sexta-feira, 25 de maio de 2012

WILLIAM RANDOLPH HEARST

skip to main | skip to sidebar História e Cinema (5) – Cidadão Kane (1941) sábado, 1 de outubro de 2011 Para o historiador Marc Bloch, o passado não é objeto de ciência. O objeto seria o próprio homem, ou mais precisamente, a História seria a “ciência dos homens no tempo, e quando falo por homens é os seres humanos em geral e apenas o homem como gênero, e partindo desse pressuposto, podemos pensar que as representações desses homens refletem a ação dos homens no seu tempo. A partir da análise do filme “Cidadão Kane” pode-se ver alguns traços da sociedade americana do fim do século XIX até os anos 1940 do século XX, não somente traços políticos e econômicos, mas também sociais e culturais. Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo. Quando dirigiu, produziu, protagonizou e foi co roteirista de Cidadão Kane, Welles tinha 25 anos e conquistara fama no rádio: em 1939 fez história ao transmitir programa que simulava uma invasão dos Estados Unidos por marcianos. A primeira entrada da reportagem no ar relatou acontecimentos imprecisos que, nos flashes seguintes, foram se tornando cada vez mais claros e ameaçadores; eram entrevistados populares, autoridades, especialistas etc., compondo um quadro cada vez mais assustador. Baseado no livro A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, o show radiofônico criou habilmente a ilusão de veracidade, levando os ouvintes ao pânico. Graças à notoriedade assim conquistada, o diretor novato recebeu da produtora RKO carta branca para dirigir e um orçamento generoso. Confirmando sua índole polêmica, ele fez um filme no qual se identificavam alusões ao magnata das comunicações William Randolph Hearst. CUIDADO: CONTÉM SPOILERS DO FILME O filme inicia com a sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra "Rosebud". Após dias de sensacionalismo em cima da notícia de sua morte, o jornalista Jerry Thompson é enviado por seu chefe para investigar a vida de Kane, a fim de descobrir o sentido de sua última palavra, a qual ninguém sabia. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens e pessoas a adoração das pessoas. Um ponto interessante de Cidadão Kane é que uma dos traços da trama é o fato do jornalista falar com várias pessoas sobre a vida de Kane e até ler o diário do tutor de Kane, e estes personagens com que o jornalista Thompson fala tem diversas versões sobre a vida de Kane, Historicamente falando, um fato pode ter várias versões, e que nas maioria das vezes são conflitantes, pois ela representa uma visão de uma pessoa sobre um fato, que uma outra pessoa pode interpretar de outra maneira. Os primeiros minutos são um filme-jornal sobre a vida de Charles F. Kane, falando como rapidamente como foi sua vida e seus feitos, de uma pessoa pobre a dono de um poderoso império econômico e da sexta maior fortuna do mundo. O contexto que o filme foi rodado é 1940, no começo da segunda guerra mundial, e num trecho do filme, Kane é chamado de comunista por seus adversários patrões e fascista pelos adversários sindicalistas, uma coisa relevante que mostra que para o americano comum, Fascismo e Comunismo era praticamente a mesma coisa. Num outro trecho observamos como a imprensa era uma importante ferramenta de persuasão das pessoas, Kane apoiou por meio de seus jornais a Guerra contra a Espanha (1898) e condenou outra guerra (a Primeira Guerra Mundial 1914-1918), apoiando políticos e tempos depois, denunciando os mesmos. Em 1940, o fantasma da Grande Depressão era visível ainda, e numa parte é mostrado como o Império de Kane é atingido, quando ele teve que fechar empresas e fundir jornais, coisa que foi corriqueira com aquelas empresas que resistiram ao quebra-quebra dos anos pós-1929, Um trecho do filme mostra como a crise de 1929 arruinou muitos conglomerados e que ela era vista apenas como uma crise passageira. Em determinado momento do filme, o jornalista Jerry Thompson tem acesso as memórias do tutor de Kane, e o filme volta ao ano de 1871, quando Kane é aparentemente “vendido” a um magnata e em seguida aparece ele quando chega aos 25 anos e assume a sexta maior fortuna no mundo, mas abandona tudo isso para ter um jornal , a partir desse jornal que começa o gigantesco império de Charles Kane. O jornal de Kane tem uma faceta popular, sensacionalista, e a favor dos diretos do povo, essa tomada de posição, as vezes contraria até seus próprios interesses, no caso, o Jornal de Kane faz uma campanha contra a empresa de transporte público, que Kane é acionista, isso faz parte de uma mentalidade social de uma parte do patronato americano que via na filantropia uma arma de combate a ideologia socialista, anarquista e comunista que ganhava adeptos nos EUA. Orson Wells como Charles Kane Num outro ponto, quando Kane assume o jornal, há um choque de visões, evidenciado sobre o questionamento de Kane sobre a não publicação de uma morte de uma jovem, entre o editor e o dono do jornal, o primeiro com uma visão tradicional, de jornal informativo, até elitista, já Kane quer um jornal popular, sensacionalista Atraindo as estrelas dos veículos concorrentes com salários maiores e praticando um jornalismo agressivo (que freqüentemente descamba para o sensacionalismo), Kane consegue sucesso como homem de mídia, criando uma reputação de campeão dos pobres e oprimidos. Uma parte do filme mostra a quando Kane tenta carreira na política, concorrendo a governador como candidato independente; quando parece ter a vitória nas mãos, um escândalo provoca sua derrota isso mostra uma caracterista da culuta america, a aversão da população a escandalos amorosos-sexuais dos políticos. Uma outra caraceristica da sociedade americana mostrada é modelo de mulher submissa ao homem, num trecho do filme, a segunda esposa de Kane queria parar de cantar, mas kane dissade ela dizendo que ela iria continuar a cantar e kane utiliza de sua imenso poder na impresa para transformar sua esposa de uma cantora ruim numa brilhante cantora lírica. Depois de dois casamentos fracassados, passa seus últimos dias sozinho no palácio que construiu e para o qual levou tudo que o dinheiro podia comprar desde obras de arte de valor inestimável até os animais mais exóticos do planeta. O filme faz uso de flashbacks, sombras, tem longas seqüênciãs sem cortes, mostra tomadas de baixo para cima, distorce imagens para aumentar a carga dramática; a iluminação é pouco convencional, o foco transita do primeiro plano para o background, os diálogos são sobrepostos e os closes usados com contenção. O personagem central vai, aos poucos, perdendo suas virtudes e aumentando seus defeitos. Pode ser visto retrospectivamente como alguém amargo, sombrio, arrogante, manipulador, cruel e impiedoso. Sua trajetória, no entanto, encerra muito do sonho americano: idealismo, espírito de iniciativa, fama, dinheiro, poder, mulheres, imortalidade. O óbvio paralelo de Kane (e seu Inquirer) com Hearst (e seu Exnminer) gerou controvérsias e pressões para impedir a montagem e exibição do filme. As similaridades são muitas: Kane construiu um palácio extravagante na Flórida, Hearst tinha um em San Simeon; o personagem teve um caso com uma cantora sem talento, Susan Alexander (Dorothy Comingore), lembrando o que Hearst teve com a jovem atriz Marion Davies. Enquanto o magnata da vida real comprou o estúdio Cosmopolitan Pictures para promover o estrelato de Davies, Kane comprou para Susan um teatro. Entretanto, enquanto Hearst nasceu rico, Kane era filho de uma família humilde. Cidadão Kane venceu o Oscar de Melhor Roteiro e foi indicado aos Prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Fotografia e venceu o prêmioda Associação de Críticos de Nova York de melhor filme. O Magnata William Randolph Hearst, suposta inspiração de Orson Wells para Cidadão Kane Fontes Bibliográfica Webcine - Cidadão Kane Wikipedia - Cidadão Kane Poderá também gostar de: História e Cinema (6) - Desejo de Matar (1974) História e Cinema - O Discurso do Rei (2010) História e Cinema (3) - Nada de Novo no Front (1979) História e Cinema (2) - Star Wars - (1977) LinkWithin Postado por Brayan Ávila Marcadores: Série História e Cinema às 23:31 Close Forgot password? Please put in your email: Send me my password! Close message Login This blog postAll blog postsSubscribe to this blog post's comments through... 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