década de 50 e os Mods & Rockers da década de 60, formaram-se na Inglaterra. Mas o Hell Angels é o grupo no qual a maioria das pessoas pensa quando tem em mente "gangue de motoqueiros". O Hells Angels começou na Califórnia em 1948, mas não eram conhecidos até que Hollywood tornasse o estilo da gangue famoso em dois filmes embrionários - “The Wild Ones” (O Selvagem), em 1954, e "Easy Rider" (Sem Destino), em 1969 - que a corrente predominante da América presenciou. Na década de 70, havia perto de 900 gangues de motoqueiros fora da lei nos Estados Unidos.

Hoje, as gangues são altamente sofisticadas e organizadas. Os membros das gangues de motoqueiros freqüentemente fazem publicidade de sua afiliação usando as cores, tatuagens ou artigos de vestuário com a insígnia da gangue. Freqüentemente pilotam Harley-Davidsons e podem ou não estar envolvidos em atividades ilegais, como tráfico de drogas, prostituição ou lavagem de dinheiro. Os Hells Angels têm mais de mil membros, com 228 filiais em 25 países.



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2. Transmissão da moto
3. Pilotando uma moto
4. Tipos de motos
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Para citar corretamente este artigo do HowStuffWorks por favor copie e cole o texto abaixo:

Bill Harris. "HowStuffWorks - Como funcionam as motos". Publicado em 18 de novembro de 2005 (atualizado em 26 de fevereiro de 2009) http://carros.hsw.uol.com.br/motos4.htm (29 de agosto de 2010)
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