quinta-feira, 13 de setembro de 2012

RENÉ DESCARTES

PsicoloucosEmpregosEstudantesFórumPensadores




Home Pensadores René Descartes Biografia de René Descartes







Menu Principal

Contatos

Correntes Teóricas

Cursos

Eventos

Filmes

Livros

Livros de Psicologia

Mitologia

Notícias

Para Profissionais

Pensamentos

Temas







Últimas Notícias

Frases de morte



Como perder o medo da morte



Piaget Freud Desenvolvimento Humano



Organização Adaptação Piaget



Teoria Equilibração



Fibromialgia e Histeria



Biografia de Charles Darwin

Biografia de René Descartes



Biografia de Platão



O Papel da Introspecção



Mecanismos de Defesa



Mitologia Grega Apolo



Zeus Mitologia Grega



Frases de Socrates Pensamentos e Frases de Sócrates



Frases de Skinner Pensamentos e Frases de Skinner



Frases de Descartes Pensamentos e Frases de Descartes



Frases de Vygotsky Pensamentos e Frases de Vygotsky



Frases de Heidegger Pensamentos e Frases de Heidegger



1 2 3 4 5 ( 53 Votes )Biografia de René Descartes

1

Biografia de René Descartes - René Descartes nasceu na França, em 31 de março de 1596, e herdou do pai recursos suficientes para manter uma vida confortável, com busca do conhecimento intelectual e viagens. De 1604 a 1612, freqüentou uma escola jesuíta, onde estudou matemática e ciências humanas. Demonstrava também grande talento para a filosofia, física e fisiologia. Devido à fragilidade da sua saúde, René Descartes era dispensado das missas matutinas e era-lhe permitido dormir até a hora do almoço, hábito que manteve por toda a vida. Foi durante essas tranqüilas manhãs que desenvolveu suas idéias mais criativas.





Ao completar a educação formal, decidiu experimentar os prazeres da vida parisiense. Com o tempo, acabou entediado e decidiu levar uma vida mais calma, dedicando-se ao estudo da matemática. Aos 21 anos, serviu como voluntário nos exércitos da Holanda, da Bavária e da Hungria e ficou conhecido como um espadachim ousado e habilidoso. Adorava dançar e jogar e provou ser um talentoso jogador devido a sua habilidade matemática. Seu único romance mais duradouro foi o relacionamento de três anos com a Holandesa Helene Jans, que deu a luz a sua filha Francine. René Descartes adorava a criança e ficou arrasado quando ela faleceu em seus braços, aos 5 anos. Um biógrafo relatou que René Descartes ficou inconsolável e vivenciou “a mais profunda dor da sua vida”. Permaneceu solteiro pelo resto da vida.





René Descartes tinha profundo interesse em aplicar o conhecimento científico às questões práticas. Pesquisava meios para evitar o embranquecimento dos cabelos e tentou aperfeiçoar as manobras de uma cadeira de rodas para deficientes físicos.









Durante o período em que serviu o exército, René Descartes teve vários sonhos que mudaram sua vida. Conforme seu relato, passou um dia 10 de novembro em um quarto sozinho com aquecedor, mergulhado em pensamentos sobre a matemática e ciência. Acabou adormecendo e, no sonho, que mais tarde ele mesmo interpretou, foi repreendido pela sua ociosidade. O ”espírito da verdade” invadiu sua mente e convenceu-o a dedicar o trabalho da sua vida á proposta de aplicação dos princípios matemáticos a todas as ciências, produzindo, assim, o conhecimento inquestionável. Resolveu duvidar de tudo, principalmente dos dogmas e das doutrinas do passado e aceitar como verdade apenas o que tivesse absoluta certeza.





De volta a Paris, mais uma vez achou a vida dispersiva demais; resolveu vender as propriedades herdadas do pai e mudou-se para uma casa de campo na Holanda. Sua necessidade de isolamento era tanto que, em 20 anos, morou em 13 cidades e em 24 casas diferentes, mantendo em segredo o endereço, revelando apenas para os amigos mais íntimos, com quem mantinha correspondência freqüente. Parece que sua única exigência era ficar próximo de uma igreja católica romana e de uma universidade. De acordo com um biografo, o lema de René Descartes era: “Vive bem aquele que vive bem escondido”.





René Descartes escreveu muitos trabalhos relacionados com a matemática e a filosofia e sua crescente fama chamou a atenção da jovem princesa Cristina, da Suécia, na época com 20 anos, que lhe pediu para ministrar-lhe aulas de filosofia. Embora relutasse muito em abrir mão de liberdade e da privacidade, e temesse acabar falecendo na Suécia, sempre teve grande respeito pelas prerrogativas reais. Um navio de guerra foi enviado para buscá-lo no outono de 1649. a princesa insistia em ter aulas às cinco da manhã, em uma biblioteca muito mal aquecida, durante um inverno extremamente rigoroso. René Descartes escreveu a um amigo dizendo: “Não me sinto feliz aqui e a única coisa que desejo é paz e tranqüilidade”. O jovem René Descartes suportou as madrugadas e o frio intenso por quase quatro meses até contrair pneumonia. Morreu em 11 de fevereiro de 1650 em Estocolmo, Suécia, onde estava trabalhando como professor a convite Rainha. Como um católico num país protestante, ele foi enterrado num cemitério de crianças não baptizadas, em Adolf Fredrikskyrkan.





Um interessante relato pós-morte de um homem que, dedicou boa parte do tempo a estudar o problema da relação entre a mente e o corpo, diz respeito ao ocorrido com o próprio corpo. Após 16 anos da morte de René Descartes, seus amigos decidiram que seus despojos deveriam voltar a França. Enviaram a Suécia um caixão que, no entanto, era pequeno demais para conter os restos mortais. Assim, as autoridades suecas decidiram cortar a cabeça e enterrá-la até que outras providências fossem tomadas.





Enquanto os restos mortais de René Descartes eram preparados para a viagem de retorno a casa, o embaixador francês na Suécia resolveu guardar um souvenir e cortou-lhe o dedo indicador direito. O corpo, agora sem a cabeça e sem um dedo, foi sepultado em Paris na Igreja de Sant Genevieve-du-Mont em meio a muita pompa e cerimônia. Foi novamente desenterrado durante a Revolução francesa, para ser enterrado entre os pensadores franceses ilustres no Panteón. Seu túmulo está hoje na igreja de St. Germain-des-Près.





Obs. Um oficial do exército sueco desenterrou o crânio de René Descartes e guardou-o de lembrança. Durante 150 anos, ele passou de um colecionador sueco para outro até ser finalmente enterrado no Panteón.





Os cadernos e os manuscritos de René Descartes foram enviados para Paris depois da sua morte. Porém o navio afundou pouco antes de atracar e os papéis estiveram submersos por três dias. O trabalho de restauração levou 17 anos para tornar possível a publicação desses documentos.







Biografia de René Descartes Resumida

René Descartes, filósofo e matemático, nasceu em La Haye, conhecida, desde 1802, por "La Haye-Descartes", na Touraine, cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Paris, em 31 de março de 1596, e veio a falecer em Estocolmo, Suécia, a 11 de fevereiro de 1650. Pertenceu a uma família de posses, dedicada ao comércio, ao direito e à medicina. O pai, Joachim Descartes, advogado e juiz, possuía terras e o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza, e era Conselheiro no Parlamento de Rennes, na vizinha província da Bretanha, que constitui o extremo noroeste da França.







Frases de René Descartes

Penso, logo existo... (Frases de René Descartes)







Daria tudo que sei pela metade do que ignoro.



Eleva a tal ponto a tua alma, que as ofensas não a possam alcançar. (Frases de René Descartes)







O alimento da juventude é a ilusão. (Pensamentos de Descartes)







Viver sem filosofar é, propriamente, ter os olhos fechados, sem tratar de abrí-los jamais. (Frases de René Descartes)







Deve-se evitar toda "precipitação" e todo o " preconceito" ao se analisar um assunto e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto. (Pensamentos de Descartes)







As maiores almas são tanto capazes dos maiores vícios como das maiores virtudes. (Frases de René Descartes)







A razão ou o juízo é a única coisa que nos faz homens e nos distingue dos animais. (Pensamentos de Descartes)



Veja o artigo "Frases de René Descartes" completo







Método Cartesiano - Projeto Cartesiano de René Descartes

Descartes é um dualista. Isto significa que ele acredita que a mente e o corpo são duas espécies de coisas bastante distintas, dois tipos do que ele chama “substância”.









Para Descartes, a nossa mente (ou consciência) e a realidade externa são dois reinos separados e autônomos, nenhum sendo dependente do outro. Embora ele não negue que a mente seja capaz de compreender objetos externos a ela, aquilo de que estamos imediatamente conscientes, para Descartes, não são os objetos externos, mas apenas representações mentais, ou idéias, produzidas pela nossa própria mente. A mente, portanto, tem contato com o mundo externo apenas através de idéias, que são representações mentais dos objetos externos...



Veja o artigo "Método Cartesiano - Projeto Cartesiano de René Descartes" completo











--------------------------------------------------------------------------------



Artigos Relacionados







Pré-Socráticos



Biografia de Charles Darwin

Biografia de Skinner

Biografia de Edward Bradford Titchener



Biografia de Kurt Lewin



Biografia de John Broadus Watson

Biografia de Friedrich Wilhelm Nietzsche



Biografia de Carl Rogers



Biografia de Maslow



Biografia de Alfred



Biografia de Sócrates

Biografia de Platão



Biografia de Aristóteles



Biografia de Martin Heidegger



Biografia Husserl



Biografia de Ivan Petrovich Pavlov



Biografia de Thorndike



Método Cartesiano - Projeto Cartesiano



Biografia de Sigmund Freud parte I



Biografia de Julian Rotter

Biografia de Carl Jung



Biografia de Karen Horney

Biografia de George Armitage Miller



Biografia de Ulric Neisser



Biografia de Arthur Schopenhauer



Biografia de Immanuel Kant



Biografia de Lev Semenovich Vygotsky



Biografia de Piaget



Biografia Sartre









comentários



0 #9 karoline 24-08-2012 12:09

É um texto muito interessante.....ADOREI ler me fez refletir mais e prestar a tenção na aula de matemática kkkkkkk

Citar





0 #8 breno 10-08-2012 12:56

meu daora bem interessante

Citar





-1 #7 carine 12-07-2012 23:06

amei. muito i8nteressante

Citar





+2 #6 khalinne 20-05-2012 15:32

Citando khalinne:

eu achei massa proximo trabalho eu vou vir nesse site gostei muito ele me ajudou bastante :D



a e a citaçao foi boa

Citar





+2 #5 khalinne 20-05-2012 15:30

eu achei massa proximo trabalho eu vou vir nesse site gostei muito

Citar





+3 #4 amor 31-03-2012 14:12

gostei muito

Citar





+4 #3 21-02-2011 23:44

legal gostei bastante do rené..... até q ele é gatinho....rsrsrsr

mas falando serio

me ajudou no traabalho valeu ae

Citar





+7 #2 Administrator 18-10-2010 12:35

Olá Bruna, verificamos e quando Descartes morreu primeiramente ele foi enterrado em um cemitério de crianças não baptizadas Adolf Fredrikskyrkan - Estocolmo na Suécia.



Depois seus amigos decidiram levá-lo para França onde foi sepultado em Paris na Igreja de Sant Genevieve-du-Mont.



Por fim durante a Revolução francesa, foi novamente desenterrado para ser enterrado entre os pensadores franceses ilustres no Panteón. Seu túmulo está hoje na igreja de St. Germain-des-Près.

Citar





+5 #1 16-10-2010 12:44

Me ajudou muito todas as informações.Só ficou faltando o nome do lugar que ele foi enterrado...No Wikipédia diz que tá em Pantheón,em Paris. Já em outro site com a foto do túmulo diz que tá em Genevieve-du-mont,Paris.E agora?

Citar



Atualizar lista de comentários

Assine o RSS dos comentários

Comentar

Nome (obrigatório)



E-mail





Você ainda pode digitar 1000 caracteres



Notificar-me sobre comentários futuros





EnviarCancelar

JComments





Recentes Online +Popular No online user.

Edson

admin

PsicoMack

Lidyane

Fraan

psa.scost

JAQUELINE

Jailson

Burnatinh

Mais Lidos

Id, Ego e superego - Psicanálise de Freud



Biografia de Piaget



Como perder o medo de dirigir



Resumo - Romeu e Julieta, William Shakespeare



Livros e Obras de Jean Piaget



Biografia de Platão



Congressos 2010 - 2011



Teorias de Freud



Uma Mente Brilhante



Nell



Frases de Jean Piaget



Resumo - Dom Quixote de La Mancha, Miguel de Cervantes



Skinner - O Behaviorismo de Skinner



O Caso de Anna O. - Psicanálise de Freud



Teoria conhecimento aristoteles



Resumo - O Alienista, Machado de Assis



Congresso Psicologia 2012



Complexo de Édipo - Psicanálise de Freud



A Lei de Murphy e suas frases



Teoria de Campo de Lewin













Quem somos
Política de Privacidade
Mapa do Site
Canal do Psicoloucos no Youtube


COPYRIGHT PSICOLOUCOS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas