sexta-feira, 14 de setembro de 2012

WOLFGANG GOETHE

Johann Wolfgang von GoetheOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para por outras acepções, veja Goethe (desambiguação).


Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.

Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Johann Wolfgang von Goethe



Nascimento 28 de Agosto de 1749

Frankfurt am Main

Morte 22 de Março de 1832 (82 anos)

Weimar

Nacionalidade Alemão

Assinatura



Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de Agosto de 1749 — Weimar, 22 de Março de 1832) foi um escritor alemão e pensador que também fez incursões pelo campo da ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã[1] e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang. De sua vasta produção fazem parte: romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. Além disso, sua correspondência epistolar com pensadores e personalidades da época é grande fonte de pesquisa e análise de seu pensamento. Através do romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, Goethe tornou-se famoso em toda a Europa no ano de 1774. Mais tarde, com o amadurecimento de sua produção literária, e influenciado pelo também escritor alemão Friedrich Schiller, Goethe se tornou o mais importante autor do Classicismo de Weimar. Goethe é até hoje considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.[1]



Índice [esconder]

1 Vida

1.1 Origem

1.2 Juventude: Estudos e primeiras produções literárias

1.3 Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto)

1.4 Em Weimar

1.5 Viagem à Itália

1.6 Classicismo de Weimar

1.7 Ciências naturais e poesia

1.8 Últimos anos do poeta

2 Recepção da obra

3 Goethe no Brasil

4 Curiosidades

5 Obras (seleção)

5.1 Dramas

5.2 Romances e novelas

5.3 Épicas

5.4 Poemas

5.5 Escritos científicos

5.6 Prosa autobiográfica

6 Textos traduzidos

7 Citações

8 Referências

9 Bibliografia

10 Ver também

11 Ligações externas





[editar] Vida[editar] Origem

Berço de Goethe, em Frankfurt, Alemanha (Hirschgraben Großer).Johann Wolfgang von Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749 em Frankfurt am Main, Alemanha. Era o filho mais velho de Johann Caspar Goethe. Homem culto, jurista que não exerceu a profissão, Caspar vivia dos rendimentos de sua fortuna. A mãe de Goethe, Catharina Elisabeth Goethe (1731 –1808), procedia de uma família de poder econômico e posição social[2]. Casou-se aos 17 anos e teve outros filhos, dos quais apenas uma viera a chegar à idade adulta.



Educados, inicialmente, pelo próprio pai e, depois, por tutores contratados. Goethe e a irmã receberam uma ampla educação que incluía o estudo de francês, inglês, italiano, latim, grego, ciências, religião e desenho. Goethe teve aulas de violoncelo e piano, além de dança e equitação. O contato com a literatura se deu desde a infância, através das histórias contadas por sua mãe e da leitura da Bíblia. A família tinha uma biblioteca que continha mais de 2000 volumes.



[editar] Juventude: Estudos e primeiras produções literáriasPor decisão de seu pai, Goethe iniciou os estudos na Faculdade de Direito de Leipzig em 1765, mostrando-se, porém, pouco interessado. Goethe dedicou-se mais às aulas de desenho, xilogravura e gravura em metal, e aproveitava a vida longe da casa dos pais entre teatros e noites na boémia. Acometido por uma doença, possivelmente tuberculose, voltou para a casa dos pais. Em 1769 Goethe publicou sua primeira antologia, Neue Lieder.



Em 1768, retorna para Frankfurt am Main a fim de recuperar a saúde debilitada. Enquanto se recupera, dedica-se a leituras, experiências com alquimia e astrologia. Nesse mesmo ano, Goethe escreve sua primeira comédia: Die Mitschuldigen. Em abril de 1770 volta aos estudos de direito, agora em Estrasburgo, Alsácia, dessa vez mostrando-se mais interessado. Durante esse período, conheceu Johann Gottfried Herder. Teólogo e estudioso das artes e da literatura, Herder influenciou Goethe trazendo a ele leituras como Homero, Shakespeare e Ossian assim como o contato com a poesia popular (Volkspoesie).



Nesse período, Goethe escrevia poemas a Friederike Brion, com a qual mantinha um romance. Esses, mais tarde, ficaram conhecidos como Sesenheimer Lieder. Nelas já se expressa fortemente o início de uma nova produção literária lírica.



No verão de 1771, Goethe licencia-se na faculdade de direito.



[editar] Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto)De volta a Frankfurt am Main, Goethe trabalha sem muito ânimo em seu escritório de advocacia, dando maior importância à poesia. Ao fim de 1771 escreveu Geschichte Gottfriedens von Berlichingen mit der eisernen Hand, que veio a ser publicado dois anos depois sob o título Götz Von Berlichtungen (O cavaleiro da mão de ferro). A peça veio a valer como a primeira obra do movimento Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto).



Em 1772 Goethe mudou-se para Wetzlar, a pedido do pai, para trabalhar na sede da corte da justiça imperial. Lá conheceu Charlotte Buff, noiva de seu colega Johann Christian Kestner, por quem se apaixonou. O escândalo dessa paixão obrigou-o a deixar Wetzlar. Um ano e meio depois, em 1774, Goethe publica Die Leiden des Jungen Werther (Os Sofrimentos do Jovem Werther). Com esse romance Goethe tornou-se rapidamente conhecido em toda a Europa.



O período entre seu retorno de Wetzlar e a partida à Weimar foi um dos mais produtivos de sua carreira. Além de Werther, Goethe escreveu, entre outros, poemas que se tornaram exemplares de sua obra como Prometheus, Ganymed e Mahomets Gesang, além de peças como Clavigo (Clavigo),Stella, e outras mais curtas como Götter, Helden und Wieland. Nesse período Goethe inicia o projeto de seu mais conhecido escrito,Faust (Fausto).



[editar] Em WeimarEm 1775, Carlos Augusto herda o governo de Saxe-Weimar-Eisenach e convida Goethe a visitar a Weimar, capital do ducado. Disposto a desfrutar os prazeres da corte, Goethe aceita o convite a acaba por mudar-se para Weimar[1]. Em pouco tempo a população o acusa de desencaminhar o príncipe, que por sua vez reage e faz Goethe comprometer-se com setores do governo. Goethe passa então, como ministro, a exercer alguns serviços administrativos, como inspecionar minas e irrigação do solo, entre outros. Goethe viveu até 1786 na cidade, onde veio a exercer diversas funções político-administrativas[3]. Em Weimar, Goethe viveu um afetuoso romance com Charlotte von Stein, do qual restaram documentados mais de 2 mil cartas e bilhetes.



Com o trabalho diário na administração da cidade restava-lhe pouco tempo para sua prática poética. Nesse período Goethe trabalha na escrita em prosa de Iphigenie auf Tauris (Ifigênia em Táuride), além de Egmont, Torquarto Tasso e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, e dos poemas Wandrers Nachtlied, Grenzen der Menschheit e Das Göttliche.



Por volta de 1780, Goethe passa a ocupar-se sistematicamente com pesquisas na área das ciências naturais. Seu interesse demonstrou-se principalmente nas áreas de geologia, botânica e osteologia. No mesmo ano, juntamente com Herder, torna-se membro de uma sociedade secreta, os Illuminati (conhecida como Maçonaria Iluminada, extinta pelo governo da Baviera em 1787), que alcança grande prestígio entre as elites europeias.



[editar] Viagem à ItáliaGoethe estava cada vez mais insatisfeito com trabalho na administração pública e seu relacionamento com Charlotte se desgastou. Goethe entrou em crise com relação ao rumo tomado por sua vida. Por conta disso, em 1786, partiu sem pré-aviso para a Itália usando um pseudônimo, evitando assim ser reconhecido, já que na época já havia se tornado um autor famoso. Goethe passou por Verona, Veneza, Lago di Garda, até chegar a Roma, onde permanece até 1788, tendo também visitado nesse meio tempo Nápoles e Sicília[1]. Em abril daquele ano, Goethe deixou Roma e chegando dois meses depois de volta em Weimar.



Na Itália, Goethe conheceu e encantou-se pelas construções e obras de arte da antiguidade clássica e do Renascimento, admirava em especial os trabalhos de Rafael e Andrea Palladio. Lá se dedicou ao desenho, decidindo-se porém pela profissão de poeta. Entre outras coisas Goethe versificou nesse período Iphigenie auf Tauris (Ifigênia em Tauride), finalizou Egmont, doze anos após o iniciado da escrita desse, e deu prosseguimento a Tasso.



A viagem fora para Goethe uma experiência restabelecedora.



[editar] Classicismo de Weimar

Johann Wolfgang von GoetheDe volta a Weimar, trava amizade com Johanna Schopenhauer, mãe do filósofo Arthur Schopenhauer. Poucas semanas após o retorno, Goethe conhece Christiane Vulpius, uma mulher de 23 anos, de origem simples, sem prestígio social. Mesmo com a pouca aceitação da sociedade weimarense, Goethe e Christiane casam-se em 1806, mesmo ano que a cidade foi invadida pelos franceses em ocasião da Revolução Francesa. O casal permaneceu junto até a morte dela em 1816.



Goethe assume cargos de influência política nas áreas de cultura e científica. De 1791 a 1817 Goethe dirigiu o teatro de Weimar, antes dirigira a escola de desenho. Ao mesmo tempo Goethe era membro conselheiro na Universidade de Jena, onde conheceu, entre outros, Friedrich Schiller, Georg Hegel e Friedrich Schelling.



Em 1794, inicia amizade com Friedrich von Schiller, que passa também a residir em Weimar. Essa amizade entre os dois grandes escritores é celebrada como um dos maiores momentos da literatura alemã.



[editar] Ciências naturais e poesiaEm 1806, Weimar é invadida pelos franceses e Goethe casa-se com Christiane Vulpius. Nos anos posteriores à sua viagem à Itália, Goethe empenhava-se em pesquisas nas ciências naturais. Em 1790 ele publica obra chamada Versuch die Metamorphose der Pflanzen zu erklären, e inicia sua pesquisa sobre as cores, assunto ao qual se dedicou até o fim de sua vida.[1]



As obras da década de 1790 fazem parte Römische Elegien, uma coleção de poemas eróticos à maneira clássica sobre a paixão de Goethe por Christiane. Da viagem à Itália vieram os Venetiatischen Epigrame, poemas satíricos sobre a Europa da época. Goethe escreveu também uma série de comédias satirizando a Revolução Francesa: Der Groβ-Cophta (1791), Der Bürgergeneral (1793), e o fragmento Die Aufgeregten (1793).



Em 1794 Schiller convida Goethe para colaborar na revista de arte e cultura: Die Horen. Goethe aceita o convite e a partir daí inicia-se uma aproximação entre os dois intelectuais, que resultou numa íntima amizade. Ambos desaprovavam a Revolução e apoiavam a estética da antiguidade clássica como ideal artístico.



Como resultado de suas discussões a respeito dos fundamentos estéticos da arte, Schiller e Goethe desenvolveram ideias artísticas que deram origem ao Classicismo de Weimar.



Nesse período, Schiller convence Goethe a retomar a escrita de Faust (Fausto) e acompanha o nascimento de Wilhelm Meister Lehrjahre (Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister). Além dessas obras, Goethe escreve no mesmo período Unterhaltungen deutscher Ausgewanderten e o épico escrito em hexâmetro clássico Hermann und Dorothea.



Em 1805, interfere para que Hegel seja nomeado professor na Universidade de Berlim. A morte de Schiller nesse mesmo ano, grande perda para o amigo Goethe,



Em 1808, Napoleão condecora Goethe, no Congresso de Erfurt, com a grande cruz da Legião da Honra. De acordo com sua correspondência, sobretudo os registros Eckermann, seu amigo, Goethe ficou bastante aturdido com a Revolução Francesa. Prova disso, é a segunda parte de Fausto, publicada postumamente, conforme carta ao amigo, ao qual dizia para só se abrir o pacote após sua morte, num profundo lamento, prevendo que sua literatura seria deixada no esquecimento.



Nesse período Goethe, faz incursões pela ciência e publica algumas obras a esse respeito. A Teoria das Cores é publicada em 1810.



[editar] Últimos anos do poeta

Monumento à Goethe no Lincoln Park em Chicago.Nos anos que seguiram a morte de Schiller Goethe adoece diversas vezes. Em 1806, ano em que Goethe se casa com Christiane Vulpius, Weimar é invadida pelas tropas de Napoleão. Atormentado com os acontecimentos, Goethe vive uma fase pessimista. Desta época provém seu último romance, Die Wahlverwandschaften, de 1809. Um ano depois Goethe começa a escrever sua autobiografia e publica Teoria das Cores.



Um ano após a morte da esposa (1816), Goethe organiza seus escritos e publica os trabalhos: Geschichte meines botanischen Studiums (1817); Italianischen Reise (1817) (Viagem à Itália), diário e reflexões de sua viagem, em duas partes, respectivamente; Wilhelm Meister Wanderjahre (1821) e Zur Naturwissenschaft überhaupt (1824). Em 1823, Jean-Pierre Eckerman torna-se secretário de Goethe e o ajuda na revisão e publicação de escritos até sua morte. As conversações com Eckerman são fruto dessa relação.



Durante esse período Goethe dedicava-se à escrita de Faust, que veio a finalizar, após 16 anos de trabalho, em 1830. Aos 82 anos, em 22 de março de 1832, Goethe morre na cidade de Weimar. Encontra-se sepultado no Cemitério Histórico, Weimar, Turíngia na Alemanha[4] ao lado de Friedrich Schiller.



[editar] Recepção da obraGoethe se torna conhecido em toda a Europa na ocasião da publicação de Os Sofrimentos do Jovem Werther. Já no século XIX, Goethe torna-se parte do cânone literário, sendo parte do currículo escolar desde 1860.



Goethe foi aclamado gênio no Segundo Reich e suas ideias foram fundamentais para a instauração da República de Weimar após a Primeira Guerra Mundial. Já no na Alemanha Nazista, sua obra fora deixada de lado, pois suas ideias humanistas não cooptavam com a ideologia nazista.



[editar] Goethe no BrasilGrande interessado em culturas, Goethe não deixou de observar aspectos da cultura brasileira. Em sua biblioteca constavam 17 títulos de obras que tratavam do Brasil, além de estarem registrados empréstimos de livros do tema na biblioteca de Weimar. Goethe conheceu canções tupinambás através da leitura de Dos Canibais de Montaigne e mantinha um intercâmbio de informações científico com Carl Friedrich Philipp von Martius, o qual costumava chamar o "brasileiro" Martius. Esse e Ness Von Esenbeck o homenagearam batizando Goetha uma espécie de malvácea brasileira.



Na literatura, Goethe influenciou autores de renome como Machado de Assis e Guimarães Rosa.



[editar] Curiosidades Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.

Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.



O "método" goethiano de análise fenomenológica não se restringia à botânica, mas também abrange a teoria do conhecimento e a das cores. No início do século XX, o filósofo austro-húngaro Rudolf Steiner fundou a Ciência Espiritual, ou Antroposofia, inspirado no método de observação dos fenômenos desenvolvido por Goethe (no qual a parte subjetiva do observador é também considerada).

Goethe passou anos obcecado pela obra Da Teoria das Cores, em que propunha uma nova teoria das cores, em oposição à teoria de Newton. Essa obra por muito tempo foi deixada de lado, em boa parte devido à maneira violenta pela qual pretende provar que Newton estava errado. Goethe fez diversas observações corretas sobre a natureza das cores, especialmente sobre o aspecto da percepção emocional e psicológica, que serão retomadas anos mais tarde pela escola da Gestalt e não ferem a teoria de Newton, mas tentou justificá-las com argumentos falaciosos. Esses argumentos fizeram-no cair em descrença na comunidade científica.

[editar] Obras (seleção)[editar] DramasGötz von Berlichingen (1773)

Clavigo (1774)

Egmont (1775)

Iphigenie auf Tauris (1779)

Torquato Tasso (1780)

Fausto (1806)

[editar] Romances e novelasOs Sofrimentos do Jovem Werther (1774)

Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister (1795)

As Afinidades Eletivas (1809)

[editar] ÉpicasHermann e Dorotéia (1796-1797)

[editar] PoemasPrometheus (1774)

O Aprendiz de Feiticeiro (poema) (1797)

[editar] Escritos científicosTeoria das Cores (1810)

[editar] Prosa autobiográficaAus meinem Leben. Dichtung und Wahrheit (1811-1833)

[editar] Textos traduzidosGOETHE, Wolfgang. O cavaleiro da mão de ferro (Götz von Berlichingen). Trad. Armando Lopo Simeão. Lisboa: Edições Ultramar, 1945.



___. Egmont; Tragédia em cinco atos. Trad. Hamilcar Turelli. São Paulo: Melhoramentos, 1949. ___. Clavigo; Tragédia. Trad. Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Melhoramentos, 1949. ___. Ifigênia em Táuride; Drama. Trad. Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Instituto Hans Staden, 1964. ____. Memórias: Poesia e Verdade. Tradução de Leonel Vallandro. Brasília: Editora da Universidade de Brasília / HUCITEC, 1986. ____. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução: Nicolino Simone Neto. São Paulo: Ensaio, 1994. ___. Torquato Tasso: um drama. Tradução de João Barrento. Prefácio de Maria Filomena Molder Lisboa: Relógio D'água, 1999. ____. Escritos sobre literatura. Seleção e Tradução: Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. ___. Fausto zero. Trad. Christine Röhrig. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. ___. Fausto e Werther. Trad. Alberto Maximiliano. São Paulo: Nova Cultural, 2002. ___. Fausto I: Uma tragédia (Primeira parte). Apresentação, comentários e notas de Marcus Mazzari. Trad. Jenny Klabin Segall. Edição bilíngue. São Paulo: Editora 34, 2004. ___. Fausto. Trad. Agostinho D'Ornellas. São Paulo: Martin Claret, 2004. [inclui a Primeira e Segunda Partes de Faust] ___. Escritos sobre arte. Introdução, tradução e notas de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Associação Editorial Humanitas / Impressãoficial, 2005. ____. O Aprendiz De Feiticeiro. Tradução: Mônica Rodrigues da Costa. São Paulo: Cosac Naify, 2006. ___. Fausto II: Segunda parte da tragédia. Apresentação, comentários e notas de Marcus Mazzari. (Trad. Jenny Klabin Segall. Edição bilíngue. São Paulo: Editora 34, 2007. ____. Os Sofrimentos Do Jovem Werther. São Paulo: Martins Editora, 2007. ____. As Afinidades Eletivas. Tradução: Leonardo Froes. São Paulo: Nova Alexandria, 2008. ____. Escritos Sobre Arte. Tradução: Marco Aurélio Werle. São Paulo: Imesp, 2008. ____. Trilogia Da Paixao. Edição Bilíngue. Tradução: Erlon José Paschoal. Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. ____. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora, 34, 2009.



[editar] CitaçõesFausto



"Se eu me acosto jamais em fofa cama,

contente e em paz, que nesse instante eu morra!

Se uma só vez com falsas louvaminhas

chegares por tal arte a alucinar-me

que eu me agrade a mim próprio; se valeres

a cativar-me com deleites frívolos,

súbito a luz da vida se me apague.

Vá! queres apostar?"



Quadro V, Cena I - Tradução António Feliciano de Castilho[5]



Referências1.↑ a b c d e Johann Wolfgang von Goethe - Biografia. Enciclopédia Mirador Internacional. UOL - Educação. Página visitada em 27 de agosto de 2012.

2.↑ Herman Grimm: Goethe. Vorlesungen gehalten an der Königlichen Universität zu Berlin. Vol. 1. J. G. Cotta'sche Buchhandlung Nachfolger, Stuttgart / Berlin 1923, p. 36

3.↑ Charlotte Von Stein. Classic Encyclopedia, (em inglês) Página visitada em 27 de agosto de 2012.

4.↑ Johann Wolfgang von Goethe no Find a Grave

5.↑ Título ainda não informado (favor adicionar). Books.google.com.br.

[editar] BibliografiaSeehafer, Klaus: Johann Wolfgang Von Goethe. Dichter, Naturforscher, Staatsmann. 1749-1832. Bonn, 1999

[editar] Ver tambémInstituto Goethe

[editar] Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Citações no Wikiquote

Textos originais no Wikisource

Imagens e media no Commons



CommonsWikisourceWikiquote

Obras de Johann Wolfgang Goethe no Zeno.org em alemão

Obras de Goethe no Gutenberg Project (alemão e inglês)

Lista das obras de Goethe

Interesses de Goethe no Brasil

Biografia em alemão na Allgemeine Deutsche Biographie.







[Esconder]v • eRomantismo

Cultura Nacionalismo romântico • Bohemianismo • Ossian • Wallenrod

Literatura Blake • Burns • Byron • Chateaubriand • Coleridge • Espronceda • Goethe •Irmãos Grimm •Heine • Hoffmann • Hölderlin • Hugo • Irving • Keats • Krasinski • Lamartine • Leopardi • Lermontov • Mickiewicz • Musset • Nerval • Novalis •Oehlenschläger • Poe • Puškin • Ann Radcliffe • Schiller • Scott • Mary Shelley • Percy Bysshe Shelley • Slowacki •Stendhal • Ujejski • Wordsworth

Música Alkan •Auber • Beethoven • Bellini • Berlioz • Berwald • Chopin • Donizetti • Field • Franck • Glinka •Halévy •Liszt •Loewe •Marschner •Méhul •Mendelssohn • Meyerbeer •Paganini •Rossini • Schubert • Schumann •Tchaikovsky • Thalberg • Verdi • Wagner • Weber

Filosofia e

Estética Hamann • Herder • Jacobi • Goethe • Schiller • Wackenroder • Coleridge • Schlegel • Novalis • Fichte • Müller • Schleiermacher • Schelling • Hegel • Kierkegaard • Towiański • Feuerbach

Arte visual Blake • Brjullov • Constable • Corot • Delacroix • Friedrich • Géricault • Arquitetura neogotica • Goya • Hudson River School • Leutze • Nazareni • Palmer • Turner • Wiertz

« IluminismoRealismo »



Portal da literatura Portal da Alemanha





Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Johann_Wolfgang_von_Goethe&oldid=32179765"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 1749Mortos em 1832Johann Wolfgang von GoetheMembros da Academia de Ciências de GöttingenRomancistas da AlemanhaEscritores em língua alemãFilósofos da AlemanhaMaçons da AlemanhaLiteratura do romantismoPolímatasNaturais de Frankfurt am MainMembros dos IlluminatiCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé!Artigos com seções de curiosidades desde Dezembro de 2009!Artigos de arte com seções de curiosidades!Artigos destacados na Wikipédia em esperantoFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasАҧсшәа

Afrikaans

Alemannisch

Aragonés

العربية

مصرى

Asturianu

Azərbaycanca

Башҡортса

Boarisch

Žemaitėška

Беларуская

‪беларуская (тарашкевіца)‬

Български

বাংলা

Brezhoneg

Bosanski

Català

Česky

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Zazaki

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

Estremeñu

فارسی

Suomi

Võro

Français

Frysk

Gaeilge

贛語

Gàidhlig

Galego

Hawai`i

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Interlingue

Ido

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

Qaraqalpaqsha

Қазақша

한국어

Kurdî

Кыргызча

Latina

Lëtzebuergesch

Lietuvių

Latviešu

Олык марий

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Кырык мары

Bahasa Melayu

Malti

Mirandés

မြန်မာဘာသာ

مازِرونی

Plattdüütsch

Nederlands

‪norsk (nynorsk)‬

‪norsk (bokmål)‬

Occitan

Kapampangan

Polski

پنجابی

Ποντιακά

پښتو

Runa Simi

Română

Русский

Русиньскый

संस्कृतम्

Саха тыла

Sardu

Sicilianu

Scots

Srpskohrvatski / српскохрватски

සිංහල

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

Kiswahili

Ślůnski

தமிழ்

తెలుగు

Тоҷикӣ

ไทย

Tagalog

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

اردو

Oʻzbekcha

Vepsän kel’

Tiếng Việt

Volapük

Winaray

ייִדיש

Yorùbá

Vahcuengh

中文

Bân-lâm-gú

粵語

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h50min de 10 de setembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas