terça-feira, 11 de setembro de 2012

14979 - CHARLES DARWIN: TEORIA DA EVOLUÇÃO

HomeColégio


HistóriaQuem somosProposta pedagógicaEquipeCursosEx-alunosAluno

Meu BoletimProfessor

Prof.NetPais

BoletimMensalidadesAprenda + Espaço Aberto Rosa Rasuck São João de Meriti, 11 de setembro de 2012

HOME / APRENDA + / CIÊNCIAS DA NATUREZA / ARTIGOS /

DARWIN E A TEORIA DA EVOLUÇÃO

28/4/2009

“Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?”

“Se o homem veio do macaco, por que os macacos de hoje não viram homens?”

“Por que as espécies animais se diferenciam nas diversas partes dos planetas?”



Estas e outras perguntas nos inquietam quando o assunto é a origem das espécies. No entanto, um grande cientista contribui para encontrarmos algumas respostas e revolucionou a ciência: o naturalista inglês Charles Darwin – também conhecido como o pai da Teoria da Evolução das Espécies.



O ano de 2009 é o ano de Darwin. Comemoramos 150 anos da publicação do seu célebre livro On the origin of species (A origem das espécies), resultado de uma pesquisa que durou a vida inteira de Darwin e desvendou uma série de mistérios da natureza. Além disso, há exatos 200 anos, em 12 de fevereiro de 1809, Charles Darwin nascia em Shrewsbury, Inglaterra.







Darwin na juventude



O grande marco para as descobertas de Darwin foi sua viagem ao redor do mundo quando tinha 22 anos e zarpou a bordo do navio Beogle, em 1831. Durante a viagem, Darwin sofria de enjôos constantes, mas em terra aproveitava o tempo fazendo explorações. Visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e ao modo de vida destes.



Um exemplo destas observações foram emas e avestruzes, espécies que, apesar da semelhança, ocupam regiões geográficas distintas. Os tentilhões de Galápagos, com bicos adaptados aos tipos alimentícios, e tartarugas gigantes do mesmo arquipélago, com detalhes no casco característicos para indivíduos de cada ilha, também foram exemplos clássicos quando nos referimos a Darwin.



Durante a viagem, Darwin passou pelo Brasil diversas vezes e ficou maravilhado com a biodiversidade do país. Em uma carta escrita a seu pai em 1832, relata: “Ninguém seria capaz de imaginar nada tão belo quanto a cidade da Bahia”.



Darwin não chegou as suas conclusões sozinho. Durante suas viagens, escrevia cartas para amigos pesquisadores - principalmente Alfred Wallce, considerado co-autor da teoria da evolução) - e colecionava “coisas” interessantes (penas, rochas, insetos, fósseis) que mais tarde se tornaram seu grande acervo de investigação.











Exemplo dos bicos de tentilhões de Galápagos.



Antes de Darwin, vigorava a idéia de que os seres vivos, inclusive o homem, haviam sido criados por Deus e não sofreram modificações ao longo do tempo.



Mas, na verdade, as observações de Darwin evidenciaram que a história era bem diferente: mudanças aconteciam, novas espécies surgiam das antigas e o próprio ser humano teria surgido na Terra como conseqüência desse processo.



Os diários de Darwin narram que o próprio autor relutou muito para divulgar suas idéias da evolução, por medo de ser confundido como um revolucionário ou de estar sendo contrário às idéias da Igreja.



O darwinismo



A teoria da evolução de Darwin ficou conhecida como Darwinismo e pode ser resumidamente enunciada:

Durante a transição de gerações considerável número de indivíduos falece, antes mesmo de procriarem. Os que sobrevivem e geram descendentes são aqueles selecionados e adaptados ao meio devido às relações com os de sua espécie e também ao ambiente onde vivem. A cada geração, a seleção natural favorece a permanência das características adaptadas, constantemente aprimoradas e constantemente melhoradas. É a evolução das espécies.

Hoje, com o conhecimento da genética, a teoria da Darwin foi incorporada à novos elementos, e passou a ser nomeada de Neodarwinismo, pela qual evolução é:



“a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Características hereditárias são a expressão gênica de genes que são passados aos descendentes durante a reprodução. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de seleção natural ou aleatoriamente através de deriva genética”.



O breve relato deste texto não faz justiça à ampla fundamentação científica das descobertas de tão obstinado pesquisador, mas pode servir de estímulo para quem se interessar em se aprofundar no mundo dos estudos da evolução.







A semelhança entre os embriões (de morcego, rato e cavalo,

respectivamente) é um indício do parentesco entre as espécies







Darwin na velhice











Rota da viagem no navio Beagle











Árvore evolutiva, criada por Darwin











A mais importante obra de Biologia já escrita











Segue algumas dicas de sites para pesquisa:



1) Especial: Charles Darwin, 200 anos

http://cienciahoje.uol.com.br/137896



2) Exposição de Darwin no Brasil

www.darwinbrasil.com.br



3)Comemorações do ano de Darwin

www.ano-darwin-2009.org







Silvana Mesquita

Profª de Ciências Biológicas do Ensino Médio e do Curso Médio Normal



Buscar artigo





Artigos relacionados





13/4/2009

Aquecimento Global



2/6/2009

Gripe Suína: atenção para uma possível epidemia



22/3/2010

Os 4 “Rs” norteadores da reciclagem





Todos os artigos sobre Ciências da Natureza »

Av. Automóvel Clube, 269 - São João de Meriti - RJ

CEP: 25515-120 - Cx. Postal: 79343 - Fax: (0xx21) 2756-0862

Tel.: (0xx21) 2756-4751 / 2756-0431 / 2655-0554

Fale conosco: stamaria@br.inter.net
Webmaster: webcsm@gmail.com © 2012 Associação Franciscana da Divina Providência       COPYRIGHT WEBMASTER: WEBSM@GMAIL.COM @2012 ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA DA DIVINA PROVIDÊNCIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas