domingo, 29 de agosto de 2010

2792 - ACELERADOR DE PARTÍCULAS

Grande Colisor de Hádrons
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A cadeia de aceleração do Grande Colisor de Hádrons (LHC)
Experiências
ALICE Grande Colisor de Íons
ATLAS Aparato Toroidal do LHC
CMS Solenoide Compacto de Múons
LHCb 'LHC-beauty
LHCf LHC-front
TOTEM Sessão transversal do total, disseminação
elástica e dissociação por difração
Pré-aceleradores
p y Pb Acelerador linear
de prótons
(não marcado) Lançador de prótons
PS Síncrotron de prótons
SPS Super-Síncrotron de prótons
O Grande Colisor de Hádrons (português brasileiro) ou Grande Colisionador de Hadrões (português europeu) (em inglês: Large Hadron Collider - LHC) do CERN, é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça.[1]

Índice [esconder]
1 História
1.1 Interrupção no funcionamento
1.2 O retorno ao funcionamento
2 Características
3 Constituição
4 Objetivos
5 Críticas e riscos
6 Recordes
7 Experiências não-LHC
8 O LHC
8.1 Em números
8.2 Dos extremos
8.3 E preços
8.4 E datas
9 Ver também
10 Referências
11 Ligações externas


[editar] História
O LHC entrou em funcionamento em 10 de Setembro de 2008.[2]

A primeira colisão entre prótons ocorreu 30 de Março de 2010.[1]

[editar] Interrupção no funcionamento
Em 19 de setembro de 2008, ocorreu um incidente no setor 3-4 do LHC que resultou em grande vazamento de hélio no túnel. Segundo uma nota de imprensa publicada pelo CERN no dia seguinte, foram feitas investigações preliminares que apontaram como provável causa do problema um defeito na ligação elétrica entre dois ímãs, o que causou a falha mecânica.[3]

A Organização informou na nota que o setor teria de ser objeto de reparos, o que interromperia o funcionamento do LHC por, no mínimo, dois meses.[4] Os reparos demorariam apenas alguns dias, mas o setor onde ocorreu o incidente deve ser aquecido para tornar possível a manutenção, consequentemente levando mais tempo.

[editar] O retorno ao funcionamento
Depois de ficar desligado por quatorze meses, o LHC foi religado na sexta-feira, dia 20 de Novembro de 2009, segundo James Gilles, porta-voz do CERN.

Os primeiros testes duram apenas uma fração de segundo, onde as partículas somente podem dar meia-volta ou uma volta em torno do anel do acelerador. A circulação de partículas no gigantesco equipamento começará em um primeiro momento em baixa energia, com 450 GeV, e quando os cientistas injetarem feixes em direções opostas se produzirão, a essa velocidade, as primeiras colisões.

A partir de então, o experimento consistirá em ir aumentando progressivamente a potência da circulação dos prótons, até chegar ao momento mais esperado e temido por alguns: as primeiras colisões de partículas a velocidade próxima à da luz, cujos primeiros cálculos apontam para que possa ocorrer dois meses após seu religamento.

Nesse momento, serão recriados os instantes posteriores ao Big Bang, o que dará informações chaves sobre a formação do universo e confirmará ou não a teoria da física, baseada no Bóson de Higgs.[5]

[editar] Características

Durante a construção do LHC no túnel do que foi o LEP.Instalado no túnel do anterior LEP (ver foto à direita), e depois de ter sido completamente esvaziado antes de ser preparado como LHC, tem forma circular e um perímetro de 27 quilômetros. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons (português brasileiro) ou protões (português europeu), e não entre pósitrons e elétrons (como no LEP), entre prótons e antiprótons (como no Tevatron) ou entre elétrons (português brasileiro) ou electrões (português europeu) e prótons (como no HERA). O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem 7 TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos. A luminosidade nominal instantânea é 1034 cm−2s−1, a que corresponde uma luminosidade integrada igual a 100 fb−1 por ano. Com esta energia e luminosidade espera-se observar o bóson de Higgs e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.

Sua construção e entrada em funcionamento foram alvo de um filme da BBC sobre um possível fim do mundo, e têm gerado uma enorme polêmica na Europa.[6]

[editar] Constituição

Instalando o CMS (compact muon solenoid) "Solenóide de Múon Compacto".Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 8,6 km de diâmetro.

Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de frequência de rádio. Exatamente 1232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e quinze metros de comprimento agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.

Os detectores de partículas ATLAS, ALICE, CMS e LHCb, que monitoram os resultados das colisões, possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12 500 toneladas. O LHC custou cerca de três bilhões de euros ao contribuinte europeu.[7]

[editar] Objetivos

Um evento simulado no detector de CMS, com o aparecimento do Bóson de Higgs.Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs. Caso a teoria dos campos de Higgs estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da supersimetria. Experiências que investigam a massa e a fraqueza da gravidade serão um equipamento toroidal do LHC e do CMS- Solenoide de Múon Compacto. Elas irão envolver aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos — o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN.

[editar] Críticas e riscos
Alguns cientistas acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra[carece de fontes?]. Para tanto, corre um processo num tribunal do Havaí[carece de fontes?] tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outros acusam o CERN de não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários[carece de fontes?]. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha; esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha[carece de fontes?].

Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável reputação como Stephen Hawking e Lisa Randall afirmam que tais teorias são absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas e estão sob controle[carece de fontes?].

Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 10−27 segundos (ou 0,0000000000000000000000000001 segundo), pois por ser um buraco negro, emitiria radiação e se extinguiria.

Mas, supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km por segundo) e continuaria a passear neste ritmo se não desaparecesse. Em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direção ao espaço. A única maneira de ele permanecer na Terra é se sua velocidade for diminuída a 15 km por segundo. E, supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro da Terra, devido à gravidade, mas continuaria não sendo ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um próton, ele passaria pela Terra sem colidir com outra partícula (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), e ele só encontraria um próton para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade atual do universo.

O cientista do MIT, Ph.D em Astrofísica pela Universidade de Bolonha, o brasileiro Gabriel Moraes Ernst, considera a teoria concernente com as principais vertentes de análise, ao considerar a aplicabilidade da transferência de pósitrons com base na massa do buraco negro gerado.[8]

[editar] Recordes
O grande acelerador de partículas acelerou em 30 de Novembro de 2009 partículas a uma velocidade nunca antes alcançada.

O LHC tornou-se o acelerador de partículas mais poderoso do mundo, ao impelir os seus dois feixes de protões a uma energia de 1,18 Tera electrão-volt (TeV).

O recorde era detido por um dos concorrentes do CERN, o Fermilab de Chicago, que conseguiu acelerar partículas a uma velocidade de 0,98 TeV em 2001.[9]

Em 30 de março de 2010 conseguiu-se pela primeira vez a colisão de feixes de prótons a 7 tera-elétron volts com sucesso (3,5 em cada feixe).


Complexo dos aceleradores e experiências do CERN
[editar] Experiências não-LHC
Enquanto a maioria dos esforços do CERN se concentram no LHC, continuam a fazer-se experiências com outros aceleradores e instalações o que ainda constituir uma actividade importante da organização.[10] Trata-se de experiências com alvo fixo, onde um feixe de partículas é atirado contra um alvo que tanto pode ser um sólido como um líquido ou um gás.

Detalhes sobre ACE, ALPHA, ASACUSA, ATRAP, CAST, COMPASS, CLOUD, DIRAC no wikilink do artigo principal

Ver artigo principal: Experiências não-LHC
[editar] O LHC
[editar] Em números
Alguns valores relativos às características do LHC para permitir fazer-se uma ideia da sua enormidade e do que esses valores representam à escala 'humana' !

Características Valores Equivalente a
Circunferência ~ 27 km
Distância percorida em 10 horas por um feixe ~ 10 mil milhões de km uma ida e volta a Neptuno
Número de voltas no túnel por segundo 11 245
Velocidade dos protões à entrada do LHC 229 732 500 m/s 99,9998 % da velocidade da luz
Velocidade dos protões na colisão 299 789 760 m/s 99,9999991 % da velocidade da luz
Temperatura da colisão ~ 1016 0C 1 milhão de vezes mais quente que no centro do Sol
Temperatura dos crio-ímans 1,9 K (-271,3 0C) temperatura inferior à do espaço intersideral (2,7 K, -270,50C)
Quantidade de Hélio necessário ~ 120 t
Volume do vazio isolando os crio-ímans ~ 9 000 m³ volume da nave de um catedral
Pressão do vazio no feixe ~ 10−13 atm pressão 10 vezes inferior à da Lua
Consumo eléctrico ~ 120 MW o dobro de um Airbus A380 em viagem de cruzeiro

Referência CERN- Public:[11]

[editar] Dos extremos
A maior máquina do mundo
A circunferência exacta do LHC é de 26 659 m e contém 9 300 imans (magnetos). Além de ser o maior acelerador de partículas do mundo, unicamente uma oitava parte do seu sistema de criogenia já seria o maior 'frigorífico' do mundo!

O mais frio
Todos os magnetos são pré-refrigerados a -193,20C (80 K) utilizando 10 080 t de azoto líquido, antes de ser cheio com 60 t de hélio líquido que os levam a -271,30C (1,9 K), quase o zero absoluto!

O circuito mais rápido do mundo
À sua velocidade máxima o trilião de protões lançados a 99,99 % da velocidade da luz, vão efectuar 11 245 vezes a volta do acelerador por segundo. Dois feixes de protões viajando cada uma energia máxima de 3,5 TeV, permitem assim a colisões frontais a 4 TeV, o que dará lugar a cerca de 600 milhões de colisões por segundo.

O espaço mais vazio do sistema solar
Para evitar colisões com as moléculas de gás presente no acelerador, os feixes viajam num cavidade tão vazio como o espaço interplanetário, ao que se chama o 'ultravazio'. A pressão interna do LHC é de 10−13 atm, o que é seis vezes inferior à pressão existente na Lua.

Os pontos mais quentes da galáxia no anel mais frio do universo
O LHC é a máquina das temperaturas extremas. Quando dois feixes de protões entram em colisão, geram num espaço minúsculo, temperaturas mais de 100 000 vezes superiores às existentes no centro do Sol.

Por outro lado, o sistema de distribuição criogénica mantém-no quase no zero absoluto.

Os maiores e os mais sofisticados detectores
Para seleccionar e registrar os dados, no sentido de informação, dos acontecimentos (eventos) mais interessantes entre os milhões de colisões, os físicos e engenheiros construíram aparelhos gigantescos que medem os traços das partículas com uma precisão do mícron. Detectores como ATLAS e CMS estão equipados com sistemas electrónicos de lançamento de acções que medem o tempo de passagem de uma partícula a 1 x 10−12 do segundo. Estes sistemas também registam a posição das partículas ao 1 x 10−6 do metro. Tal rapidez e precisão é necessária para se poder ter a certeza que um acontecimento registrado nas diferentes 'camadas' do detector é sem dúvida o mesmo.

O mais potente supercomputador
Ver artigo principal: Grelha de cálculo LHC
A aquisição de dados de cada uma das grandes experiências do LHC poderiam encher 100 000 DVD de dupla camada de uma capacidade unitária de 8.5 GB por ano. Afim de permitir a cerca de 7 000 físicos do mundo inteiro a participar à análise desses dados durante os próximos quinze anos, a duração prevista do LHC, dezenas de milhares de computadores dispersos pelo mundo serão utilizados no quadro de uma rede informática descentralizada e chamada a 'Grelha'.

Referência CERN- Public:[12]

[editar] E preços
O LHC é caro? Qual é o seu preço? Este comparativo[13] mostra diferentes despesas com outros projectos não forçosamente científicos e onde se vê que o seu custo é equivalente a três arranha-céus ou a duas estações de F1. Aliás o orçamento de uma grande equipa de F1 é equivalente ao custo total do material das experiência ATLAS ou CMS

Projecto CHF Euro
LHC 4,6 Milhares 3 Milhares
Navette espacial Endeavour (NASA) 1,9 Milhares 1,3 Milhares
Telescópio Hubble(ESA/NASA) 1,6 Milhares 1,1 Milhares
Porta-aviões 2,9 Milhares 2 Milhares
Ponte de Öresund (Dinamarca) 5,7 Milhares 4 Milhares
Jogos Olímpicos Atenas (2003) 16 MilharesC 11,2 Milhares
Orçamento de uma corrida de F1 2.3 Milhares 1.6 Milhares
Grande équia F1 535 Milhões 375 Milhões

[editar] E datas
A ideia do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) surgiu no princípio dos anos 80 do século XX quando o LEP Grande Colisor de Elétrons e Pósitrons, o precedente grande acelerador de CERN, ainda estava em … construção, mas os cientistas já tinham começado a pensar no 'após LEP' reutilizando o seu túnel de 27 km para aí instalar uma máquina muito mais potente.

Fazer desse projecto científico ambicioso uma realidade, veio a tornar-se uma tarefa altamente complexa. Construção civil, tecnologia na ponta do progresso, novas abordagens de armazenamento de dados informáticos e análise de dados; um grande número de pessoas trabalharam arduamente durante anos para conseguir tais resultados.

1984 : um simpósio em Lausana na Suíça marca o início oficial do projecto LHC
1989 : aparecem os primeiros embriões de colaboração
1992 : uma reunião em Évian-les-Bains, na França, marca o início das experiências LHC
1994 : o Conselho do CERN aprova a construção do LHC
1995 : é publicado o estudo da concepção técnica do LHC
2000 : chega o primeiros dos 1 232 ímanes dipolares principais, de série
2005 : realiza-se a primeira interconexão entre dois ímanes. Para realizar as 1700 interconeções do LHC, serão necessárias 123 000 operações
2006 : começo da construção do Centro de Controlo do CERN (CCC) que reúne todos as antigas salas de controlo dos aceleradores, da criogenia e da infra-extructuras.
termina a construção do maior 'refrigerador' do mundo com 27 km de linhas criogénicas para o transporte do hélio gasoso ou líquido para arrefecer os ímanes supracondutores.
termina a fabricação dos ímanes do LHC com a entrega do último dos 1 232 ímanes dipolares de 15 m de comprimento que serão utilizados para guiar os feixes assim como os 392 quadripolos de 5 ou 7 m de comprimento.
2008 : os 27 km do LHC são refrigerados a -2710C, logo a dois graus acima do zero absoluto.
as partículas circulam pela primeira vez no LHC.
dois pacotes de partículas aceleradas na cadeia de dos aceleradores do CERN são enviados nos dois sentidos de circulação do LHC - em sentidos contrários.
2009 : depois de reparado o incidente de Setembro 2008, o LHC arranca novamente e é observada a primeira colisão a 1.18 TeV em Novembro
2010 : é atingida a energia de 3.5 Tev e nesse mesmo mês de Março é assinalada a primeira colisão, a uma energia total de 7 Tev!
Referência CERN- Bulletin:[14] -[15]

[editar] Ver também
Organização Europeia para a Investigação Nuclear
Momento do dipolo elétrico
Força dipolo permanente
Grelha de cálculo LHC
Referências
↑ a b Colisão de Prótons, G1, 30/03/2010
↑ Rumo à grande explosão, Istoé, 05/09/2008
↑ Press release sobre incidente, CERN, 21/09/2008
↑ Problema técnico vai deixar 'máquina do Big Bang' parada durante dois meses, G1, 20/09/2008
↑ Maior acelerador de partículas é religado após {{subst:Número2palavra2|14}} meses. FolhaOnline,20/11/2009
↑ Terra - Cientistas querem impedir testes com acelerador de partículas, Terra, 28/08/2008
↑ LHC booklet
↑ Cientistas querem proibir simulação do 'Big Bang', O Estado de São Paulo, 31/03/2008
↑ Recorde batido
↑ Experiência não-LHC (Fr)
↑ CERN- Public LHC en chifres (em francês).
↑ CERN- Public Faits et chiffres
↑ CERN- Bulletin Comparaisons de coûts
↑ CERN- Bulletin Dates clés du LHC
↑ CERN- Bulletin Do sonho à realidade
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Grande Colisor de HádronsLHC web site (em inglês)
CERN- Public, The LHC (em inglês) ou em CERN- Public, Le LHC (em francês)
CERN- LHC Milestoces (Fr e En)
Modelo do LHC no Google Earth
A máquina de brincar de Deus - Revista Veja
Primeira imagem gerada no Grande Colisor de Hádrons - TechZine
CERN Courier (em inglês)
Divulgação : Aventura das Partículas (em português)
[Esconder]v • eExperiências e aceleradores do CERN
Experiências SPS UA1 - UA2 - NA48 - NA49 - CNGS - COMPASS - NA61/SHINE -
LEP antes do LHC (1) : ALEPH - DELPHI - L3 - OPAL - COSMOLEP
LHC ALICE - ATLAS - CMS - LHb - LHCf - TOTEM - FELIX - FP420 - HV-QF - MOEDAL

Aceleradores LINAC 2 & Linac 3 - LEIR - PSB - PS - SPS - LHC
Exp. não-LHC ACE, ALPHA, ASACUSA, ATRAP, CAST, COMPASS, CLOUD, DIRAC
Outras ISOLDE - ISR - CAST - CTF3 - MISTRAL - SATAN - CLIC
Antigas Gargamela - BEBC - LHC@home -

(1) antes que o LEP dê lugar ao que é hoje o LHC

Portal Física

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_H%C3%A1drons"
Categorias: Palavras que diferem em versões da língua portuguesa | Experimentos de física | Aceleradores de partículas | 2008 na ciência | Pesquisa científica | Física nuclear | Física de partículas | CERN
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008 | !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Maio de 2010 | !Artigos destacados na Wikipédia em hebraico
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans العربية Azərbaycan Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español فارسی Suomi Français Galego עברית हिन्दी Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Latina Limburgs Lietuvių Latviešu മലയാളം मराठी Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ ਪੰਜਾਬੀ Polski Română Русский Sicilianu Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Svenska தமிழ் ไทย Türkçe Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Winaray 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 20h11min de 28 de agosto de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais







COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas