domingo, 29 de agosto de 2010

2785 - HISTÓRIA DOS DIRIGÍVEIS

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Como funcionam os dirigíveis
por Craig C. Freudenrich, Ph.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Neste artigo
1. Introdução
2. Interior de um dirigível
3. Como um dirigível voa
4. Usos dos dirigíveis
5. História do dirigível
6. Mais informações
7. Veja todos os artigos sobre Transporte

História do dirigível
Em 1783, dois irmãos franceses, Jacques Etienne e Joseph Michel Montgolfier, inventaram o balão de ar quente e colocaram um a uma altitude de 1.800 metros. Mais tarde, naquele mesmo ano, o físico francês Jean Pilatre de Rozier fez o primeiro vôo de balão tripulado. Embora os balões pudessem viajar em altitudes bastante altas, eles não podiam viajar por sua própria propulsão e ficavam à mercê dos ventos. O formato do balão era determinado pela pressão do ar ou gás (como hidrogênio ou hélio).
Tipos de dirigíveis
Todos os dirigíveis têm gôndolas sólidas, hélices impulsionadas por motores e aletas traseiras sólidas.
Rígido - geralmente longo (maior que 120 m) e em forma de charuto, com estrutura interna de metal e bolsas preenchidas com gás. Exemplo: Hindenburg.
Semi-rígido - balão com gás pressurizado (envelope) anexado a uma quilha inferior de metal. Exemplos: Norge, Itália.
Não-rígido (dirigível) - envelopes grandes preenchidos com gás. Exemplos: Goodyear, MetLife, Fuji.



Em 1852, Henri Giffard construiu o primeiro dirigível motorizado, que apresentava um formato de charuto com 44 metros de comprimento, com bolsa preenchida com gás e hélice motorizada por um motor a vapor de 3 cavalos de força (2,2 kW). Mais tarde, em 1900, o Conde Ferdinand von Zeppelin, da Alemanha, inventou o primeiro dirigível rígido.


Foto cedida pela Goodyear.
Frota original de dirigíveis da Goodyear, em 1930

O dirigível rígido tinha uma estrutura de metal - 123 m de comprimento, 12 m de diâmetro - contendo bolsas de borracha preenchidas com gás hidrogênio. O primeiro Zeppelin tinha aletas e lemes traseiros e era motorizado por motores de combustão interna. Ele transportava cinco pessoas a uma altitude de 396 m e sua autonomia era de 6 km. Vários modelos de Zeppelins foram construídos por volta de 1900. Esses veículos foram usados para finalidades civis e militares, inclusive viagens transatlânticas. O Zeppelin mais famoso foi o Hindenburg, destruído por um incêndio em 1937 enquanto pousava em Lakehurst, New Jersey. Acesse Queda do Hindenburg (site em inglês) para informações sobre a aeronave e a queda.

Em 1925, a Goodyear Tire and Rubber Company começou a construir dirigíveis do tipo sem estrutura. Essas aeronaves foram usadas para propaganda e finalidades militares (tais como campanhas de vigilância e anti-submarino) durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1962, o exército dos Estados Unidos parou de usar dirigíveis em suas operações. Hoje em dia, os dirigíveis são usados principalmente para propaganda, cobertura de TV, turismo e algumas finalidades de pesquisa. Seja como for, o dirigível está de volta.

Para mais informações sobre dirigíveis e assuntos relacionados, confira os links na próxima página.


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1. Introdução
2. Interior de um dirigível
3. Como um dirigível voa
4. Usos dos dirigíveis
5. História do dirigível
6. Mais informações
7. Veja todos os artigos sobre Transporte



Para citar corretamente este artigo do HowStuffWorks por favor copie e cole o texto abaixo:

Craig C. Freudenrich, Ph.D.. "HowStuffWorks - Como funcionam os dirigíveis". Publicado em 26 de fevereiro de 2001 (atualizado em 21 de dezembro de 2007) http://viagem.hsw.uol.com.br/dirigiveis4.htm (28 de agosto de 2010)
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