sábado, 15 de setembro de 2012

JOHANNES GUTENBERG

Johannes GutenbergOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg




Nascimento cerca de 1398

Mainz, Arcebispado de Mogúncia

Morte 3 de fevereiro de 1468 (aprox. 70 anos)

Mainz, Arcebispado de Mogúncia

Ocupação gravador, gráfico, inventor



Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente João Gutenberg (Mogúncia, c. 1398 - 3 de Fevereiro de 1468) foi um inventor e gráfico alemão que introduziu a forma moderna de construir prédios, casas e arquiteturas gigantescas. Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno.[1] Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.



Gutenberg foi o primeiro no mundo a usar a impressão por tipos móveis, por volta de 1439, e o inventor global da prensa móvel. Entre suas muitas contribuições para a impressão estão: a invenção de um processo de produção em massa de tipo móvel, a utilização de tinta a base de óleo e ainda a utilização de uma prensa de madeira similar à prensa de parafuso agrícola do período. Sua invenção verdadeiramente memorável foi a combinação desses elementos em um sistema prático que permitiu a produção em massa de livros impressos e que era economicamente rentável para gráficas e leitores. O método de Gutenberg para fazer tipos é tradicionalmente considerado ter incluído uma liga de tipo de metal e um molde manual para a confecção do tipo.



O uso de tipos móveis foi um marcante aperfeiçoamento nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa, e na impressão em blocos de madeira, revolucionando o modo de fazer livros na Europa. A tecnologia de impressão de Gutenberg espalhou-se rapidamente por toda a Europa e mais tarde pelo mundo.



Sua obra maior, a Bíblia de Gutenberg (também conhecida como a Bíblia de 42 linhas), foi aclamada pela sua alta estética e qualidade técnica.



Índice [esconder]

1 Biografia

1.1 Início de carreira

1.2 A imprensa

1.3 A Biblía de Gutenberg

2 Notas

3 Ver também

4 Ligações externas





[editar] Biografia

Gutenberg em uma gravura em cobre do século XVI.Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg nasceu na cidade alemã de Mainz, filho mais novo do rico comerciante Friele Gensfleisch zur Laden. De acordo com alguns relatos, Friele foi um ourives do bispo de Mainz, mas mais provavelmente sua atividade era o comércio de roupas[2] O ano de nascimento de Gutenberg não é precisamente conhecido, mas provavelmente foi em torno de 1398.



John Lienhard, historiador de tecnologia, diz que "a maior parte dos primeiros anos de Gutenberg é um mistério. Seu pai trabalhou com a casa da moeda eclesiástica. Gutenberg cresceu conhecendo o comércio da ourivesaria."[3] Isto condiz com o historiador Heinrich Wallau, que acrescenta: "Nos séculos XIV e XV seus descendentes reivindicaram uma posição hereditária como ... mestre da Casa da Moeda do arcebispo. Nesta qualidade, sem dúvida adquiriram grande conhecimento e habilidade técnica no trabalho de metais. Forneceram a fonte do metal a ser cunhado, mudaram várias espécies de moedas e tinham um assento no Tribunal de Assize em casos de falsificação."[4]



Seu pai adotaria mais tarde o nome "zum Gutenberg", homônimo da comunidade para onde a família se tinha transferido.



[editar] Início de carreiraDesde jovem revelou uma forte inclinação pela leitura, lendo todos os livros que os pais possuíam em casa. Os livros, na época, eram escritos à mão, por monges, alunos e escribas e cada exemplar demorava meses a ser preparado, sendo o seu preço elevadíssimo e inacessível para a maioria das pessoas.



Trabalhou como joalheiro, onde dominou a arte da construção de moldes e da fundição de ouro e prata; por essa experiência os seus tipos eram excelentes, inclusive artisticamente.



Em 1434, Gutenberg mudou-se para Estrasburgo onde permaneceu vários anos. Depois de regressar à Mogúncia, associou-se com um comerciante que o financiou para realizar a impressão da Bíblia.



Não se conhece muito sobre os últimos anos da vida de Gutenberg. Sabe-se que morreu a 3 de fevereiro de 1468.



Gutenberg é considerado o inventor dos tipos móveis de chumbo fundido, mais duradouros e resistentes do que os fabricados em madeira, e portanto reutilizáveis que conferiram uma enorme versatilidade ao processo de elaboração de livros e outros trabalhos impressos e permitiram a sua massificação.



[editar] A imprensaA imprensa é outra das contribuições de Gutenberg; com anterioridade se tinham empregado, também desde a época de Suméria, discos ou cilindros sobre os quais se tinha lavrado o negativo do texto a imprimir que geralmente era só a rubrica do dono do cilindro e outorgava certeza de autenticidade às tabletas que a levavam. As imprensas na Idade Média eram simples tabelas gordas e pesadas ou blocos de pedra que se apoiavam sobre a matriz de impressão já entintada para transferir sua imagem ao pergaminho ou papel. A imprensa de Gutenberg é uma adaptação daquelas usadas para espremer o suco das uvas na fabricação do vinho, com as quais Gutenberg estava familiarizado, pois Mogúncia, onde nasceu e viveu, está no vale do Reno, uma região vinícola desde a época dos romanos.





Um exemplar da Bíblia de Gutenberg na Biblioteca do Congresso em Washington D.CDepois da invenção dos tipos e a adaptação da prensa vinícola, Gutenberg seguiu experimentando com a imprensa até conseguir um aparelho funcional. Também pesquisou sobre o papel e as tintas. Uns e outras tinham que se comportar de tal modo que as tintas se absorvessem pelo papel sem escorrer-se, assegurando a precisão dos traços; precisava-se que o secagem fosse rápida e a impressão permanente. Por isso, Gutenberg experimentou com pigmentos a base de azeite, que não só usou para imprimir com as matrizes, senão também para as capitulares e ilustrações que se realizavam manualmente com o papel de trapo de origem chinesa introduzido na Europa em sua época.



[editar] A Biblía de GutenbergVer artigo principal: Bíblia de Gutenberg

O primeiro livro impresso por Gutenberg foi a Bíblia, processo que se iniciou cerca de 1450 e que terá terminado cinco anos depois em Março de 1455.[5]



Para comprovar a magnificência deste inventor alemão do século XV, realiza-se anualmente, nos Estados Unidos, o "Festival Gutenberg" - uma espécie de Feira de demonstrações e inovações nas áreas do desenho gráfico, da impressão digital, da publicação e da conversão de texto - que só comprova que a invenção do mestre Gutenberg consegue, ainda hoje, cultivar seguidores que, da sua experiência-base, tentam superar o invento e adaptar as tecnologias modernas às exigentes necessidades do mundo actual.



Notas1.↑ Veja Pessoas do Milênio para uma visão geral da ampla aclamação. Em 1899, o A&E Network classificou Gutenberg como o nº 1 em sua relação das "Pessoas do Milênio". Em 1997, a revista Time-Life escolheu a invenção de Gutenberg como a mais importante do segundo milênio; o mesmo fizeram quatro jornalistas de destaque no Irã em 1898 ao relacionar Mil Anos, 1000 Pessoas: Ranking dos Homens e Mulheres que Moldaram o Milênio. O verbete Johann Gutenberg da Catholic Encyclopedia descreve sua invenção como tendo um impacto cultural praticamente sem paralelo na Era Cristã.

2.↑ Hanebutt-Benz, Eva-Maria. Gutenberg and Mainz. Página visitada em 2006-11-24.

3.↑ Lienhard, John H

4.↑ Wallau, Heinrich. Johann Gutenberg. The Catholic Encyclopedia. Vol. 7. New York: Robert Appleton Company, 1910. [1]

5.↑ Universidade do Texas

[editar] Ver tambémBíblia de Gutenberg

Tipografia

Projeto Gutenberg, uma biblioteca digital com mais de 20 mil obras em diversas línguas (incluindo o português)

[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre Johannes GutenbergO Wikiquote possui citações de ou sobre: Johannes GutenbergThe Digital Gutenberg Project: A Bíblia de Gutenberg em 1,300 imagens digitais, cada página da cópia da Universidade do Texas em Austin.

Um panorama histórico da imprensa no Silk Road site.

English homepage of the Gutenberg-Museum Mainz, Alemanha.

Biographie de Johannes Gutenberg, inventeur de l'Imprimerie (biografia em francês de Gutenberg no sítio Histoire et Geographie).

[Expandir]v • eBiografias

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



[Expandir]v • eRevoluções

Pré-história Revolução neolítica







Século XV Invenção da imprensa · Revolução Comercial · Revolução dos preços

Século XVI Revolução Científica

Século XVII Revolução Inglesa · Revolução Gloriosa

Século XVIII Revoluções do Atlântico · Revolução Industrial · Revolução Americana* · Revolução Francesa · Revolução Haitiana

Século XIX Independência da América Espanhola* · Revolução de Maio · Revolução Oriental · Revolução de 1820 · Revolução Liberal do Porto · Revolução de Cádiz · Triênio Liberal · Revolução Grega · Revolução de 1830 · Monarquia de Julho · Revolução Belga · Revolução de 1848 · Comuna de Paris · Revolução de 1868 · Restauração Meiji*

Século XX Revoluções de 1905-1911 · Revolução Russa de 1905 · Revolução Argentina de 1905 · Implantação da República Portuguesa · Revolução Constitucional Persa · Revolução dos Jovens Turcos · Revolução Mexicana · Revolução Italiana de 1919-1920 · Revolução de Xinhai · Revoluções de 1917-1923 · Revolução Ucraniana · Revolução Bolchevique · Liga Espartaquista · Revolução Húngara de 1917 · Proclamação da República Popular da Mongólia · Revolução de 28 de Maio de 1926 · Divisão da Coreia · Revolução Chinesa · Revolução Húngara de 1956 · Revolução de Fevereiro · Revolução Alemã · Revolução de Julho · Revolução Espanhola · Revolução Siamesa de 1932 · Revolução Guatemalteca · Revolução Boliviana · Revolução Egípcia · Revolução Síria · Revolução de Agosto · Revolução Iraquiana · Revolução Nacional Indonésia · Revolução de Zanzibar · Revolução Tranquila · Invasão da República Dominicana pelos EUA em 1965 · Guerra Civil do Camboja · Maio de 68 · Protestos de 1968 · Revolução Cultural · Revolução dos Cravos · Kampuchea Democrático · Revolução Sandinista · Revolução Iraniana · Revolução Polonesa · Revolução Filipina de 1986 · Revolução de veludo · Revolução Romena de 1989 · Revolução Cantada · Revoluções de 1989 · Colapso da União Soviética · Revolução Democrática da Mongólia · Queda de Suharto · Revolução Bolivariana · Revolução Bulldozer · Feminismo · Revolução Verde · Revolução digital · Contracultura

Século XXI Revolução Rosa · Revolução das Tulipas · Revolução Laranja · Revolução Amarelo-Laranja · Revolução dos Cedros · Primavera Árabe

No Brasil* Revolução de 1817 · Revolução Farroupilha · Revolução de 1842 · Revolução Praieira · Revolução Federalista · Revolução do Juazeiro · Revolução Libertadora · Coluna Miguel Costa-Prestes · Revolução de 1924 · Revolução de 1930 · Revolução Constitucionalista de 1932 · Intentona Comunista · Revolução de 1964

Em Portugal Revolução de Avis · Revolução Liberal do Porto · Implantação da República Portuguesa · Revolução de 28 de Maio de 1926 · Revolução dos Cravos

*Classificação como "revolução" é controversa.



Portal da Alemanha Portal da imprensa Portal da educação Portal de biografias

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Johannes_Gutenberg&oldid=32205625"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Não tem fontes fidedignasImparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Inventores da AlemanhaTipógrafos da AlemanhaImprensaFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAlemannisch

Aragonés

العربية

ܐܪܡܝܐ

مصرى

Asturianu

Azərbaycanca

Žemaitėška

Беларуская

‪беларуская (тарашкевіца)‬

Български

বাংলা

Brezhoneg

Bosanski

Català

Česky

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Võro

Français

Frysk

Gaeilge

Gàidhlig

Galego

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

한국어

Kurdî

Latina

Ladino

Lëtzebuergesch

Ligure

Lumbaart

Lietuvių

Latviešu

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Кырык мары

Bahasa Melayu

မြန်မာဘာသာ

Nāhuatl

Nederlands

‪norsk (nynorsk)‬

‪norsk (bokmål)‬

Occitan

Polski

پنجابی

Runa Simi

Rumantsch

Română

Русский

Русиньскый

Sicilianu

Scots

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

Kiswahili

Ślůnski

தமிழ்

తెలుగు

ไทย

Tagalog

Türkçe

Українська

اردو

Oʻzbekcha

Vepsän kel’

Tiếng Việt

Volapük

Walon

Winaray

Хальмг

ייִדיש

中文

Bân-lâm-gú

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h33min de 12 de setembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas